Aula 121-122
Aula 121-122 (2 [1.ª], 4 [4.ª], 8 [5.ª, 2.ª], 9/jun [3.ª] {nas turmas 2.ª,
3.ª e 5.ª ficou por fazer a assistência a documentário sobre Cesário e, em seu
lugar, antecipou-se a assistência ao início do filme Malèna}) Audição da terceira parte de «O Sentimento dum Ocidental» (declamada
por Sinde Filipe).
Vai lendo as pp. 338-339, com a parte IV de «O Sentimento dum Ocidental».
Introduz uma quadra que se integrasse no clima desta parte IV.
Usa o esquema rimático de todas as
estrofes do longo poema (ABBA) e a mesma métrica
(o primeiro verso é sempre um decassílabo; os restantes são dodecassilábicos).
[estrofe criada entraria entre os atuais v. ___ e v. ___]
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Se te despachares cedo, cria ainda outro quarteto.
[estrofe criada entraria entre os atuais v. ___ e v. ___]
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Ou outro ainda.
[estrofe criada entraria entre os atuais v. ___ e v. ___]
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Audição da terceira parte de «O Sentimento dum
Ocidental» (declamada por Sinde Filipe).
Ouvidos os primeiros dez
minutos do episódio da série ‘Grandes livros’ acerca de Cesário Verde, escreve
V(erdadeiro)
ou F(also)
à esquerda dos seguintes períodos.
O documentário começa com
a pergunta «Será que só existe poesia na beleza?»
Diz-se-nos depois que a poesia também é possível
na noite, no feio, nos cocós, nas pequenas coisas.
Também haveria poesia no real, no mundo, no quotidiano,
na vizinha do lado, no frio, no cansaço.
Metaforicamente, anuncia-se-nos irmos «abrir os Cânticos do Realismo».
Na introdução ao contexto, refere-se estar-se no
tempo da Regeneração — o tempo dos comboios, dos telégrafos, das estradas, das
pontes, com a ascensão da burguesia e o crescimento das cidades.
Em 1886, os jornais noticiaram, por azarada
gralha, a morte de Cesário Azul, um comerciante de Lisboa que também poetava.
Cesário morreu com apenas 71 anos.
O Livro de
Cesário Verde
foi publicado, por iniciativa de Silva Pinto, logo em 1887.
Cesário Verde trabalhava na loja de chinês do pai,
na Baixa.
Foi estudante, ainda que fugazmente, da Faculdade
de Direito de Lisboa.
O espólio de Cesário Verde perdeu-se num tsunâmi
que fez submergir a casa de Linda-a-Pastora.
A família de Cesário Verde vivia com dificuldades
económicas.
Em vida, Cesário não foi reconhecido como bom poeta.
O poema «Esplêndida» teve esplêndida receção por parte
de leitores e direção do Diário de
Notícias, que o publicara.
Cesário Verde foi acusado de ter sido influenciado
por Les Fleurs du Mal, de Baudelaire.
Ramalho Ortigão recomendou-lhe que fosse menos Verde
e mais Cesário.
Para Pedro Mexia, a forma como Cesário descreve as
mulheres é «tudo menos lírica — é uma forma bastante brutal e, hoje, diríamos
‘misógina’»; não era um poeta que escrevesse para agradar.
Cesário Verde serviu-se de novas palavras, de métrica
e rimas inovadoras, de uma adjetivação sem paralelo.
Para o ensaísta Eugénio Lisboa, o único equivalente
a Cesário na sua época seria Eça de Queirós, ainda que este tivesse sido prosador.
Segundo refere Maria Filomena Mónica, o primeiro
poema de Cesário Verde é de 1873.
Eis um item sobre Cesário
Verde saído no Exame de 2017-2018 (2.ª fase), no grupo I (parte C, o
único item que, nos grupos I, não se reporta a um texto fornecido):
Grupo I, parte C
7. Cesário
Verde adota um olhar subjetivo e crítico sobre a cidade. Escreva uma breve exposição
sobre a representação da cidade na poesia de Cesário Verde. A sua exposição
deve incluir:
• uma introdução ao tema;
• um desenvolvimento no
qual refira uma característica da cidade enquanto espaço físico e uma característica
da cidade enquanto espaço humano, fundamentando as ideias apresentadas em, pelo
menos, um exemplo significativo de cada uma das características;
•
uma conclusão adequada ao desenvolvimento do tema.
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[Resposta possível:]
Na poesia de Cesário Verde, a cidade não é estática,
porque o sujeito poético nos surge errante, nem é vista com «uma lente só», já
que o poeta nos dá de Lisboa uma perspetiva caleidoscópica.
Por um lado, enquanto paisagem física, a cidade
remete para o aprisionamento, para a morte, como evidenciam referências a prédios
sepulcrais, a ruas delimitadas por edifícios que provocam uma sensação de clausura
(«O Sentimento dum Ocidental»). Também é marcada por contrastes entre espaços
de bem-estar e de pobreza — cfr. a casa apalaçada ou os hotéis da moda
contra casebre ou bairros degradados (em «Num Bairro Moderno» e em «O
Sentimento dum Ocidental»).
Por
outro lado, enquanto espaço humano, a Lisboa de Cesário Verde é palco da variedade
social, através da representação de tipos citadinos com características que se
opõem: as burguesinhas do Catolicismo e as elegantes versus as
costureiras, as floristas, as varinas ou o velho professor de Latim. É ainda um espaço de
decadência moral e social, patente, por exemplo, na referência a ratoneiros,
bêbedos, «imorais» (de novo, em «O Sentimento dum Ocidental»).
Em
Cesário, a perspetiva citadina é caleidoscópica. Pinta-se-nos uma Lisboa em que
se cruzam espaços e psicologias ambíguos, refletidos multiplamente.
No enredo de Cantar!,
como no de Os Maias ou no de A Ilustre Casa de Ramires,
recorre-se a elementos da tragédia, embora de modo parcelar — sem tantas
características do modelo clássico como as que encontramos, por exemplo, em Frei
Luís de Sousa.
(Sobre tragédia em Os Maias,
vejam-se as pp. 270-272 do manual.)
Cantar! |
Os
Maias |
A Ilustre Casa de
Ramires |
Hybris (ou
desafio ao destino por parte do protagonista) |
||
Moon prosseguiu o concurso, mesmo sabendo que não teria dinheiro
para o ____. (E há outro desafio: o _____ com lulas que Buster cria para
tornar o cenário espetacular.) |
Carlos aceitou ir encontrar-se com Maria Eduarda já depois
de haver indícios de que se tratava da ____ (___ trazido por Guimarães é
crucial como testemunho do parentesco). |
Gonçalo, por ambições políticas, favorece aproximação entre
Cavaleiro e _____, tendo consciência de que essa aproximação faria mal ao
casamento da ____. |
Catástrofe
ou desfecho trágico |
||
Teatro de Moon é destruído na sequência de ______ (pelo
meio, há uma peripécia com cofre). |
Afonso da Maia morre, depois de perceber que o neto, Carlos,
prosseguia a relação incestuosa com a outra _____. |
Gracinha e Cavaleiro encontram-se no mirante e chegará a
Barrolo uma carta anónima a relatar o _____. |
Depois
da tragédia (ou pós-catástrofe) |
||
Depois de cumprir uma penitência, retomando profissão de
lavador de carros, Moon não desiste e vence mesmo o destino (Cantar!,
afinal, não é uma _____). |
Depois de período em Santa Olávia, Carlos parte para uma
viagem fora do país; e regressará a Lisboa dez anos depois, para constatar
como está tudo _____. |
Depois de período em Lisboa, Gonçalo partirá para África,
com intenções regeneradoras; quatro anos depois, regressará a um Portugal que
não parece muito _____. |
TPC — (i) Vai concluindo leitura
da obra de Eça por que tenhas optado. (ii) Vai fazendo o trabalho sobre o capítulo
dessa obra que te tenha calhado (mas vê bem as instruções — esqueci-me de dizer
que nos trabalhos por pares o vídeo será descarregado apenas na classroom de um
dos colegas). (iii) Vai revendo gramática dada neste 3.º período (funções
sintáticas; classificação de orações).
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