Friday, August 28, 2020

Aula 121-122

 

Aula 121-122 (2 [1.ª], 4 [4.ª], 8 [5.ª, 2.ª], 9/jun [3.ª] {nas turmas 2.ª, 3.ª e 5.ª ficou por fazer a assistência a documentário sobre Cesário e, em seu lugar, antecipou-se a assistência ao início do filme Malèna}) Audição da terceira parte de «O Sentimento dum Ocidental» (declamada por Sinde Filipe).

Vai lendo as pp. 338-339, com a parte IV de «O Sentimento dum Ocidental».

Introduz uma quadra que se integrasse no clima desta parte IV. Usa o esquema rimático de todas as estrofes do longo poema (ABBA) e a mesma métrica (o primeiro verso é sempre um decassílabo; os restantes são dodecassilábicos).

[estrofe criada entraria entre os atuais v. ___ e v. ___]

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Se te despachares cedo, cria ainda outro quarteto.

[estrofe criada entraria entre os atuais v. ___ e v. ___]

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Ou outro ainda.

[estrofe criada entraria entre os atuais v. ___ e v. ___]

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Audição da terceira parte de «O Sentimento dum Ocidental» (declamada por Sinde Filipe).

Ouvidos os primeiros dez minutos do episódio da série ‘Grandes livros’ acerca de Cesário Verde, escreve V(erdadeiro) ou F(also) à esquerda dos seguintes períodos.

O documentário começa com a pergunta «Será que só existe poesia na beleza?»

Diz-se-nos depois que a poesia também é possível na noite, no feio, nos cocós, nas pequenas coisas.

Também haveria poesia no real, no mundo, no quotidiano, na vizinha do lado, no frio, no cansaço.

Metaforicamente, anuncia-se-nos irmos «abrir os Cânticos do Realismo».

Na introdução ao contexto, refere-se estar-se no tempo da Regeneração — o tempo dos comboios, dos telégrafos, das estradas, das pontes, com a ascensão da burguesia e o crescimento das cidades.

Em 1886, os jornais noticiaram, por azarada gralha, a morte de Cesário Azul, um comerciante de Lisboa que também poetava.

Cesário morreu com apenas 71 anos.

O Livro de Cesário Verde foi publicado, por iniciativa de Silva Pinto, logo em 1887.

Cesário Verde trabalhava na loja de chinês do pai, na Baixa.

Foi estudante, ainda que fugazmente, da Faculdade de Direito de Lisboa.

O espólio de Cesário Verde perdeu-se num tsunâmi que fez submergir a casa de Linda-a-Pastora.

A família de Cesário Verde vivia com dificuldades económicas.

Em vida, Cesário não foi reconhecido como bom poeta.

O poema «Esplêndida» teve esplêndida receção por parte de leitores e direção do Diário de Notícias, que o publicara.

Cesário Verde foi acusado de ter sido influenciado por Les Fleurs du Mal, de Baudelaire.

Ramalho Ortigão recomendou-lhe que fosse menos Verde e mais Cesário.

Para Pedro Mexia, a forma como Cesário descreve as mulheres é «tudo menos lírica — é uma forma bastante brutal e, hoje, diríamos ‘misógina’»; não era um poeta que escrevesse para agradar.

Cesário Verde serviu-se de novas palavras, de métrica e rimas inovadoras, de uma adjetivação sem paralelo.

Para o ensaísta Eugénio Lisboa, o único equivalente a Cesário na sua época seria Eça de Queirós, ainda que este tivesse sido prosador.

Segundo refere Maria Filomena Mónica, o primeiro poema de Cesário Verde é de 1873.

 

Eis um item sobre Cesário Verde saído no Exame de 2017-2018 (2.ª fase), no grupo I (parte C, o único item que, nos grupos I, não se reporta a um texto fornecido):

Grupo I, parte C

7. Cesário Verde adota um olhar subjetivo e crítico sobre a cidade. Escreva uma breve exposição sobre a representação da cidade na poesia de Cesário Verde. A sua exposição deve incluir:

uma introdução ao tema;

um desenvolvimento no qual refira uma característica da cidade enquanto espaço físico e uma característica da cidade enquanto espaço humano, fundamentando as ideias apresentadas em, pelo menos, um exemplo significativo de cada uma das características;

uma conclusão adequada ao desenvolvimento do tema.

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[Resposta possível:]

Na poesia de Cesário Verde, a cidade não é estática, porque o sujeito poético nos surge errante, nem é vista com «uma lente só», já que o poeta nos dá de Lisboa uma perspetiva caleidoscópica.

Por um lado, enquanto paisagem física, a cidade remete para o aprisionamento, para a morte, como evidenciam referências a prédios sepulcrais, a ruas delimitadas por edifícios que provocam uma sensação de clausura («O Sentimento dum Ocidental»). Também é marcada por contrastes entre espaços de bem-estar e de pobreza — cfr. a casa apalaçada ou os hotéis da moda contra casebre ou bairros degradados (em «Num Bairro Moderno» e em «O Sentimento dum Ocidental»).

Por outro lado, enquanto espaço humano, a Lisboa de Cesário Verde é palco da variedade social, através da representação de tipos citadinos com características que se opõem: as burguesinhas do Catolicismo e as elegantes versus as costureiras, as floristas, as varinas ou o velho  professor de Latim. É ainda um espaço de decadência moral e social, patente, por exemplo, na referência a ratoneiros, bêbedos, «imorais» (de novo, em «O Sentimento dum Ocidental»).

Em Cesário, a perspetiva citadina é caleidoscópica. Pinta-se-nos uma Lisboa em que se cruzam espaços e psicologias ambíguos, refletidos multiplamente.

No enredo de Cantar!, como no de Os Maias ou no de A Ilustre Casa de Ramires, recorre-se a elementos da tragédia, embora de modo parcelar — sem tantas características do modelo clássico como as que encontramos, por exemplo, em Frei Luís de Sousa.

(Sobre tragédia em Os Maias, vejam-se as pp. 270-272 do manual.)

Cantar!

Os Maias

A Ilustre Casa de Ramires

Hybris (ou desafio ao destino por parte do protagonista)

Moon prosseguiu o concurso, mesmo sabendo que não teria dinheiro para o ____. (E há outro desafio: o _____ com lulas que Buster cria para tornar o cenário espetacular.)

Carlos aceitou ir encontrar-se com Maria Eduarda já depois de haver indícios de que se tratava da ____ (___ trazido por Guimarães é crucial como testemunho do parentesco).

Gonçalo, por ambições políticas, favorece aproximação entre Cavaleiro e _____, tendo consciência de que essa aproximação faria mal ao casamento da ____.

Catástrofe ou desfecho trágico

Teatro de Moon é destruído na sequência de ______ (pelo meio, há uma peripécia com cofre).

Afonso da Maia morre, depois de perceber que o neto, Carlos, prosseguia a relação incestuosa com a outra _____.

Gracinha e Cavaleiro encontram-se no mirante e chegará a Barrolo uma carta anónima a relatar o _____.

Depois da tragédia (ou pós-catástrofe)

Depois de cumprir uma penitência, retomando profissão de lavador de carros, Moon não desiste e vence mesmo o destino (Cantar!, afinal, não é uma _____).

Depois de período em Santa Olávia, Carlos parte para uma viagem fora do país; e regressará a Lisboa dez anos depois, para constatar como está tudo _____.

Depois de período em Lisboa, Gonçalo partirá para África, com intenções regeneradoras; quatro anos depois, regressará a um Portugal que não parece muito _____.

TPC — (i) Vai concluindo leitura da obra de Eça por que tenhas optado. (ii) Vai fazendo o trabalho sobre o capítulo dessa obra que te tenha calhado (mas vê bem as instruções — esqueci-me de dizer que nos trabalhos por pares o vídeo será descarregado apenas na classroom de um dos colegas). (iii) Vai revendo gramática dada neste 3.º período (funções sintáticas; classificação de orações).

 

 

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