Friday, August 28, 2020

Aula 125-126

 

Aula 125-126 (16 [1.ª], 17 [5.ª, 2.ª], 18/jun [4.ª, 3.ª]) Correção de questionário de gramática (cfr. Apresentação e tabelas a seguir).

Soluções do questionário de gramática

[Versão com arroz de pato e Kafka]

A mulher de António Costa, que era professora de Português, rescindiu há uns anos.

subordinada adjetiva relativa explicativa

Na penúltima quinta-feira, eu não sabia que era o feriado de Corpo de Deus.

subordinada substantiva completiva

Quando os patos se passeiam à entrada da escola, há arroz de pato na cantina.

subordinada adverbial temporal

Quem semeia ventos colhe tempestades.

 

subordinada substantiva relativa

Fomos a Praga, para que víssemos Kafka.

 

subordinada adverbial final

A Leontina gosta tanto de kiwis como a Luz adora maçãs ‘bravo de Esmolfe’.

subordinada adverbial comparativa

Ainda que A Ilustre Casa seja mais curta, poucos a preferiram.

subordinada adverbial concessiva

Gosto tanto das sandes do Lidl, que vou lá todos os intervalos.

subordinada adverbial consecutiva

O coração de Salvador Sobral está bom e ele pode amar pelos dois.

coordenada copulativa

A Finlândia venceu, a Rússia perdeu.

 

coordenada assindética

Rui Pinto prometeu-me que não atacaria o Gaveta de Nuvens.

subordinante

Georgina está amuada visto que Dona Dolores tem mais seguidores.

subordinada adverbial causal

O Primeiro-ministro tinha casa numa rua onde moram alunos meus.

subordinada adjetiva relativa restritiva

Se tiveres todas as respostas erradas, dou-te três fatias de bolo.

subordinada adverbial condicional

Bruno perguntou a Luciana se observara bem os terapeutas do Sporting.

subordinada substantiva completiva

 

Moon considerava um dever seu a reconstrução do teatro.

predicativo do complemento direto

O Bradley Cooper enganou-nos bem.

 

complemento direto

Durante as férias de Verão, podem ir lendo O ano da morte de Ricardo Reis, de José Saramago.

modificador do grupo verbal

O papa não quis que lhe beijassem o anel.

 

complemento direto

No Verão, vamos à praia, mas sempre cheios de máscaras.

complemento oblíquo

[Versão com Portugal a ganhar e a perder]

Portugal ganha à Hungria, a França e a Alemanha empatam.

coordenada assindética

Como Dona Dolores vai dançar pela seleção, Portugal vai perder.

subordinada adverbial causal

António Costa tinha casa na Cláudio Nunes, onde também moram alunos meus.

subordinada adjetiva relativa explicativa

O Sporting não teria sido campeão, se Martínez estivesse dez centímetros atrás.

subordinada adverbial condicional

O pessoal do INEM explicou que não se devia mexer nos pacientes.

subordinada substantiva completiva

O palacete que esteve à venda em Santos já pertenceu a Madonna.

subordinada adjetiva relativa restritiva

Eu sei que não fico em casa.

 

subordinada substantiva completiva

Mal entramos na escola, deparamo-nos com simpáticos marrecos.

subordinada adverbial temporal

Quem te avisa teu amigo é.

 

subordinada substantiva relativa

Nos Açores, podemos ver Antero ou podemos avistar baleias.

coordenada disjuntiva

A fim de que fique tudo controlado, nas praias haverá semáforos e polícias sinaleiros.

subordinada adverbial final

Embora Os Maias sejam secantes, os alunos até leram alguns capítulos.

subordinada adverbial concessiva

Detesto de tal modo a gramática, que prefiro mil vezes cocós de cão.

subordinada adverbial consecutiva

Ronaldo marca os livres todos mas nunca acerta com a baliza.

coordenada adversativa

Peço-lhes que, nas férias, vão lendo O ano da morte de Ricardo Reis, de José Saramago.

subordinante

 

Pergunto-lhes se conhecem as substantivas completiva.

complemento direto

Regressaram de Londres alguns portugueses.

 

sujeito

Todos elegeram Meena a melhor cantora.

 

predicativo do complemento direto

Considero-me bem informado, porque leio o Voz Ativa.

complemento direto

Armando Vara já regressou à prisão.

 

complemento oblíquo

3.º período — alguns focos do ensino e da avaliação (que, porém, não devem ser vistos como parcelas para se chegar a uma média)


Leitura

Aula

Questionário sobre trecho de capítulo IV de Amor de Perdição (aula 97-98)

 

Questionário sobre primeira parte da «Conclusão» de Amor de Perdição (aula 101-102)

Observação direta da eficiência a resolver as tarefas com textos em todas as aulas


Educação literária

Aula

Casa

Questionário sobre primeiro terço de Os Maias / A Ilustre Casa de Ramires (aula 115-116)

 

 

Efetiva leitura da obra (cfr. folha do questionário de gramática, aula 123-124): leu o livro?

 

[Criação de filme a propósito de capítulo da obra de Eça escolhida (ver Oralidade)]

 

Escrita

Aula

Texto de opinião sobre «A submissão é uma ignomínia [...]» (aula 97-98)

 

Texto em prosa segundo modelo de «De tarde» (aula 109-110)

Texto deambulatório (aula 111-112)

Sobre paratexto de obra de Eça (aula 113-114) [mas só nas turmas 1.ª e 4.ª]

Crónica gastronómica à MEC (aula CXV-CXVI) [mas só nas turmas 1.ª e 4.ª]

Casa ou online

Biografia de personagem segundo modelo da de Domingos Botelho (aula 91-92)

Crónica de viagem para «Fuga dos leitores» (aula 95-96)

Reformulação do anterior (tepecê da aula 103-104)

Comparação entre filme e Amor de Perdição (tepecê da aula 105-106)

Reformulação do anterior (tepecê da aula 113-114)

Recuperações de trabalhos anteriores

Compreensão do oral/Expressão oral

Casa

Vídeo a pretexto de capítulo de Os Maias / A Ilustre Casa de Ramires (tepecê da aula 117-118)

 

Gramática

(Casa)

Aula

Criação de texto segundo uma matriz sintática (aula 103-104)

 

Criação de quarteto com métrica e rima segundo modelo de Cesário Verde (119-120)

Questionário sobre conteúdos mais recorrentes no período (aula 123-124)

Assiduidade, pontualidade, material

 

Malèna

(Giuseppe Tornatore)

Os Maias (Eça de Queirós)

A Ilustre Casa de Ramires (Eça de Queirós)

Personagens — caracterização (direta/indireta); composição (modelada, ou redonda/plana/tipos)

Quase todas as personagens são planas, mesmo personagens-tipo (o professor gozado pelos alunos; os adolescentes gabarolas; as vizinhas maledicentes; a descarada amante do barão não sei quantos; o pai de Renato, emotivo e antifascista; ...). Serão aliás mais figurantes, do que personagens secundárias. Malèna é que se pode considerar personagem menos óbvia, mais ______. Há aliás diferença entre a sua heterocaracterização (retratada pelos outros é apenas aquela que se insinua aos homens) e a caracterização _____ (o que vamos sabendo através das suas ações). Renato é, muitas vezes, um tipo, o do adolescente obsessivamente apaixonado, mas, quando assumido pelo narrador, já é mais modelado, mais redondo.

Nos Maias, segundo Carlos Reis, a caracterização de Pedro da Maia é tipicamente naturalista (Pedro seria o resultado da hereditariedade e do estilo de _______ recebida), visando-se comprovar uma tese (para esta escola, a literatura seguiria metodologia experimental). Nem tanto assim, a de Maria Eduarda e, ainda menos, a de Carlos. Carlos é sobretudo caracterizado indiretamente (pelo que vai fazendo) e é personagem relativamente modelada. Também assim, Afonso da Maia, o próprio Ega. Mais planas, por vezes verdadeiros tipos, são as personagens secundárias (Alencar, o poeta romântico; Dâmaso, o novo-rico; Cavalão, o jornalista corrupto; Gouvarinho, o político; _______, o gentleman; Castro Gomes, o «brasileiro»; Cohen, o banqueiro; Rufino, o deputado; Taveira, o funcionário público; a Gouvarinho, a adúltera; etc.). Aquelas que são exclusivas da vertente ‘crónica de costumes’ (episódios da vida do XIX) tendem a ser verdadeiros tipos sociais/profissionais.

Na Ilustre Casa, o protagonista, Gonçalo Mendes Ramires, é personagem relativamente modelada, não se pode dizer que seja sempre a personagem-tipo do fidalgo de província decadente e que vive dos pergaminhos dos _______. Tem defeitos que se repetem (ser timorato, por exemplo; a ambição fútil que o leva a ceder em matéria de princípios), mas mostra-se-nos também a sua má-consciência, o que torna a personagem mais verdadeira, não um simples estereótipo; e, no final, com a aventura africana, parece haver uma regeneração (que não é talvez conclusiva, porque o epílogo deixa tudo em aberto). As personagens secundárias são personagens mais planas, funcionando como tipos, muitas vezes: o criado Bento; a cozinheira Rosa; o bom padre Soeiro; o governador civil e «Don Juan» André Cavaleiro; o Videirinha, dado ao violão, que receberá, conseguido por Gonçalo, o lugar de amanuense; o deputado por Vila Clara Sanches Lucena; as maledicentes manas _______; as mulheres sempre um pouco fúteis e frágeis (mesmo Gracinha); o «boa pessoa» e ingénuo Barrolo. Há uma outra galeria de personagens (Tructezindo, o «Bastardo», etc.), as que pertencem à novela histórica, que serão mais caricaturas do que tipos, porque se trata de uma paródia-pastiche.

A pensar em 2021-2022 — A obra de leitura integral no 12.º ano é O ano da morte de Ricardo Reis, de José Saramago. Podem tê-la à mão e ir lendo, embora esperar pelo começo do ano pudesse ter a vantagem de se explicarem então alguns aspetos relacionados com a criação dos heterónimos de Pessoa (entre os quais, Ricardo Reis), ficção que Saramago aproveitou no romance. De qualquer modo, também podem sempre dedicar-se a algum livro dos do Projeto de leitura (essa lista de obras posso pô-la em breve, já que é fixa e está nos programas).

 

 

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