Aula 87-88
Aula 87-88 (24 [1.ª], 25 [3.ª, 2.ª, 5.ª], 26/mar [4.ª]) Correção
de trabalho sobre neologismos. Explicação sobre avaliação. (Cfr.
Apresentação.)
2.º período — alguns focos do ensino e da avaliação (que, porém, não devem ser
vistos como parcelas para se chegar a uma média)
Leitura |
||
Aula |
Questionário sobre «Rapinar» e «Ao encontro do preciosismo»
(aula 53-54) 37 |
|
|
||
|
||
|
||
Observação direta da eficiência a resolver as
tarefas com textos em todas as aulas |
||
Observação direta da atitude de se esforçar por
trabalhar com concentração |
||
Escrita |
||
Aula |
Texto com conectores obrigatórios (aula 53-54) 38 |
|
Texto com lipograma em A (aula 57-58) 42 |
||
Argumentos sobre liberdade de expressão (aula
59-60) [exceto na 1.ª; na 4.ª, em casa] 46 |
||
Casa ou CR |
Texto alfabético sobre «Polvo» a completar em
casa (tepecê da aula 51-52) 39 |
|
Criação de neologismos substitutos de estrangeirismos
(tepecê de aula 53-54) 43 |
||
Texto sobre «Ética na vida e no desporto»
(tepecê da aula 57-58) 47 |
||
Reformulação do anterior (tepecê da aula 61-62) 47a |
||
Transposição de didascália de cenário do ato I
de FLS para séc. XXI (aula 61-62) 40 |
||
Fala equivalente à de Madalena preocupada com
demora de Manuel (aula 63-64) 44 |
||
Transposição para relato com Maria como
narradora do final do ato I (aula 67-68) 48 |
||
Descrição de fotografia encontrada ao estilo de
trechos de Os Anos (aula 71-72) 52 |
||
Comentário sobre importância dos retratos em Frei
Luís de Sousa (aula 75-76) 56 |
||
A minha palavra de estimação (aula 87-88) 54 |
||
Compreensão
do oral/Expressão oral + Educação literária |
||
Casa |
Acróstico sobre sermão de santo antónio aos peixes (tepecê
da aula 55-56) 51 |
|
Comparação entre canção e Frei Luís de Sousa (tepecê da aula 79-80) 55 |
||
Reformulação do anterior (tepecê da aula 85-86) 55a |
||
[Só para quem não a fizera no 1.º período:]
Gravação a propósito de livro lido. 53 |
||
Observação
direta da atitude de procurar ouvir os outros com atenção (sem falar para o
lado) |
||
Gramática |
||
Aula |
|
|
Observação direta da atenção nos momentos em que se
trata de ouvir explicações de conteúdos |
||
Assiduidade,
pontualidade, material |
||
|
O riscado sobre três questionários
de compreensão (leitura) significa que, embora se tenha procedido a uma correção
e o GoogleForms transmitisse a cada aluno uma pontuação, a classificação individual
foi descartada (como se avisara iria acontecer).
— relancearem a vossa página da caderneta para ver
se há algum erro meu;
— descarregar na Classroom de hoje tarefa «A palavra favorita»
(ou irem fazendo o texto para o descarregarem logo que possam ou durante as
férias, mas sempre na aula 87-88);
— lançar segunda versão de Frei/canção na aula 85-86,
se ainda não o fizeram;
— ler começos de Os Maias e A Ilustre Casa de
Ramires para decidir qual vão ler (e é ler mesmo).
TPC — Descarrega o texto «A
minha palavra favorita» na Classroom, aula 87-88. Vai começando a ler uma das duas
obras de Eça (Os Maias ou A Ilustre Casa de Ramires).
#
<< Home