Saturday, August 29, 2020

Aula 87-88

 

Aula 87-88 (24 [1.ª], 25 [3.ª, 2.ª, 5.ª], 26/mar [4.ª]) Correção de trabalho sobre neologismos. Explicação sobre avaliação. (Cfr. Apresentação.)

2.º período — alguns focos do ensino e da avaliação (que, porém, não devem ser vistos como parcelas para se chegar a uma média)


Leitura

Aula

Questionário sobre «Rapinar» e «Ao encontro do preciosismo» (aula 53-54) 37

 

Questionário sobre cena II do ato I de Frei Luís de Sousa (aula 65-66)

Questionário sobre cenas I-IV do ato II de Frei Luís de Sousa (aula 71-72)

Questionário sobre cena I do ato III de Frei Luís de Sousa (aula 77-78)

Observação direta da eficiência a resolver as tarefas com textos em todas as aulas

Observação direta da atitude de se esforçar por trabalhar com concentração

Escrita

Aula

Texto com conectores obrigatórios (aula 53-54) 38

 

Texto com lipograma em A (aula 57-58) 42

Argumentos sobre liberdade de expressão (aula 59-60) [exceto na 1.ª; na 4.ª, em casa] 46

Casa

ou

CR

 

Texto alfabético sobre «Polvo» a completar em casa (tepecê da aula 51-52) 39

Criação de neologismos substitutos de estrangeirismos (tepecê de aula 53-54) 43

Texto sobre «Ética na vida e no desporto» (tepecê da aula 57-58) 47

Reformulação do anterior (tepecê da aula 61-62) 47a

Transposição de didascália de cenário do ato I de FLS para séc. XXI (aula 61-62) 40

Fala equivalente à de Madalena preocupada com demora de Manuel (aula 63-64) 44

Transposição para relato com Maria como narradora do final do ato I (aula 67-68) 48

Descrição de fotografia encontrada ao estilo de trechos de Os Anos (aula 71-72) 52

Comentário sobre importância dos retratos em Frei Luís de Sousa (aula 75-76) 56

A minha palavra de estimação (aula 87-88) 54

Compreensão do oral/Expressão oral + Educação literária

Casa

 

Acróstico sobre sermão de santo antónio aos peixes (tepecê da aula 55-56) 51

 

Comparação entre canção e Frei Luís de Sousa (tepecê da aula 79-80) 55

Reformulação do anterior (tepecê da aula 85-86) 55a

[Só para quem não a fizera no 1.º período:] Gravação a propósito de livro lido. 53

Observação direta da atitude de procurar ouvir os outros com atenção (sem falar para o lado)

Gramática

Aula

[Partes dos diversos questionários com incidência em aspetos de gramática]

 

Observação direta da atenção nos momentos em que se trata de ouvir explicações de conteúdos

Assiduidade, pontualidade, material

 

Os índices à direita de cada tarefa remetem para as quadrículas da «caderneta» (cfr. PDF na Classroom).

O riscado sobre três questionários de compreensão (leitura) significa que, embora se tenha procedido a uma correção e o GoogleForms transmitisse a cada aluno uma pontuação, a classificação individual foi descartada (como se avisara iria acontecer).

O que podem ir fazendo durante a aula de hoje (enquanto for conversando no Meet com dois de cada vez, segundo o horário que está na folha da aula):

— relancearem a vossa página da caderneta para ver se há algum erro meu;

— descarregar na Classroom de hoje tarefa «A palavra favorita» (ou irem fazendo o texto para o descarregarem logo que possam ou durante as férias, mas sempre na aula 87-88);

— lançar segunda versão de Frei/canção na aula 85-86, se ainda não o fizeram;

— ler começos de Os Maias e A Ilustre Casa de Ramires para decidir qual vão ler (e é ler mesmo).

TPC — Descarrega o texto «A minha palavra favorita» na Classroom, aula 87-88. Vai começando a ler uma das duas obras de Eça (Os Maias ou A Ilustre Casa de Ramires).

 

 

#