Thursday, August 23, 2018

Os Maias 6


Francisca (11.º 9.ª) & Simão (11.º 2.ª)
Simão & Francisca (Bom+/Muito Bom- ou mesmo quase Muito Bom-) Pontos fortes Perspicazes as caracterizações modernas, revelando particular intuição sociológica. Ter-se conseguido tiques linguísticos atuais suscetíveis de caricaturarem os tipos sociais que vieram substituir as personagens originais. Representações, destacando-se os papéis de Francisca. Ironias inteligentes. Muito boas estilização gráfica e de som. Aspetos melhoráveis Erros: «*Govarinho» (Gouvarinho); «*Damaso» (Damaso); a pronúncia devida do g em«Cruges» é a muito simples portuguesa, como a de um jota ou de um gê seguido de e ou de i (no fundo, como disse o Simão, mas não, logo no início, a Francisca).

Tita (11.º 3.ª)

Tita (Muito Bom) Pontos fortes Abordagem, mais subtil (inteligente) do que direta (de eventual simples reconto) do episódio da discussão no Hotel Central sobre literatura (romantismo versus realismo-naturalismo). Qualidade estética, literária, do filme (estrutura, texto, representação), aliás também muito bem acabado tecnicamente (tomada de imagens, som, montagem). Boa leitura em voz alta, sem erros. Aspetos melhoráveis Creio que, em «deparar-me com o relato obcuro sobre um criado qualquer que se meteu com prostitutas [...]», em vez de «obscuro« (‘pouco notório’) ficaria melhor «escabroso» (‘escandaloso’, ‘grosseiro’); também me parece preferível «terá prazer» a «verá prazer».

Guilherme V. & João A. (11.º 2.ª)

João A. & Guilherme V. (Bom (+)/Bom) Pontos fortes Técnica (destaco montagem, incluindo, é claro, acrescentos musicais, legendas, etc.). Representação (sobretudo a do terceiro colega). Estrutura narrativa (consciência de que um filme conta uma história e que implica planificação para que se aproveitem as potencialidades do cinema). Estilo paródico, caricatural dos enredos de Eça. Aspetos melhoráveis Som (por vezes). A abordagem paródica foi levada tão longe que se perdem «âncoras» para perceber relação com original (aliás, originais).

#