Thursday, August 23, 2018

Os Maias 5


Francisco B. (11.º 2.ª)
Francisco (Bom+/Bom(+)) Pontos fortes Ideia de usar registo da linguagem juvenil-popular. Boas leituras em voz alta (quer da parte que referi, quer da introdução). Mobilização de outros colegas da turma para desempenharem pequenos papéis (creio que mais uma ou duas dessas rapidíssimas cenas teriam substituído com vantagem alguns dos slides). Eficiência técnica (na montagem, por exemplo). Aspetos melhoráveis Mistura de fontes de imagens (filme próprio, preferível, e slides, que seriam de evitar quando reproduzidos da net, embora se justifiquem, neste caso, os de cartazes de festivais) — é interessante conseguir certa coerência estética. Erros: «*conde[n]sa»(condessa); «*realizou o papel» (desempenhou o papel); «*realizado Por» (realizado por); «*retrata a modernização» (transpõe para a época contemporânea).

Ana & Pardal (11.º 3.ª)
Pardal & Ana (Bom+ ou Bom+/Muito Bom-) Pontos fortes Boa criação de pretexto para transposição do enredo do capítulo para a nossa época, conseguindo-se inteligente abordagem indireta das obras (é interessante igualmente a conjunção dos dois livros, através da menção de festa e de campanha), verosímil e bem escrita. Ritmo do desfecho (ao contrário, parte inicial parece arrastar-se excessivamente, por haver pouco «filme»). Aspetos melhoráveis Imagens de boa parte do vídeo um tanto repetitivas (com isso desaproveita-se uma das vantagens de um filme, dar informação adicional através da constante renovação das imagens — curiosamente, o vaivém da câmara acaba por acentuar esse foco um tanto monótono). Leitura em voz alta de Beatriz por vezes demasiado rápida (cerca de 2.52, por exemplo, não consigo perceber o texto: «mas, como assim, éramos[???]»). Erro: «*termos apercebido que é» (termos apercebido de que é); «?* perder a identidade» (esconder a identidade).

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