A Ilustre Casa de Ramires 9
Pedro (11.º 9.ª)
Pedro
(Bom ou mesmo Bom(+)/Bom) Pontos fortes Reflexão sobre modos de
proceder de Gonçalo, aliás sobre um seu dilema, é uma abordagem original (só aparentemente
convencional). Texto bem escrito (embora, por vezes, deixando passar alguns lugares
comuns). Leitura em voz alta correta (e não era fácil), com muito ligeiros e
raros entaramelamentos. Boa realização do ponto de vista técnico. Aspetos melhoráveis A corrigir: «*aquilo
que não gostamos» (aquilo de que não gostamos); pronúncia de «m[e]mo erro» (mesmo erro); pronúncia de «a[k]to» (ato —
independentemente do acordo ortográfico, aquele /k/ não existe na fala); «será qu’a
ganância» (convém não elidir: «será que a ganância» é mais elegante).
Pardal & Ana
(11.º 3.ª)
Ana
& Pardal (Bom + ou Bom+/Muito Bom-) Pontos fortes Boa criação de pretexto
para transposição do enredo do capítulo para a nossa época, conseguindo-se
assim abordagem indireta das obras (é interessante igualmente a conjunção de
dois livros, através da menção de festa e de campanha), verosímil e bem escrita.
Ritmo do desfecho (ao contrário, parte inicial parece arrastar-se um pouco, por
haver pouco «filme»). Aspetos
melhoráveis Imagens de boa parte do vídeo um tanto repetitivas (com isso
desaproveita-se uma das vantagens de um filme, dar informação adicional através
da constante renovação das imagens — curiosamente, o vaivém da câmara acaba por
acentuar esse foco um pouco monótono). Leitura em voz alta de Beatriz por vezes
demasiado rápida (cerca de 2.52, por exemplo, não consigo perceber o texto:
«mas, como assim, éramos[???]»). Erro: «*termos apercebido que é» (termos
apercebido de que é); «?* perder a identidade» (esconder a identidade).
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