Sunday, August 26, 2018

Tepecê de férias e lista de tarefas para o 2.º período


Trabalho de férias
Como disse em aula, a primeira parte do tepecê é apenas para quem ainda não terminou leitura de livro combinado e consiste precisamente em concluí-la. Leiam, portanto, o que ainda lhes falte.
Para todos (os que leram já e os que ainda estão a acabar de ler): logo na segunda aula, a 7 ou 9 de janeiro, pedir-lhes-ei que escrevam, em aula, sobre ou a partir da obra lida (indicação que darei será diferente de livro para livro). Aqueles a quem emprestei livro devem levá-lo sem falta já na primeira aula para eu poder preparar essa indicação do que lhes pedirei na aula seguinte.
A segunda parte do tepecê, só para quem já tem a primeira despachada, é visualizar (equivalente piroso de «ver», que devemos preferir) este episódio da série ‘Grandes Livros’ sobre o «Sermão de Santo António [aos Peixes]», do Padre António Vieira, que, convenientemente, vai dividido em cinco fatias de cerca de dez minutos. Como um dos tepecês do 1.º período sugeria já que vissem documentários sobre Vieira e o nosso sermão, é natural que os mais diligentes, caso existam, já tenham cumprido esta parte.
Uma terceira parte do tepecê de férias é relancear aquilo a que se chega através destes dois linques — sobre figuras deestilo e sobre acentuação. No caso das figuras de estilo (ou de retórica), trata-se de recordar o que já demos; no caso da acentuação, há pormenores que admito nunca tenham visto explicitados (embora os saibamos intuitivamente).
Entretanto, eis, ainda um pouco incompleta, a lista detarefas com o que queria fossem fazendo no próximo período.