Tuesday, September 06, 2022

Aula 93-94

Aula 93-94 (22 [4.ª], 24 [3.ª, 1.ª], 27/mar [5.ª]) Situa-te nas pp. 340-341. Não consultes outras páginas. Escolhe a melhor alínea.

 

Nas pp. 340-341, com «Cheira a novo espírito», por Mário Rui Vieira, temos um exemplo de texto

a) de apreciação crítica.

b) de síntese.

c) de música.

d) descritivo.

 

O texto em causa faz a recensão de um álbum de Billie Eilish intitulado

a) Darkroom.

b) «Cheira a novo espírito».

c) Cheira a novo espírito.

d) When we all fall asleep, where do we go?.

 

O título «Cheira a novo espírito» parece destacar uma qualidade do álbum:

a) o aroma.

b) a originalidade.

c) a capacidade de se adaptar ao modelo em vigor.

d) a espiritualidade.

 

Quanto ao subtítulo, «A sapiência [...] anos», destaca

a) a precocidade da cantora.

b) o facto de a artista ser baixa.

c) a grande altura da cantora.

d) o doutoramento de Billie Eilish.

 

No primeiro período do texto (ll. 3-5),

a) contrasta-se o percurso anterior de Eilish, ainda inseguro, com o seu primeiro LP.

b) faz-se notar que, ainda que se trate do primeiro LP, Eilish já tem currículo.

c) considera-se que, apesar dos seus dezassete anos e da natural falta de experiência, o LP convence.

d) salienta-se que Billie Eilish consegue um êxito com este que é o seu primeiro longa-duração.

 

Este primeiro período (ll. 3-5) é um ato de fala

a) declarativo.

b) assertivo.

c) compromissivo.

d) diretivo.

 

«de êxito» (l. 5) é

a) complemento oblíquo.

b) complemento do nome.

c) complemento do adjetivo.

d) modificador do grupo verbal.

 

Em «A nossa resposta a todas estas questões, depois de escutados com redobrada atenção os 14 temas que compõem o álbum, é um estrondoso e redondo sim» (ll. 10-12), «todas estas questões» reporta-se a

a) duas perguntas que estão no texto no manual e outra ou outras que terão sido cortadas.

b) três perguntas que estão no texto no manual e outra ou outras que terão sido cortadas.

c) três perguntas que estão no texto no manual.

d) duas perguntas que estão no texto no manual.

 

«um estrondoso e redondo sim» (l. 12) mostra que o recenseador crítico

a) desconfia do real valor da artista.

b) assume que ainda não é seguro que Billie Eilish consiga corresponder a todas as expetativas.

c) ficou absolutamente convencido com a qualidade do álbum.

d) gostou dos catorze temas que compõem o álbum mas tem reticências quanto ao valor de Eilish.

 

No primeiro parágrafo da p. 341 (ll. 13-16) destaca-se a necessidade de haver artistas «selvagens», que seriam os que

a) seguem as normas estipuladas com docilidade.

b) não têm medo de ir contra o que estabelece o modelo geral.

c) se irritam quando os alunos chegam atrasados.

d) têm entradas à Pepe, Otamendi ou Coates.

 

«artistas “selvagens”» (l. 14) desempenha a função sintática de

a) complemento direto.

b) complemento indireto.

c) complemento do adjetivo.

d) sujeito.

 

«refrão orelhudo» deve querer dizer ‘refrão

a) que fica no ouvido’.

b) que usa aqueles aparelhos da Acústica Médica publicitados por locutores quase reformados’.

c) desagradável’.

d) difícil’.

 

O segundo período do segundo parágrafo da p. 341

a) destaca a produção pela casa editora.

b) salienta o caráter, muito pessoal, da produção.

c) dá importância à maneira de trabalhar, coletivamente, de Billie Eilish.

d) dá relevo à novidade das melodias.

 

Na l. 25, o pronome «os» — em «combate-os» — é

a) termo antecedente de «monstros no armário» (l. 25).

b) anáfora de «monstros no armário» (l. 25).

c) catáfora de «maus sentimentos» (l. 26).

d) termo anafórico de «maus sentimentos» (l. 26).

 

«para expurgar maus sentimentos» (l. 26) é

a) complemento do nome.

b) complemento do adjetivo.

c) complemento oblíquo.

d) modificador apositivo do nome.

 

O «que» na penúltima linha do texto (l. 30) é um pronome relativo e desempenha a função sintática de

a) complemento direto.

b) sujeito.

c) complemento oblíquo.

d) complemento do nome.

[Turmas 1.ª, 3.ª, 4.ª:] Nas crónicas gastronómicas de Miguel Esteves Cardoso — que saem na Fugas, o suplemento do Público aos sábados —, o escritor embevece-se com, aparentemente, pouco (um pitéu, algum requinte de culinária, uns simples pratos tradicionais). Relanceia os exemplares que te tenham calhado e vê como estes textos ficam entre a apreciação crítica, o artigo de opinião, a crónica. Foco principal nestes textos de MEC: um restaurante; um prato; uma refeição (mesmo sem ser em restaurante); um dado alimento; um ingrediente.

Escreve um texto no mesmo género, um pouco mais pequeno, de idêntico teor gastronómico.

[Turma 5.ª:] Escreve a apreciação crítica pedida no ponto 5. de «Praticar» na p. 341.

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TPC — Em Gaveta de Nuvens lê as fichas do Caderno de atividades, já corrigidas, de ‘Complemento do nome’ e de ‘Complemento do adjetivo’.

 

 

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