Tuesday, September 06, 2022

Aula 95-96

Aula 95-96 (26 [1.ª, 3.ª], 27/mar [4.ª, 5.ª]) Correção de questionário de compreensão de apreciação crítica (cfr. Apresentação).

Leituras em voz alta para...

Apuramento da constituição dos potes de um futuro sorteio da Liga dos Campeões

10.º 1.ª

Fila da janela

Aluno

Nota minha

Nota do mestre

Aluno

Nota minha

Nota do mestre

Alice

 

 

Mada

 

 

Matilde S.

 

 

Tiago

 

 

Lucas

 

 

Margarida

 

 

Clara

 

 

Ester

 

 

 

Segunda fila

Aluno

Nota minha

Nota do mestre

Aluno

Nota minha

Nota do mestre

André

 

 

Macedo

 

 

 

Cecília

 

 

Neves

 

 

Constança

 

 

Cristian

 

 

 

Terceira fila

Aluno

Nota minha

Nota do mestre

Aluno

Nota minha

Nota do mestre

Bernardo

 

 

Alex

 

 

Joana

 

 

Laura

 

 

Inês

 

 

Rodrigo

 

 

Leandro

 

 

Miguel

 

 

 

Fila da parede

Aluno

Nota minha

Nota do mestre

Aluno

Nota minha

Nota do mestre

João

 

 

Bea

 

 

Leo

 

 

 

 

 

Matilde Ch.

 

 

 

 

 

Duarte

 

 

 

 

 

 

Apuramento da constituição dos potes de um futuro sorteio da Liga dos Campeões

10.º 3.ª

Fila da janela

Aluno

Nota minha

Nota do mestre

Aluno

Nota minha

Nota do mestre

 

 

Mariana

 

 

Joana

 

 

Henrique

 

 

Leonor

 

 

Tiago N.

 

 

Ribeiro

 

 

Ana

 

 

 

Segunda fila

Aluno

Nota minha

Nota do mestre

Aluno

Nota minha

Nota do mestre

Anna

 

 

Talia

 

 

 

Helena

 

 

Tiago E.

 

 

Bia

 

 

Gonçalo

 

 

 

Terceira fila

Aluno

Nota minha

Nota do mestre

Aluno

Nota minha

Nota do mestre

Marta

 

 

Afonso

 

 

Letícia

 

 

Eduardo

 

 

Mariana R.

 

 

Bea

 

 

Diogo

 

 

Neuza

 

 

 

Fila da parede

Aluno

Nota minha

Nota do mestre

Aluno

Nota minha

Nota do mestre

Carlos

 

 

Artur

 

 

Carol

 

 

Carolina

 

 

António

 

 

Rodrigo

 

 

Augusto

 

 

 

 

 

 

Apuramento da constituição dos potes de um futuro sorteio da Liga dos Campeões

10.º 4.ª

Fila da janela

Aluno

Nota minha

Nota do mestre

Aluno

Nota minha

Nota do mestre

Afonso

 

 

 

 

 

Francisco

 

 

Gonçalo

 

 

André

 

 

Elton

 

 

Carolina

 

 

Eliana

 

 

 

Segunda fila

Aluno

Nota minha

Nota do mestre

Aluno

Nota minha

Nota do mestre

Lourenço

 

 

Leonor

 

 

 

João

 

 

Lara

 

 

Joana B.

 

 

Martim

 

 

 

Terceira fila

Aluno

Nota minha

Nota do mestre

Aluno

Nota minha

Nota do mestre

Joana C.

 

 

Manuel

 

 

Margarida R.

 

 

Margarida N.

 

 

Marta

 

 

Ana

 

 

Mariana A.

 

 

Mariana R.

 

 

 

Fila da parede

Aluno

Nota minha

Nota do mestre

Aluno

Nota minha

Nota do mestre

Sofia

 

 

Sarah

 

 

Santi

 

 

Ranya

 

 

Miguel

 

 

Rafa

 

 

Leonor Maria

 

 

Leonor F.

 

 

 

Apuramento da constituição dos potes de um futuro sorteio da Liga dos Campeões

10.º 5.ª

Fila da janela

Aluno

Nota minha

Nota do mestre

Aluno

Nota minha

Nota do mestre

André

 

 

Ana

 

 

Gonçalo S.

 

 

Guilherme

 

 

Miguel

 

 

Rafaela

 

 

Luna

 

 

Tiago C.

 

 

 

Segunda fila

Aluno

Nota minha

Nota do mestre

Aluno

Nota minha

Nota do mestre

Duarte

 

 

 

 

 

 

Rita S.

 

 

Rita A.

 

 

Joana

 

 

Tiago M.

 

 

 

Terceira fila

Aluno

Nota minha

Nota do mestre

Aluno

Nota minha

Nota do mestre

Frederico

 

 

 

 

 

José

 

 

Leonor

 

 

Rodrigo

 

 

Rosa

 

 

Tomás

 

 

João

 

 

 

Fila da parede

Aluno

Nota minha

Nota do mestre

Aluno

Nota minha

Nota do mestre

Giuliana

 

 

Gonçalo F.

 

 

Matias

 

 

Matilde

 

 

Salvador

 

 

Santiago

 

 

Sara

 

 

 

 

 

 

Alguns adjetivos que podem selecionar Complemento do adjetivo

aborrecido (com)

abundante (em)

adaptado (a)

admissível (a/em)

agradável (de)

alérgico (a)

alheio (a)

amável (com)

anexo (a)

ansioso (por)

anterior (a)

apto (a)

atento* (a)

ausente (de)

ávido (de)

baseado (em)

benéfico (a)

cansado (de)

capaz* (de)

cercado (de/por)

certo (de)

cheio (de)

compatível* (com)

conciliável* (com)

condescendente (com)

confiante (em)

conivente (com)

consciente* (de)

contemporâneo (de)

contente* (com)

convencido (de)

convergente (com)

crente (em)

desejoso (de)

difícil (de)

digno* (de)

disponível* (para)

distante (de)

divergente (de)

doente (por)

entendido (em)

estranho (a)

experiente* (em)

fácil (de)

feliz* (por)

fiel* (a)

hábil (em)

hostil (a)

ignorante (de)

iludido* (com)

impossível (de)

imune (a)

indeciso (em)

indispensável (a/para)

inerente (a)

interessado (em)

leal* (a)

livre (de)

necessário* (a/para)

nocivo (a)

orgulhoso (de)

originário (de)

parecido (com)

passível (de)

posterior (a)

predisposto (a)

prejudicial (a)

preocupado (com)

presente (em)

pronto (a)

propenso (a)

propício (a)

próximo (de)

radiante (a/com)

receoso (de)

recetivo(a)

resistente (a)

satisfeito* (com)

seguro (de)

semelhante (a)

sensível* (a)

simpático (com)

solúvel* (em)

surpreendido (com)

suscetível (a/de)

triste (com)

unânime (em)

útil* (a)

* E respetivos antónimos derivados por prefixação (“desatento (a)”. “incapaz (de)”, “incompatível (com)”, ...)

 

Alguns verbos que selecionam Complemento oblíquo

abdicar (de)

concorrer (a)

entrar (em)

precisar (de)

abster-se (de)

confiar (em)

esquecer-se (de)

recordar-se (de)

abusar (de)

contar (com)

falar (de)

recorrer (a)

acabar (com)

convencer-se (de)

fugir (de)

renunciar (a)

aceder (a)

crer (em)

gostar (de)

residir (em)

acreditar (em)

cuidar (de)

importar-se (com)

sair (de)

aderir (a)

delegar (em)

insistir (em)

simpatizar (com)

afastar-se (de)

depender (de)

interessar-se (por)

sofrer (de)

aludir (a)

descer (de)

interferir (em)

subir (a)

apaixonar-se (por)

desconfiar (de)

investir (em)

suspeitar (de)

apoderar-se (de)

descrer (de)

ir (a/para)

transformar (em)

aspirar (a)

desistir (de)

livrar (de)

vir (de)

assistir (a)

dirigir-se (a/para)

munir-se (de)

viver (em)

atrever-se (a)

discordar (de)

necessitar (de)

voltar (a/de)

candidatar-se (a)

dispor (de)

olhar (por)

votar (em)

cansar-se (de)

dispor-se (a)

participar (em)

zelar (por)

chegar (a)

dotar (de)

partir (para)

 

concordar (com)

duvidar (de)

pensar (em)

 

 

Verbos copulativos (selecionam Predicativo do sujeito)

ser, estar, continuar, ficar, parecer, permanecer, revelar-se, tornar-se, andar [no sentido de ‘estar’], ...

 

Verbos transitivos predicativos (selecionam Predicativo do complemento direto)

achar, chamar, considerar, declarar, deixar [“deixou aberta a porta”], designar, eleger, julgar, nomear, proclamar, supor, ter (por), tornar, tratar (por), ...

 

Alguns nomes que podem selecionar Complemento do nome, cfr. manual, p. 156

 

Escreve o texto pedido na p. 151, em 1.1 («uma breve exposição na qual comproves que, como refere o texto, Inês é uma “personagem dinâmica”»). Não deixes de ler o excerto transcrito em 1 (de Cristina Almeida Ribeiro).

Não te preocupes em seguir a organização do texto que é sugerida a partir de «A tua exposição deve incluir».

Ao contrário, deves incluir na tua exposição um complemento do nome, um complemento do adjetivo, um complemento oblíquo, um predicativo do sujeito, um predicativo do complemento direto. (Sublinharás cada um destes constituintes, pondo também uma sigla que os identifique.)

A tinta.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . ..

Como sucede em tantos filmes e narrativas, O Leitor — o filme que começámos a ver na última aula — inicia-se em época mais recente (Berlim, 1995), recuando depois ao passado, numa analepse de quase quarenta anos (Neustadt, 1958). O pretexto para a analepse, neste caso, é um elétrico avistado da janela.

Como se verá, em O Leitor não faltam citações de autores da literatura universal:

Autor

Obra

Data

País

Personagens

Género

Horácio

Epodos

30 a.C.

Roma

 

Poesia lírica

Safo

Fragmento 16

séc. VII a.C.

Grécia

 

Poesia lírica

G. E. Lessing

Emilia Galotti

1772

Alemanha

Emilia Galotti

Drama

Homero

Odisseia

séc. VIII a.C.

Grécia

Ulisses, Penélope, Telémaco

Poema épico

Mark Twain

Aventuras de Huckleberry Finn

1884

EUA

Huckleberry Finn,

Tom Sawyer

Novela de aventuras

D. H. Lawrence

O amante de Lady Chatterley

1928

Reino Unido

Constance Chatterley, Clifford Chatterley, Oliver Mellors

Novela passional, psicológica

Hergé

[série de Tintin]

1929-...

Bélgica

Tintin, Haddock, Milou

BD

Anton Tchékhov

A senhora do cãozinho

1899

Rússia

Dimitri Gurov,

Ana Siergueievna

Conto

Lev Tolstói

Guerra e Paz

1865-1869

Rússia

Pedro Bezukov, entre muitas

Romance-fresco

 

 

#