Tuesday, September 06, 2022

Aula 113-114

Aula 113-114 (9 [5.ª, 4.ª], 12/mai [3.ª, 5.ª]) Sobre verbetes corrigidos (ver Apresentação). Explicação sobre modalidades (e valores modais).

Sobre os valores modais (ou modalidade) tens a explicação nas pp. 277-278 do manual. As três modalidades são: epistémica (valores de probabilidade, certeza); deôntica (permissão, obrigação); apreciativa. Na tabela, preenche a coluna da direita com a modalidade que esteja em causa.

«O desensofador» (série Lopes da Silva)

modalidade

Ui!

 

 

Não lhe vou mentir: está muito complicado...

Vai ser preciso desmontar: tenho de tirar a almofada.

 

 

Tenho de fazer a verificação do forro a nível do extravio de acepipes.

Não pode recolocar agora?

 

 

Não posso voltar cá.

Tenho um serviço num dentista que deve ser demorado.

 

Que horror: parece impossível!

 

 

Parece incrível como há gente assim em pleno século XXI...

E posso colocar eu a almofada?

 

 

Por mim, pode.

Pode só virar o fecho éclair ao contrário...

 

 

Pode meter mal a almofada...

A única coisa que pode acontecer é desfigurar o sofá para sempre.

Posso oferecer-lhe uma cerveja?

 

Devemos ter cuidado com chaves e naperons — o mundo tornou-se complicado para os sofás.

 

Na p. 278, lê o texto em «Praticar» e resolve 1 e 2:

1. ______________

2. _____

Depois de ouvires «Fiscal das danças ridículas» (série Lopes da Silva), preenche a coluna do meio, relativa ao ato ilocutório (assertivo, expressivo, diretivo, compromissivo, declarativo):

Passo de «Fiscal das danças ridículas» ou de separadores

Ato ilocutório

Descrição útil para tipificar ato

[Incorreu na prática de danças ridículas.] Vai ter de abandonar o estabelecimento.

 

Frase deôntica dita por um «fiscal de danças ridículas».

Vi-o a efetuar uma espécie de um comboiinho.

 

Relato, relativamente a que o enunciador se responsabiliza, de um acontecimento anterior.

O que é que eu fiz?

 

Interrogação dirigida ao fiscal.

Não posso pactuar com comboiinhos!

 

Frase na 1.ª pessoa, dita com ênfase, com indignação.

Não vou fechar os olhos a uma situação como a que o vi fazer.

 

Frase com complexo verbal (ir + infinitivo do verbo principal) com valor de futuro próximo.

Não perca a atualização das notícias sobre a seleção nacional.

 

Frase com uso do conjuntivo, correspondente a imperativo negativo.

Ao contrário do que fora anunciado, Paulo Ferreira não jantou o prato de peixe.

 

Informação, relato de uma circunstância, negando-se informação anterior.

Vamos ter oportunidade de ouvir uma entrevista com Dona Maria da Conceição Ferradinha, uma alentejana que viu o autocarro da seleção duas vezes.

 

Frase com complexo verbal (ir + infinitivo de verbo principal) com valor de futuro próximo.

Ui, tantos episódios!

 

Frase exclamativa, com algum teor descritivo, mas sobretudo admirativa.

Agora é calcar!

 

Frase de teor apelativo, ainda que sem uso de modo imperativo.

Eu estou a perder a cabeça!

 

Descrição de estado de espírito, sublinhada com nervosismo evidente.

Itens de exame em torno de atos ilocutórios

[2014, 1.ª fase]

2.3. Classifique o ato ilocutório presente em «Como um dia veremos.» (linha 29). [É por isso que, para além do culto que a obra de Eça legitimamente merece, por mérito próprio e grandeza genuína, se deve reconhecer, para sermos justos, que muita da admiração totalitária que Eça desencadeia nasce porventura duma espécie de preguiça e lentidão em entender, ainda nos nossos dias, a linguagem diferente daqueles que lhe sucederam. O que não parece vir a propósito, embora venha. Como um dia veremos.]

R.: ____________________

[2013, 1.ª fase]

1.7. Na frase «E, após isso, ninguém lerá uma só palavra posta por mim num pedaço de papel.» (linhas 9 e 10), o autor realiza um ato ilocutório

(A) compromissivo. | (B) declarativo. | (C) expressivo. | (D) diretivo.

[2013, 2.ª fase]

2.2. Classifique o ato ilocutório presente em «A sua poesia ainda tem segredos para si?» (linha 21).

R.: __________________

Escreve um soneto mais otimista do que «Erros meus, má fortuna, amor ardente» (p. 191). Diria mesmo: um poema na direção emocional contrária, um poema em que desespero, lamento, desilusão dessem lugar a alegria, entusiasmo, fruição.

Respeitarás um esquema rimático ABBA ABBA CDE CDE. Os versos de rima B terminarão em –aram, como podes ver a seguir. Manterás também as poucas palavras que registei nas linhas, mas, como se vê, podes trocar-lhes género e número e, se quiseres, optar por «se juntaram» em vez de «se conjuraram». Não te preocupes com a métrica. E, claro, o soneto não tem de se reportar a Camões.

(Ao escolheres as primeiras rimas, tem em conta que ficas obrigado a obedecer-lhes em versos seguintes. Não ponhas, por isso, finais de palavras muito raros.)

 

___ meu(s)/minha(s), boa(s)/bom/bons __, amor __  A

Em minha(s)/meu(s) _____ se conjuraram/juntaram  B

__________________________________  B

__________________________________  A

 

__________________________________  A

__________________________________  B

__________________________________  B

__________________________________  A

 

__________________________________  C

__________________________________  D

__________________________________  E

 

__________________________________  C

__________________________________  D

__________________________________  E

TPC — Porei em Gaveta de Nuvens ficha do Caderno de atividades sobre Valor modal, já corrigida. Não deixes de a ver. Se ainda ainda não o entregaste, não esqueças também o texto de «Fuga».

 

 

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