Sunday, September 05, 2021

Aula 155-156

Aula 155-156 (31/mai [1.ª], 1/jun [3.ª]) Correção de questionário sobre «A Partida» (e recolha de apreciações críticas).

Correção da parte de funções sintáticas do questionário feito na última aula

«Diz o jornal que os presos foram levados primeiro para o Governo Civil» (ll. 83-84) — classifica quanto à função sintática o constituinte sublinhado:

a) complemento direto.

«Deixo o mundo aliviado de um enigma» (ll. 112-113) — classifica quanto à função sintática os dois constituintes sublinhados:

a) complemento direto;

b) predicativo do complemento direto.

Correção da parte de orações do questionário feito na última aula

Classifica as orações em «Vim cá / para lhe dizer / que não tornaremos a ver-nos» (ll. 99-100):

a) subordinante;

b) subordinada adverbial final;

c) subordinada substantiva completiva.

Classifica as orações sublinhadas em «Ricardo Reis subiu o nó da gravata, levantou-se, vestiu o casaco» (ll. 102-103):

a) coordenada;

b) coordenada assindética.

Classifica as orações em «[A] leitura é a primeira virtude / que se perde» (ll. 109-110):

a) subordinante;

b) subordinada adjetiva relativa restritiva.

 

 

Leituras de Cesário Verde para Quartos de Final das duas Ligas (ver aqui — pp. 122-129 deste PDF — as quatro partes de »O Sentimento dum Ocidental»)

 

12.º 1.ª

 

Liga dos Campeões

 

Leitor

Eu

Mestre

Leitor

Eu

Mestre

Vencedor

Quartos de final

(α) João F.

 

 

(ζ) Francisca S.-L.

 

 

[ι]

(β) Francisca P.

 

 

(ε) Nuno

 

 

[κ]

(γ) Daniel

 

 

(θ) Francisco

 

 

[λ]

(δ) Ricardo N.

 

 

(η) Diogo

 

 

[μ]

Semi-finais

(ι)

 

 

(κ)

 

 

[ν]

(λ)

 

 

(μ)

 

 

[ξ]

Final

(ν)

 

 

(ξ)

 

 

[φ]

 

Liga Europa

 

Leitor

Eu

Mestre

Leitor

Eu

Mestre

Vencedor

Quartos de final

(A5) Tiago

 

 

(ζ) Ricardo M.

 

 

[η]

(B5) Catarina

 

 

(δ) Maria

 

 

[θ]

(C5) Inês

 

 

(γ) Mariana D.

 

 

[ι]

(D5) Tomás

 

 

(ε) Diana

 

 

[κ]

Semi-finais

(η)

 

 

(κ)

 

 

[λ]

(θ)

 

 

(ι)

 

 

[μ]

Final

(λ)

 

 

(μ)

 

 

[ω]

 

Supertaça

 

Leitor

Eu

Mestre

Leitor

Eu

Mestre

Vencedor

(φ)

 

 

(ω)

 

 

 

 

12.º 3.ª

 

Liga dos Campeões

 

Leitor

Eu

Mestre

Leitor

Eu

Mestre

Vencedor

Quartos de final

(α) Inês S.

 

 

(ζ) Madá

 

 

[ι]

(β) Inês G.

 

 

(ε) Mariana

 

 

[κ]

(γ) Henrique

 

 

(θ) Margarida R.

 

 

[λ]

(δ) Pina

 

 

(η) Joana N.

 

 

[μ]

Semi-finais

(ι)

 

 

(κ)

 

 

[ν]

(λ)

 

 

(μ)

 

 

[ξ]

Final

(ν)

 

 

(ξ)

 

 

[φ]

 

Liga Europa

 

Leitor

Eu

Mestre

Leitor

Eu

Mestre

Vencedor

Quartos de final

(A5) Martinho

 

 

 

(ζ) Neves

 

 

 

[η]

(B5) Leonor

 

 

 

(δ) Margarida S.

 

 

 

[θ]

(C5) Eduardo H.

 

 

 

(γ) Tiago

 

 

 

[ι]

(D5) Eduardo C.

 

 

 

(ε) João C.

 

 

 

[κ]

Semi-finais

(η)

 

 

(κ)

 

 

[λ]

(θ)

 

 

(ι)

 

 

[μ]

Final

(λ)

 

 

(μ)

 

 

[ω]

 

Supertaça

 

Leitor

Eu

Mestre

Leitor

Eu

Mestre

Vencedor

(φ)

 

 

(ω)

 

 

 

TPC — Todos devem ir preparando, para sexta, recitação de soneto de Pessoa que lhes tenha calhado (ver aqui). Apurados para as semi-finais (da Liga dos Campeões e da Liga Europa) devem preparar leitura dos sonetos de Jorge de Sena que lhes cabem (aqui). (Entretanto, não se esqueçam de me ir trazendo livros que lhes tenha emprestado.)

 

 

#