Aula CXXI-CXXII
Aula CXXI-CXXII (7 [1.ª], 8/jun [4.ª]) Na p. 346, lê «Cristalizações», de Cesário
Verde.
Como se trata de poema
cujo «eu» (sujeito poético, sujeito lírico) é um quase-narrador — e, mais uma
vez, em deambulação pela cidade —, é possível fazer sínteses-resumos de cada
estrofe. Já o fiz para três quintilhas; procede agora do mesmo modo para as seis
em falta. (Nota que o poema é bastante maior. O original tem vinte estrofes.)
Não uses em cada síntese mais do que vinte
palavras.
Vv. |
Resumo-Síntese |
1-5 |
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6-10 |
O frio e o sol convidam ao trabalho. No chão
molhado, vê-se a cidade refletida. |
11-15 |
Passam peixeiras enérgicas, a apregoarem. Veem-se
barracas pobres e quintalórios. |
16-20 |
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21-25 |
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26-30 |
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31-35 |
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36-40 |
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41-45 |
Também
as cores e os reflexos devidos às poças de água impressionam o «eu». |
Completa
depois de vermos o começo do filme.
Malèna
(Giuseppe Tornatore) |
Os Maias
(Eça de Queirós) |
A Ilustre Casa de Ramires
(Eça de Queirós) |
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Género
perseguido — Modelo inspirador |
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Malèna pretende ser um filme de memórias (memórias da infância ou, melhor, do começo da adolescência).
Há também algum parentesco com as narrativas
de formação, em que acompanha-mos o crescimento, a educação, do herói.
Terá estado na ideia do realizador repetir o êxito que tivera com Nuovo Cinema Paradiso (1989), que, tal
como Malèna, também versa mais
sobre a nostalgia, a memória, do que sobre o ____ (no Cinema Paraíso, o lado da formação do futuro cineasta é evidente,
aqui é a iniciação ____ que é aflorada). |
Os Maias pretende contar a história de uma família (até à ____ que se abate sobre ela) mas é
também, como se entrevê pelo ____ («episódios
da vida romântica») um retrato da sociedade. Nesta parte, Eça seguiria o
programa de Balzac, na enorme série de romances que constituem a Comédie Humaine (também Eça pensara
numa série de obras com «Cenas da Vida Portuguesa»). |
A Ilustre Casa de Ramires tem um escopo,
apresentar o Portugal do século XIX, o
«dos Ramires de braços cruzados», em contraste com o Portugal antigo, o dos Ramires
retratados na novela _____, passada no século XII, que Gonçalo vai escrevendo.
Uma das influências de Eça sempre lembradas é a de Flaubert (neste caso,
também pela assunção de um tema histórico). Há ainda a intenção de caricaturar
o estilo romântico, rebuscado e excessivo, das novelas históricas, através da
sua paródia-pastiche no texto que escreve o ____. |
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Narrador —
Articulação narrativa |
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No início e no fim de
Malèna há uma voz em off. É um narrador que percebemos estar
no presente, coincidente com o nosso (mesmo se o filme é de 2000), que nos
leva até ao enredo que interessa, um pouco como acontecia em Amor de Perdição. Esse narrador homodiegético, que também se vai
apagar bastante durante a história que vamos conhecer (porque, no cinema, não
convém abusar da «narração»), não se identifica, porém, com um sobrinho do
herói (como ____ relativamente a Camilo) mas antes com o próprio protagonista.
No fundo, o narrador é o sexagenário ou septuagenário correspondente ao
adulto em que ____ se terá tornado. |
Nos Maias o narrador é heterodiegético, não se identifica
com nenhuma personagem em especial, embora, graças sobretudo ao uso do
discurso indireto livre, se vá focalizando em quase todas elas. A história
não é contada linearmente. Começamos já com a instalação no Ramalhete, mas,
depois, recuamos no tempo e é-nos contada a «intriga secundária» (Pedro e ____), necessária para o desfecho
trágico da intriga principal
(Carlos e Maria Eduarda), que ocupará todo o romance a partir de quando se
chega de novo ao momento da instalação de Carlos em Lisboa. O epílogo sucede
a uma elipse da ação: passaram dez anos, dando-se agora o ____ de Carlos. |
Na Ilustre Casa o narrador é heterodiegético. Ao longo de onze
capítulos, a ação principal é
narrada em relativa sequencialização temporal, se descartarmos que há quase
sempre «alternância» com a ação da
narrativa encaixada, a novela
histórica escrita por ____, que aliás parece, aqui e ali, interligada com
circunstâncias da ação principal. O último capítulo, XII, sucede a uma elipse
da ação: passaram quatro anos, dando-se agora o ____ de Gonçalo. |
TPC
— Recordo o caderno de encargos até ao fim do ano: (i) terminar leitura de Os
Maias ou A Ilustre Casa de Ramires; (ii) entregar tarefa sobre a
referida obra de Eça (até ao fim do dia de Camões); (iii) rever gramática (funções
sintáticas; orações).
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