Friday, August 28, 2020

Aula CXXI-CXXII

 

Aula CXXI-CXXII (7 [1.ª], 8/jun [4.ª]) Na p. 346, lê «Cristalizações», de Cesário Verde.

Como se trata de poema cujo «eu» (sujeito poético, sujeito lírico) é um quase-narrador — e, mais uma vez, em deambulação pela cidade —, é possível fazer sínteses-resumos de cada estrofe. Já o fiz para três quintilhas; procede agora do mesmo modo para as seis em falta. (Nota que o poema é bastante maior. O original tem vinte estrofes.)

Não uses em cada síntese mais do que vinte palavras.

Vv.

Resumo-Síntese

1-5

 

6-10

O frio e o sol convidam ao trabalho. No chão molhado, vê-se a cidade refletida.

11-15

Passam peixeiras enérgicas, a apregoarem. Veem-se barracas pobres e quintalórios.

16-20

 

21-25

 

26-30

 

31-35

 

36-40

 

41-45

Também as cores e os reflexos devidos às poças de água impressionam o «eu».

Completa depois de vermos o começo do filme.

Malèna (Giuseppe Tornatore)

Os Maias (Eça de Queirós)

A Ilustre Casa de Ramires (Eça de Queirós)

Género perseguido — Modelo inspirador

Malèna pretende ser um filme de memórias (memórias da infância ou, melhor, do começo da adolescência). Há também algum parentesco com as narrativas de formação, em que acompanha-mos o crescimento, a educação, do herói. Terá estado na ideia do realizador repetir o êxito que tivera com Nuovo Cinema Paradiso (1989), que, tal como Malèna, também versa mais sobre a nostalgia, a memória, do que sobre o ____ (no Cinema Paraíso, o lado da formação do futuro cineasta é evidente, aqui é a iniciação ____ que é aflorada).

Os Maias pretende contar a história de uma família (até à ____ que se abate sobre ela) mas é também, como se entrevê pelo ____ («episódios da vida romântica») um retrato da sociedade. Nesta parte, Eça seguiria o programa de Balzac, na enorme série de romances que constituem a Comédie Humaine (também Eça pensara numa série de obras com «Cenas da Vida Portuguesa»).

A Ilustre Casa de Ramires tem um escopo, apresentar o Portugal do século XIX, o «dos Ramires de braços cruzados», em contraste com o Portugal antigo, o dos Ramires retratados na novela _____, passada no século XII, que Gonçalo vai escrevendo. Uma das influências de Eça sempre lembradas é a de Flaubert (neste caso, também pela assunção de um tema histórico). Há ainda a intenção de caricaturar o estilo romântico, rebuscado e excessivo, das novelas históricas, através da sua paródia-pastiche no texto que escreve o ____.

Narrador — Articulação narrativa

No início e no fim de Malèna há uma voz em off. É um narrador que percebemos estar no presente, coincidente com o nosso (mesmo se o filme é de 2000), que nos leva até ao enredo que interessa, um pouco como acontecia em Amor de Perdição. Esse narrador homodiegético, que também se vai apagar bastante durante a história que vamos conhecer (porque, no cinema, não convém abusar da «narração»), não se identifica, porém, com um sobrinho do herói (como ____ relativamente a Camilo) mas antes com o próprio protagonista. No fundo, o narrador é o sexagenário ou septuagenário correspondente ao adulto em que ____ se terá tornado.

Nos Maias o narrador é heterodiegético, não se identifica com nenhuma personagem em especial, embora, graças sobretudo ao uso do discurso indireto livre, se vá focalizando em quase todas elas. A história não é contada linearmente. Começamos já com a instalação no Ramalhete, mas, depois, recuamos no tempo e é-nos contada a «intriga secundária» (Pedro e ____), necessária para o desfecho trágico da intriga principal (Carlos e Maria Eduarda), que ocupará todo o romance a partir de quando se chega de novo ao momento da instalação de Carlos em Lisboa. O epílogo sucede a uma elipse da ação: passaram dez anos, dando-se agora o ____ de Carlos.

Na Ilustre Casa o narrador é heterodiegético. Ao longo de onze capítulos, a ação principal é narrada em relativa sequencialização temporal, se descartarmos que há quase sempre «alternância» com a ação da narrativa encaixada, a novela histórica escrita por ____, que aliás parece, aqui e ali, interligada com circunstâncias da ação principal. O último capítulo, XII, sucede a uma elipse da ação: passaram quatro anos, dando-se agora o ____ de Gonçalo.

TPC — Recordo o caderno de encargos até ao fim do ano: (i) terminar leitura de Os Maias ou A Ilustre Casa de Ramires; (ii) entregar tarefa sobre a referida obra de Eça (até ao fim do dia de Camões); (iii) rever gramática (funções sintáticas; orações).

 

 

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