Friday, August 28, 2020

Aula 119-120

 

Aula 119-120 (31/mai [1.ª], 1 [5.ª, 2.ª, 4.ª], 2/jun [3.ª]) Correção de textos sobre um momento memorável, fixado numa polaroid (à «De tarde»).

Situando-te nas pp. 332-333, relê as oito últimas estrofes da parte I de «O Sentimento dum Ocidental» (parte que veio a ter o título «Ave-Marias») e completa, com personagens ou tipos sociais, a tabela (em que reformulei a que o manual põe na p. 333):

Espaço

Personagens/Tipos

Caracterização (ou ação caracterizadora)

edificações somente emadeiradas

_________

saltam de viga em viga, como morcegos

[rua]

_________

voltam aos magotes, de jaquetão ao ombro, enfarruscados, secos

por boqueirões, becos

sujeito poético

embrenha-se a cismar

pelos cais

 

erra [isto é, ‘vagueia’]

hotéis da moda

[clientes que jantam]

num tinir de louças e talheres

trem de praça

dois _______

arengam

[rua]

um ________

trôpego, braceja numas andas

Frederico Marquises

querubins do ___

flutuam

às portas [das lojas]

________

enfadam-se

arsenais, oficinas

operários («obreiras»)

apressam-se

[rua]

________

hercúleas, galhofeiras, correndo com firmeza, sacodem ancas opulentas, têm troncos varonis, embalam os filhos nas canastras, descalças, etc.

Na parte II de «O Sentimento dum Ocidental» (na publicação em livro, intitulada «Noite fechada») há referências a espaços que quem conheça Lisboa consegue identificar. Seguindo os quartetos que estão nas pp. 334-335, completa o que falte na tabela:

cadeias, Aljube

só tem ______ e crianças, raramente uma mulher das classes altas

prisões, Sé, Cruzes

fazem o «eu» sentir-se _______ e desconfiar de aneurisma

andares, tascas, cafés, tendas, ______

vão-se iluminando

as duas igrejas de um saudoso largo

lançam a nódoa negra e fúnebre do ______

construções retas, iguais, ______

muram o «eu»

íngremes subidas (e o tanger dos sinos)

afrontam o _____

um recinto público e vulgar, «épico d’ outrora» (Camões), «brônzeo», «de proporções guerreiras»

ascende num _____

[idem] e acumulação de corpos enfezados

o «eu» sonha com _______

[idem]

______ recolhem (sombrios e espectrais)

um palácio (em frente de um _____)

inflama-se [ilumina-se]

dos arcos dos quartéis que foram já conventos

partem patrulhas de ____ (Idade Média!)

às montras dos _____

as elegantes sorriem curvadas

dos magasins

descem as ______, as floristas, algumas serão comparsas ou coristas

na brasserie

entra o «eu», que acha sempre assuntos para _____ revoltados

nas mesas de emigrados

joga-se, com risos, o _______

Passemos à parte III de «O Sentimento dum Ocidental», nas páginas 336-337. Na edição feita por Silva Pinto — amigo de Cesário Verde — havia o título «Ao gás». Enquanto na primeira parte o sujeito poético iniciara as suas deambulações «ao anoitecer», nesta terceira parte já «a noite pesa» e as ruas são iluminadas por candeeiros a gás. «Ao gás» significa que a cidade é vista sob a iluminação propiciada por esses candeeiros.

1. Na sua deambulação, o sujeito poético continua a sofrer os efeitos opressivos do ambiente da cidade, mas, neste começo da parte III (estrofes 1-3), quando «a noite pesa, esmaga», o estado de espírito do poeta agudiza-se. Relaciona esse sentimento com a doença e o contexto.

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2. Destaca a importância da quarta quadra, atendendo à oposição temática que estabelece com os restantes quartetos.

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3. Já na p. 337, a última quadra de «Ao gás» retoma a sensação de cansaço, doença, miséria, que já conhecemos. {completa}

Na última quadra, dá-se um exemplo dessa miséria: {completa} . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

TPC — Quando puderes, lê o capítulo ensaístico sobre«O Sentimento dum Ocidental» (de Hélder Macedo, Nós —uma leitura de Cesário Verde, pp. 165-191), copiado em Gaveta de Nuvens.

 

 

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