Aula 119-120
Aula 119-120 (31/mai [1.ª], 1 [5.ª, 2.ª, 4.ª], 2/jun [3.ª]) Correção de
textos sobre um momento memorável, fixado numa polaroid (à «De tarde»).
Situando-te nas pp. 332-333, relê as oito
últimas estrofes da parte I de «O Sentimento dum Ocidental» (parte que
veio a ter o título «Ave-Marias») e completa, com personagens ou tipos sociais,
a tabela (em que reformulei a que o manual põe na p. 333):
Espaço |
Personagens/Tipos
|
Caracterização
(ou ação caracterizadora) |
edificações somente emadeiradas |
_________ |
saltam de viga em viga, como morcegos |
[rua] |
_________ |
voltam aos magotes, de jaquetão ao ombro,
enfarruscados, secos |
por boqueirões, becos |
sujeito poético |
embrenha-se a cismar |
pelos cais |
|
erra [isto é, ‘vagueia’] |
hotéis da moda |
[clientes que jantam] |
num tinir de louças e talheres |
trem de praça |
dois _______ |
arengam |
[rua] |
um ________ |
trôpego, braceja numas andas |
Frederico
Marquises |
querubins do ___ |
flutuam |
às portas [das lojas] |
________ |
enfadam-se |
arsenais, oficinas |
operários («obreiras») |
apressam-se |
[rua] |
________ |
hercúleas, galhofeiras, correndo com firmeza,
sacodem ancas opulentas, têm troncos varonis, embalam os filhos nas
canastras, descalças, etc. |
Na parte
II de «O Sentimento dum Ocidental»
(na publicação em livro, intitulada «Noite fechada») há referências a espaços que
quem conheça Lisboa consegue identificar. Seguindo os quartetos que estão nas
pp. 334-335, completa o que falte na tabela:
cadeias, Aljube |
só tem ______ e crianças, raramente uma mulher
das classes altas |
prisões, Sé, Cruzes |
fazem o «eu» sentir-se _______ e desconfiar de
aneurisma |
andares, tascas, cafés, tendas, ______ |
vão-se iluminando |
as duas igrejas de um saudoso largo |
lançam a nódoa negra e fúnebre do ______ |
construções retas, iguais, ______ |
muram o «eu» |
íngremes subidas (e o tanger dos sinos) |
afrontam o _____ |
um recinto público e vulgar, «épico d’ outrora»
(Camões), «brônzeo», «de proporções guerreiras» |
ascende num _____ |
[idem]
e acumulação de corpos enfezados |
o «eu» sonha com _______ |
[idem] |
______ recolhem (sombrios e espectrais) |
um palácio (em frente de um _____) |
inflama-se [ilumina-se] |
dos arcos dos quartéis que foram já conventos |
partem patrulhas de ____ (Idade Média!) |
às montras dos _____ |
as elegantes sorriem curvadas |
dos magasins |
descem as ______, as floristas, algumas serão
comparsas ou coristas |
na brasserie |
entra o «eu», que acha sempre assuntos para _____
revoltados |
nas mesas de emigrados |
joga-se, com risos, o _______ |
Passemos à parte III de «O Sentimento dum Ocidental», nas páginas 336-337. Na edição feita
por Silva Pinto — amigo de Cesário Verde — havia o título «Ao gás». Enquanto na
primeira parte o sujeito poético
iniciara as suas deambulações «ao anoitecer», nesta terceira parte já «a noite
pesa» e as ruas são iluminadas por candeeiros a gás. «Ao gás» significa que a cidade
é vista sob a iluminação propiciada por esses candeeiros.
1.
Na sua deambulação, o sujeito poético continua a sofrer os efeitos opressivos
do ambiente da cidade, mas, neste começo da parte III (estrofes 1-3), quando «a
noite pesa, esmaga», o estado de espírito do poeta agudiza-se. Relaciona esse
sentimento com a doença e o contexto.
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2.
Destaca a importância da quarta quadra, atendendo à oposição temática que estabelece
com os restantes quartetos.
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3.
Já na p. 337, a última quadra de «Ao gás» retoma a sensação de cansaço, doença,
miséria, que já conhecemos. {completa}
Na última quadra, dá-se
um exemplo dessa miséria: {completa} . . . . . . . . . . . . . . . . . .
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TPC — Quando puderes, lê o capítulo ensaístico sobre«O Sentimento dum Ocidental» (de Hélder Macedo, Nós —uma leitura de Cesário
Verde, pp. 165-191), copiado em Gaveta de Nuvens.
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