Saturday, August 29, 2020

Aula 81-82

Aula 81-82 (15 [1.ª], 16 [5.ª, 2.ª, 4.ª], 17/mar [3.ª]) Na p. 150, podes relancear definições de «Tragédia [clássica]» e de «Drama». Também no «Glossário» (pp. 397-400) podes ler os verbetes dedicados a ‘Drama [romântico]’ (398) e a ‘Tragédia’ (400). E já lêramos o que, na p. 88, no parágrafo ‘Drama romântico’, dissera Garrett sobre o assunto.

Lê agora o texto «Tragédia clássica ou drama romântico?», na p. 148, para, depois, fazeres a correspondência pedida em «Leitura», 1 (p. 149):

a) = __ parágrafo; b) = 2.º parágrafo; c) = __ parágrafo; d) = __ parágrafo; e) = __ parágrafo.

Visto o sketch (série Lopes da Silva), completa com drama (2), tragédia (2), gravidade, fatalidade, elevado, temor, Destino.

A peça Macbeth, de William Shakespeare, é uma tragédia, escrita nos inícios do século XVII.

O sketch «William Shakespeare’s MacDonald» aproveita alguns dos seus motivos (as personagens de alta estirpe, Macbeth e Lady Macbeth, tornadas MacDonald e Lady MacDonald; as bruxas; as profecias), mas altera elementos importantes da intriga. Essas reformulações fazem perigar o tom ______ que é de regra nas tragédias. O tópico dos «hambúrgueres», a convocação do campo lexical da alimentação (quer da comida rápida quer dos pratos tradicionais), uma interrupção das bruxas para perguntarem «como é que vai o nosso Benfica?», o registo popular-familiar aqui e ali («bom dinheirinho», «chicha», «o um-dois-três», «saudinha») contradizem a ______ habitual na tragédia. A tragédia deve ser suscetível de suscitar, simultaneamente, compaixão e ______, o que é contrariado pelos temas desta falsa obra de Shakespeare, MacDonald.

Para o seu Frei Luís de Sousa, Almeida Garrett preferiu a etiqueta «______», porque pretendia, aproveitando embora um clima idêntico ao de uma ______, poder incumprir algumas das regras típicas daquele género teatral (sobretudo em aspetos formais — a unidade do espaço e do tempo, a escrita em verso). Dirá o autor que o Frei Luís de Sousa, quanto à índole, seria uma ______; quanto à forma, um _____.

No sketch é quase ao contrário: os aspetos formais (de toilette, digamos) da tragédia parecem mais preservados; é o conteúdo que é sobretudo pervertido). O desfecho — que, numa tragédia, é sempre carregado de ______, imposto pelo _______, pelo Fatum — é que também não se concretiza, como conclui a putativa rainha do MacDonald: «Que raio de mariquinhas me saíste!».

Resolve o item 3 da p. 146, pondo F (conflito familiar) ou P (conflito patriótico) à direita dos termos:

nacionalismo/patriotismo (__)

renúncia (__)

grandeza moral (__)

vítima da fatalidade (__)

audácia (__)

sentimento de culpa (__)

luta pela liberdade (__)

obediência à moral cristã (__)

culto da honra (__)

sacrifício penitencial (__)

ironia trágica (__)

nobreza de espírito (__)

Vai até à p. 147 do manual. Começa por ler «De homem do mundo a homem de Deus», um texto enquadrado. Depois de ouvirmos o começo de episódio de A Alma e a Gente (de José Hermano Saraiva, que, por vezes, é um pouco ligeiro), completa a tabela.

«De homem do mundo a [...]» (verbete do manual)

A Alma e a Gente

(José Hermano Saraiva)

Frei Luís de Sousa (Garrett)

Manuel de Sousa Coutinho

______ de Sousa Coutinho

______ de Sousa Coutinho

Antes do casamento, teve vida agitada (esteve preso, conheceu ______).

Antes do casamento, teve vida galante, agitada, aventureira, um tanto irresponsável (esteve preso, conheceu Miguel Cervantes; teria sido negociante; andou até pela ______).

Nada nos é dito, mas não se adivinha passado irresponsável e, muito menos, ao serviço dos Filipes.

Prestara serviços a _____ de Espanha; depois, terá cargos oficiais.

É caracterizado como ferozmente _____; decerto não aceitaria cargos.

Casa-se com Madalena.

Casa-se, por ______, com Madalena.

Casa-se, por amor, com Madalena.

Filha [de Manuel e Madalena] chama-se _____ de Noronha.

Filha [de Manuel e Madalena] tem o apelido _____.

Filha [de Manuel e Madalena] chama-se ______ de Noronha.

Depois da morte da _______, torna-se religioso (como Frei Luís de Sousa) e dedica-se à escrita.

A certa altura, desgostoso, torna-se religioso (como ______) e dedica-‑se à escrita.

Por o seu casamento não ser legítimo porque ______ estava vivo, torna-se religioso (como Frei Luís de Sousa) e dedica-se à escrita.

Depois de veres o meu exemplo (cfr. Apresentação), pensa em argumento (e exemplos) para a tese ‘Frei Luís de Sousa’ [não] é uma peça moderna’

Tese — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Argumento 1 —  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Exemplo 1 —  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Exemplo 2 —  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

TPC — Lê, ou relanceia, ficha 3 do Caderno de atividades (pp- 7-8) já corrigida. Se ainda não o fizeste, entrega até à próxima aula trabalho de casa pedido na aula 79-80 («Comentário-análise de Frei Luís de Sousa e canção»).

 

 

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