Aula 81-82
Aula 81-82 (15 [1.ª], 16 [5.ª, 2.ª,
4.ª], 17/mar [3.ª]) Na p. 150, podes relancear definições de «Tragédia [clássica]» e
de «Drama».
Também no «Glossário» (pp. 397-400) podes ler os verbetes dedicados a ‘Drama [romântico]’ (398) e a ‘Tragédia’ (400). E já lêramos o que, na
p. 88, no parágrafo ‘Drama romântico’, dissera Garrett sobre o assunto.
Lê agora o texto «Tragédia
clássica ou drama romântico?», na p. 148, para, depois, fazeres a
correspondência pedida em «Leitura», 1
(p. 149):
a) = __ parágrafo; b) = 2.º parágrafo; c) = __ parágrafo; d) = __ parágrafo; e) =
__ parágrafo.
Visto o sketch (série Lopes da Silva), completa
com drama (2), tragédia (2), gravidade, fatalidade, elevado, temor, Destino.
A peça Macbeth, de William Shakespeare, é uma
tragédia, escrita nos inícios do século XVII.
O sketch «William Shakespeare’s MacDonald»
aproveita alguns dos seus motivos (as personagens de alta estirpe, Macbeth e
Lady Macbeth, tornadas MacDonald e Lady MacDonald; as bruxas; as profecias),
mas altera elementos importantes da intriga. Essas reformulações fazem perigar
o tom ______ que é de regra nas tragédias. O tópico dos «hambúrgueres», a
convocação do campo lexical da alimentação (quer da comida rápida quer dos
pratos tradicionais), uma interrupção das bruxas para perguntarem «como é que
vai o nosso Benfica?», o registo popular-familiar aqui e ali («bom
dinheirinho», «chicha», «o um-dois-três», «saudinha») contradizem a ______
habitual na tragédia. A tragédia deve ser suscetível de suscitar,
simultaneamente, compaixão e ______, o que é contrariado pelos temas desta
falsa obra de Shakespeare, MacDonald.
Para o seu Frei Luís de Sousa, Almeida Garrett
preferiu a etiqueta «______», porque pretendia, aproveitando embora um clima
idêntico ao de uma ______, poder incumprir algumas das regras típicas daquele
género teatral (sobretudo em aspetos formais — a unidade do espaço e do tempo,
a escrita em verso). Dirá o autor que o Frei
Luís de Sousa, quanto à índole, seria uma ______; quanto à forma, um _____.
No sketch é quase ao contrário: os aspetos formais (de toilette,
digamos) da tragédia parecem mais preservados; é o conteúdo que é sobretudo
pervertido). O desfecho — que, numa tragédia, é sempre carregado de ______,
imposto pelo _______, pelo Fatum — é
que também não se concretiza, como conclui a putativa rainha do MacDonald: «Que
raio de mariquinhas me saíste!».
Resolve o item 3 da p. 146, pondo F (conflito familiar) ou P (conflito
patriótico) à direita dos termos:
nacionalismo/patriotismo
(__)
renúncia (__)
grandeza moral (__)
vítima da fatalidade (__)
audácia (__)
sentimento de culpa (__)
luta pela liberdade (__)
obediência à moral cristã (__)
culto da honra (__)
sacrifício penitencial (__)
ironia trágica (__)
nobreza de espírito (__)
Vai até à p. 147 do
manual. Começa por ler «De homem do mundo a homem de Deus», um texto enquadrado.
Depois de ouvirmos o começo de episódio de A
Alma e a Gente (de José Hermano Saraiva, que, por vezes, é um pouco
ligeiro), completa a tabela.
«De homem do mundo a
[...]» (verbete do manual) |
A Alma e a Gente (José
Hermano Saraiva) |
Frei Luís de Sousa
(Garrett) |
Manuel
de Sousa Coutinho |
______
de Sousa Coutinho |
______
de Sousa Coutinho |
Antes
do casamento, teve vida agitada (esteve preso, conheceu ______). |
Antes
do casamento, teve vida galante, agitada, aventureira, um tanto irresponsável
(esteve preso, conheceu Miguel Cervantes; teria sido negociante; andou até
pela ______). |
Nada
nos é dito, mas não se adivinha passado irresponsável e, muito menos, ao
serviço dos Filipes. |
Prestara
serviços a _____ de Espanha; depois, terá cargos oficiais. |
É
caracterizado como ferozmente _____; decerto não aceitaria cargos. |
|
Casa-se
com Madalena. |
Casa-se,
por ______, com Madalena. |
Casa-se,
por amor, com Madalena. |
Filha
[de Manuel e Madalena] chama-se _____ de Noronha. |
Filha
[de Manuel e Madalena] tem o apelido _____. |
Filha
[de Manuel e Madalena] chama-se ______ de Noronha. |
Depois
da morte da _______, torna-se religioso (como Frei Luís de Sousa) e dedica-se
à escrita. |
A
certa altura, desgostoso, torna-se religioso (como ______) e dedica-‑se à
escrita. |
Por o seu casamento não ser legítimo porque
______ estava vivo, torna-se religioso (como Frei Luís de Sousa) e dedica-se
à escrita. |
Depois de veres o meu
exemplo (cfr. Apresentação), pensa em argumento (e exemplos) para a tese
‘Frei Luís de Sousa’ [não] é uma peça moderna’
Tese — . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . .
Argumento 1 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
.
Exemplo 1 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . .
Exemplo 2 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . .
TPC — Lê, ou relanceia, ficha
3 do Caderno de atividades (pp- 7-8) já corrigida. Se ainda não o
fizeste, entrega até à próxima aula trabalho de casa pedido na aula 79-80
(«Comentário-análise de Frei Luís de Sousa e canção»).
#
0 Comments:
Post a Comment
<< Home