Thursday, August 27, 2020

Os Maias 12

 

Inês F., Inês S. & Mariana (11.º 4.ª)

Mariana & Ineses (Bom(+)) Ponto forte Intenção de enquadramento na obra (embora, pelas razões que explico em baixo, talvez fosse melhor assumir o estilo sincopado típico do cinema). Partes filmadas, com representação competente. Aspeto melhorável Parte inicial expositiva (escolar). Slides com imagens googladas (teria sido preferível usar uns separadores, como no cinema mudo, com texto escrito).

 

João P. & Ricardo (11.º 3.ª)

Ricardo & João P. (Bom (+)/Bom +) Ponto forte Tanto a representação como o texto do diálogo criado são muito eficazes (reinterpreta-se o texto original de modo leve, fluido, graças ao à-vontade dos dois atores (destacarei facilidade de João) e à inspiração irónica dos dois autores. Boa planificação, como o cinema sempre implica. Aspeto melhorável A corrigir: «*dos Craft» (de Craft).

 

Inês (11.º 5.ª)

Inês (Bom(-)) Ponto forte Perspetiva da narração (exterior, em espécie de focalização externa, o que permite comentários irónicos). Cenários e estilo gráfico em geral. Aspeto melhorável Leitura em voz alta (ler com mais calma). Dicção (apressada, «comendo» sons). A corrigir (salvo erro meu): pronúncia de «*conde[n]sa» (condessa) e de «constrangidos» (que saiu pouco clara).

 

Guilherme Teixeira (11.º 2.ª)

Guilherme T. (Suf(+)/Suf+) Ponto forte Ideia de se ter posto o jantar a ser reportado por criado. Aspeto melhorável Parte visual (é apenas áudio + capa). A corrigir: pronúncia «*conde[n]sa» (condessa).

 

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