Avaliação 11.º 3.ª
No comentário ao trabalho
de cada aluno a meio de novembro uso esta sequência. Nos primeiros parágrafos,
síntese da avaliação por áreas: Leitura
(que é a compreensão de textos escritos); Escrita;
Oralidade (compreensão do oral e expressão
oral); Gramática.
Por enquanto, a terceira destas áreas, a que reúne receção e produção orais,
vai só apreciada no que se refere à compreensão, já que ainda não se treinou a
expressão (leitura em voz alta, exposição oral, recitação, etc.). Os dois
últimos parágrafos servem para comentário acerca de aspetos genéricos e para
dar sugestões para melhoria.
Vejamos o que coube, em
termos de avaliação mais direta, em cada uma das quatro áreas.
A leitura foi observada nos três questionários sobre textos («O top
dos nomes» [aula 3-4]; «Maus tratos» [11-12]; «Bem-vindos às vidas dos outros»
[15-16] e, vá lá, na síntese em torno de «Estrelas dos livros» [17-18]). Menos
objetivamente, fui-me apercebendo da capacidade de cada um ir resolvendo as
restantes fichas dadas em aula, o que acabará por, em futuras análises, por ser
também tido em conta.
A capacidade em escrita foi observável nas seguintes
redações em aula (texto expositivo em torno de nomes [1-2]; comentário a «Maria
Albertina» [3-4]; texto expositivo sobre comunicação [7-8]; resposta em torno
de entevista sobre fraldas e posição da Quercus [11-12]; síntese de «Estrelas
dos livros» [17-18]; fragmentos inspirados em títulos do álbum dos Anaquim
[15-16]]; completamento de partes vagas de texto de João Tordo [21-22]; análise
de anúncios da água das Pedras ou das maçãs de Alcobaça [25-26]) e em dois
tepecês (editorial sobre telemóveis [tepecê da aula 23-24]; fragmentos
inspirados em músicas e poema a partir de um deles [31-32]).
A compreensão do oral foi apreciada através de um questionário sobre
debate visto e ouvido (de «Quadratura do círculo» [25-26]) — é uma avaliação
contingente, ainda pouco significativa. A avaliação da produção oral decorrerá apenas a partir de agora (leituras em voz
alta; trabalho de oral gravado).
A gramática, dita também «conhecimento explícito da língua», foi
aferida por um questionário [aula 19-20]. É natural que façamos ainda dois
outros semelhantes até final do período (ou apenas um mas um pouco maior?).
Para correspondência
(aproximada, não gosto de ser demasiado contabilístico) entre as notas
qualitativas e as quantitativas, ver aqui (mas talvez não valha a pena, já que
são as equivalências clássicas — Muito Bom, Bom, Suficiente, Insuficiente; com
menos e com mais, ou, por vezes matizadas com parênteses ou barras —, que todos
temos relativamente interiorizadas).
Acrescento que há três aspetos relacionáveis
com avaliação que me parece não estarão a ser captados por parte de alguns
alunos (e talvez por boa parte dos «novos»). Os tepecês são para ir fazendo
(uma redação pedida para casa e não entregue não é muito diferente de um zero
num trabalho de aula, embora se possa perdoar uma falha ou outra). Quando, em
aula, estamos a trabalhar com fichas, não as resolver individual e capazmente —
o que é notável quando há escrutínio oral mas também por voyeurismo meu, quando
circulo pela sala — é elemento negativo (que entrará na apreciação sobretudo da
leitura, também na da gramática, se for o caso); ao contrário, a eficiência
nessas tarefas pode refletir-se favoravelmente na apreciação daqueles domínios.
Faltas de pontualidade ou de assiduidade, sistemáticos esquecimentos de material
(livro; folhas recentes) — tudo malfeitorias que, indiretamente, já terão
consequência nos resultados dos exercícios pedidos — não me tornam mais benevolente
no momento de decidir a classificação no período.
Afonso
Leitura (= Compreensão do escrito) — S
Escrita — S(-)/S
Compreensão do oral — 15
Expressão oral — ...
Gramática — 9
Em aula, parece-me que costuma trabalhar,
embora talvez se despache demasiado cedo (é preciso procurar ler bem e escrever
respostas elaboradas).
Na escrita, há que ter atenção à
acentuação (de esdrúxulas, sobretudo) e à pontuação (o uso de vírgulas quando
deveria haver lugar a um período). E é preciso ir fazendo os tepecês (a nota de
gramática mostra que não terá havido grande estudo em casa).
Cláudia
Leitura (= Compreensão do escrito) — S+
Escrita — S+, mas não entregou as
redações pedidas para casa.
Compreensão do oral — 12
Expressão oral — ...
Gramática — 8
O empenho da Cláudia nas aulas é
satisfatório, embora me pareça que deveria procurar ser mais rápida (para
evitar ficarem os trabalhos incompletos). Considero que tem capacidades para
mais do que tem atingido.
Terá de, em casa, ir trabalhando mais (cfr., por exemplo, a nota de gramática).
(Ana) Gisela
Leitura (= Compreensão do escrito) — S
Escrita — S(+)
Compreensão do oral — 9
Expressão oral — ...
Gramática — 14
Tem boa atitude de trabalho em aula,
estando sempre focada no que haja para fazer. Interessante a nota de gramática,
que implica ter havido essa concentração (e talvez algum estudo).
Na escrita, faz os erros ortográficos já
típicos, não remediáveis a curto prazo. No entanto, pode decerto melhorar a
noção de período (fechar a frase com ponto final, percebendo a hierarquia entre
vírgulas e pontos).
Ana Marta
Leitura (= Compreensão do escrito) — S+
Escrita — B-
Compreensão do oral — 16
Expressão oral — ...
Gramática — 17
Trabalha bem em aula, embora deva
desenvolver a capacidade de interpretar enunciados escritos. A nota de
gramática mostra que houve atenção e estudo.
Na escrita, o melhor a fazer é investir
na revisão (como demora um tanto a «entrar» nas tarefas, geralmente não lhe
sobra muito tempo para esse trabalho de burilamento — de riscar, melhorar, verificar
que há erros como «estava mos», etc.).
André
Leitura (= Compreensão do escrito) — S
Escrita — S-, mas não tem feito redações
pedidas pasra casa, o que fará baixar esta média.
Compreensão do oral — 10
Expressão oral — ...
Gramática — 7
Em aula, não tenho razões de queixa —
parece-me que vai procurando resolver as tarefas —, embora creia que deve
distrair-se nos momentos de explicação (é isso, e a falta de estudo em casa,
que explicarão a fraca nota de gramática).
Na escrita, faz alguns erros ortográficos,
que não serão corrigíveis no imediato mas a que deve atentar («çe»,
«descobri-mos», «á»; acentuação em geral). Pode talvez começar por melhorar a
pontuação (uso do ponto final, em vez de tantas vírgulas). Deve melhorar
pontualidade, não faltar às aulas e fazer os tepecês.
Filipa
Leitura (= Compreensão do escrito) — B-,
em média, mas resultados bastante díspares, do S- ao MB-.
Escrita — B
Compreensão do oral — 16
Expressão oral — ...
Gramática — 14
Sempre focada no trabalho.
Na escrita, pode melhorar acentuação (as
esdrúxulas levam sempre acento) e pontuação (vírgulas a delimitar
modificadores; necessidade de distinguir uso da vírgula e do ponto final). Com
as suas capacidades (e com o estudo e a concentração que revela) deve (este
«deve» é epistémico e deôntico) melhorar nota em gramática. Ir lendo livros
cada vez mais sofisticados.
Chico
Leitura (= Compreensão do escrito) — B
Escrita — B+/MB-, mas não fez as duas
redações pedidas para casa, o que prejudicará esta média.
Compreensão do oral — 18
Expressão oral — ...
Gramática — 14
Sempre concentrado, resolve as tarefas
com empenho mas também com certo gosto, com invenção.
Tem de se tornar mais arrumado no
cumprimento dos tepecês. Na escrita, noto-lhe certos erros (raros, porém) de
acentuação, advertíveis por regras («saíu»; «chegármos»).
Paco
Leitura (= Compreensão do escrito) — B
Escrita — B-
Compreensão do oral — 17
Expressão oral — ...
Gramática — 12
Costuma focar-se bem nas tarefas em aula.
Tem vindo a aperfeiçoar a escrita.
Creio que há certa desarrumação no
trabalho em casa (nota de gramática não é extraordinária, o que pode revelar
não há demasiado estudo; por vezes, os tepecês saem curtos ou mal
compreendidos). Melhorar este aspeto.
Gi
Leitura (= Compreensão do escrito) — B
Escrita — B+/MB-
Compreensão do oral — 17
Expressão oral — ...
Gramática — 13
Trabalha bem, e rapidamente, em aula
(talvez este ano, com menos precipitações do que, por vezes, o ano passado).
Na escrita, tem obrigação de evitar
esporádicos erros de ortografia feiosos (à + tempo; «lêm»; «chama-lo» por
«chamá-lo»; «audivél») advertíveis por regras ( e, certamente, notáveis numa
revisão dos textos). Na gramática, ainda que não tenha tido agora a nota
desastrosa de outras ocasiões, ainda tem bastante «margem de progressão».
Gonçalo
Leitura (= Compreensão do escrito) — S
Escrita — S+/B-, mas não fez as duas
redações para casa, o que prejudicará esta média.
Compreensão do oral — 14
Expressão oral — ...
Gramática — 7
Não tendo queixas muito concretas do seu
rendimento em aula, não hesito em dizer que tem estado este ano menos
despachado a resolver as tarefas (qualidade que o distinguia bastante em
2011-12). Admito que a recente mudança de lugar possa torná-lo de novo
diligentíssimo. Mantém o Gonçalo o péssimo hábito de não fazer as tarefas de
casa, o que lhe custou vários valores o ano passado.
Na escrita, não tem problemas de sintaxe
nem costuma falhar as grafias mas tem de evitar um aspeto de caligrafia que, a
manter-se, lhe trará graves dissabores em exames: os pontos dos is estão a ser
desenhadas como exatos acentos. E é imperativo estudar um módico de gramática.
Guilherme
Leitura (= Compreensão do escrito) — B
Escrita — B-, mas não fez redações
pedidas para casa, o que baixará esta média.
Compreensão do oral — 16
Expressão oral — ...
Gramática — 10
A atitude em aula oscila bastante (o
Guilherme aplica-se, ou não, também em função de como sente que as tarefas
serão avaliadas, o que, para mim, é grave). Ainda assim, há menos abusos do que
o ano passado.
O forte são as capacidades de leitura
(compreensão de textos), mas também a escrita (um pouco prejudicada por alguns
erros ortográficos e, sobretudo, pelos acentos — é aspeto que deve tentar
melhorar). A gramática e os tepecês (no fundo, o trabalho em casa e a
concentração quando explico) podem melhorar bastante (isto é, tudo).
Inês
Leitura (= Compreensão do escrito) — I+
Escrita — S(+)
Compreensão do oral — 14
Expressão oral — ...
Gramática — 8
Relativamente ao ano passado, acho a Inês
mais focada no trabalho em aula. Será preciso acrescentar a esta atitude mais
concentrada algum trabalho de estudo (por exemplo, para arrumação de matérias
de gramática).
Parte das dificuldades em gramática terá
que ver com a leitura também (conselho: tentar ler o mais possível).
Joana
Leitura (= Compreensão do escrito) — S+
Escrita — B(-), mas não fez a última
redação pedida para casa.
Compreensão do oral — 9
Expressão oral — ...
Gramática — 13
É muito diligente — e eficiente — a
cumprir as tarefas em aula. O conselho que dou é mesmo o de não deixar de rever
o que escreva, embora não me pareça que a sua rescrita seja propriamente
atabalhoada.
O resultado em compreensão oral é
demasiado baixo (estará relacionado com alguma desconcentração grande no exato
momento da audição).
João
Leitura (= Compreensão do escrito) — S
Escrita — S, em termos de média, embora
em percurso ascendente (no entanto, não fez os dois tepecês de redação, o que
já baixaria esta média)
Compreensão do oral — Esqueceu-se de entregar o questionário em
causa!
Expressão oral — ...
Gramática — 8
Como já disse antes, o João tem boas
capacidades linguísticas, mas ainda não tem estado tão focado no trabalho como
nos melhores momentos do ano passado (digamos que tem estado num ritmo mais
uniforme mas um tanto acomodado).
Na escrita, além de certa demora a entrar
na tarefa, só se lhe notam falhas de pontuação. A nota em gramática mostra
certo desinvestimento (sobretudo em casa). É preciso ir fazendo os tepecês.
José
Leitura (= Compreensão do escrito) — B-
Escrita — S, mas não entregou uma das
redações pedidas para casa.
Compreensão do oral — 13
Expressão oral — ...
Gramática — 10
Estou bem impressionado com o trabalho do
José em aula. Consegue não se desfocar das tarefas e procura — e consegue,
geralmente — resolvê-las com seriedade.
Na escrita, não há grandes problemas de
sintaxe, mas pode ser melhorada a noção de período (delimitação de frases com
pontos finais, quando não é gramatical a simples vírgula). A nota de gramática
não se pode considerar fraca, já que não estará habituado aos conteúdos em
causa (admito que consiga subir esta nota proximamente)..
Nuno
Leitura (= Compreensão do escrito) —
B-/S+
Escrita — S(+), mas falhou uma das
redações pedidas para casa.
Compreensão do oral — 14
Expressão oral — ...
Gramática — 12
O Nuno nunca esteve propriamente
desconcentrado do trabalho. Sempre foi fazendo as tarefas mas, creio, com calma
excessiva. Julgo que este ano, mais no centro da sala, tem conseguido um ritmo um
pouco mais elevado.
É de manter essa aitude perante as
tarefas, porventura com maior velocidade.
Rafael
Leitura (= Compreensão do escrito) — B-
Escrita — S+
Compreensão do oral — 15
Expressão oral — ...
Gramática — 12
Trabalha bem em aula.
Na escrita, além de erros ortográficos
que não alterará de um dia para o outro, deve tentar melhorar a acentuação
(que, essa, está dependente de regras).
Leonor
Leitura (= Compreensão do escrito) — B-
Escrita — B(-) > B
Compreensão do oral — 15
Expressão oral — ...
Gramática — 13
Sempre bem no trabalho em aula (aliando
empenho a certo rigor na resolução da tarefa).
Na escrita, pode melhorar a acentuação e
a pontuação. A gramática costuma ser o domínio mais fraco da Leonor, mas não
vejo razão para que não possa subir também nesta área (há atenção em aula, há
inteligência, haverá decerto alguma arrumação das matérias em casa).
Luísa
Leitura (= Compreensão do escrito) — B+
Escrita — MB-
Compreensão do oral — 17
Expressão oral — ...
Gramática — 19
Sempre com a atitude certa no trabalho em
aula.
Na escrita, apenas posso indicar como aspetos
a melhorar umas ligeiríssimas hesitações em mecanismos de coesão temporal (uso
da melhor correlação possível entre tempos verbais) e na decisão sobre período
(alguma vírgula quando deveria ser ponto final). Tem bastante mérito a nota de
gramática. Continuar assim.
Marta P.
Leitura (= Compreensão do escrito) —
S+/B-
Escrita — S+/B-
Compreensão do oral — 16
Expressão oral — ...
Gramática — 7
Concentra-se nem no trabalho. De certo
modo, é o cuidado que põe na resolução das tarefas que, por vezes, prejudica a
Marta, que não chega a avançar o suficiente no pouco tempo de que dispomos (em
redações, por exemplo). Ainda assim, vale a pena manter o mesmo rigor.
A nota de gramática pode resultar, em
parte, do mesmo zelo ao responder (e da demora ante perguntas «rasteirentas»)
mas significará também que é preciso fazer algum trabalho de revisão dos,
relativamente poucos, conteúdos que temos dado.
Marta V.
Leitura (= Compreensão do escrito) —
S+/B-
Escrita — B- > B(-)
Compreensão do oral — 17
Expressão oral — ...
Gramática — 9
Está sempre devidamente concentrada nos
trabalhos em aula.
Na escrita, ainda há melhorias a fazer em
certas estruturas de sintaxe (certas regências; o uso de relativos — assinalei,
por exemplo, uns «em que» que deviam ser «quando»). Mas onde a Marta tem grande
«margem de progressão» é na gramática: não há razão para que não suba muito esta
nota.
Marta B.
Leitura (= Compreensão do escrito) — B-
(mas grande amplitude: de S+ a MB-)
Escrita — B(-)
Compreensão do oral — 15
Expressão oral — ...
Gramática — 10
Sempre concentrada nos trabalhos em aula.
Na escrita há repetidas falhas que poderá
evitar, com algum esforço de releitura: a acentuação nas esdrúxulas
(esquecida); o uso das vírgulas (em geral, pouco criterioso: há vírgulas a
separar sujeito e predicado; são esquecidas vírgulas que isolam modificadores —
a virgulação da Marta está muito assente nas pausas em termos orais, só que a
pontuação obedece afinal a outras regras, que são mais sintáticas do que de
reprodução do som). Deve melhorar a nota em gramática.
Miguel G.
Leitura (= Compreensão do escrito) — S(+)
Escrita — B-
Compreensão do oral — 16
Expressão oral — ...
Gramática — 11
Boa atitude em aula.
Agora faltará aliar a essa concentração
em aula maior rigor no trabalho em casa (a gramática ainda pode evoluir muito; e
nem sempre o Miguel é pontual na entrega dos tepecês).
Miguel B.
Leitura (= Compreensão do escrito) — S(+)
Escrita — S-, mas, na verdade, a média
será mais baixa porque não foram feitas as redações pedidas para casa (e também
uma ou outra de aulas a que faltou).
Compreensão do oral — 14
Expressão oral — ...
Gramática — 6
Embora vá escrevendo nas fichas das tarefas,
e não esteja a conversar nem declaradamente distraído, o Miguel não tem estado
suficientemente concentrado no trabalho. Algumas das tarefas ficam incompletas
e, sobretudo, as matérias respetivas não não são interiorizadas (por falta da
integral disponibilidade para o trabalho). A nota de gramática reflete a
situação que descrevi (e, é claro, também a falta de estudo em casa).
Recomendações: ter mais convicção no
trabalho em aula; passar a fazer os tepecês.
Pedro R.
Leitura (= Compreensão do escrito) — B
Escrita — B(+) > B+
Compreensão do oral — Não esteve nesta aula.
Expressão oral — ...
Gramática — 14
Tem estado bem concentrado no trabalho
(até menos conversador do que o ano passado). Falhou alguns trabalhos em aula
(em dias em que não pôde estar), mas também recuperou outros. Na escrita,
pequenas falhas de pontuação; e cuidado com uso de «onde».
Espero que se resolva o problema da
assiduidade. A nota que teve o ano passado não represnta as suas capacidades
(que são maiores).
Pedro A.
Leitura (= Compreensão do escrito) —
B-/S+
Escrita — S(-)
Compreensão do oral — 10
Expressão oral — ...
Gramática — 14
Trabalha bem em aula.
Na escrita há bastante a melhorar. No
imediato: acentuação (nas esdrúxulas); concordâncias (falta de revisão, de
releitura); noção de período (algumas das suas vírgulas deveriam ser pontos
finais). Como sempre, na gramática está mais à vontade. Evitar falhar tepecês.
Ricardo
Leitura (= Compreensão do escrito) — S(-)
Escrita — S, mas, como houve trabalhos
que não foram feitos (de aula ou tepecês), esta média baixará.
Compreensão do oral — 14
Expressão oral — ...
Gramática — 8
Em aula, tem boa atitude de trabalho. Ao
contrário, não tem feito tepecês (nem, decerto, estudado muito — di-lo a nota
em gramática). Conselho: passar a fazer sempre os tepecês; evitar faltar a
aulas
Tem escrita criativa mas com falhas
razoáveis na ortografia (algumas serão melhoráveis em prazo curto: acentuação
das esdrúxulas, por exemplo). Mais importante até: ganhar a noção de período
(distinguir vírgula e ponto final).
Sara
Leitura (= Compreensão do escrito) — B-
Escrita — S+, mas não fez redações
pedidas para casa, o que fará baixar esta nota
Compreensão do oral — Esqueceu-se de entregar este questionário.
Expressão oral — ...
Gramática — 14
Em aula, costuma focar-se no trabalho (com
intermitências durante os tempos em que esteve ao lado de João). Porém, pode
haver maior «arrumação», mais regularidade (há esquecimentos de trabalhos da
aula; já houve do próprio manual; tepecês não têm sido entregues).
Na escrita, pode melhorar a pontuação
(tende a fazer longas frases, que nem sempre fecha bem) e a acentuação.
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