Sunday, September 16, 2012

Avaliação 11.º 9.ª


No comentário ao trabalho de cada aluno — a meio de novembro, embora só concluído agora, já no final do mês — uso esta sequência. Nos primeiros parágrafos, síntese da avaliação por áreas: Leitura (que é a compreensão de textos escritos); Escrita; Oralidade (compreensão do oral e expressão oral); Gramática. Por enquanto, a terceira destas áreas, a que reúne receção e produção orais, vai só apreciada no que se refere à compreensão, já que só há pouco se começou a treinar a expressão (leitura em voz alta, exposição oral, recitação, etc.). Os dois últimos parágrafos servem para comentário acerca de aspetos genéricos e para dar sugestões para melhoria.

Vejamos o que coube, em termos de avaliação mais direta, em cada uma das quatro áreas.

A leitura foi observada nos três questionários sobre textos («O top dos nomes» [aula 3-4]; «Maus tratos» [11-12]; «Bem-vindos às vidas dos outros» [15-16] e, vá lá, na síntese em torno de «Estrelas dos livros» [17-18]). Menos objetivamente, fui-me apercebendo da capacidade de cada um ir resolvendo as restantes fichas dadas em aula, o que acabará por, em futuras análises, por ser também tido em conta.

A capacidade em escrita foi observável nas seguintes redações em aula (texto expositivo em torno de nomes [1-2]; comentário a «Maria Albertina» [3-4]; texto expositivo sobre comunicação [7-8]; resposta em torno de entevista sobre fraldas e posição da Quercus [11-12]; síntese de «Estrelas dos livros» [17-18]; fragmentos inspirados em títulos do álbum dos Anaquim [15-16]]; completamento de partes vagas de texto de João Tordo [21-22]; análise de anúncios da água das Pedras ou das maçãs de Alcobaça [25-26]) e em dois tepecês (editorial sobre telemóveis [tepecê da aula 23-24]; fragmentos inspirados em músicas e poema a partir de um deles [31-32]).

A compreensão do oral foi apreciada através de um questionário sobre debate visto e ouvido (de «Quadratura do círculo» [25-26]) — é uma avaliação contingente, ainda pouco significativa. A avaliação da produção oral decorrerá apenas a partir de agora (leituras em voz alta; trabalho de oral gravado).

A gramática, dita também «conhecimento explícito da língua», foi aferida por um questionário [aula 19-20]. É natural que façamos ainda dois outros semelhantes até final do período (ou apenas um mas um pouco maior?).

Para correspondência (aproximada, não gosto de ser demasiado contabilístico) entre as notas qualitativas e as quantitativas, ver aqui (mas talvez não valha a pena, já que são as equivalências clássicas — Muito Bom, Bom, Suficiente, Insuficiente; com menos e com mais, ou, por vezes matizadas com parênteses ou barras —, que todos temos relativamente interiorizadas).

Acrescento que há três aspetos relacionáveis com avaliação que me parece não estarão a ser captados por parte de alguns alunos. Os tepecês são para ir fazendo (uma redação pedida para casa e não entregue não é muito diferente de um zero num trabalho de aula, embora se possa perdoar uma falha ou outra). Quando, em aula, estamos a trabalhar com fichas, não as resolver individual e capazmente — o que é notável quando há escrutínio oral mas também por voyeurismo meu, quando circulo pela sala — é elemento negativo (que entrará na apreciação sobretudo da leitura, também na da gramática, se for o caso); ao contrário, a eficiência nessas tarefas pode refletir-se favoravelmente na apreciação daqueles domínios. Faltas de pontualidade ou de assiduidade, sistemáticos esquecimentos de material (livro; folhas recentes) — tudo malfeitorias que, indiretamente, já terão consequência nos resultados dos exercícios pedidos — não me tornam mais benevolente no momento de decidir a classificação no período.

 

Afonso

Leitura (= Compreensão do escrito) — B(+)

Escrita — B+/MB-

Compreensão do oral — 17

Expressão oral — ...

Gramática — 15

É muito eficiente a resolver as tarefas da aula, embora não deva exagerar dessa faculdade de ser despachado (em detrimento eventual do máximo de revisão, rigor, etc.).

Como se vê das notas em cima, o Afonso não tem áreas fracas. Na verdade, creio que a expressão oral, que não está ainda assinalada, é o domínio em que pode melhorar mais rapidamente: a sua leitura em voz alta costuma ser demasiado veloz. Sugiro que, no próximo trabalho gravado ou na leitura em voz alta que ainda lhe venha a calhar, refreie muito essa facilidade que tem, apostando numa locução mais cómoda para o ouvinte (e talvez também mais expressiva). Também a caligrafia poderia ser mais amigável para o recetor.

 

Ana

Leitura (= Compreensão do escrito) — S

Escrita — S+/B-

Compreensão do oral — 19

Expressão oral — ...

Gramática — 6

Tem boa concentração em aula.

Tem a Ana de fazer alguma coisa para melhorar a gramática. Como digo em cima, consegue focar-se nas tarefas, considero-a também muito inteligente — a nota de CO (a melhor das turmas todas) tem a ver com isso —, pelo que a fragilidade em gramática se deve a falta de um mínimo de estudo (conselho: experimentar arrumar as várias matérias, verificar o que já demos pelas folhas). Na escrita, deve melhorar a pontuação (há vírgulas que deviam ser pontos finais).

 

Bárbara

Leitura (= Compreensão do escrito) — S(+)

Escrita — B- ou B(-), mas não fez uma das redações pedidas para casa

Compreensão do oral — 15

Expressão oral — ...

Gramática — 11

Tem boa concentração nas tarefas da aula.

A área em que a Bárbara pode conseguir evolução mais rápida será a gramática. Estou convencido de que, nesse domínio, com algum estudo, conseguiria subir bastante a nota atual (S-). Nas outras áreas tem razoável facilidade.

 

Daniel

Leitura (= Compreensão do escrito) — I+

Escrita — S

Compreensão do oral — 16

Expressão oral — ...

Gramática — 8

Tem boa atitude em aula. (Em casa, costuma ser cumpridor, mas falhou uma das redações pedidas.)

A área que acho mais preocupante é a leitura, já que creio que parte das dificuldades em gramática vêm da leitura também (da leitura dos enunciados dos meus questionários). Era bom, portanto, que o Daniel iniciasse uma espécie de caderno de encargos de leitura. É uma ideia a combinarmos. Na escrita, há os acentos e as repetições (conselho: rever).

 

Filipe

Leitura (= Compreensão do escrito) — S+/B-

Escrita — S+/B-

Compreensão do oral — 14

Expressão oral — ...

Gramática — 9

Está sempre bem focado nas tarefas da aula.

Na escrita há que não esquecer os acentos (nas esdrúxulas, por exemplo). Não compreendo a nota de gramática, porque o considero muito arrumado, inteligente e cumpridor (e o ano passado, nesta área, terminou com um S+/B). Tentar melhorar agora neste domínio.

 

Francisco

Leitura (= Compreensão do escrito) — S-

Escrita — S+

Compreensão do oral — 15

Expressão oral — ...

Gramática — 8

Em aula, boa atitude de trabalho.

Provavelmente, em gramática, faltará alguma revisão, algum estudo. É o que convirá fazer agora para o próximo questionário.

 

Gonçalo

Leitura (= Compreensão do escrito) — S(-)

Escrita — S(+) e falhou uma das redações pedidas para casa.

Compreensão do oral — 16

Expressão oral —

Gramática — 7

Em aula, costuma empenhar-se e procurar resolver as tarefas, embora este ano, por vezes, demore um tanto a focar-se no trabalho (tem havido alguma conversa, salvo erro com Nuno, talvez também para a frente). Na escrita, a pontuação é o aspeto em que mais convém progredir. Em gramática, talvez se note certa desconcentração em alguns momentos da aula (que não é falta de trabalho mas uma atenção interrompida por dispersões) e de revisão das matérias em casa.

 

Scheltinga

Leitura (= Compreensão do escrito) — S+/B-

Escrita — S+

Compreensão do oral — 14

Expressão oral —

Gramática — 7

Embora não tenha razões de queixa do trabalho do João Scheltinga em aula, esperava mais do seu aproveitamento este ano.

A escrita ainda não atingiu o nível de que é capaz (recomendo que atente na definição de período, não esquecendo os pontos finais; cuidado também com o uso do «onde»). A nota de gramática mostra que não tem havido grande estudo (nem talvez verdadeira atenção quando se abordam essas matérias). Sugiro mais arrumação, mais disciplina no trabalho em casa.

 

João

Leitura (= Compreensão do escrito) — S(-)

Escrita — S

Compreensão do oral — 16

Expressão oral —

Gramática — 6

Tem estado relativamente focado nas tarefas em aula. Deve talvez evitar dispersar-se quando está resolver as tarefas (houve aulas em que houve alguma conversa carteira a carteira). O progresso mais importante que o João tem a fazer é habituar-se a estar sozinho com os enunciados, tentar perceber as tarefas pela leitura, sendo parcimonioso a pedir ajuda. Embora não tenha faltado demasiado (bem, o ideal é mesmo nunca faltar), não entregou algumas tarefas, provavelmente porque não foram concluídas em aula. (Nesses casos, vale a pena tentar fazer depois e entregar-mas, o que aliás já se tem feito.)

            Não baixar os braços em gramática. Ser mais arrumado no trabalho em casa. Não faltar.

 

Márcia

Leitura (= Compreensão do escrito) — S+

Escrita — B

Compreensão do oral — 18

Expressão oral —

Gramática — 7

Sempre boa concentração nas tarefas da aula.

Como já acontecia antes, atingiu nível melhor na escrita do que em compreensão do escrito ou em gramática. Nesta última área há que fazer alguma coisa (é uma nota que não tem justificação); como em aula a vejo atenta, o que deve faltar é alguma revisão em casa. A boa nota em compreensão oral confirma a capacidade para, em receção oral, concentrar-se impecavelmente.

 

Maria

Leitura (= Compreensão do escrito) — S-, mas perto de S-/I+

Escrita — S-, mas não fez as redações pedidas para casa, o que faria baixar esta nota

Compreensão do oral — 13

Expressão oral —

Gramática — 5

Tem boa capacidade para se focar nas tarefas em aula, não se distrai enquanto tenta resolver o que lhe é pedido.

Ao contrário, o trabalho em casa tem de aumentar (a vantagem é que não é preciso ser assim muito para significar um aumento). Creio que a nota em gramática também se relaciona com a falta das pequenas revisões que aconselho agora à Maria. Era importante ir lendo livros.

 

Zanatti

Leitura (= Compreensão do escrito) — S-, mas perto de S-/I+

Escrita — S

Compreensão do oral — 16

Expressão oral —

Gramática — 9

Este ano tem estado muito mais focado no trabalho. Também tem cumprido as tarefas de casa (mas isso não é novidade).

Objetivo próximo poderia ser ganhar mais facilidade na compreensão de textos e enunciados, o que talvez se possa conseguir com maior hábito de leitura de livros. Também na gramática tem boa margem de progressão, o que acredito vá acontecer. Na escrita, é sempre útil reler, rever, emendar.

 

Miguel

Leitura (= Compreensão do escrito) — S-

Escrita — S+/B-

Compreensão do oral — 13

Expressão oral —

Gramática — 8

Em aula foca-se bem nas tarefas.

Em termos de tepecês, pode melhorar. A nota em gramática revela que deveria haver algumas revisões, algum estudo. Na escrita, pode melhorar a acentuação e deve usar mais pontos finais (tende a esquecer-se de fazer períodos).

 

Nuno

Leitura (= Compreensão do escrito) — S-

Escrita — S+/B-, mas não entregou uma das redações pedidas para casa, o que baixaria esta média.

Compreensão do oral — 17

Expressão oral —

Gramática — 11

Embora me pareça acabar por ir fazendo as tarefas — e, creio, razoavelmente —, este ano (como, em parte, no final de 2011-2012), o Nuno conversa demasiado (de carteira a carteira, até), o que prejudica as aulas e, provavelmente, também um pouco a ele — decerto há de ir perder alguma coisa do que se está a explicar. Se houver mais circunspeção, o nível (por exemplo, a gramática) tenderá a subir, até porque tem capacidades para mais.

Na escrita, pode melhorar a acentuação (de esdrúxulas); também esquece algumas vírgulas (a isolarem modificadores).

 

Paulo

Leitura (= Compreensão do escrito) — S > S(+)

Escrita — S+/B-

Compreensão do oral — 16

Expressão oral —

Gramática — 10

Foca-se bem nas tarefas. (No início do ano letivo, porém, houve momentos de demasiada descontração.)

Sobretudo no início, este ano esteve abaixo das suas capacidades (na escrita, começou com S-, recentemente é que teve notas de B). Também em gramática, não atingiu ainda o nível habitual (creio faltar algum estudo). Admito que esteja agora já a evoluir.

 

Pedro M.

Leitura (= Compreensão do escrito) — S-/I+

Escrita — S(-)

Compreensão do oral — 15

Expressão oral —

Gramática — 7

Em aula, tem estado concentrado nas tarefas.

Na escrita, era importante perceber quando deve fazer períodos (quando tem de pôr ponto final e já não chega a vírgula). A competência que mais precisa de melhorar é a compreensão de textos (conselho: ler o mais possível). Falhou já tepecês, note-se, o que deve sempre evitar. Admito que algum estudo em casa seja útil para melhorar fraca nota de gramática.

 

Pedro C.

Leitura (= Compreensão do escrito) — S-/I+

Escrita — Faltam-me vários escritos (por ter faltado a aulas e por não ter feito tepecês). Das redações que me foram entregues a média será S(+)

Compreensão do oral — Faltou no dia em que fizemos o questionário em causa.

Expressão oral —

Gramática — Faltou no dia em que fizemos o questionário de gramática. (Fê-lo numa das aulas seguintes, mas acabou por se esquecer de mo entregar.)

Não tem trabalhado de forma disciplinada e arrumada. Era preciso que estivesse mais calmo, mais focado (sempre que não estou a olhar para ele, aproveita para tentar conversar). Não estava habituado a fazer as tarefas por leitura das indicações, o que é crucial na nossa maneira de trabalhar. Para vencer esta natural falta de hábito, deverá concentrar-se nas folhas. Também é preciso começar a fazer os trabalho de casa. E devia evitar faltar (são muitos os trabalhos que não fez). Nem sempre traz o livro. Gere mal a informação sobre as aulas (guarda as folhas da aula? consulta o blogue que usamos?).

Tem capacidades (melhor a escrita do que a compreensão de textos — aliás, o que, às vezes, falha na sua redação é a exata compreensão do que era pedido). Também me tem parecido que vem com razoáveis bases em gramática.

Enfim, até agora é quase tudo mais fraco do que poderia ser; mas, querendo-o o Pedro, nem me parece difícil mudar radicalmente este cenário.

 

Rodrigo

Leitura (= Compreensão do escrito) — S

Escrita — S(+), mas como não tem feito as redações pedidas para casa, a média é mais fraca.

Compreensão do oral — 17

Expressão oral —

Gramática — 11

Em aula, foca-se bem nas tarefas. Mas é preciso mudar a atitude quanto a trabalhos de casa! Se não houver mudança, terei de ser mais punitivo do que o ano passado; não fazer a tarefa sobre livro lido, por exemplo, seria bastante grave.

Na escrita, o Rodrigo pode melhorar no imediato dois aspetos: acentuação (nas esdrúxulas); demarcação dos períodos (faltam pontos finais).

 

Rui

Leitura (= Compreensão do escrito) — S

Escrita — B-

Compreensão do oral — 16

Expressão oral —

Gramática — 8

Costuma trabalhar bem em aula.

A nota em gramática parece mostrar que não haverá suficiente revisão, estudo, em casa. Creio que o Rui pode fazer melhor.

 

Sara

Leitura (= Compreensão do escrito) — S(+)

Escrita — B

Compreensão do oral — 15

Expressão oral —

Gramática — 14

Em aula, está sempre bem focada nas tarefas.

Sendo a escrita o seu melhor domínio, a Sara tem também bons resultados nas outras áreas. Em leitura, aparentemente um pouco menos, mas é nota contingente, ainda pouco definida. O melhor conselho é ir lendo livros, de que goste mas cada vez mais sofisticados.

 

Tiago

Leitura (= Compreensão do escrito) — S-/I+

Escrita — Faltam-me demasiadas redações (em aula e em tepecês).

Compreensão do oral — 16

Expressão oral —

Gramática — 3

Há que mudar muito a atitude relativamente às aulas. Até há pouco tempo, pelo menos, o Tiago, no fundo, não estava na aula, embora estivesse na sala. Houve demasiados pretextos para sair, para não fazer, para circular pela sala.

Se quiser, ainda vai a tempo.

 

Carlota

Leitura (= Compreensão do escrito) — S-, mas não fez dois dos questionários.

Escrita — S+/B-, mas a média será menor, porque falhou alguns trabalhos em aula e não fez nenhuma das redações pedidas para casa.

Compreensão do oral — 16

Expressão oral —

Gramática — 5

A Carlota tem boa atitude de trabalho em aula. Tem também capacidades interessantes. Porém, já faltou a muitas aulas e não tem feito os tepecês.

Na escrita, pode melhorar acentuação (esdrúxulas); também a pontuação (noção de período) merece mais cuidado. A fraca nota em gramática é até certo ponto compreensível (falta de hábito do estudo destas matérias em outros anos talvez) mas deve-se também às tais faltas a aulas e à falta de cumprimento dos tepecês. São estes dois aspetos que sugiro reveja.

 

Tomás

Leitura (= Compreensão do escrito) — S+

Escrita — B-, mas não fez as redações pedidas para casa, o que fará baixar esta média.

Compreensão do oral — 16

Expressão oral —

Gramática — 8

O Tomás resolve bem as tarefas da aula e consegue concentrar-se no trabalho. A nota em leitura é ainda pouco fixa, já que teve notas díspares (de MB a I+). Na escrita, parece ter razoáveis sintaxe e léxico, mas também fazer alguns erros ortográficos. Na gramática, é preciso algum estudo (e não faltar).

Deve passar a fazer os tepecês.