Sunday, September 16, 2012

Avaliação 11.º 6.ª


No comentário ao trabalho de cada aluno até meio de novembro uso esta sequência. Nos primeiros parágrafos, síntese da avaliação por áreas: Leitura (que é a compreensão de textos escritos); Escrita; Oralidade (compreensão do oral e expressão oral); Gramática. Por enquanto, a terceira destas áreas, a que reúne receção e produção orais, vai só apreciada no que se refere à compreensão, já que ainda não se treinou a expressão (leitura em voz alta, exposição oral, recitação, etc.). Os dois últimos parágrafos servem para comentário acerca de aspetos genéricos e para dar sugestões para melhoria.

Vejamos o que coube, em termos de avaliação mais direta, em cada uma das quatro áreas.

A leitura foi observada nos três questionários sobre textos («O top dos nomes» [aula 3-4]; «Maus tratos» [11-12]; «Bem-vindos às vidas dos outros» [15-16] e, vá lá, na síntese em torno de «Estrelas dos livros» [17-18]). Menos objetivamente, fui-me apercebendo da capacidade de cada um ir resolvendo as restantes fichas dadas em aula, o que acabará, em futuras análises, por ser também tido em conta.

A capacidade em escrita foi observável nas seguintes redações em aula (texto expositivo em torno de nomes [1-2]; comentário a «Maria Albertina» [3-4]; texto expositivo sobre comunicação [7-8]; resposta em torno de entevista sobre fraldas e posição da Quercus [11-12]; síntese de «Estrelas dos livros» [17-18]; fragmentos inspirados em títulos do álbum dos Anaquim [15-16]; completamento de partes vagas de texto de João Tordo [21-22]; análise de anúncios da água das Pedras ou das maçãs de Alcobaça [25-26]) e em dois tepecês (editorial sobre telemóveis [tepecê da aula 23-24]; fragmentos inspirados em músicas e poema a partir de um deles [31-32]).

A compreensão do oral foi apreciada através de um questionário sobre debate visto e ouvido (de «Quadratura do círculo» [25-26]) — é uma avaliação contingente, ainda pouco significativa. A avaliação da produção oral decorrerá apenas a partir de agora (leituras em voz alta; trabalho de oral gravado).

A gramática, dita também «conhecimento explícito da língua», foi aferida por um questionário [aula 19-20]. É natural que façamos ainda dois outros semelhantes até final do período (ou apenas um mas um pouco maior?).

Para correspondência (aproximada, não gosto de ser demasiado contabilístico) entre as notas qualitativas e as quantitativas, ver aqui (mas talvez não valha a pena, já que são as equivalências clássicas — Muito Bom, Bom, Suficiente, Insuficiente; com menos e com mais, ou, por vezes matizadas com parênteses ou barras —, que todos temos relativamente interiorizadas).

Acrescento que há três aspetos relacionáveis com avaliação que me parece não estarão a ser captados por parte de alguns alunos. Os tepecês são para ir fazendo (uma redação pedida para casa e não entregue não é muito diferente de um zero num trabalho de aula, embora se possa perdoar uma falha ou outra). Quando, em aula, estamos a trabalhar com fichas, não as resolver individual e capazmente — o que é notável quando há escrutínio oral mas também por voieurismo meu, quando circulo pela sala — é elemento negativo (que entrará na apreciação sobretudo da leitura, também na da gramática, se for o caso); ao contrário, a eficiência nessas tarefas pode refletir-se favoravelmente na apreciação daqueles domínios. Faltas de pontualidade ou de assiduidade, sistemáticos esquecimentos de material (livro; folhas recentes) — tudo malfeitorias que, indiretamente, já terão consequência nos resultados dos exercícios pedidos — não me tornam mais benevolente no momento de decidir a classificação no período.

 

Filipa

Leitura (= Compreensão do escrito) — I(+)

Escrita — S(+), mas uma das redações pedidas para casa não foi feita

Compreensão do oral — 15

Expressão oral — ...

Gramática — 7

Não tenho críticas a fazer ao empenho da Filipa em aula e julgo que este ano tem havido menos situações de desconcentração do que o ano passado. Admito é que continue a faltar um pouco mais de trabalho em casa (cfr. gramática).

Na escrita, é importante evitar estilo oralizante (de quem está a escrever por transposição direta do que está a pensar ou a dizer); para isso, convém rever, riscar, eliminar repetições. É preciso também ganhar mais noção de quando é preciso um ponto final (e não a vírgula). Quanto à compreensão de textos, o que há a fazer é ir lendo o mais possível.

 

Sofia A.

Leitura (= Compreensão do escrito) — S

Escrita — S+/B-

Compreensão do oral — 12

Expressão oral — ...

Gramática — 9

Em aula, tem trabalhado sempre bem em aula.

Na escrita, há dois aspetos em que deve ter especial atenção: certas grafias (geralmente, em torno da acentuação: finais de formas verbais — am/ão; a contração de a + a); a noção de período (fazer mais pobntos finais, no fundo). Também espero que evolua na gramática.

 

Aurélio

Leitura (= Compreensão do escrito) — S+

Escrita — S (e não fez uma das redações pedidas para casa, o que baixaria esta média)

Compreensão do oral — 17

Expressão oral — ...

Gramática — 10

Estou contente com a sua atitude em aula (e descontente com a falta de pontualidade). É preciso também que tenha presente que é necessário ir fazendo sempre os tepecês.

A escrita mostra boas ideias e nem tem demasiados problemas de sintaxe (apenas algum uso da pontuação melhorável), apesar de o Aurélio ter uma ortografia fraca (que irá melhorando com a leitura e com a atenção às minhas emendas).

 

Miguel G.

Leitura (= Compreensão do escrito) — B(-)

Escrita — S/S(+)

Compreensão do oral — 16

Expressão oral — ...

Gramática — 17

Interessantes as capacidades em leitura (compreensão, que a leitura em voz alta está longe de ser o forte do Miguel) e em gramática. Boa atitude em aula.

A escrita está mais fraca do que as outras competências. A primeira medida seria procurar «acabar» mais o que escreva. Rever, riscar, substituir; cuidar da apresentação e da da caligrafia (cuja decifração há de ter contribuído para uma ou duas das minhas quinze ou dezasseis diopterias).

 

Carolina

Leitura (= Compreensão do escrito) — B-

Escrita — B(-), mas esta média baixará por não ter feito as duas redações pedidas para casa

Compreensão do oral — 18

Expressão oral — ...

Gramática — 10

Há que corrigir alguns momentos de desconcentração em alturas em que exponho (por conversa imparável com Catarina), decerto responsáveis pela nota tão mediana em gramática. Ao mesmo tempo, boa desenvoltura a resolver as tarefas da aula.

Na escrita, há pequenas melhorias a fazer no domínio da pontuação (algumas vírgulas quando deveria estar ponto final). E passar a fazer os tepecês.

 

Catarina

Leitura (= Compreensão do escrito) — I+

Escrita — S+, mas não foram feitas as duas redações pedidas para casa...

Compreensão do oral — 10

Expressão oral — ...

Gramática — 6

As notas em leitura e em gramática confirmam que a Catarina é bastante precipitada a responder (e tem pouca paciência para estar sozinha com o texto?). Mas, no caso da gramática, o problemas está também na desatenção em aula (quando explico). A escrita é bastante melhor, embora demasiado rápida também (é preciso ir cortando, evitar repetições, fazer mais pontos finais).

Gosto do estilo da Catarina em aula (empenhada, alegre) — mas é preciso aliar a essa atitude algum trabalho em casa e cultivar mais a reelaboração, a demora, a releitura.

 

Daniel

Leitura (= Compreensão do escrito) — I(+)

Escrita — S, mas esta média baixaria se contasse com os tepecês não entregues

Compreensão do oral — 15

Expressão oral — ...

Gramática — 11

Em aula, boa atitude de trabalho, empenhado e rápido. Mas deve passar a fazer os tepecês.

Na escrita, talvez já tenha até progredido, mas ainda há muito a fazer no sentido de evitar um estilo demasiado oral (com as frases, por vezes, a ficarem incompletas; com pontos finais a menos). Têm faltado também os acentos (nas esdrúxulas). Na leitura, o melhor a fazer é mesmo ir lendo livros de que goste.

 

Diogo

Leitura (= Compreensão do escrito) — I+/S- (não conto com o primeiro questionário, que o Diogo fez já depois de ter assistido à correção por não ter estado na aula própria)

Escrita — S, mas, contando com trabalhos que não fez, a nota baixará bastante

Compreensão do oral — 10

Expressão oral — ...

Gramática — 6

Em aula, parece centrar-se nas tarefas e não tem grandes dificuldades. Problema é que nem sempre está na aula (é preciso que não falte!). Também deve passar a fazer sempre os tepecês.

A nota de gramática deve-se decerto também a falta de estudo (embora as ausências no começo do ano possam explicar alguma coisa). Na escrita, que não é má, pode melhorar em vários aspetos de sintaxe: pontuação, noção de período. Sugiro maior revisão dos textos que escreva.

 

Gonçalo C.

Leitura (= Compreensão do escrito) — I(+)

Escrita — S+/B-

Compreensão do oral — 16

Expressão oral — ...

Gramática — 9

Em aula, trabalha bem o Gonçalo. Creio que, em casa, pode haver mais esforço (veja-se, por exemplo, a nota em gramática).

Na escrita, pode melhorar a noção de período. Como a leitura não é a sua melhor área, faria bem em tentar fazer o máximo de leituras de livros.

 

João F.

Leitura (= Compreensão do escrito) — S+

Escrita — S(+), mas falhou a primeira redação pedida para casa.

Compreensão do oral — 14

Expressão oral — ...

Gramática — 12

Bom trabalho em aula (o João tem uma maneira de trabalhar, mais cuidadosa, vigilante, que mereceria ser mais desenvolvida por outros alunos).

Tem mostrado relativo equilíbrio entre as várias áreas do português. Não deve deixar de fazer os tepecês.

 

João Almendra

Leitura (= Compreensão do escrito) — S-/I+

Escrita — S+

Compreensão do oral — 12

Expressão oral — ...

Gramática — 7

Tem sempre bom trabalho em aula. Também cumpre bem em casa (também estudando um pouco de gramática? talvez não).

Na escrita, deve ter atenção ao uso de vírgulas (a mais) entre sujeito e predicado ou entre predicado e objeto direto.

 

Karim

Leitura (= Compreensão do escrito) — S+

Escrita — B(-)

Compreensão do oral — 12

Expressão oral — ...

Gramática — 11

É aluno concentrado, empenhado e com boas capacidades.

Nas áreas em que não estava habituado aos instrumentos de testagem que usamos (leitura, gramática) deve progredir em pouco tempo, à medida que conheça melhor os novos «formatos». De qualquer modo, creio que na escrita estará sempre um pouco mais à vontade. Neste domínio não há muito a indicar aqui (numa das redações, aconselhei-o a evitar certas «bengalas», certos «lugares comuns», alguns conectores mais banalizados).

 

Lara

Leitura (= Compreensão do escrito) — S

Escrita — S(-)

Compreensão do oral — 13

Expressão oral — ...

Gramática — 6

Boa atitude em aula.

Na escrita há erros (de ortografia)  que não serão para resolver no imediato, mas há também matéria em que pode progredir (acentuação? certos aspectos de acabamento — maior revisão — alguns erros em palavras correntes: «à», por exemplo). Também em gramática acredito que pode fazer melhor, mesmo se haverá confusões devidas sobretudo aos enunciados.

 

Maria

Leitura (= Compreensão do escrito) — S-/I+

Escrita — S+, aliás menos porque não fez nenhumas das redações pedidas para casa

Compreensão do oral — 12

Expressão oral — ...

Gramática — 8

Tem de levar o trabalho mais a sério, mais arrumadamente (sobretudo antes e depois da aula). Na escrita, os progressos a fazer são sobretudo na área da pontuação.

Nas aulas costuma fazer as tarefas com concentração. No entanto, ainda não entregou nenhum trabalho de casa. E ainda não levou o manual em nenhuma aula (creio que ainda não o terá; tenho-lhe eu emprestado sempre as fotocópias).

 

Mariana O.

Leitura (= Compreensão do escrito) — S-

Escrita — B-

Compreensão do oral — 16

Expressão oral — ...

Gramática — 8

Trabalha sempre bem em aula. (Creio que só talvez quando explico estará por vezes um pouco distraída, o que explicaria a nota de gramática.)

Na escrita, deve apostar agora no acabamento, na revisão (a pontuação nem sempre é bem escolhida).

 

Mariana C.

Leitura (= Compreensão do escrito) — B(-)

Escrita — MB-/B+

Compreensão do oral — 12

Expressão oral — ...

Gramática — 13

Trabalha sempre bem em aula.

O único conselho a dar é que melhore a nota de gramática (mais atenção? mais estudo?). Valeria a pena também ir lendo livros mais difíceis.

 

Mariana L.

Leitura (= Compreensão do escrito) — S

Escrita — B-

Compreensão do oral — 14

Expressão oral — ...

Gramática — 7

Trabalha sempre bem em aula.

Na escrita, além de alguns erros de ortografia (incluindo acentos nas palavras esdrúxulas), pode tentar melhorar a noção de período (quando se tem de pôr ponto final e não mera vírgula). E, claro, deve procurar melhorar a nota de gramática.

 

Marta A.

Leitura (= Compreensão do escrito) — I+/S- (e faltou a um último questionário)

Escrita — S+, mas não fez as duas redações pedidas para casa

Compreensão do oral — 9

Expressão oral — ...

Gramática — 3

Tem capacidades (na escrita, por exemplo: tem só de rever mais e evitar certos erros de ortografia recorrentes).

Trabalha bem perante tarefas mas não sempre com a mesma concentração (há vários momentos em que a vejo a conversar quando estou a falar para todos, por exemplo — a nota de gramática terá também que ver com isso). Não deve faltar às aulas (o que se refletirá na avaliação, indireta e diretamente). Deve ir fazendo os tepecês.

 

Marta G.

Leitura (= Compreensão do escrito) — S

Escrita — S, mas esta média baixará se tivermos em conta que não entregou as redações peduidas para casa.

Compreensão do oral — 15

Expressão oral — ...

Gramática — 8

É importante ir trabalhando autonomamente (com maior independência relativamente a Mariana), o que, parece-me, está a acontecer mais agora do que o ano passado.

Não tem havido trabalho em casa. É sobretudo este aspeto que deve ser agora melhorado, o que contribuirá também para que o panorama em gramática possa ser outro.

 

Miguel T.

Leitura (= Compreensão do escrito) — B

Escrita — B(+), mas não me entregou uma redação pedida para casa

Compreensão do oral — 16

Expressão oral — ...

Gramática — 16

Sempre bem em aula. Como se vê, nas várias áreas tem resultados sempre bons.

Na escrita, só lhe encontro, por vezes, ligeiras falhas de pontuação.

 

Pedro F.

Leitura (= Compreensão do escrito) — B-

Escrita — B-

Compreensão do oral — 16

Expressão oral — ...

Gramática — Faltou na aula em que fizemos o questionário

Tem trabalhado bem em aula, até com menos momentos de conversa do que o ano passado.

Vale a pena o Pedro tentar estar dentro das matérias de gramática, em que ainda não sei como estará.

 

Pedro S.

Leitura (= Compreensão do escrito) — B

Escrita — B

Compreensão do oral — 18

Expressão oral — ...

Gramática — 14

Sempre bem, e rápido, a fazer as tarefas da aula.

Talvez sugerisse agora especial cuidado na revisão, no acabamento (na escrita, aliás, surgem alguns erros de concordância, por vezes, de pontuação, também, que têm que ver com a falta de atenta releitura).

 

Raffaella

Leitura (= Compreensão do escrito) — S

Escrita — B-/B(-)

Compreensão do oral — 12

Expressão oral — ...

Gramática — 9

Trabalha bem em aula.

Nas áreas que implicaram conhecer novos instrumentos de testagem (leitura e gramática) é provável que tenha falhado um pouco apenas por falta de experiência no tipo de itens. Na gramática, talvez não tivesse preparação em alguns dos conteúdos que aproveitavam matérias anteriores. Na escrita, não tem problemas de maior (translineação, margens; algumas regências).

 

Rita

Leitura (= Compreensão do escrito) — Faltou a dois dos três questionários.

Escrita — B-, mas não fez nenhum trabalho de casa e já falhou escritos por ter faltado a aulas.

Compreensão do oral — 11

Expressão oral — ...

Gramática — 11

Quando está em aula, trabalha bem a Rita. Porém, falta muito (o que terá de se refletir na avaliação). Também não faz trabalhos pedidos para casa. Ainda não trouxe o manual para a aula este ano.

Enfim, há boas qualidades, mas não há, digamos, «profissionalismo» enquanto estudante.

 

Salomé

Leitura (= Compreensão do escrito) — B-

Escrita — B-

Compreensão do oral — 12

Expressão oral — ...

Gramática — 10

Trabalha sempre bem em aula.

Na gramática, cuja nota destoa um tanto, pode decerto fazer melhor. Na escrita, os erros que costuma haver relacionam-se com falta de revisão: concordâncias, alguma pontuação, umas repetições.

 

Sofia R.

Leitura (= Compreensão do escrito) — B(+)

Escrita — B/B(+)

Compreensão do oral — 11

Expressão oral — ...

Gramática — 9

Trabalha sempre bem em aula.

Decerto melhorará no futuro a nota de gramática.

 

Sol

Leitura (= Compreensão do escrito) — S-/I+

Escrita — S+

Compreensão do oral — 8

Expressão oral — ...

Gramática — 4

Costuma trabalhar bem em aula.

A nota em gramática, porém, parece mostrar que não há suficiente atenção aqui e ali (ou, pelo menos, regularidade no estudo). Deve procurar a Sol melhorar este aspeto.

 

Tiago

Leitura (= Compreensão do escrito) — S+

Escrita — B-/B(-)

Compreensão do oral — 15

Expressão oral — ...

Gramática — 11

Trabalha sempre bem. Este ano, vejo-o até mais rápido até na resolução das tarefas.

Na escrita, pode ainda melhorar a noção de período (ver se não é ponto final em vez de vírgula).

 

Gonçalo S.

Leitura (= Compreensão do escrito) — I+/S-

Escrita — S

Compreensão do oral — Não esteve na aula em causa

Expressão oral — ...

Gramática — 6

Não tenho queixas a fazer da sua atitude em aula. Tenho a ideia de que tende a não ter a assiduidade devida, mas admito que as faltas que aconteceram no 11.º 9.ª se deveram a doença. De qualquer modo, é importante não faltar.

Na escrita, não terá grandes dificuldades (há alguns erros de acentuação e de pontuação). Tem de haver mais trabalho em casa (não fez as duas redações pedidas para casa; a nota de gramática também parece indiciar que não tem havido muito estudo).