Avaliação 11.º 6.ª
No comentário ao trabalho
de cada aluno até meio de novembro uso esta sequência. Nos primeiros parágrafos,
síntese da avaliação por áreas: Leitura
(que é a compreensão de textos escritos); Escrita;
Oralidade (compreensão do oral e expressão
oral); Gramática.
Por enquanto, a terceira destas áreas, a que reúne receção e produção orais,
vai só apreciada no que se refere à compreensão, já que ainda não se treinou a
expressão (leitura em voz alta, exposição oral, recitação, etc.). Os dois
últimos parágrafos servem para comentário acerca de aspetos genéricos e para
dar sugestões para melhoria.
Vejamos o que coube, em
termos de avaliação mais direta, em cada uma das quatro áreas.
A leitura foi observada nos três questionários sobre textos («O top
dos nomes» [aula 3-4]; «Maus tratos» [11-12]; «Bem-vindos às vidas dos outros»
[15-16] e, vá lá, na síntese em torno de «Estrelas dos livros» [17-18]). Menos
objetivamente, fui-me apercebendo da capacidade de cada um ir resolvendo as
restantes fichas dadas em aula, o que acabará, em futuras análises, por ser
também tido em conta.
A capacidade em escrita foi observável nas seguintes
redações em aula (texto expositivo em torno de nomes [1-2]; comentário a «Maria
Albertina» [3-4]; texto expositivo sobre comunicação [7-8]; resposta em torno
de entevista sobre fraldas e posição da Quercus [11-12]; síntese de «Estrelas
dos livros» [17-18]; fragmentos inspirados em títulos do álbum dos Anaquim
[15-16]; completamento de partes vagas de texto de João Tordo [21-22]; análise
de anúncios da água das Pedras ou das maçãs de Alcobaça [25-26]) e em dois
tepecês (editorial sobre telemóveis [tepecê da aula 23-24]; fragmentos
inspirados em músicas e poema a partir de um deles [31-32]).
A compreensão do oral foi apreciada através de um questionário sobre
debate visto e ouvido (de «Quadratura do círculo» [25-26]) — é uma avaliação
contingente, ainda pouco significativa. A avaliação da produção oral decorrerá apenas a partir de agora (leituras em voz
alta; trabalho de oral gravado).
A gramática, dita também «conhecimento explícito da língua», foi
aferida por um questionário [aula 19-20]. É natural que façamos ainda dois
outros semelhantes até final do período (ou apenas um mas um pouco maior?).
Para correspondência
(aproximada, não gosto de ser demasiado contabilístico) entre as notas
qualitativas e as quantitativas, ver aqui (mas talvez não valha a pena, já que
são as equivalências clássicas — Muito Bom, Bom, Suficiente, Insuficiente; com
menos e com mais, ou, por vezes matizadas com parênteses ou barras —, que todos
temos relativamente interiorizadas).
Acrescento que há três aspetos relacionáveis
com avaliação que me parece não estarão a ser captados por parte de alguns
alunos. Os tepecês são para ir fazendo (uma redação pedida para casa e não
entregue não é muito diferente de um zero num trabalho de aula, embora se possa
perdoar uma falha ou outra). Quando, em aula, estamos a trabalhar com fichas,
não as resolver individual e capazmente — o que é notável quando há escrutínio
oral mas também por voieurismo meu, quando circulo pela sala — é elemento
negativo (que entrará na apreciação sobretudo da leitura, também na da
gramática, se for o caso); ao contrário, a eficiência nessas tarefas pode
refletir-se favoravelmente na apreciação daqueles domínios. Faltas de pontualidade
ou de assiduidade, sistemáticos esquecimentos de material (livro; folhas
recentes) — tudo malfeitorias que, indiretamente, já terão consequência nos
resultados dos exercícios pedidos — não me tornam mais benevolente no momento
de decidir a classificação no período.
Filipa
Leitura (= Compreensão do escrito) — I(+)
Escrita — S(+), mas uma das redações
pedidas para casa não foi feita
Compreensão do oral — 15
Expressão oral — ...
Gramática — 7
Não tenho críticas a fazer ao empenho da
Filipa em aula e julgo que este ano tem havido menos situações de
desconcentração do que o ano passado. Admito é que continue a faltar um pouco
mais de trabalho em casa (cfr. gramática).
Na escrita, é importante evitar estilo
oralizante (de quem está a escrever por transposição direta do que está a
pensar ou a dizer); para isso, convém
rever, riscar, eliminar repetições. É preciso também ganhar mais noção de
quando é preciso um ponto final (e não a vírgula). Quanto à compreensão de
textos, o que há a fazer é ir lendo
o mais possível.
Sofia A.
Leitura (= Compreensão do escrito) — S
Escrita — S+/B-
Compreensão do oral — 12
Expressão oral — ...
Gramática — 9
Em aula, tem trabalhado sempre bem em
aula.
Na escrita, há dois aspetos em que deve
ter especial atenção: certas grafias
(geralmente, em torno da acentuação: finais de formas verbais — am/ão;
a contração de a + a); a noção de período (fazer mais pobntos finais, no fundo). Também
espero que evolua na gramática.
Aurélio
Leitura (= Compreensão do escrito) — S+
Escrita — S (e não fez uma das redações
pedidas para casa, o que baixaria esta média)
Compreensão do oral — 17
Expressão oral — ...
Gramática — 10
Estou contente com a sua atitude em aula
(e descontente com a falta de pontualidade).
É preciso também que tenha presente que é necessário ir fazendo sempre os tepecês.
A escrita mostra boas ideias e nem tem
demasiados problemas de sintaxe (apenas algum uso da pontuação melhorável),
apesar de o Aurélio ter uma ortografia fraca (que irá melhorando com a leitura
e com a atenção às minhas emendas).
Miguel G.
Leitura (= Compreensão do escrito) — B(-)
Escrita — S/S(+)
Compreensão do oral — 16
Expressão oral — ...
Gramática — 17
Interessantes as capacidades em leitura
(compreensão, que a leitura em voz alta está longe de ser o forte do Miguel) e
em gramática. Boa atitude em aula.
A escrita está mais fraca do que as
outras competências. A primeira medida seria procurar «acabar» mais o que escreva. Rever, riscar, substituir; cuidar da
apresentação e da da caligrafia (cuja decifração há de ter contribuído para uma
ou duas das minhas quinze ou dezasseis diopterias).
Carolina
Leitura (= Compreensão do escrito) — B-
Escrita — B(-), mas esta média baixará
por não ter feito as duas redações pedidas para casa
Compreensão do oral — 18
Expressão oral — ...
Gramática — 10
Há que corrigir alguns momentos de desconcentração em alturas em que
exponho (por conversa imparável com Catarina), decerto responsáveis pela nota
tão mediana em gramática. Ao mesmo tempo, boa desenvoltura a resolver as
tarefas da aula.
Na escrita, há pequenas melhorias a fazer
no domínio da pontuação (algumas
vírgulas quando deveria estar ponto final). E passar a fazer os tepecês.
Catarina
Leitura (= Compreensão do escrito) — I+
Escrita — S+, mas não foram feitas as
duas redações pedidas para casa...
Compreensão do oral — 10
Expressão oral — ...
Gramática — 6
As notas em leitura e em gramática
confirmam que a Catarina é bastante precipitada a responder (e tem pouca
paciência para estar sozinha com o texto?). Mas, no caso da gramática, o
problemas está também na desatenção
em aula (quando explico). A escrita é bastante melhor, embora demasiado rápida
também (é preciso ir cortando, evitar
repetições, fazer mais pontos finais).
Gosto do estilo da Catarina em aula
(empenhada, alegre) — mas é preciso aliar a essa atitude algum trabalho em casa
e cultivar mais a reelaboração, a demora, a releitura.
Daniel
Leitura (= Compreensão do escrito) — I(+)
Escrita — S, mas esta média baixaria se
contasse com os tepecês não entregues
Compreensão do oral — 15
Expressão oral — ...
Gramática — 11
Em aula, boa atitude de trabalho,
empenhado e rápido. Mas deve passar a fazer os tepecês.
Na escrita, talvez já tenha até
progredido, mas ainda há muito a fazer no sentido de evitar um estilo demasiado
oral (com as frases, por vezes, a ficarem incompletas; com pontos finais a
menos). Têm faltado também os acentos (nas esdrúxulas). Na leitura, o melhor a
fazer é mesmo ir lendo livros de que
goste.
Diogo
Leitura (= Compreensão do escrito) — I+/S-
(não conto com o primeiro questionário, que o Diogo fez já depois de ter
assistido à correção por não ter estado na aula própria)
Escrita — S, mas, contando com trabalhos
que não fez, a nota baixará bastante
Compreensão do oral — 10
Expressão oral — ...
Gramática — 6
Em aula, parece centrar-se nas tarefas e
não tem grandes dificuldades. Problema é que nem sempre está na aula (é preciso que não falte!). Também deve
passar a fazer sempre os tepecês.
A nota de gramática deve-se decerto
também a falta de estudo (embora as ausências no começo do ano possam explicar
alguma coisa). Na escrita, que não é má, pode melhorar em vários aspetos de
sintaxe: pontuação, noção de período.
Sugiro maior revisão dos textos que
escreva.
Gonçalo C.
Leitura (= Compreensão do escrito) — I(+)
Escrita — S+/B-
Compreensão do oral — 16
Expressão oral — ...
Gramática — 9
Em aula, trabalha bem o Gonçalo. Creio
que, em casa, pode haver mais esforço
(veja-se, por exemplo, a nota em gramática).
Na escrita, pode melhorar a noção de período. Como a leitura não é
a sua melhor área, faria bem em tentar fazer o máximo de leituras de livros.
João F.
Leitura (= Compreensão do escrito) — S+
Escrita — S(+), mas falhou a primeira
redação pedida para casa.
Compreensão do oral — 14
Expressão oral — ...
Gramática — 12
Bom trabalho em aula (o João tem uma
maneira de trabalhar, mais cuidadosa, vigilante, que mereceria ser mais
desenvolvida por outros alunos).
Tem mostrado relativo equilíbrio entre as
várias áreas do português. Não deve deixar de fazer os tepecês.
João Almendra
Leitura (= Compreensão do escrito) — S-/I+
Escrita — S+
Compreensão do oral — 12
Expressão oral — ...
Gramática — 7
Tem sempre bom trabalho em aula. Também
cumpre bem em casa (também estudando um pouco de gramática? talvez não).
Na escrita, deve ter atenção ao uso de vírgulas (a mais) entre sujeito e
predicado ou entre predicado e objeto direto.
Karim
Leitura (= Compreensão do escrito) — S+
Escrita — B(-)
Compreensão do oral — 12
Expressão oral — ...
Gramática — 11
É aluno concentrado, empenhado e com boas
capacidades.
Nas áreas em que não estava habituado aos
instrumentos de testagem que usamos (leitura, gramática) deve progredir em
pouco tempo, à medida que conheça melhor os novos «formatos». De qualquer modo,
creio que na escrita estará sempre um pouco mais à vontade. Neste domínio não
há muito a indicar aqui (numa das redações, aconselhei-o a evitar certas
«bengalas», certos «lugares comuns», alguns conectores mais banalizados).
Lara
Leitura (= Compreensão do escrito) — S
Escrita — S(-)
Compreensão do oral — 13
Expressão oral — ...
Gramática — 6
Boa atitude em aula.
Na escrita há erros (de ortografia) que não serão para resolver no imediato, mas
há também matéria em que pode progredir (acentuação? certos aspectos de
acabamento — maior revisão — alguns
erros em palavras correntes: «à», por exemplo). Também em gramática acredito que pode fazer melhor, mesmo se haverá confusões
devidas sobretudo aos enunciados.
Maria
Leitura (= Compreensão do escrito) — S-/I+
Escrita — S+, aliás menos porque não fez
nenhumas das redações pedidas para casa
Compreensão do oral — 12
Expressão oral — ...
Gramática — 8
Tem de levar o trabalho mais a sério, mais arrumadamente (sobretudo antes e depois da aula). Na escrita, os
progressos a fazer são sobretudo na área da pontuação.
Nas aulas costuma fazer as tarefas com
concentração. No entanto, ainda não entregou nenhum trabalho de casa. E ainda
não levou o manual em nenhuma aula (creio que ainda não o terá; tenho-lhe eu
emprestado sempre as fotocópias).
Mariana O.
Leitura (= Compreensão do escrito) — S-
Escrita — B-
Compreensão do oral — 16
Expressão oral — ...
Gramática — 8
Trabalha sempre bem em aula. (Creio que
só talvez quando explico estará por vezes um pouco distraída, o que explicaria
a nota de gramática.)
Na escrita, deve apostar agora no acabamento, na revisão (a pontuação nem sempre é bem escolhida).
Mariana C.
Leitura (= Compreensão do escrito) — B(-)
Escrita — MB-/B+
Compreensão do oral — 12
Expressão oral — ...
Gramática — 13
Trabalha sempre bem em aula.
O único conselho a dar é que melhore a
nota de gramática (mais atenção?
mais estudo?). Valeria a pena também ir lendo livros mais difíceis.
Mariana L.
Leitura (= Compreensão do escrito) — S
Escrita — B-
Compreensão do oral — 14
Expressão oral — ...
Gramática — 7
Trabalha sempre bem em aula.
Na escrita, além de alguns erros de
ortografia (incluindo acentos nas palavras esdrúxulas), pode tentar melhorar a
noção de período (quando se tem de pôr ponto final e não mera vírgula). E,
claro, deve procurar melhorar a nota de gramática.
Marta A.
Leitura (= Compreensão do escrito) — I+/S-
(e faltou a um último questionário)
Escrita — S+, mas não fez as duas
redações pedidas para casa
Compreensão do oral — 9
Expressão oral — ...
Gramática — 3
Tem capacidades (na escrita, por exemplo:
tem só de rever mais e evitar certos
erros de ortografia recorrentes).
Trabalha bem perante tarefas mas não
sempre com a mesma concentração (há vários momentos em que a vejo a conversar
quando estou a falar para todos, por exemplo — a nota de gramática terá também
que ver com isso). Não deve faltar
às aulas (o que se refletirá na avaliação, indireta e diretamente). Deve ir
fazendo os tepecês.
Marta G.
Leitura (= Compreensão do escrito) — S
Escrita — S, mas esta média baixará se
tivermos em conta que não entregou as redações peduidas para casa.
Compreensão do oral — 15
Expressão oral — ...
Gramática — 8
É importante ir trabalhando autonomamente
(com maior independência relativamente a Mariana), o que, parece-me, está a
acontecer mais agora do que o ano passado.
Não tem havido trabalho em casa. É sobretudo este aspeto que deve ser agora melhorado,
o que contribuirá também para que o panorama em gramática possa ser outro.
Miguel T.
Leitura (= Compreensão do escrito) — B
Escrita — B(+), mas não me entregou uma
redação pedida para casa
Compreensão do oral — 16
Expressão oral — ...
Gramática — 16
Sempre bem em aula. Como se vê, nas
várias áreas tem resultados sempre bons.
Na escrita, só lhe encontro, por vezes,
ligeiras falhas de pontuação.
Pedro F.
Leitura (= Compreensão do escrito) — B-
Escrita — B-
Compreensão do oral — 16
Expressão oral — ...
Gramática — Faltou na aula em que fizemos o questionário
Tem trabalhado bem em aula, até com menos
momentos de conversa do que o ano passado.
Vale a pena o Pedro tentar estar dentro
das matérias de gramática, em que
ainda não sei como estará.
Pedro S.
Leitura (= Compreensão do escrito) — B
Escrita — B
Compreensão do oral — 18
Expressão oral — ...
Gramática — 14
Sempre bem, e rápido, a fazer as tarefas
da aula.
Talvez sugerisse agora especial cuidado
na revisão, no acabamento (na
escrita, aliás, surgem alguns erros de concordância, por vezes, de pontuação,
também, que têm que ver com a falta de atenta releitura).
Raffaella
Leitura (= Compreensão do escrito) — S
Escrita — B-/B(-)
Compreensão do oral — 12
Expressão oral — ...
Gramática — 9
Trabalha bem em aula.
Nas áreas que implicaram conhecer novos
instrumentos de testagem (leitura e gramática) é provável que tenha falhado um
pouco apenas por falta de experiência no tipo de itens. Na gramática, talvez não tivesse preparação em alguns dos conteúdos
que aproveitavam matérias anteriores. Na escrita, não tem problemas de maior
(translineação, margens; algumas regências).
Rita
Leitura (= Compreensão do escrito) — Faltou a dois dos três questionários.
Escrita — B-, mas não fez nenhum trabalho
de casa e já falhou escritos por ter faltado a aulas.
Compreensão do oral — 11
Expressão oral — ...
Gramática — 11
Quando está em aula, trabalha bem a Rita.
Porém, falta muito (o que terá de se
refletir na avaliação). Também não faz trabalhos
pedidos para casa. Ainda não trouxe o manual para a aula este ano.
Enfim, há boas qualidades, mas não há,
digamos, «profissionalismo» enquanto estudante.
Salomé
Leitura (= Compreensão do escrito) — B-
Escrita — B-
Compreensão do oral — 12
Expressão oral — ...
Gramática — 10
Trabalha sempre bem em aula.
Na gramática,
cuja nota destoa um tanto, pode decerto fazer melhor. Na escrita, os erros que
costuma haver relacionam-se com falta de revisão:
concordâncias, alguma pontuação, umas repetições.
Sofia R.
Leitura (= Compreensão do escrito) — B(+)
Escrita — B/B(+)
Compreensão do oral — 11
Expressão oral — ...
Gramática — 9
Trabalha sempre bem em aula.
Decerto melhorará no futuro a nota de gramática.
Sol
Leitura (= Compreensão do escrito) — S-/I+
Escrita — S+
Compreensão do oral — 8
Expressão oral — ...
Gramática — 4
Costuma trabalhar bem em aula.
A nota em gramática, porém, parece mostrar que não há suficiente atenção aqui
e ali (ou, pelo menos, regularidade no estudo). Deve procurar a Sol melhorar
este aspeto.
Tiago
Leitura (= Compreensão do escrito) — S+
Escrita — B-/B(-)
Compreensão do oral — 15
Expressão oral — ...
Gramática — 11
Trabalha sempre bem. Este ano, vejo-o até
mais rápido até na resolução das tarefas.
Na
escrita, pode ainda melhorar a noção de período (ver se não é ponto
final em vez de vírgula).
Gonçalo S.
Leitura (= Compreensão do escrito) — I+/S-
Escrita — S
Compreensão do oral — Não esteve na aula em causa
Expressão oral — ...
Gramática — 6
Não tenho queixas a fazer da sua atitude
em aula. Tenho a ideia de que tende a não ter a assiduidade devida, mas admito
que as faltas que aconteceram no 11.º 9.ª se deveram a doença. De qualquer
modo, é importante não faltar.
Na escrita, não terá grandes dificuldades
(há alguns erros de acentuação e de pontuação). Tem de haver mais trabalho em
casa (não fez as duas redações pedidas para casa; a nota de gramática também
parece indiciar que não tem havido muito estudo).
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