Avaliação 11.º 1.ª
No comentário ao trabalho
de cada aluno a meio de novembro uso esta sequência. Nos primeiros parágrafos, síntese da
avaliação por áreas: Leitura (que é
a compreensão de textos escritos); Escrita;
Oralidade (compreensão do oral e expressão
oral); Gramática.
Por enquanto, a terceira destas áreas, a que reúne receção e produção orais,
vai só apreciada no que se refere à compreensão, já que ainda não se treinou a
expressão (leitura em voz alta, exposição oral, recitação, etc.). Os dois
últimos parágrafos servem para comentário acerca de aspetos genéricos e para
dar sugestões para melhoria.
Vejamos o que coube, em
termos de avaliação mais direta, em cada uma das quatro áreas.
A leitura foi observada nos três questionários sobre textos («O top
dos nomes» [aula 3-4]; «Maus tratos» [11-12]; «Bem-vindos às vidas dos outros»
[15-16] e, vá lá, na síntese em torno de «Estrelas dos livros» [17-18]). Menos
objetivamente, fui-me apercebendo da capacidade de cada um ir resolvendo as
restantes fichas dadas em aula, o que acabará por, em futuras análises, por ser
também tido em conta.
A capacidade em escrita foi observável nas seguintes
redações em aula (texto expositivo em torno de nomes [1-2]; comentário a «Maria
Albertina» [3-4]; texto expositivo sobre comunicação [7-8]; resposta em torno
de entevista sobre fraldas e posição da Quercus [11-12]; síntese de «Estrelas
dos livros» [17-18]; fragmentos inspirados em títulos do álbum dos Anaquim
[15-16]]; completamento de partes vagas de texto de João Tordo [21-22]; análise
de anúncios da água das Pedras ou das maçãs de Alcobaça [25-26]) e em dois
tepecês (editorial sobre telemóveis [tepecê da aula 23-24]; fragmentos
inspirados em músicas e poema a partir de um deles [31-32]).
A compreensão do oral foi apreciada através de um questionário sobre
debate visto e ouvido (de «Quadratura do círculo» [25-26]) — é uma avaliação
contingente, ainda pouco significativa. A avaliação da produção oral decorrerá apenas a partir de agora (leituras em voz
alta; trabalho de oral gravado).
A gramática, dita também «conhecimento explícito da língua», foi
aferida por um questionário [aula 19-20]. É natural que façamos ainda dois
outros semelhantes até final do período (ou apenas um mas um pouco maior?).
Para correspondência
(aproximada, não gosto de ser demasiado contabilístico) entre as notas
qualitativas e as quantitativas, ver aqui (mas talvez não valha a pena, já que
são as equivalências clássicas — Muito Bom, Bom, Suficiente, Insuficiente; com
menos e com mais, ou, por vezes matizadas com parênteses ou barras —, que todos
temos relativamente interiorizadas).
Acrescento que há três aspetos relacionáveis
com avaliação que me parece não estarão a ser captados por parte de alguns
alunos. Os tepecês são para ir fazendo (uma redação pedida para casa e não
entregue não é muito diferente de um zero num trabalho de aula, embora se possa
perdoar uma falha ou outra). Quando, em aula, estamos a trabalhar com fichas,
não as resolver individual e capazmente — o que é notável quando há escrutínio
oral mas também por voyeurismo meu, quando circulo pela sala — é elemento
negativo (que entrará na apreciação sobretudo da leitura, também na da
gramática, se for o caso); ao contrário, a eficiência nessas tarefas pode
refletir-se favoravelmente na apreciação daqueles domínios. Faltas de pontualidade
ou de assiduidade, sistemáticos esquecimentos de material (livro; folhas
recentes) — tudo malfeitorias que, indiretamente, já terão consequência nos
resultados dos exercícios pedidos — não me tornam mais benevolente no momento
de decidir a classificação no período.
Tomi
Leitura (= Compreensão do escrito) — S(+)
Escrita — B-/B(-)
Compreensão do oral — 19
Expressão oral — ...
Gramática — 11
Tem trabalhado bem em aula.
Na escrita, vale a pena tentar pronominalizar mais (faltam, em geral,
substituições por anáforas, etc., e há demasiadas repetições). Na gramática,
costuma o Tomi fazer melhor. Nos tepecês
deve procurar ser pontual.
Beatriz
Leitura (= Compreensão do escrito) — B-
Escrita — B
Compreensão do oral — 15
Expressão oral —...
Gramática — 12
Trabalha sempre muito bem em aula.
Na escrita há que evitar certos erros de ortografia recorrentes (em formas verbais:
a-se/asse, por exemplo; na acentuação). Mais imediatamente, tentar a
sistematização suficiente para melhorar
a gramática.
Cláudia
Leitura (= Compreensão do escrito) — I+
Escrita — S+, mas não foram feitas as
redações pedidas para casa.
Compreensão do oral — 10
Expressão oral —...
Gramática — 11
Tem boa atitude de concentração no
trabalho em aula.
Aspeto a alterar: passar a fazer os tepecês. Melhorar leitura
(talvez através da leitura de livros).
Diogo
Leitura (= Compreensão do escrito) — I+
Escrita — S
Compreensão do oral — 10
Expressão oral —...
Gramática — 7
Embora o Diogo me pareça focado no que se
está a fazer em aula, haverá demasiada demora, certa calma excessiva, na
abordagem das tarefas. Nota-se isso nas redações, que ficam, em geral, pouco
desenvolvidas.
E é preciso haver trabalho em casa (cfr. gramática). Sugiro também o máximo de
leituras (para treinar compreensão de textos).
Duarte
Leitura (= Compreensão do escrito) — B-
Escrita — S+/B-, mas será menos se
contabilizarmos os tepecês (que não fez).
Compreensão do oral — Faltou na aula em causa
Expressão oral —...
Gramática — 10
Pontualidade (e assiduidade às segundas?) deve ser
melhorada. As primeiras aulas foram também demasiado conversadoras, o que
seria, logo depois, corrigido.
É preciso passar a fazer os tepecês. E estudar
em casa (cfr. nota de gramática).
Filipe
Leitura (= Compreensão do escrito) —
S/S(+)
Escrita — S+/B-, mas será menos por falta
de tepecês-
Compreensão do oral — 12
Expressão oral —
Gramática — 7
Na escrita, pode melhorar bastante a pontuação (vírgulas nos modificadores).
Tem capacidades (algumas das notas tenderão a subir, logo que se habitue aos
formatos do que é pedido).
Ainda assim, não tem havido trabalho em
casa (não tem feito tepecês;
visivelmente, não estudou gramática). Assiduidade
e pontualidade também melhoráveis.
Francisco S.
Leitura (= Compreensão do escrito) — B
Escrita — B/B(-), mas esta média baixará
por não terem sido entregues redações pedidas como tepecê.
Compreensão do oral — 15
Expressão oral —
Gramática — 10
Considero que, em termos de aula, já
começa a aproximar-se mais do que pode. Momentos de certa desfocagem
relativamente à aula (embora talvez a partir da aula) têm sido mais raros.
Mantém uma qualidade que lhe aprecio, a de procurar fazer bem, e não apenas
fazer.
Na escrita, acentuação deve merecer cuidado especial. Deve passar a fazer tepecês (com trabalho em casa,
decerto melhorará a fraca nota a gramática).
Francisco R.
Leitura (= Compreensão do escrito) — S
Escrita — B-/S+
Compreensão do oral — 17
Expressão oral —
Gramática — 16
Interessante a nota em gramática, que
deve mostrar como consegue estar concentrado em aula. Já as notas em
compreensão de textos talvez reflitam certa precipitação.
Na escrita, nem sempre escolhe bem quando
fazer ou não períodos (é preciso fazer
mais pontos finais).
Guilherme
Leitura (= Compreensão do escrito) — B+
Escrita — B/B(+)
Compreensão do oral — 16
Expressão oral — ...
Gramática — 17
Continua a ter muito boa atitude de
trabalho, em todas as áreas atingindo nível já relativamente perto do MB. Esta
consistência nas quatro modalidades é bastante rara.
Continuar
assim.
Inês C.
Leitura (= Compreensão do escrito) —
MB-/B+
Escrita — MB-/B+
Compreensão do oral — 16
Expressão oral — ...
Gramática — 17
Como de costume, tem trabalhado sempre
muito bem.
Continuar.
Inês P.
Leitura (= Compreensão do escrito) — B
Escrita — B+
Compreensão do oral — 17
Expressão oral — ....
Gramática — 9
Sempre muito bom trabalho em aula.
Na escrita, há que ter atenção aos acentos (em esdrúxulas, sobretudo). A
nota de gramática (relacionável
também com uma aula a que faltou?) deve significar que é preciso revisão em casa.
Joana
Leitura (= Compreensão do escrito) — S+
Escrita — S, mas não estou a contar com
tepecês (que não foram feitos)
Compreensão do oral — 12
Expressão oral — ....
Gramática — 7
Tirando algumas aulas no início (e uma ou
outra depois), a concentração de Joana no trabalho tem melhorado relativamente
ao ano passado. É preciso agora perseverar um pouco no acabamento (rever o que escreve, por exemplo).
Tem também de haver trabalho em casa.
João R.
Leitura (= Compreensão do escrito) — S+/B-
Escrita — Suf+/B-, mas não fez redações
pedidas para casa.
Compreensão do oral — 12
Expressão oral — ....
Gramática — 9
Na escrita, já lhe gabei o facto de ser
dos poucos que riscam, reformulam, reescrevem. Já agora: atenção à definição do período (muitas vezes, em lugar da vírgula,
deveria estar um ponto final). E estou contente com o trabalho em aula.
Tem é de passar a haver mais trabalho em casa (cfr., por exemplo, situação em
gramática).
João S.
Leitura (= Compreensão do escrito) — Suf+/B-
Escrita — S+/B-, mas falhou as redações
pedidas para casa.
Compreensão do oral — 13
Expressão oral — ....
Gramática — 6
Em aula, parece-me focado no trabalho.
Na escrita há que ter estes dois cuidados
de sintaxe: fazer mais pronominalizações;
distinguir o que pode levar vírgula e o
que tem de ser período (costumam faltar pontos finais). A nota de gramática
mostra que não terá havido afinal tanta concentração como eu julgo e,
sobretudo, que é preciso ir fazendo os
tepecês.
Luís
Leitura (= Compreensão do escrito) — B
Escrita — B-
Compreensão do oral — 19
Expressão oral — ....
Gramática — 14
Em aula, gostaria que lidasse mais com o texto lido (as folhas escritas com
as indicações de trabalho), poupando as energias que costuma gastar em
esclarecer dúvidas por vezes precipitadas.
A sua escrita, que tem méritos na sintaxe
e no léxico, revela também dificuldades de ortografia. Mais uma razão para fazer sempre as redações pedidas para casa
(o que não aconteceu recentemente). Também a, ainda assim razoável, nota em
gramática, mostra que não terá havido estudo dos conteúdos em causa.
Marta
Leitura (= Compreensão do escrito) — Suf
Escrita — Suf+/B-
Compreensão do oral — 12
Expressão oral — ....
Gramática — 8
Mais focada no trabalho, tal como já
acontecera no final do ano passado. A Marta tem mais facilidade na escrita do
que na compreensão de textos. Por vezes, quando se trata de escrever textos que
exigem leitura de outros, nota-se este desfasamento. O conselho será, portanto,
ler o mais possível.
Na escrita, entretanto, convém rever mais (acentos; substituir
repetições por pronomes; ...). Investir mais na qualidade do que na quantidade
do que escreve. A nota de gramática mostra que não terá havido concentração
perfeita (nem grande estudo depois).
Miguel F.
Leitura (= Compreensão do escrito) — B(-)
Escrita — B, mas, se contar com tepecês
por fazer, esta média baixa bastante.
Compreensão do oral — 14
Expressão oral — ....
Gramática — 10
Tem boas capacidades e, em aula, tem
trabalhado bem.
É preciso ir cumprindo em casa também (incluindo certo estudo de gramática)..
Miguel P.
Leitura (= Compreensão do escrito) — S
Escrita — B-/B(-), mas não entregou
redações pedidas para casa
Compreensão do oral — 11
Expressão oral — ....
Gramática — 7
Tem capacidades nestas áreas
linguísticas. Tem faltado a algumas aulas, o que me parece ser o aspeto mais
preocupante.
Também o trabalho em casa deveria ser maior (cfr. fraca nota de gramática).
Miguel
M.
Leitura (= Compreensão do escrito) — B-/S+
Escrita — S- (sem contar com os tepecês
que ficaram por fazer).
Compreensão do oral — 14
Expressão oral — ....
Gramática — 10
Consegue reunir bastante concentração no
trabalho e bastante precipitação (por exemplo, preferia que procurasse ler, e ouvir, as intruções das tarefas,
em vez de, à primeira dúvida, logo me chamar). Na escrita, precisa de ganhar a noção de período (quando se deve
fechar frases e não basta usar vírgula). Há uma sintaxe ainda demasiado
narrativa, de quem se limita a passar a escrito o que está a «contar oralmente»
(e a escrita não é isso).
Passar a fazer os trabalhos de casa.
Mónica
Leitura (= Compreensão do escrito) — S(+)/S
Escrita — S+/B-
Compreensão do oral — 15
Expressão oral — ....
Gramática — 13
Tem trabalhado bem, em aula e em casa.
Ir
continuando assim. Na
escrita, há aspetos de pontuação (algumas vírgulas, alguma sintaxe) que podem
ser melhorados.
Noorani
Leitura (= Compreensão do escrito) — B-/S+
Escrita — B-
Compreensão do oral — Não esteve na aula em causa
Expressão oral — ....
Gramática — 12
Em aula costuma trabalhar bastante bem.
Falhou os tepecês (de redação) pedidos,
talvez porque tivessem coincidido com aulas em que não esteve presente. Já o
ano passado faltou a algumas aulas — é aspeto que deve tentar evitar.
Pedro D.
Leitura (= Compreensão do escrito) — S+/B-
Escrita — B-
Compreensão do oral — 14
Expressão oral — ....
Gramática — 11
Trabalha sempre bem, com cuidado em fazer
o que se pede exatamente.
Na escrita, um aspeto a melhorar é a acentuação (nas esdrúxulas), de que se
esquece bastante. Também falta alguma alguma pontuação (vírgulas em modificadores; pontos finais, em vez de
algumas vígulas).
Pedro P.
Leitura (= Compreensão do escrito) — S
Escrita — B-/S+, mas será menos, porque
não me foram entregues redações que eram para fazer em casa.
Compreensão do oral — 10
Expressão oral — ....
Gramática — 5
Há boas capacidades, mas falta trabalho
em casa.
Tem de haver um mínimo de estudo (e de cumprimento dos tepecês).
Pedro M.
Leitura (= Compreensão do escrito) — B
Escrita — B, mas faltam-me redações
pedidas para casa
Compreensão do oral — 17
Expressão oral — ....
Gramática — 13
Na escrita, há, embora quase
impercetíveis, há fragilidades a corrigir: acentuação
(por vezes, em falta); noção de período (algumas vezes — poucas, é verdade —,
era preciso usar ponto final onde
fica vírgula).
Não tenho nada a criticar quanto ao
trabalho em aula, que é sempre concentrado. No entanto, julgo que o Pedro pode
fazer melhor (em gramática, pelo menos), estando a faltar, decerto, um pouco
mais de trabalho em casa.
Pedro C.
Leitura (= Compreensão do escrito) — B-
Escrita — B(-)/B-, mas não entregou uma
das redações pedidas para casa.
Compreensão do oral — 17
Expressão oral — ....
Gramática — 16
Tem boa atitude em aula. Como se vê também,
tem capacidade em todas as áreas.
Na escrita, que é interessante do ponto
de vista da sintaxe, tem de melhorar a acentuação
(que está a esquecer constantemente).
Rui
Leitura (= Compreensão do escrito) — B-
Escrita — B(-)/B-
Compreensão do oral — 12
Expressão oral — ....
Gramática — 13
Consegue estar focado em todas as tarefas
e ser muito eficiente.
Admito que haja, aqui e ali, alguma
precipitação na velocidade com que termina o seu trabalho. Na escrita, a acentuação e a noção de período (fazer mais pontos finais) devem ser ainda
afinadas. E espero que, futuramente, o Rui suba a nota de gramática.
Yaroslav
Leitura (= Compreensão do escrito) — S+
Escrita — S+/B-
Compreensão do oral — 10
Expressão oral — ....
Gramática — 11
Em aula, tem tido uma atitude focada no
trabalho (ao contrário do que acontecia, muitas vezes, no ano passado). Na
escrita vale a pena ir melhorando a pontuação
(esquece algumas vírgulas — por exemplo, as que delimitariam vocativos).
Falhou um dos tepecês, o que se pode perdoar.
Mas há que ir trabalhando em casa.
Yara
Leitura (= Compreensão do escrito) — S(+)
Escrita — S+/B- mas não fez as redações
pedidas para casa, o quebaixa esta média
Compreensão do oral — 13
Expressão oral — ....
Gramática — 11
Trabalha bem em aula, praticamente sempre
concentrada nas tarefas que haja para fazer. Mesmo perante conteúdos que não
tinha estudado em outros anos, como é inteligente, rapidamente se enquadra nas
matérias.
Aspetos a melhorar são a assiduidade (já faltou a, pelo menos,
três aulas) e os trabalhos de casa
(que não tem feito).
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