Monday, August 25, 2025

Sumários e tepecês

Aula 1 (15/set [1.ª, 2.ª, 3.ª]) Muito poucas palavras de apresentação; blogue; tepecê. Resolução de palavras cruzadas sobre escola, aulas de Português, etc. Preenchimento da folha de caderneta, com definição telegráfica. TPC — Em Gaveta de Nuvens«Preceitos para o trabalho ao longo do ano».

Aula 2 (15 [1.ª], 19/fev [2.ª, 3.ª]) Assistência a trecho de episódio de Bruno Aleixo com Busto a discorrer sobre modos literários (formas naturais da literatura). Explicação acerca de modos, géneros, subgéneros. Preenchimento de tabela com modos [e géneros (e tipos)] de textos do programa. Redação de pequenos trechos de cada um dos três modos. TPC — Em Gaveta de Nuvens, lê umas páginas que copiei de uma gramática sobre ‘Modos literários’ (o link ficará realçado a cor berrante).

Aula 3-4 (16 [1.ª, 2.ª], 18/set [3.ª]) Correções do preenchimento das folhas de caderneta. Leitura de parágrafos sobre Fernando Pessoa (o primeiro, e muito maioritário, autor deste ano) para ajuizar da sua veracidade. Correção muito comentada, incluindo assistência a clip de «Ao volante de um Chevrolet pela estrada de Sintra». Assistência a episódio de «As minhas coisas favoritas», de Nuno Markl, sobre ‘a experiência de acabar a leitura de um livro’ (e a mais dois ou três trechos de outros episódios). Redação de lista de «As minhas coisas favoritas» e de texto desenvolvido de uma dessas «minhas coisas favoritas». Assistência a mais algumas passagens das crónicas da série. TPC — Em Gaveta de Nuvens«Preceitos para o trabalho ao longo do ano».

Aula 5 (18 [1.ª], 19/set [2.ª, 3.ª]) Correção de textos sobre «As minhas coisas favoritas». Assistência a sketch com palavras a colocar em tabela sobre processos irregulares de formação de palavras («Curso de Preparação para o casamento», Lopes da Silva); resposta. Resposta e correção do item 3 da p. 343. Resolução de itens com processos irregulares de formação de palavras. TPC — Dá um relance à ficha do Caderno de Atividades sobre ‘Processos irregulares de formação de palavras’ (pp. 61-62), que reproduzo, já resolvida, em Gaveta de Nuvens.

Aula 6-7 (22 [1.ª], 23 [2.ª], 25/set [3.ª]) Correção de fragmentos sobre modos naturais de literatura. Explicação sobre características do ortónimo. Leitura, bastante ascendente, de «A Ceifeira» (p. 33), para completar respostas lacunares a perguntas. Audição de «Ela canta, pobre ceifeira», em declamação por Natália Luísa. Correção das respostas. Comentário a tira relacionável com «a dor de pensar» (e cópia de boa resposta). Assistência a sketch com ceifeiras (série Barbosa). Assistência a clip de «Orgulho felino» (Anakim). Compreensão de «Gato que brincas na rua» (p. 32), pela redação de comparação com «Ela canta, pobre ceifeira», em cerca de cem palavras, sendo obrigatórias citações de «Gato que brincas». Audição de «Friccionário», sobre «Pensar cansa». Assistência a início de Ruby Sparks. TPC — Em Gaveta de Nuvens«Carta de Fernando Pessoa a Adolfo Casais Monteiro sobre a génese dos heterónimos».

Aula 8-9 (23 [1.ª], 26/set [2.ª, 3.ª]) Correção do comentário sobre «A ceifeira»/«Gato que brincas na rua». Relance à quadra «Quase anónima sorris», também de Pessoa, para reparar na repetição do tópico ‘felicidade implica não-conhecimento’ e na discutível coesão frásica do último verso, seguido de exercício com casos de anteposição do pronome. Audição de «Gato que brincas na rua» (e «A ceifeira»), declamado por João Villaret. Redação de respostas em torno de analogia entre «Gato que brincas na rua», de Pessoa, e «Dístico», de Sebastião da Gama. Relance aos itens de gramática na p. 34. Redação de texto narrativo dado um início com apontamento-recado para o «Senhor Pessoa». Assistência a trecho de Ruby Sparks. TPC — Não esqueças a leitura da longa carta de Pessoa a Adolfo Casais Monteiro acerca da génese dos heterónimos, reproduzida em Gaveta de Nuvens.

Aula 10 (22 [2.ª, 3.ª], 25/set [1.ª]) Compreensão de «De verão», de Cesário Verde, através de escolha de alíneas com títulos ou frases alusivas a cada estrofe.  Redação de parte de resposta a item 7 sobre «dor humana» em «O Sentimento dum Ocidental». Cópia (ou leitura) de solução de resposta a item sobre Cesário Verde. TPC — Quando puderes, lê o capítulo ensaístico sobre «O Sentimento dum Ocidental» (de Hélder Macedo, Nós —uma leitura de Cesário Verde, pp. 165-191) copiado em Gaveta de Nuvens. Ainda é um ensaio longo e denso, por isso não estabeleço um prazo para esta leitura. Vai lendo quando puderes.

Aula 11 (29/set [1.ª, 2.ª, 3.ª]) Correção de questionário sobre «De Verão», de Cesário Verde. Leitura de textos ensaísticos na p. 37, sobre «a dor de pensar», para escrever breve comentário com referências à letra de «Talvez se eu dançasse» (Miguel Araújo). Cópia (ou leitura) de boa resposta. Classificação de funções sintáticas com «Talvez se eu dançasse». TPC — Relanceia a ficha do Caderno de Atividades corrigida sobre Fernando Pessoa ortónimo que pus em Gaveta de Nuvens.

Aula 12 (29 [1.ª], 30/set [2.ª], 1/out [3.ª]) Correção de texto narrativo começado por recado de Adelaide a Pessoa. Correção de itens do manual sobre gramática (p. 34, 1-4). Após assistência a sketches «Carjaquim» (Zé Carlos, 1) e «O meu filho é uma joia de moço» (Barbosa, 6), resolução de exercício sobre processos irregulares de formação de palavras. Assistência a trecho de Ruby Sparks.

Aula 13-14 (30/set [1.ª, 2.ª], 2/out [3.ª]) Explicação sobre tipos textuais. Questionário sobre carta de Fernando Pessoa a Adolfo Casais Monteiro sobre génese dos heterónimos (pp. 52-54). Relance a texto A (p. 51) e a excerto de «Opiário», de Álvaro de Campos. Explicação sobre heterónimos, Campos, «fases» de Campos. Audição de excerto de «Opiário» (por Mário Viegas). Visionamento de clip (Wordsong) com adaptação de «Opiário». Assistência a trecho de Conversa acabada , de João Botelho, correspondente ao dia triunfal. Assistência a Dia Triunfal, de Rita Nunes. Comentário-apreciação crítica sobre «Dia Triunfal». Assistência a trecho de Ruby Sparks. TPC — Lê em Gaveta de Nuvens ficha do Caderno de Atividades já corrigida com poema de Álvaro de Campos.

Aula 15 (1 [1.ª], 2/out [2.ª, 3.ª]) Relance a exemplares de «Fugas dos leitores» (Público). Redação de texto de viagem, para «Fugas dos leitores». TPC — Relanceia as páginas sobre «Relato de viagem» no manual (pp. 364-365).

Aula 16 (6/out [1.ª, 2.ª, 3.ª]) Correção de questionário de compreensão de carta sobre génese dos heterónimos. Explicação sobre valores aspetuais. A partir do sketch «E tudo o convento levou» (Lopes da Silva, I, 1, 4), preenchimento de tabela sobre valores aspetuais e temporais. TPC — Lê em Gaveta de Nuvens as páginas sobre ‘Tempo, Aspeto, Modalidade’ retiradas de boa gramática. No manual podes ler as pp. 328-329 (‘Aspeto e valor aspetual’).

Aula 17-18 (6 e 7 [1.ª], 7 [2.ª], 9/out [3.ª]) Resolução de exercício de preenchimento de lacunas com conectores sobre «O estatuto especial de Álvaro de Campos». Audição de texto de João Pedro George sobre Campos para resolver cinco itens da p. 84. Audição das três primeiras estrofes. Assistência, em Conversa acabada, do passo com «Ode triunfal». Preenchimento de ampliação de «Do sentir ao dizer: a linguagem na “Ode triunfal”» com abonações do próprio texto. Visionamento de clip (Wordsong) com adaptação de «Ode triunfal». Dada definição de «ode» e «ode» à Campos, redação de alguns versos de uma ode a uma realidade qualquer, à maneira futurista. Assistência a trecho de Ruby Sparks. TPC — Dá uma vista de olhos ao resto da «Ode triunfal».

Aula 19-20 (7 [1.ª], 10/out [2.ª, 3.ª]) Visionamento de leitura de «Todas as cartas de amor são ridículas», de Álvaro de Campos, por Lídia Franco. Resolução de perguntas curtas sobre «Todas as cartas [...]». Audição de «Aniversário» (Luís Lucas). Leitura de «Aniversário» (p. 64), também de Álvaro de Campos, para responder a perguntas de completamento ou de composição curta. Assistência a passos com poemas de Álvaro de Campos declamados dentro de novela «Clone». Exercício com pronomes relativos. Assistência a trecho de Ruby Sparks. Preenchimento de tabela com Ruby Sparks / carta sobre heterónimos. TPC — O poema «Aniversário», como outros da fase intimista de Álvaro de Campos (ou mesmo, por vezes, certos trechos das odes sensacionistas), aproveita o que podemos caracterizar como ‘a nostalgia da infância’. Este tema é também frequente no Pessoa ortónimo. Para já, gostava que relanceasses — em Gaveta de Nuvens«Un soir à Lima», um longo poema que, tanto quanto se pode identificar sujeito poético e autor (e não deve), se diria autobiográfico.

Aula 21 (13/out [1.ª, 2.ª, 3.ª]) Explicação sobre Critérios específicos de Português. Questionário de compreensão em torno de texto de «O país dos teimosos» (pp. 98-99). Assistência a trecho de Ruby Sparks. TPC — Não te esqueças de aceitar o amável convite que te enviei (para entrares na Classroom). Vai lendo «Como vai ser o ‘Projeto de leitura’».

Aula 22 (13 [1.ª], 14 [2.ª], 16/out [3.ª]) Assistência a começos de seis versões de Frei Luís de Sousa; comentários. Redação de resposta a pergunta 7 sobre início de Frei Luís de Sousa. TPC — Vê a ficha corrigida que porei em Gaveta de Nuvens (é a ficha nas pp. 34-35 do Caderno de Atividades), que trata das falas de Madalena e Telmo imediatamente a seguir ao passo que lemos hoje. (Menos importante por agora: nas pp. 398-401 do manual estão «guias» para a compreensão de Frei Luís de Sousa.)

Aula 23-24 (14 [1.ª, 2.ª], 16/out [3.ª]) Correção de odes futuristas, vendo também trecho de Uivo. Audição de «Lisbon Revisited (1923)» (p. 93), declamado por Joaquim de Almeida. Assistência a clip de «Lisbon Revisited (1926)», com Paulo Pires. Resposta-comentário de comparação entre dois poemas («Lisbon Revisited (1923)», p. 93, e «Lisbon Revisited (1926)», distribuído em folha). Assistência a clip de «Olá, solidão». Assistência a clip de «Esta velha angústia». Assistência a trecho(s) de Último a sair, para resolver exercícios sobre aspeto. Reescrita de «Dobrada à moda do Porto», de Álvaro de Campos, com mudança apenas dos trechos narrativos. TPC — Vê em Gaveta de Nuvens o que sobre ‘Processos irregulares de formação de palavras’ retirei de boa gramática. Vai também lendo o escrevi sobre «Como vai ser o ‘projeto de leitura’». Lê na p. 321 do manual o que aí se diz sobre funções sintáticas dos pronomes pessoais e dos pronomes relativos; e, sobretudo, a p. 324 toda (sobre conjunções subordinativas e «que»).

Aula XXV (17 [2.ª], 20/out [1.ª]) Ainda tempo para se concluir item 7 sobre Frei Luís de Sousa. Relance a questionários de Proust (de Público). Redação de resposta própria.

Aula 26 (20/out [1.ª, 2.ª, 3.ª]) Correção de questionário sobre «O país dos teimosos». Assistência a «O Desensofador» (série Lopes da Silva), para fazer exercício sobre modalidade; correção. Classificação de funções sintáticas em «Morro na praia» (Capitão Fausto). TPC — Faz leitura de poema, perguntas e soluções de «Notas sobre Tavira» (pp. 100-101), de Álvaro de Campos. Vai procurando ler sempre as partes «teóricas» das zonas do manual por que formos passando.

Aula 27-28 (21 [1.ª, 2.ª], 23/out [3.ª]) Preenchimento de tabela com valor de figuras de estilo para compreensão do texto IX de «O guardador de rebanhos», de Alberto Caeiro (p. 56). Audição de poema IX de «O guardador de rebanhos [Sou um guardador de rebanhos]» (Mário Viegas). Preenchimento de resposta a itens sobre textos expositivos sobre Caeiro (p. 57). Compreensão do poema II [Tudo que vejo está nítido como um girassol]», escrevendo sínteses de máximas (ouvindo declamação, de Sinde Filipe; vendo clip). Audição do poema XXXIX do Guardador e resposta às perguntas 3 e 4; correção desses e dos outros itens. Assistência a «Matarruano sonhador» (Lopes da Silva), para notar características caeirianas. Redação de comentário em torno de Caeiro e «Matarruano sonhador». Assistência a trecho de Ruby Sparks. TPC — Lê as pp. 58-59 do manual, que têm um questionário resolvido (sobre o poema «Se eu pudesse trincar a terra toda», de Alberto Caeiro). || Para quem não esteve nas aulas de 16 e 17 de outubro, das turmas 2.ª e 3.ª — Vê as seguintes aulas em Gaveta de Nuvens, para teres ideia do que se fez: para o 12.º 2.ª, as aulas 22 e XXV; para o 12.º 3.ª, as aulas 22 e 23-24.

Aula 29 (23 [1.ª], 27 [3.ª], 31/out [2.ª]) Correção de resposta a item 7 sobre cena 1 de Frei Luís de Sousa. Assistência a passo de Último a sair (traição de Débora), para resolver exercício sobre modalidades. Assistência a trecho final de Ruby Sparks. Preenchimento de tabela comparativa entre final de Ruby Sparks e cena 1 de Frei Luís de Sousa. TPC — Vai lendo o que escrevi em Gaveta de Nuvens sobre o «projeto de leitura».

Aula 30-31 (27 [1.ª], 28 [2.ª], 30/out [3.ª]) Correção de comentário comparativo entre filósofo matarruano e Alberto Caeiro. Explicação sobre critérios para determinar funções sintáticas. Assistência a «Discussão de Débora e Luciana» (Último a sair). Resolução de exercício com classificação de funções sintáticas. Redação de fragmentos inspirados em bandas sonoras. TPC — Sobre funções sintáticas podes consultar em Gaveta de Nuvens (‘Funções sintáticas’). De qualquer modo, o manual trata bem este assunto nas pp. 330-336.

Aula 32-33 (28 [1.ª], 31/out [2.ª, 3.ª]) Correção de resposta a «questionário de Proust». Leitura de «O arroz-doce quente», de MEC, e resolução de item de composição curta. Audição de «Vem sentar-te comigo, Lídia, à beira do rio» (p. 68), de Ricardo Reis, declamado por Luís Lima Barreto. Compreensão de «Vem sentar-te comigo, Lídia, à beira do rio» (p. 68), para resposta a vários itens fechados em torno do texto. Audição de declamação por Sinde Filipe. Assistência a Destiny (cfr. p. 77), para relacionar, em resposta de composição curta, a curta e a ode de Reis. Resposta (ou cópia?) a item de composição curta para compreensão de poema de Sophia — «Não creias, Lídia, que nenhum estio» —, em contraste com odes de Reis. TPC — Lê as pp. 74-75 do manual, com a análise do poema de Reis «Prefiro rosas, meu amor, à pátria» e um texto expositivo (sobre classicismo e Ricardo Reis).

Aula XXXIV (30/out [1.ª]) Correções em torno de «Dobrada à moda do Porto». Reconstituição de «Pedrouços», de Fernando Pessoa, a partir de recortes. Escolha de versos suscetíveis de serem subscritos por cada um dos heterónimos. Tentativa de melhorar uma das rimas de Pessoa. Classificação de «ques» em «Olá, solidão».

Aula 35 (3 [1.ª, 3.ª], 7/out [2.ª]) Correções. Exercícios de classificação de orações com frases de «A sua tia faleceu». Exercícios de classificação de orações a partir de conversa entre Nuno Markl e Bruno Aleixo. Audição de canção («Sei lá», de Bárbara Tinoco) para classificação de funções sintáticas e orações substantivas e relativas. TPC — No manual, percorre as páginas mais relacionadas com classificação de orações (pp. 337-340); também úteis são as classificações de conjunções (pp. 323-324).

Aula 36-37 (4 [1.ª, 2.ª], 6/nov [3.ª]) Leitura de «Prefiro rosas, meu amor, à pátria» (p. 73), para preenchimento de texto lacunar (precedida de audição de declamação de Luís Lima Barreto). Audição de «A consciência e encenação da imortalidade» (p. 76), incluindo resposta a 1. Assistência a clip de Nuno Lanhoso, «Nem desgosto do amor». Resposta de composição curta de comparação com Reis. Assistência a «Rústicos pelo epicurismo» (Zé Carlos). Assistência a clip «Nada fica de nada» (Rui Reininho diz Reis). Redação de comentário de comparação de poema de José Gomes Ferreira («Vive em cada minuto») com ode de Reis («Cada um cumpre o destino que lhe cumpre», p. 77), depois de ouvida declamação desta ode. Assistência a trecho de Clube dos Poetas Mortos. TPC — Lê em Gaveta de Nuvens soluções das fichas 2 e 3 do Caderno de atividades, sobre Alberto Caeiro e Ricardo Reis. Estes trabalhos são para ser feitos com mais estoicismo (neste caso, alguma abnegação) do que epicurismo (sei lá como colhem o dia).

Aula XXXVIII (3/out [1.ª]) Assistência a trailers das bandas sonoras ouvidas. Redação de comentário comparativo entre Caeiro («O luar através dos altos ramos», p. 62) e Campos («Notas sobre Tavira», p. 100). Assistência a trecho de O Clube dos Poetas Mortos. TPC — Vai sempre revendo o que temos dado em termos de gramática. Vai também relanceando os textos sobre Pessoa e heterónimos que estão junto do que vamos lendo em aula. Já foste lendo o que digo sobre leitura de livrosComo vai ser o projeto de leitura»)?

#