Tuesday, September 06, 2022

Aula 125-126

Aula 125-126 (30 [5.ª], 31/mai [4.ª, 1.ª], 2/jun [3.ª]) Correção do questionário de compreensão feito há duas aulas (ver Apresentação). Explicação sobre tempo/aspeto (e modo).

«Teste de bazófia» (série Barbosa) serve-nos para fixarmos os valores aspetuais (perfetivo, imperfetivo; habitual; genérico; iterativo), temporais (anterioridade, simultaneidade, posterioridade) e modais (modalidades deôntica, epistémica, apreciativa). Preenche as lacunas:

Trechos no sketch

valor aspetual

valor temporal

modalidade

descrição gramatical

Está a andar

_______

simultaneidade [com a enunciação]

deôntica

auxiliar «estar» no presente do indicativo + preposição «a» + infinitivo de «andar» (+ gesto para seguir em frente)

Você hoje bebeu? // Bebi

_______

anterioridade

 

«beber» no pretérito perfeito do indicativo

Sopre aqui

 

posterioridade

deôntica

presente do ___ (= imperativo para 3.ª pessoa)

Desde puto que resisto ao álcool que nem um campeão

_______

 

apreciativa

presente do indicativo de «resistir» (& «desde puto»)

Andou a armar-se em bom antes de conduzir?

_______

anterioridade

 

pretérito perfeito de «andar» + preposição «a» + infinitivo de «armar-se»

Antes de conduzir, disse para o meu sogro que, quando for preciso, acarto com a máquina de lavar roupa

 

_______

 

presente do indicativo de «acar[re]tar»

Você está a querer passar a sua bazófia para mim

imperfetivo

_______

 

presente do indicativo do auxiliar «estar» + preposição «a» + «querer passar»

Vou ter de lhe fazer um teste

 

posterioridade

_______

presente do indicativo do auxiliar «ir» + infinitivo do auxiliar «ter» + preposição «de» + infinitivo de «fazer»

Eu bem devia ter desconfiado quando o vi a mascar pastilha

 

anterioridade [relativamente à enunciação];

simultaneidade [relativamente à outra ação]

_______

imperfeito de «dever» + infinitivo composto de «desconfiar»

Isso não devia dar para ultrapassar o limite

 

 

_______

imperfeito de «dever» + infinitivo de «dar»

Tenho de lhe fazer um teste de bazófia

 

 

_______

presente do auxiliar «ter» + preposição «de» + «fazer»

Não vou poder deixá-lo conduzir nessas condições

 

posterioridade

_______

presente de «ir» + «poder» + «deixar»

Leituras em voz alta

Liga dos Campeões

α vs. ζ — p. 292, «Os Lusíadas» (quatro primeiros parágrafos);

β vs. ε — p. 292, «Os Lusíadas» (quarto e quinto parágrafos);

γ vs. θ — pp. 295-295, texto do Grupo II;

δ vs. η — p. 288, «Relação do naufrágio da nau Conceição»;

Liga Europa

A5 vs. ζ — p. 282, «A reflexão do poeta no final do Canto IX: [...]»;

B5 vs. δ — p. 273, «A reflexão do poeta no final do Canto VII: [...]»;

C5 vs. γ — p. 268, «A reflexão do poeta no final do Canto V: [...]»;

D5 vs. ε — p. 249, «Matéria épica: [...]»; p. 263, «A reflexão do poeta no final do Canto I: [...]»;

Turma 1

Liga dos Campeões

Leitor                   Odd

Eu

Mestre

Leitor                   Odd

Eu

Mestre

Vencedor

Quartos de final

(α) Laura

 

 

(ζ) Matilde Ch.

 

 

[ι]

(β) Cecília

 

 

(ε) Margarida

 

 

[κ]

(γ) Miguel

 

 

(θ) Bea

 

 

[λ]

(δ) Neves

 

 

(η) Cristian

 

 

[μ]

Semi-finais

(ι)

 

 

(κ)

 

 

[ν]

(λ)

 

 

(μ)

 

 

[ξ]

Final

(ν)

 

 

(ξ)

 

 

 

 

Liga Europa

Leitor                   Odd

Eu

Mestre

Leitor                   Odd

Eu

Mestre

Vencedor

Quartos de final

(A5) Matilde S.

 

 

(ζ) Lucas

 

 

[η]

(B5) Mada

 

 

(δ) Duarte

 

 

[θ]

(C5) Tiago

 

 

(γ) Clara

 

 

[ι]

(D5) André

 

 

(ε) Bernardo

 

 

[κ]

Semi-finais

(η)

 

 

(κ)

 

 

[λ]

(θ)

 

 

(ι)

 

 

[μ]

Final

(λ)

 

 

(μ)

 

 

 

 

Turma 3

Liga dos Campeões

Leitor                   Odd

Eu

Mestre

Leitor                   Odd

Eu

Mestre

Vencedor

Quartos de final

(α) Helena

 

 

(ζ) Ribeiro

 

 

[ι]

(β) Carlos

 

 

(ε) Eduardo

 

 

[κ]

(γ) Letícia

 

 

(θ) Joana

 

 

[λ]

(δ) Leonor

 

 

(η) Rodrigo

 

 

[μ]

Semi-finais

(ι)

 

 

(κ)

 

 

[ν]

(λ)

 

 

(μ)

 

 

[ξ]

Final

(ν)

 

 

(ξ)

 

 

 

 

Liga Europa

Leitor                   Odd

Eu

Mestre

Leitor                   Odd

Eu

Mestre

Vencedor

Quartos de final

(A5) Bea

 

 

(ζ) Afonso

 

 

[η]

(B5) António

 

 

(δ) Anna

 

 

[θ]

(C5) Mariana

 

 

(γ) Marta

 

 

[ι]

(D5) Carol

 

 

(ε) Talia

 

 

[κ]

Semi-finais

(η)

 

 

(κ)

 

 

[λ]

(θ)

 

 

(ι)

 

 

[μ]

Final

(λ)

 

 

(μ)

 

 

 

 

Turma 4

Liga dos Campeões

Leitor                   Odd

Eu

Mestre

Leitor                   Odd

Eu

Mestre

Vencedor

Quartos de final

(α) Lourenço

 

 

(ζ) Afonso

 

 

[ι]

(β) Gonçalo

 

 

(ε) Joana C.

 

 

[κ]

(γ) Marta

 

 

(θ) Ranya

 

 

[λ]

(δ) Margarida R.

 

 

(η) Joana B.

 

 

[μ]

Semi-finais

(ι)

 

 

(κ)

 

 

[ν]

(λ)

 

 

(μ)

 

 

[ξ]

Final

(ν)

 

 

(ξ)

 

 

 

 

Liga Europa

Leitor                   Odd

Eu

Mestre

Leitor                   Odd

Eu

Mestre

Vencedor

Quartos de final

(A5) Leonor F.

 

 

(ζ) Rafa

 

 

[η]

(B5) Leonor

 

 

(δ) Manuel

 

 

[θ]

(C5) Martim

 

 

(γ) Sarah

 

 

[ι]

(D5) André

 

 

(ε) Mariana R.

 

 

[κ]

Semi-finais

(η)

 

 

(κ)

 

 

[λ]

(θ)

 

 

(ι)

 

 

[μ]

Final

(λ)

 

 

(μ)

 

 

 

 

Turma 5

Liga dos Campeões

Leitor                   Odd

Eu

Mestre

Leitor                   Odd

Eu

Mestre

Vencedor

Quartos de final

(α) Matias

 

 

(ζ) Rosa

 

 

[ι]

(β) Giuliana

 

 

(ε) Tiago M.

 

 

[κ]

(γ) Frederico

 

 

(θ) Miguel

 

 

[λ]

(δ) José

 

 

(η) Salvador

 

 

[μ]

Semi-finais

(ι)

 

 

(κ)

 

 

[ν]

(λ)

 

 

(μ)

 

 

[ξ]

Final

(ν)

 

 

(ξ)

 

 

 

 

Liga Europa

Leitor                   Odd

Eu

Mestre

Leitor                   Odd

Eu

Mestre

Vencedor

Quartos de final

(A5) Duarte

 

 

(ζ) Tomás

 

 

[η]

(B5) Tiago C.

 

 

(δ) Matilde

 

 

[θ]

(C5) Rita S.

 

 

(γ) Luna

 

 

[ι]

(D5) Joana

 

 

(ε) João

 

 

[κ]

Semi-finais

(η)

 

 

(κ)

 

 

[λ]

(θ)

 

 

(ι)

 

 

[μ]

Final

(λ)

 

 

(μ)

 

 

 

 

Escreve texto em prosa (do género que queiras) que comece por Quanto é que falta. A tinta.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Classifica os constituintes sublinhados quanto à função sintática que desempenham.

Quanto é que falta?

(João Só)

Se eu te fosse buscar    ___________

Para dançar e jantar fora

A tua mãe não nos ia    ___________

Marcar hora

E se eu pedisse licença

Para te levar à lua

O teu pai não me ia pôr na rua    __________

 

Mas não é a preferência

Da tua ascendência    __________

Que vai fazer que olhes para mim com paixão

E é isso que eu quero

E é por isso que espero

Que as estrelas entrem em conjugação    ___________

 

Quanto é que falta para chegar a noite

Quanto é que falta para chegar o verão    _________

Quanto é que falta para chegar a hora

Em que o tempo para e dispara o coração

 

Se eu te levasse a um concerto.... ___________

Não se dava o desconcerto

De discordares da minha opção    ___________

Nascemos do lado errado

E acusam-nos do pecado    ____________

De ouvirmos outra canção

 

Mas não é a trivialidade

De uma ou outra afinidade    ___________

Que vai fazer que olhes para mim com paixão

E é só isso que eu quero

E é por isso que espero

Que as estrelas entrem em conjugação

 

Quanto é que falta para chegar a noite

Quanto é que falta para chegar o verão

Quanto é que falta para chegar a hora

Em que o tempo para e dispara o coração    _________

TPC — Vê espécie de guião para revisões de gramática que porei proximamente em Gaveta de Nuvens.

 

 

#