Aula 129-130
Aula 129-130 (6 [5.ª], 7 [4.ª] 9/jun [1.ª, 3.ª]) Os quatro poemas que se seguem foram escritos por
Jorge
de Sena, em 1961 («Quatro Sonetos a Afrodite Anadiómena», Metamorfoses, Lisboa, Moraes, 1963).
Se excetuarmos as palavras
«gramaticais» (preposições, ______, determinantes, pronomes), há sobretudo
vocábulos criados pelo poeta, ainda que seguindo os padrões morfológicos
do português (quanto à formação, são palavras cunhadas).
Também as características
de versificação
esperáveis são efetivamente cumpridas, já que, em termos de métrica, temos
versos ________, e a rima das quadras é _______ e emparelhada, enquanto que,
nas duas estrofes finais dos sonetos, surgem os esquemas rimáticos C-C-_____
(para o primeiro e último poemas) e C-D-_____, C-D-_____ (no segundo e terceiro
sonetos).
Reconhecemos as classes
das palavras inventadas por Sena («sussúrica» será _____; «escalca», verbo;
«transcêndia», _____) e percebemos categorias («palquitonará» há de ser uma 3.ª
pessoa do singular do ______ do Indicativo; «fissivirão», uma 3.ª pessoa do ______
do mesmo tempo; «refucarai», a 2.ª pessoa do plural do _______).
Quanto a mim, há dois
casos em que Sena decidiu mal as grafias. No terceiro soneto há uma
acentuação impossível no sistema ortográfico português: «______» nunca poderia
ter o acento gráfico que lhe foi posto, já que, mesmo sem ele, era já uma palavra
grave. Também não concordo com a grafia «_______», no segundo soneto, pois que
a formação do plural implicava um «res» (compare-se: «júnior», «juniores»). No
último soneto, torço o nariz à acentuação gráfica de «meláina» e «Hefáistos».
I — PANDEMOS
Dentífona apriuna a veste iguana
de que se escalca auroma e tentavela.
Como superta e buritânea amela
se palquitonará transcêndia inana!
Que vúlcios defuratos, que inumana
sussúrica donstália penicela
às trícotas relesta demiquela,
fissivirão boíneos, ó primana!
Dentívolos palpículos, baissai!
Lingâmicos dolins, refucarai!
Por mamivornas contumai a veste!
E, quando prolifarem as sangrárias,
lambidonai tutílicos anárias,
tão placitantes como o pedipeste.
II — ANÓSIA
Que marinais sob tão pora luva
de esbranforida pela retinada
não dão volpúcia de imajar anteada
a que moltínea se adamenta ocuva?
Bocam dedetos calcurando a fuva
que arfala e dúpia de antegor tutada,
e que tessalta de nigrors nevada.
Vitrai, vitrai, que
estamineta cuva!
Labiliperta-se infanal a esvebe,
agluta, acedirasma, sucamina,
e maniter suavira o termidodo.
Que marinais dulcífima contebe,
ejacicasto, ejacifasto, arina!...
Que marinais, tão pora luva, todo...
III — URÂNIA
Purília amancivalva emergidanto,
imarculado e rósea, alviridente,
na azúrea juventil conquinomente
transcurva de aste o fido corpo tanto...
Tenras nadáguas que oculvivam quanto
palidiscuro, retradito e olente
é mínimo desfincta, repente,
rasga e sedente ao duro latipranto.
Adónica se esvolve na ambolia
de terso antena avante palpinado.
Fímbril, filível, viridorna, gia
em túlida mancia, vaivinado.
Transcorre uníflo e suspentreme o dia
noturno ao lia e luçardente ao cado.
IV — AMÁTIA
Timbórica, morfia, ó persefessa,
meláina, andrófona, repitimbídia,
ó basilissa, ó scótia, masturlídia,
amata cíprea, calipígea, tressa
de jardinatas nigras, pasifessa,
luni-rosácea lambidando erídia,
erínea, erítia, erótia, erânia, egídia,
eurínoma, ambológera, donlessa.
Ares, Hefáistos, Adonísio, tutos
alipigmaios, atilícios, futos
da lívia damitada, organissanta,
agonimais se esforem morituros,
necrotentavos de escancárias duros,
tantisqua abradimembra a teia canta.
Liga
dos Campeões
Semi-finais |
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(ι) |
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(κ) |
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[ν] |
(λ) |
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(μ) |
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[ξ] |
Final |
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(ν) |
|
|
(ξ) |
|
|
|
Liga
Europa
Semi-finais |
||||||
(η) |
|
|
(κ) |
|
|
[λ] |
(θ) |
|
|
(ι) |
|
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[μ] |
Final |
||||||
(λ) |
|
|
(μ) |
|
|
|
Questionário de gramática
Versão com Greta, essa fedelha irritante
Sem
consultares outros elementos além desta folha, classifica quanto à função
sintática (sujeito, predicado, vocativo, modificador de
frase; complemento direto, complemento indireto, complemento oblíquo, complemento agente da passiva, predicativo do sujeito, predicativo do complemento direto, modificador do grupo verbal; modificador restritivo do nome, modificador apositivo do nome, complemento do nome; complemento do adjetivo) os segmentos
sublinhados. Não é obrigatório que estejam representadas todas as funções e
pode haver funções que apareçam mais do que uma vez.
Sacaninhas, para a próxima, estudem
mais gramática. |
vocativo |
Clay Calloway, um cantor há muito retirado, foi a
sorte de Moon. |
|
É fácil simpatizarmos com Miss Crawley. |
|
— Os nautas perseguem-nos — queixavam-se, rindo, as
ninfas. |
|
Pinheiro classificou como secreto o plano de reestruturação
da TAP. |
|
No twitter circula uma lista de oitenta jogadores a
contratar pelo Benfica. |
|
Greta, essa fedelha irritante, tem distribuído os
donativos recebidos. |
|
No sábado, o City venceu os Red Devils. |
|
Camões, que escreveu Os Lusíadas, não tem
culpa dos programas. |
|
— Já regressámos da Índia — exclamou o Gama ao
chegar. |
|
Os caminhantes perceberam que o percurso fora
interrompido. |
|
Crisnaldo e Georgina revelam-se incapazes de aprender árabe. |
|
Como choveu, não pudemos ir à praia. |
|
— Beijem-me — disse Rosita ao porco seu marido e
aos seus leitões. |
|
Camões procede à mitificação dos heróis portugueses. |
|
A chefe de gabinete Eugénia permaneceu na casa de
banho. |
|
Classifica quanto ao ato de fala (declarativo, compromissivo,
assertivo, expressivo, diretivo):
Declaro que doravante não usarei frases difíceis. |
|
Os alunos cancelaram o professor negacionista. |
|
Classifica quanto ao valor modal (epistémico, deôntico,
apreciativo). Não é obrigatório que
estejam representadas todas as modalidades e pode alguma aparecer mais do que
uma vez.
Devem seguir as instruções
em cima, se quiserem ter boa nota. |
|
Se não entregares a gravação,
podes ter uma desilusão. |
|
Não sabemos se Gil Vicente também foi ourives. |
|
(Ponho a
seguir as soluções desta e das outras versões.)
Solução da versão com Greta, essa fedelha irritante
Clay
Calloway, um cantor há muito retirado, foi a sorte de Moon. |
modificador apositivo do
nome |
É fácil
simpatizarmos com Miss Crawley. |
sujeito |
— Os
nautas perseguem-nos — queixavam-se, rindo, as ninfas. |
complemento direto |
Pinheiro
classificou como secreto o plano de reestruturação da TAP. |
predicativo do complemento
direto |
No
twitter circula uma lista de oitenta jogadores a contratar pelo Benfica. |
sujeito |
Greta,
essa fedelha irritante, tem distribuído os donativos recebidos. |
predicado |
No
sábado, o City
venceu os Red Devils. |
modificador do grupo verbal |
Camões,
que escreveu Os Lusíadas, não tem culpa dos programas. |
sujeito |
— Já regressámos
da Índia — exclamou o Gama ao chegar. |
complemento oblíquo |
Os
caminhantes perceberam que o percurso fora interrompido. |
complemento direto |
Crisnaldo
e Georgina revelam-se incapazes de aprender árabe. |
complemento do adjetivo |
Como
choveu, não
pudemos ir à praia. |
modificador do grupo verbal |
— Beijem-me
— disse Rosita ao porco seu marido e aos seus leitões. |
complemento direto |
Camões
procede à mitificação dos heróis portugueses. |
complemento do nome |
A
chefe de gabinete Eugénia permaneceu na casa de banho. |
predicativo do sujeito |
Declaro que doravante não
usarei frases difíceis. |
compromissivo |
Os alunos cancelaram o professor
negacionista. |
assertivo |
Devem
seguir as instruções
em cima, se quiserem ter boa nota. |
deôntico |
Se não
entregares a gravação, podes ter uma desilusão. |
epistémico |
Não sabemos
se Gil Vicente também foi ourives. |
epistémico |
Solução da versão com Biden a
tropeçar
Depois
que leu o discurso, Biden
tropeçou num saco. |
modificador do grupo verbal |
—
Comeram-me com voracidade — disse o bolo ao desaparecer. |
complemento direto |
A concretização
do plano da TAP é uma incógnita. |
complemento do nome |
Parece
que Messi, o melhor do mundo, vai jogar para o Al-Hilal. |
modificador apositivo do
nome |
É
difícil não ficarmos incomodados com tudo isto. |
sujeito |
— As
ninfas escaparam-se-nos — lamentou Leonardo. |
complemento indireto |
António
Costa tipificou o transporte do computador como um roubo. |
predicativo do complemento
direto |
Gosto dos
livros de viagens de Bill Bryson. |
complemento oblíquo |
Dia quinze começará o período
de férias. |
sujeito |
Eu, que sou de Lisboa, não
gosto de fado. |
predicado |
No Estádio
Nacional, o
Porto derrotou o Braga. |
modificador do grupo
verbal |
Allen
Ginsberg, que pertenceu à geração beat, escreveu Uivo. |
sujeito |
Marcelo
disse que não ia usar a bomba atómica. |
complemento direto |
Ficaram
cheias de medo as assessoras do ministro Galamba. |
predicativo do sujeito |
Choravam,
preocupadíssimos com o último item de sintaxe. |
complemento do adjetivo |
Considere-se
demitido. [ministro
para Frederico Pinheiro] |
declarativo |
Queria aquele bolo. [por
cliente, numa pastelaria] |
diretivo |
Allen Ginsberg
era referido pelo japonês do filme Paterson. |
epistémico |
Como este
dentista não usa anestesia, pode doer-te um pouco. |
epistémico |
Se não
quiseres ter negativa, deves fazer a porcaria da gravação. |
deôntico |
Solução da versão com Frederico Pinheiro a esbofetear
Eugénia Cabaço
Quando
se estuda gramática, vê-se
ali uma oração temporal. |
modificador do grupo
verbal |
Passados meses, os
tribunais declararam ilegais os serviços mínimos. |
predicativo do complemento
direto |
Parece impossível não
saberem que «Parece impossível» é o predicado. |
sujeito |
Um cientista está
sempre disponível para a leitura. |
complemento do adjetivo |
Pedro Nuno Santos considerou
os 55 milhões um ponto de encontro. |
predicativo do
complemento direto |
Precisam de especial
atenção os bolos e as frutas cristalizadas. |
sujeito |
Discordo da opinião do catavento Marcelo. |
complemento oblíquo |
Quanto ao livro que
te emprestei, trá-lo por favor. |
complemento indireto |
Chamei-te para te dizer que és burro
que dói. |
complemento direto |
A preocupação com
os efeitos da vacina é pertinente. |
complemento do nome |
Jorge de Sena foi o
poeta que escreveu estes sonetos. |
sujeito |
Jude Bellingham, que
é inglês, vai ser comprado pelo Real. |
modificador apositivo do
nome |
Como não estudamos
gramática, o parvo do stor anda aborrecido. |
predicativo do sujeito |
Sabes que o Frederico
Pinheiro é treinador de andebol? |
complemento direto |
A correção deste
difícil trabalho será feita na segunda. |
complemento do nome |
Declaro
que entregarei este trabalho segunda-feira. |
compromissivo |
Quem sabe responder a este item? |
diretivo |
Se quiseres, podes levar a minha gabardina. |
deôntico |
Frederico Pinheiro esbofeteou Eugénia
Cabaço. |
epistémico |
O City-Inter de
amanhã deve dar mais uma polémica. |
epistémico |
Solução da versão com o
simpático norueguês Aursnes
Afonso,
não serei condescendente com copianços. |
complemento do adjetivo |
Depois de um trabalho
de gramática sabe bem um almoço reforçado. |
sujeito |
O regresso aos lugares
onde fomos felizes é de evitar. |
complemento do nome |
A Afrodite foi a aluna que chegou
primeiro. |
sujeito |
Perguntaram a Costa se avisara o SIS. |
complemento direto |
Esta pergunta com um
verbo copulativo ficou difícil. |
predicativo do sujeito |
Fred Aursnes, um
norueguês simpático, joga em todas as posições. |
modificador apositivo do
nome |
A contratação de Koçfuztxq está
iminente. |
complemento do nome |
Os alunos que te
chamaram são os ranhosos do 10.º ano? |
complemento direto |
Quanto ao livro que
te emprestei, trá-lo para a aula. |
complemento direto |
Não abdico de um bom bife à Império. |
complemento oblíquo |
A CPI elegeu Eugénia
Cabaço como alvo das perguntas complicadas. |
predicativo do complemento
direto |
Seus ignorantes, é incrível falharem este
item. |
sujeito |
Os acórdãos sobre
serviços mínimos tornam impossíveis as greves. |
predicativo do
complemento direto |
Se
estudares gramática, reconheces
a oração condicional. |
modificador de frase |
Era uma
caneta de feltro vermelha, por favor. [por cliente numa papelaria] |
diretivo |
Creio que o trabalho está acabado. |
assertivo |
Pode vir aí uma trovoada! |
epistémico |
Senhor árbitro, deve
apreciar os lances com imparcialidade. |
deôntico |
Creio que Eça nasceu em Vila do Conde. |
epistémico |
Cantar
2 (intervenções
de Clay Calloway) |
Os
Lusíadas, V, 37-60 (episódio
do Adamastor) |
A primeira impressão da personagem é medonha,
incute terror: ________ exibe a ferocidade do leão que é: ao visitar a mansão
em que Clay vive isolado do mundo, Miss Crawley é expulsa violentamente (perdendo
o olho, substituído por uma _____) e regressa cheia de mazelas; Moon foi atirado
à _____; Ash vê o ____ que preparara para o leão com delicadeza ser por ele cuspido
agressivamente. |
A primeira impressão da personagem é medonha,
incute terror: o _______, surgido de uma nuvem carregada «que pôs nos
corações um grande medo», é uma figura «de disforme e grandíssima estatura; /
O rosto carregado, a barba esquálida, / Os _____ encovados , e a postura /
Medonha e má e a cor terrena e pálida; / Cheios de terra e crespos os _______,
/ A boca negra, os dentes ________». |
Porém, quando se consegue dialogar com a
personagem, ouvindo-a, como só ousou fazer a porco-espinho Ash, percebe-se
que se trata afinal de uma vítima do amor: Clay perdera a _______, Ruby, a
sua única inspiração. É só por isso que há mais de quinze anos não ouve nenhuma
das suas canções, nem sai de casa; e diz ter perdido a _____. |
Porém, quando se consegue dialogar com a
personagem, ouvindo-a, percebe-se que se trata afinal de uma vítima do amor: o
Adamastor tivera uma paixão por ______, que o rejeitou com malvadez (marcara-lhe
um encontro e ele, julgando-se abraçado à deusa, ficou transformado num
penedo, o Cabo das ________, aka Cabo da Boa Esperança). E, narra o
Gama, «e c’um medonho choro , / Súbito d’ante os olhos se apartou». |
Clay Calloway acaba por — spoiler alert —
aceitar associar-se ao espetáculo de Buster Moon e, no futuro, vai ser uma
personagem adjuvante. É ele que _______ Moon a não desistir dos seus objetivos
e, ao contrário de outros da troupe, logo se entusiasma com a ousadia da preparação
clandestina do show. Podemos mesmo dizer que, em fase posterior, Clay
torna-se um elemento que faz parte da personagem coletiva heroína do filme. Quanto
ao ________ deste protagonista coletivo será o lobo Crystal. |
O Adamastor, uma alegoria dos perigos do mar, contribui
para a mitificação dos heróis portugueses, os que se atrevem a enfrentar
perigos tais («Ó gente ousada, mais que quantas / No mundo cometeram grandes
cousas»). Ao mesmo tempo, as ________ que faz, de desgraças futuras (a morte
de Bartolomeu Dias, o naufrágio de Sepúlveda), possibilitam a referência a
factos posteriores àquela viagem. O Adamastor não é um oponente (o verdadeiro
_________ é Baco), mesmo se não podemos dizer que se trata de um adjuvante. |
TPC [aliás, sugestão apenas] — Lembro o Concurso literário
José Gomes Ferreira. O prazo é 14 de junho; os textos são entregues, pelos
autores, na Biblioteca da ESJGF. Há três modalidades: conto, poema, teatro.
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