Aula 131-132
Aula 131-132 (12 [5.ª, 1.ª, 3.ª], 14/jun [4.ª]) Explicação
de quase nada do trabalho de gramática. Finais das duas ligas de leitura em voz
alta.
Poemas
de Fernando Pessoa (nascido a 13 de junho de
1888) para as finais
Liga
Europa:
Liberdade
(falta uma citação de
Séneca)
Ai que prazer
Não cumprir um dever,
Ter um livro para ler
E não o fazer!
Ler é maçada,
Estudar é nada.
O sol doura
Sem literatura.
O rio corre, bem ou mal,
Sem edição original.
E a brisa, essa,
De tão naturalmente matinal,
Como tem tempo não tem pressa.
Livros são papéis pintados
com tinta.
Estudar é uma coisa em que
está indistinta
A distinção entre nada e
coisa nenhuma.
Quanto é melhor, quando há
bruma,
Esperar por D. Sebastião,
Quer venha ou não!
Grande é a poesia, a bondade
e as danças...
Mas o melhor do mundo são
crianças,
Flores, música, o luar, e
o sol, que peca
Só quando, em vez de
criar, seca.
O mais do que isto
É Jesus Cristo,
Que não sabia nada de
finanças
Nem consta que tivesse
biblioteca...
Liga dos
Campeões:
Saudade dada
Em horas inda louras,
lindas
Clorindas e Belindas,
brandas,
Brincam no tempo das
berlindas,
As vindas vendo das
varandas.
De onde ouvem vir a rir as
vindas
Fitam a fio as frias
bandas.
Mas em torno à tarde se entorna
A atordoar o ar que arde
Que a eterna tarde já não
torna!
E em tom de atoarda todo o
alarde
Do adornado ardor
transtorna
No ar de torpor da tarda
tarde.
E há nevoentos desencantos
Dos encantos dos pensamentos
Nos santos lentos dos
recantos
Dos bentos cantos dos conventos...
Prantos de intentos,
lentos, tantos
Que encantam os atentos
ventos.
Informações várias (em torno do ano e da avaliação). Assistência
a segunda parte de Uivo e, ao mesmo tempo, conversas com cada aluno.
2.º semestre — alguns
focos do ensino e da avaliação (que, porém, não devem ser vistos como parcelas para se chegar
a uma média)
Leitura |
||
Aula |
Questionário sobre dois depoimentos acerca da Farsa
de Inês Pereira (aula 69-70) |
|
Questionário sobre excerto 4 de Farsa (aula
83-84) |
||
Questionário sobre apreciação crítica a Billie
Eilish nas pp. 340-341 (aula 93-94) |
||
Questionário sobre «Lá vai ela, formosa e
segura. Scooters [...]» (aula 105-106) |
||
Questionário sobre dois depoimentos acerca dos Lusíadas (aula 121-122) |
||
Observação direta da eficiência a resolver as tarefas
com textos em todas as aulas |
|
|
Escrita |
||
]Aula |
Comentário a contrastar Farsa e letra de canção
de Bárbara Tinoco (aula 77-78) |
|
Redação sobre palavra de estimação (aula 81-82) |
||
Resumo de excerto 5 de Farsa (aula 85-86) |
||
Criação de sinopse para um peça com provérbio escolhido
em livros (aula 87-88) |
||
Criação de slogans publicitários (aula 88-89) [exceto
10.º 3.ª] |
||
Comentário em torno de Inês Pereira enquanto
personagem dinâmica (aula 95-96) |
||
Crónica de crítica gastronómica segundo o modelo
das de MEC (aula 93-94) |
||
Sobre processos de cómico em exemplares de Inimigo
Público (aula 91-92) |
||
Texto segundo matriz de «Descalça vai para a
fonte» (aula 103-104) |
||
Criação de verbete para palavra inventada (aula 111-112) |
||
Criação de soneto antónimo de
«Erros meus, má fortuna, amor ardente» (aula 113-114) |
||
Texto argumentativo sobre «bicho da terra tão
pequeno» (aula 115-116) |
||
Criação de «Proposição» para epopeia imaginada (aula
117-118) |
||
* Texto de opinião sobre
lugar ideal, «Ilha dos amores» (aula 123-124) [exceto 10.º 4.º e 5.ª] |
||
Texto em prosa começado por «Quanto é que falta»
(aula 125-126) |
||
* Reportagem em direto do cerco de Lisboa (aula 65-66)
[só no 10.º 4.ª] |
||
Observação direta da capacidade de aproveitar as várias
etapas da redação |
||
Casa |
Texto sobre «A ética no desporto e na vida» (tepecê
da aula 75-76) |
|
Reformulação do texto anterior (tepecê da aula 77-78) |
||
Reformulação de palavra de estimação (tepecê da
aula 84-85) |
||
Guião para anúncio publicitário (tepecê da aula 89-90) |
||
* Acróstico sobre Crónica de D. João I (tepecê
da aula 67-68) [exceto no 10.º 5.ª] |
||
Acróstico sobre Farsa de Inês Pereira (tepecê
da aula 97-98) |
||
Relato de viagem para «Fuga do leitor» (tepecê
da aula 109-110) |
||
Reformulação do anterior (tepecê da aula 111-112) |
||
Compreensão
do oral e Expressão oral (& Educação literária) |
||
Casa Aula |
Leitura em voz alta para determinação de potes
da Champions (aulas 95-96 e 97-98) |
|
Leituras em voz alta da fase de grupos e fases subsequentes
(aulas 103-104 e ss.) |
||
Casa |
Leitura de livros (ao longo do semestre) |
|
* Gravação, com imagem fixa, sobre leituras [só
para quem não fizera no 1.º semestre] |
||
Aula |
Observação direta
da atitude de procurar ouvir os outros com atenção (sem falar para o lado) |
|
Gramática |
||
Aula |
Questionário sobre alguns conteúdos mais abordados
(aula 99-100) |
|
Questionário sobre alguns conteúdos mais abordados
(aula 129-130) |
||
Observação direta da atenção nos momentos em que se
trata de ouvir explicações de conteúdos |
#
<< Home