Thursday, September 09, 2021

Aula 29-30

Aula 29-30 (29/out [1.ª, 3.ª]) Valeria a pena relermos o testemunho prestado por Pessoa na carta a Adolfo Casais Monteiro, já em janeiro de 1935, acerca do dia 8 de março de 1914, o «dia triunfal» da criação dos heterónimos. Releiamos as ll. 29-50 desse texto nas pp. 25-26 do manual.

Percebemos que, depois de manuscritos «trinta e tantos poemas a fio» de O Guardador de Rebanhos, de Alberto Caeiro, se deu «a reação de Fernando Pessoa contra a sua inexistência como Alberto Caeiro», tendo sido escrito então o longo «Chuva Oblíqua», poema ortónimo. Depois, o poeta tratou de descobrir discípulos de Caeiro: primeiro, escreveu em nome de Ricardo Reis e, logo a seguir, surgiu-lhe «impetuosamente» Álvaro de Campos, escrevendo à máquina a «Ode triunfal».

Já conhecemos vários destes poemas, mas não «Chuva Oblíqua», cuja parte final temos na p. 46. Este poema costuma ser dado como exemplo do intersecionismo (cfr. p. 47, «O intersecionismo»), mas também revela uma característica considerada típica de Fernando Pessoa ortónimo (e de Campos aliás), a nostalgia da infância.

Depois de, na p. 46, leres «Chuva Oblíqua» (parte VI), assinala na tabela os versos que se reportam à infância — com Q(uintal) —, os que se reportam ao presente do sujeito poético — com T(eatro) — e os que misturam estes dois planos — com QT.

Sétima que constitui a 1.ª estrofe

vv. 1-2

T

vv. 3-7

 

Quarteto que constitui a 2.ª estrofe

vv. 8-9

 

vv. 10-11

 

Quintilha que constitui a 3.ª estrofe

vv. 12-16

 

Oitava que constitui a 4.ª estrofe

vv. 17-18

 

vv. 19-20

 

vv. 21-23

 

v. 24

 

Terceto que constitui a 5.ª estrofe

vv. 25-26

 

v. 27

 

Quintilha que constitui a 6.ª estrofe

vv. 28-32

 

Sextilha que constitui a 7.ª estrofe

v. 33

 

v. 34-38

 

Pensa em 3.1 (p. 47): . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Vê só os minutos 25 a 30 e 32,30 a 36:

Itens de exame recentes em torno de aspeto ou modalidade (todos do grupo II, é claro):

[2019, 1.ª fase]

7. Indique a modalidade e o valor modal expressos em «temos de ser capazes de reconhecer, imaginativamente, os erros e as incongruências» (linhas 15 e 16)

__________

[2019, 2.ª fase]

7. Indique o valor aspetual veiculado por cada uma das expressões seguintes: a) «Quando eu era pequeno tinha a Gija» (linhas 20 e 21); b) «Desapareceu da minha vida de repente» (linhas 22 e 23).

__________

[2018, 1.ª fase]

5. As formas verbais presentes em «A intraduzibilidade de um termo é normal.» (linha 1) e em «Assim, o termo ganhou uma extensão invulgar» (linha 20) têm, respetivamente, um valor aspetual

(A) genérico e perfetivo.

(B) iterativo e perfetivo.

(C) genérico e imperfetivo.

(D) iterativo e imperfetivo.

[2018, 2.ª fase]

4. No excerto compreendido entre «Considera negativamente» (linha 22) e «de abuso» (linha 23) [«Considera negativamente a violência em todas as suas formas. A nossa sociedade eliminou as formas mais brutais de abuso.»], as formas verbais têm, respetivamente, um valor aspetual

(A) genérico e iterativo.

(B) perfetivo e iterativo.

(C) imperfetivo e genérico.

(D) genérico e perfetivo.

5. As frases «E não restam dúvidas de que, em boa medida, as suas observações têm fundamento.» (linha 18) e «Talvez sejamos hipócritas» (linha 32) exprimem a modalidade epistémica

(A) com valor de probabilidade, no primeiro caso, e com valor de certeza, no segundo caso.

(B) com valor de probabilidade, em ambos os casos.

(C) com valor de certeza, em ambos os casos.

(D) com valor de certeza, no primeiro caso, e com valor de probabilidade, no segundo caso.

Lê o poema XXI de «O Guardador de Rebanhos», de Alberto Caeiro. Depois, responde aos quatro itens seguintes, que poderiam ser os de um grupo I de exame nacional.

XXI

Se eu pudesse trincar a terra toda

E sentir-lhe um paladar,

E se a terra fosse uma cousa para trincar,

Seria mais feliz um momento…

Mas eu nem sempre quero ser feliz.

É preciso ser de vez em quando infeliz

Para se poder ser natural…

Nem tudo é dias de sol,

E a chuva, quando falta muito, pede-se.

Por isso tomo a infelicidade com a felicidade

Naturalmente, como quem não estranha

Que haja montanhas e planícies

E que haja rochedos e erva…

 

O que é preciso é ser-se natural e calmo

Na felicidade ou na infelicidade,

Sentir como quem olha,

Pensar como quem anda,

E quando se vai morrer, lembrar-se de que o dia morre,

E que o poente é belo e é bela a noite que fica…

E que se assim é, é porque é assim.

Fernando Pessoa, Poesia dos Outros Eus, edição de Richard Zenith, Lisboa, Assírio & Alvim, 2007.

1. Para o sujeito poético, a sensação é tudo, valorizando a perceção das coisas tais como são. Transcreve do poema expressões que provem que os sentidos estão em atividade.

Para o sujeito poético, é vital sentir, afirmando mesmo que seria mais feliz “se . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .” (v. 3). Neste poema, é evidente a valorização das sensações, como se pode constatar através das expressões . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Sendo Caeiro um poeta do “olhar”, verifica-se que dá especial realce às . . . . . . . . . . . . . . .

2. O sujeito poético olha o mundo com naturalidade e simplicidade. Explica a influência desta atitude no modo de sentir a vida.

O sujeito poético aceita as coisas tais como elas são, valorizando a diferença . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . (“montanhas e planícies”, “rochedos e ervas”, vv. 12-13) e os momentos bons e maus da vida (. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .). Assim, considera que os aspetos menos agradáveis da Natureza e da vida são uma realidade que é necessário sentir e viver.

3. Com o verso “Sentir como quem olha” (v. 16), sintetizam-se algumas características da poesia de Alberto Caeiro. Refere-as.

Partindo do verso “Sentir como quem olha” (v. 16), podem apontar-se algumas características da poesia de Alberto Caeiro, nomeadamente: . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

4. Relaciona o último verso com a mensagem global do poema.

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TPC — Continuando a tentar perceber a técnica de escrita de narrativas curtas, lê um destes contos: «Sempre é uma companhia» (pp. 136-142) ou «George» (150-155).

 

 

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