Aula 29-30
Aula 29-30 (29/out
[1.ª, 3.ª]) Valeria a pena relermos o testemunho prestado por Pessoa na carta a
Adolfo Casais Monteiro, já em janeiro de 1935, acerca do dia 8 de março de 1914,
o «dia triunfal» da criação dos heterónimos. Releiamos as ll. 29-50 desse texto
nas pp. 25-26 do manual.
Percebemos que, depois de manuscritos
«trinta e tantos poemas a fio» de O Guardador
de Rebanhos, de Alberto Caeiro,
se deu «a reação de Fernando Pessoa contra a sua inexistência como Alberto Caeiro»,
tendo sido escrito então o longo «Chuva
Oblíqua», poema ortónimo.
Depois, o poeta tratou de descobrir discípulos de Caeiro: primeiro, escreveu em
nome de Ricardo Reis e, logo a seguir,
surgiu-lhe «impetuosamente» Álvaro de
Campos, escrevendo à máquina a «Ode triunfal».
Já conhecemos vários destes poemas, mas não
«Chuva Oblíqua», cuja parte final temos na p. 46. Este poema costuma ser dado
como exemplo do intersecionismo (cfr. p. 47, «O intersecionismo»), mas
também revela uma característica considerada típica de Fernando Pessoa ortónimo
(e de Campos aliás), a nostalgia da
infância.
Depois de, na p. 46, leres «Chuva
Oblíqua» (parte VI), assinala na tabela os versos que se reportam à infância —
com Q(uintal) —, os que se reportam ao presente do sujeito poético — com
T(eatro) — e os que misturam estes dois planos — com QT.
Sétima que constitui a 1.ª estrofe |
vv. 1-2 |
T |
vv.
3-7 |
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Quarteto
que constitui a 2.ª estrofe |
vv.
8-9 |
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vv.
10-11 |
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Quintilha que constitui a 3.ª estrofe |
vv. 12-16 |
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Oitava
que constitui a 4.ª estrofe |
vv.
17-18 |
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vv.
19-20 |
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|
vv.
21-23 |
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v.
24 |
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Terceto
que constitui a 5.ª estrofe |
vv.
25-26 |
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v.
27 |
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Quintilha
que constitui a 6.ª estrofe |
vv.
28-32 |
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Sextilha
que constitui a 7.ª estrofe |
v.
33 |
|
v.
34-38 |
|
Pensa em 3.1 (p. 47): . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . .
Vê só os minutos 25 a 30 e 32,30 a 36:
Itens de exame recentes em
torno de aspeto ou modalidade (todos
do grupo II, é claro):
[2019, 1.ª fase]
7. Indique a modalidade
e o valor modal expressos em «temos de ser capazes de reconhecer, imaginativamente,
os erros e as incongruências» (linhas 15 e 16)
__________
[2019, 2.ª fase]
7. Indique o valor
aspetual veiculado por cada uma das expressões seguintes: a) «Quando eu era pequeno
tinha a Gija» (linhas 20 e 21); b) «Desapareceu da minha vida de repente» (linhas
22 e 23).
__________
[2018, 1.ª fase]
5. As formas
verbais presentes em «A intraduzibilidade de um termo é normal.» (linha 1) e em
«Assim, o termo ganhou uma extensão invulgar» (linha 20) têm, respetivamente,
um valor aspetual
(A)
genérico e perfetivo.
(B)
iterativo e perfetivo.
(C)
genérico e imperfetivo.
(D)
iterativo e imperfetivo.
[2018, 2.ª fase]
4. No excerto
compreendido entre «Considera negativamente» (linha 22) e «de abuso» (linha 23)
[«Considera negativamente a violência em todas as suas formas. A nossa
sociedade eliminou as formas mais brutais de abuso.»], as formas verbais têm,
respetivamente, um valor aspetual
(A)
genérico e iterativo.
(B)
perfetivo e iterativo.
(C)
imperfetivo e genérico.
(D)
genérico e perfetivo.
5. As frases «E
não restam dúvidas de que, em boa medida, as suas observações têm fundamento.»
(linha 18) e «Talvez sejamos hipócritas» (linha 32) exprimem a modalidade
epistémica
(A)
com valor de probabilidade, no primeiro caso, e com valor de certeza, no segundo
caso.
(B)
com valor de probabilidade, em ambos os casos.
(C)
com valor de certeza, em ambos os casos.
(D)
com valor de certeza, no primeiro caso, e com valor de probabilidade, no segundo
caso.
Lê o poema XXI de «O Guardador de Rebanhos»,
de Alberto
Caeiro. Depois, responde aos quatro itens seguintes, que poderiam
ser os de um grupo I de exame nacional.
XXI
Se eu pudesse trincar a
terra toda
E sentir-lhe um paladar,
E se a terra fosse uma
cousa para trincar,
Seria mais feliz um
momento…
Mas eu nem sempre quero ser
feliz.
É preciso ser de vez em quando
infeliz
Para se poder ser natural…
Nem tudo é dias de sol,
E a chuva, quando falta
muito, pede-se.
Por isso tomo a
infelicidade com a felicidade
Naturalmente, como quem não
estranha
Que haja montanhas e planícies
E que haja rochedos e erva…
O que é preciso é ser-se natural
e calmo
Na felicidade ou na infelicidade,
Sentir como quem olha,
Pensar como quem anda,
E quando se vai morrer, lembrar-se
de que o dia morre,
E que o poente é belo e é
bela a noite que fica…
E que se assim é, é porque
é assim.
Fernando
Pessoa, Poesia dos Outros Eus, edição de Richard
Zenith, Lisboa, Assírio & Alvim, 2007.
1. Para o sujeito poético, a sensação é tudo,
valorizando a perceção das coisas tais como são. Transcreve do poema expressões
que provem que os sentidos estão em atividade.
Para o sujeito poético,
é vital sentir, afirmando mesmo que seria mais feliz “se . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .”
(v. 3). Neste poema, é evidente a valorização das sensações, como se pode constatar
através das expressões . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Sendo Caeiro um poeta
do “olhar”, verifica-se que dá especial realce às . . . . . . . . . . . . . . .
2. O sujeito poético olha o mundo com
naturalidade e simplicidade. Explica a influência desta atitude no modo de
sentir a vida.
O sujeito poético aceita
as coisas tais como elas são, valorizando a diferença . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . (“montanhas e planícies”, “rochedos e ervas”, vv. 12-13)
e os momentos bons e maus da vida (. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
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. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .). Assim, considera
que os aspetos menos agradáveis da Natureza e da vida são uma realidade que é
necessário sentir e viver.
3. Com o verso “Sentir como quem olha” (v.
16), sintetizam-se algumas características da poesia de Alberto Caeiro. Refere-as.
Partindo do verso “Sentir
como quem olha” (v. 16), podem apontar-se algumas características da poesia de
Alberto Caeiro, nomeadamente: . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
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4. Relaciona o último verso com a mensagem
global do poema.
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TPC — Continuando a tentar perceber a técnica
de escrita de narrativas curtas, lê um destes contos: «Sempre é uma companhia» (pp. 136-142) ou «George»
(150-155).
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