Thursday, September 09, 2021

Aula 18R-18

Aula 18R-18 (13 [1.ª], 14/out [3.ª]) Estamos a estudar um dos poucos conteúdos de gramática que são específicos do 12.º ano, os valores temporais, aspetuais, modais. (O programa gramatical do 12.º ano é sobretudo de revisões.)

Resolve o exercício da p. 66 do manual sobre Aspeto (ou valores aspetuais), completando o que já fui respondendo (e, se necessário, olhando a p. 67):

1.1 com valor perfetivo: «Vim aqui para não esperar ninguém»; em parte, também «vou-me embora brusco»;

com valor imperfetivo: «__________», «Trago um grande cansaço de ser tanta coisa»; também, embora menos indiscutivelmente, «Chegam os retardatários do princípio» e «Começam chegando os primitivos da espera».

1.2 [Destaca a parte da frase relevante para efeitos de valor aspetual. (Como as soluções pretendidas pelo manual não são corretas ou indiscutíveis, alterei uma das colunas e não sigo a exata solução proposta.)]

1

Habitual

Costumo vir

E

2

Iterativo (e Habitual)

Aos domingos, vai

D

3

Imperfetivo

 

 

4

Perfetivo

                     [mas não é famoso o exemplo]

 

5   

Genérico

 

 

1.3

Genérico: Ser tanta coisa é um grande cansaço.

Habitual: ____________.

Perfetivo: ____________.

Iterativo: ____________.

Passa agora ao exercício sobre Modalidades (ou valores modais), na p. 70 (se necessário, consultando a p. 69):

2.

a. A vida ali deve ser feliz — modalidade ______

b. Talvez à criança espreitando pelos vidros da janela — modalidade ______

c. Talvez à rapariga que olhou, ouvindo o motor, pela janela da cozinha — modalidade epistémica

d. Aquele é que é feliz — modalidade _______

e. Deves fazer este estúpido exercício com todo o cuidado — modalidade ______

3.

a. Devo ser qualquer coisa do príncipe de todo o coração da rapariga (verbo auxiliar modal «dever»)

b. Provavelmente sou / Talvez seja / … (advérbio)

c. Serei / Seria (tempo/modo verbal)

Para efeitos desta matéria, é útil rever o verbo — a sua conjugação, a sua flexão —, recordando as suas subclasses.

               O verbo pode ser...

 

 

 

 

principal

intransitivo

não seleciona complementos

 

 

transitivo

 

direto

seleciona complemento direto

indireto

seleciona complemento indireto (ou complemento oblíquo)

direto e indireto

seleciona dois complementos

predicativo

seleciona complemento direto e predicativo do complemento direto

 

copulativo

associa-se a um nome predicativo do sujeito (ser, estar, parecer, ficar, continuar, permanecer, tornar-se, etc.)

 

 

auxiliar

dos tempos compostos

ter, haver

da passiva

ser

temporal

ir, haver de

aspetual

estar, continuar, começar, acabar, ir, vir, ficar

modal

ter de, poder, dever

Sobre os valores modais (ou modalidade) tens a explicação na p. 69 e na p. 17 do anexo do manual). As três modalidades são: epistémica (valores de probabilidade, certeza); deôntica (permissão, obrigação); apreciativa. Na tabela, preenche a coluna da direita com a modalidade que esteja em causa.

«O desensofador» (série Lopes da Silva)

modalidade

Ui!

 

 

Não lhe vou mentir: está muito complicado...

Vai ser preciso desmontar: tenho de tirar a almofada.

 

 

Tenho de fazer a verificação do forro a nível do extravio de acepipes.

Não pode recolocar agora?

 

 

Não posso voltar cá.

Tenho um serviço num dentista que deve ser demorado.

 

Que horror: parece impossível!

 

 

Parece incrível como há gente assim em pleno século XXI...

E posso colocar eu a almofada?

 

 

Por mim, pode.

Pode só virar o fecho éclair ao contrário...

 

 

Pode meter mal a almofada...

A única coisa que pode acontecer é desfigurar o sofá para sempre.

Posso oferecer-lhe uma cerveja?

 

Devemos ter cuidado com chaves e naperons — o mundo tornou-se complicado para os sofás.

 

Sobre o aspeto, tens a p. 67 do manual e a p. 16 do anexo. e a Indica o valor aspetual predominante em cada uma destas frases de Último a sair:

Ela estava a fazer jogo, esteve a fazer jogo desde o início.

 

muitas melgas nesta casa.

 

Já acabou o Fenistil.

 

A melga entrou lá dentro.

 

A melga vinha [a voar].

 

Procurei bué. Estive ali um quarto de hora à procura da melga.

 

Tu és meu amigo, Rui.

 

* Costumo sair do quarto dos homens e visitar o das mulheres.

 

* Tens procurado as melgas todas as noites.

 

* inventados para efeitos do exercício

Atribui às frases, de Último a sair — passo do «milagre» vivido por Bruno Nogueira —, um valor aspetual (genérico, imperfetivo, perfetivo, habitual, iterativo, [incoativo, cessativo]).

Frase

valor aspetual

É um iogurte de coco e de ananás muita bom.

 

Você está andando, Bruno.

 

Ainda ontem estava numa cadeira de rodas e hoje eu te vejo aqui de pé.

 

Começo a ouvir barulho.

incoativo   [tem-se descartado]

Veio uma luz lá do meio.

 

Ela [Nossa Senhora] conhece-me.

 

Os três pastorinhos já lerparam.

 

Você é a nova Irmã Lúcia!

 

O poema «Dobrada à moda do Porto», de Álvaro de Campos, tem bastantes marcas de narratividade. A situação relatada é sobretudo pretexto para o «eu» refletir sobre si mesmo. É este poema um novo exemplo do Campos intimista, agora talvez em clave mais irónica que desiludida.

O que te peço é que reescrevas o poema, verso a verso, criando outra situação (a tal parte mais narrativa, que deixará de ter a ver com um restaurante), mantendo entretanto tudo o que sublinhei (em geral, os fragmentos mais líricos ou mais introspetivos).

Além das partes sublinhadas, conserva, é claro, o número de versos, e procura não alterar muito a pontuação do original. Quanto ao título, deve ser trocado por outro, é claro.

Dobrada à moda do Porto

Um dia, num restaurante, fora do espaço e do tempo,

Serviram-me o amor como dobrada fria.

Disse delicadamente ao missionário da cozinha

Que a preferia quente,

Que a dobrada (e era à moda do Porto) nunca se come fria.

 

Impacientaram-se comigo.

Nunca se pode ter razão, nem num restaurante.

Não comi, não pedi outra coisa, paguei a conta,

E vim passear para toda a rua.

 

Quem sabe o que isto quer dizer?

Eu não sei, e foi comigo...

 

(Sei muito bem que na infância de toda a gente houve um jardim,

Particular ou público, ou do vizinho.

Sei muito bem que brincarmos era o dono dele.

E que a tristeza é de hoje).

 

Sei isso muitas vezes,

Mas, se eu pedi amor, porque é que me trouxeram

Dobrada à moda do Porto fria?

Não é prato que se possa comer frio,

Mas trouxeram-mo frio.

Não me queixei, mas estava frio,

Nunca se pode comer frio, mas veio frio.

Fernando Pessoa, Poemas de Álvaro de Campos, edição de Cleonice Berardinelli, Lisboa, INCM, 1990 (com modernização da grafia).

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

TPC — Sobre valor aspetual e valor modal, além da leres as páginas do manual e respetivo anexo final que já fui referindo, podes tentar resolver as fichas 31 e 32 (pp. 55-57) do Caderno de atividades. Porei em Gaveta de Nuvens as fichas já respondidas, pelo que, mesmo que não queiras resolvê-las tu próprio, podes sempre verificar as soluções.

 

 

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