Aula 21-22
Aula
21-22
(20/out [1.ª, 3.ª]) Correção de comentário comparativo dos dois «Lisbon Revisited».
Começa por relancear o texto expositivo «Alberto Caeiro, o poeta
‘bucólico’» (p. 49). Depois, lê o nono poema de «O Guardador de Rebanhos», de Alberto Caeiro, que ponho a seguir,
e completa a tabela.
IX
Sou um guardador de
rebanhos.
O rebanho é os meus
pensamentos
E os meus pensamentos são
todos sensações.
Penso com os olhos e com os
ouvidos
E com as mãos e os pés
E com o nariz e a boca.
Pensar uma flor é vê-la e
cheirá-la
E comer um fruto é
saber-lhe o sentido.
Por isso quando num dia de
calor
Me sinto triste de gozá-lo
tanto,
E me deito ao comprido na
erva,
E fecho os olhos quentes,
Sinto todo o meu corpo
deitado na realidade,
Sei a verdade e sou feliz.
Alberto Caeiro, «O
Guardador de Rebanhos», Poemas de Alberto Caeiro, Lisboa, Ática, 1946
(10.ª ed.: 1993)
Trechos |
Vv. |
Figuras |
Funcionalidade do recurso estilístico |
Sou um guardador de
rebanhos. |
1 |
____ |
O sujeito poético
aproxima-se da natureza. A afirmação é a primeira premissa do silogismo
constituído pelos três primeiros versos, cuja conclusão será «o sujeito
poético é um guardador de _____». |
Penso com os olhos e com
os ouvidos / E com as mãos e os pés, / E com o nariz e a boca. |
4-6 |
Enumeração |
Com este inventário de
órgãos sensoriais reforça-se o que se estipulara no v. 3 (a ____ do sentir
físico). |
Polissíndeto |
A articulação dos termos
através da ____ «e» ajuda a representar o eu
lírico como ingénuo, simples, infantil, ao mesmo tempo que acentua o citado
predomínio das _____. |
||
____ |
Hierarquizam-se as
sensações de acordo com o grau de conhecimento que permitem apreender: as
impressões visuais são a primeira fonte de saber, seguindo-se as auditivas,
as táteis, as olfativas e, por fim, as gustativas. |
||
E com as mãos e os pés /
E com o nariz e a boca. |
5-6 |
____ / Paralelismo |
Através da arrumação
paralelística, consegue-se estilizar, «poetizar», o segmento, que pretendia
também afirmar a simplicidade (caeiriana)
do eu. |
Pensar uma flor é vê-la e
cheirá-la / E comer um fruto é saber-lhe o sentido. |
7-8 |
Metáfora / ____ |
Exemplifica-se o que se
teorizara antes (o poeta só pensa através das sensações — no caso, visão,
olfato, gosto). No v. 7, a ação sensorial está à direita (pensar = visão e olfato); no verso 8, a ordem é
a contrária (gosto = pensar). |
Me sinto triste de gozá-lo
tanto, |
10 |
____ |
O quase paradoxo marca
talvez a aversão do eu à perceção
mental do gozo. |
E fecho os olhos quentes, |
12 |
Sinestesia |
Um pouco forçadamente,
talvez se possa considerar haver aqui uma associação do ___ («quente») à
visão («olhos»), que, de novo, tenderia a valorizar o domínio das ___. |
Sinto todo o meu corpo
deitado na realidade, |
13 |
____ |
Sugere-se a importância
do sentir (do «corpo»), que seria a única via de acesso à «realidade». |
Sei a verdade e sou
feliz. |
14 |
Paralelismo / Bipartição
do verso |
Na sequência da metáfora
anterior, confirma-se a supremacia do ____ sobre o pensar, assume-se a
sensação como a autêntica forma de ____ e única fonte de felicidade. |
Lê
agora, na p. 52, o «Poema segundo» do mesmo conjunto de poemas de Alberto
Caeiro (reunidos em «O Guardador de Rebanhos»). Sintetiza em frases com
menos de trinta letras as lições que o sujeito quer inculcar em cada uma das
três primeiras estrofes:
estrofe
dos vv. 1-12: ________.
sextilha
de 13-18: ________.
quintilha
de 19-23: ________.
Quanto
ao dístico com que o poema se conclui (vv. 24-25), resolve o item 6 do manual
(«constit[ui] um silogismo inacabado. Completa-o»):
Amar
é a eterna inocência;
A
única inocência é não pensar;
Logo, _________.
A
filosofia de Caeiro — que se diz guardador de rebanhos — tem alguma coisa que
ver com Paterson — condutor de autocarros — e os seus poemas. Desenvolve esta
ideia.
O protagonista
de Paterson . . . . . . . . . .
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TPC — Lê a solução que pus em Gaveta de Nuvens para a ficha 3 do Caderno
de atividades, sobre Álvaro de Campos.
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