Sunday, September 05, 2021

Aula 158-159

Aula 158-159 (3/jun [1.ª, 3.ª]) Recitações (com sonetos de Pessoa e Campos).

Escolhe um soneto (dentre esses vinte e oito) e comenta-o. Num parágrafo final inclui alguma aproximação / analogia / contraste / alusão a/com O ano da morte de Ricardo Reis.

Trata-se do soneto n.º __, cujo primeiro verso é «___________», um poema de Álvaro de Campos / de Fernando Pessoa ortónimo. O sujeito poético ...

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Identifica o valor temporal, aspetual ou modal dos segmentos sublinhados:

Minha mãe está sempre certa (Os Quatro e Meia)

 

Ela disse-me ao jantar

Tens o prato p’ra acabar     modalidade: ______

A cenoura é p’ra comer

Dos teus olhos vai fazer     tempo: ______

Duas estrelas a brilhar

 

Ela disse meu menino

Tu ainda és pequenino     aspeto: ______

Mas o tempo corre louco     aspeto: ______

E todo o empenho é pouco

P’ra guiares o teu destino

 

Ela lê no meu olhar

Ou na minha alma aberta

Não sei bem como consegue     tempo: ______

Mas por muito que eu o negue

Minha mãe está sempre certa     modalidade: ______

 

Ela disse-me atenção

Vai vestir o teu blusão     modalidade: ______

Olha que de madrugada

Já faz frio e há geada     aspeto: ______

E não estamos no verão

 

Ela disse tens de ver     modalidade: ______

O que está a acontecer     aspeto: ______

Olha que essa rapariga

É muito mais que uma amiga

E não a queres perder

 

Ela lê no meu olhar

Ou na minha alma aberta

Não sei bem como consegue     modalidade: ______

Mas por muito que eu o negue

Minha mãe está sempre certa

 

Ela disse tem cuidado     tempo: ______

Vê se abrandas um bocado

Não ponderas nem sossegas

Não pertences nem te entregas

De verdade a nenhum lado

 

Ela disse meu rapaz     aspeto: ______

Sabes bem do que és capaz

O mundo espera por ti

Segue em frente e sorri

Não queiras ficar para trás

 

Ela no meu olhar     aspeto: ______

Ou na minha alma aberta

Não sei bem como consegue

Mas por muito que eu o negue

Minha mãe está sempre certa

 

Ela lê no meu olhar

Ou na minha alma aberta

Não sei bem como consegue

Mas por muito que eu o negue

Minha mãe está sempre certa

Minha mãe está sempre certa

Minha mãe está sempre certa

 

 

 

#