Saturday, August 29, 2020

Que livros é preciso ler no 11.º ano?



As obras do programa (a estudar, portanto) são «Sermão de Santo António [aos peixes]» (Padre António Vieira), capítulos 1 e 5 completos, mais excertos dos outros; Frei Luís de Sousa (Almeida Garrett); alguns capítulos de Amor de Perdição (Camilo Castelo Branco) ou de Viagens na Minha Terra (Almeida Garrett) ou toda a narrativa «A Abóbada» (Alexandre Herculano) — na nossa escola tem-se optado pelo Amor de Perdição; e, por fim, Os Maias ou A Ilustre Casa de Ramires (Eça de Queirós). Há ainda que ler-estudar alguns poemas de Antero de Quental e de Cesário Verde.
Todas estas obras estão no próprio manual, na íntegra ou representadas pelo que é exigido no programa (no caso do «Sermão» ou do Amor de Perdição), à exceção da obra de Eça que vier a ser escolhida (o manual põe apenas alguns textos críticos acerca de Os Maias mas não transcreve a obra, é claro; além de que pode igualmente escolher-se o outro romance de Eça, A Ilustre Casa de Ramires – ver-se-á entretanto). Concluindo: não valerá a pena, para já, arriscarem a compra de nenhum destes livros, convirá esperarem pelo que se diga no início do ano e, consoante o que se decida, tratarem então de ter à mão Os Maias ou A Ilustre Casa de Ramires. Nas minhas turmas cada aluno poderá escolher a obra de Eça que prefira (Os Maias ou A Ilustre Casa de Ramires).
Quanto às obras do chamado Projeto de leitura, estão indicadas aqui (e, no manual, na p. 20). Talvez faça ainda uma página com opinião minha sobre cada uma dessas obras, mas, desta vez, o próprio manual apresenta pequenos comentários sobre cada uma, embora agrupados segundo a unidade com que mais têm que ver (essas pequenas apresentações estão nas pp. 74-75, 154-155, 230-231, 282-283, 308-309, 344-345; podem lê-las para selecionarem as que mais lhes convenham; também as reproduzi na secção para que os remeto em cima).
Sem prejuízo da leitura obrigatória de, pelo menos, uma das obras do Projeto de Leitura, gostaria que se tentasse ler ainda outro tipo de livros, fora dessa lista.
Quanto às dúvidas sobre se vale a pena ter uma gramática, remeto para aqui. Acrescento que no manual do 11.º ano os apontamentos de sistematização das noções de gramática estão a partir da p. 350.
#