Aula 5
Aula 5 (18 [1.ª], 19/set [2.ª, 3.ª]) Correção de textos sobre «As minhas coisas favoritas» (cfr. Apresentação).
Um dos poucos assuntos de
gramática específicos do 12.º ano são os chamados «processos irregulares de formação
de palavras». As suas definições estão na p. 343 do manual. Por
vezes, esta mesma matéria vem sob a designação «processos não-morfológicos de formação de palavras» (lembrar-te-ás
que estudaste já os «processos morfológicos (ou regulares) de formação
de palavras», pelo que perceberás que se trata de contrastar os dois
processos).
Terás de lançar na coluna
à esquerda o nome dos processos e lançar na coluna à direita as palavras que te
dou a seguir, quase todas retiradas do sketch
«Curso de preparação para o casamento», da série Lopes da Silva (as que já
estão na tabela são exemplos mais comuns):
mousse | São (< Conceição) | gravar
[a eucaristia] (‘fixar sons ou imagens em disco ou fita magnética’ [<
‘esculpir com buril ou cinzel; estampar; imprimir’]) | abreijos (abraços + beijos) NCMDL
(< Núcleo de Conselheiros Matrimoniais da Diocese de Lisboa) | CAAAB (pronunciado [kαab]; < Cool
Até Abrir A Boca) | sofá | pumba! | chocolate
Processos |
Exemplos |
Extensão semântica |
navegar (na net), chumbo (‘reprovação’) |
|
scanear, pizza |
|
portunhol, motel |
|
CEE, ESJGF |
|
CRE, ovni |
Onomatopeia |
coaxar, tiquetaque |
|
zoo, nega (‘nota negativa’), otorrino |
Resolve
o item 3 de «Praticar», na p. 343 (dentro dos parênteses retos, o número de
palavras que deves inscrever; algumas delas, porém, entram em mais do que uma
categoria):
Extensão
semântica |
[3] |
Empréstimo |
[6] |
Amálgama |
[2] |
Sigla |
[2] |
Acrónimo |
[3] |
Truncação |
[4] |
Onomatopeia |
[2] |
Os exercícios seguintes —
ainda sobre processos irregulares de formação de palavras — são
tirados de Nova Gramática didática do
português:
1.
Os exemplos listados abaixo ilustram um processo irregular de formação de
palavras. Identifique-o. __________
leitor (‘aquele que lê’) > leitor
(‘professor universitário’)
salvar (‘livrar de perigo’) > salvar
(‘guardar’)
2. Distribua as palavras que
se seguem pelo quadro abaixo.
soirée | restaurante | menu | jeep | bife | lambreta | diesel
| airoso | flamenco | maestro | recuerdo | futebol | confetti | piloto |
dobermann | stock | alzheimer | tapa | tablier | muesli
Empréstimos |
|
Galicismos |
|
Anglicismos |
|
Italianismos |
|
Espanholismos |
|
Germanismos |
|
3.
Descubra, na sopa de letras, seis palavras formadas por amálgama.
Encontrá-las-á na horizontal e na vertical.
_____________
_____________
_____________
_____________
_____________
_____________
4.
A lista de palavras apresentada é composta por acrónimos e siglas.
Classifique-as e especifique o seu significado. [Não especifiques por escrito;
pensa só.]
a) PALOP — _______ || b)
CD — _______ || c) PSP — ______ || d) BD —______ || e) OTAN — _______ || f) OMS
— _______ || g) ONU — _____ || h) TAP — _______ || i) UE — _______ || j) PME —
______
5.
Recorra ao processo de truncação para formar palavras.
a) motociclo > _____ | b)
fotografia > _____ | c) exposição > _____ d) zoológico > _____ | e)
quilograma > _____ | f) metropolitano > _____ g) hipermercado > ______
| h) discoteca > ______
6.
Proponha uma onomatopeia para cada caso apresentado.
a) avalancha — _______ | b)
mergulho — _______ | c) vidro partido — _______ | d) chuva — ______ | e) batida
na porta — ______ | f) vento — ______
TPC — Dá um relance à ficha
do Caderno de Atividades sobre ‘Processos irregulares de formação de
palavras’ (pp. 61-62), que reproduzo, já resolvida, em Gaveta de Nuvens.
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