Monday, August 25, 2025

Aula 5

Aula 5 (18 [1.ª], 19/set [2.ª, 3.ª]) Correção de textos sobre «As minhas coisas favoritas» (cfr. Apresentação).

Um dos poucos assuntos de gramática específicos do 12.º ano são os chamados «processos irregulares de formação de palavras». As suas definições estão na p. 343 do manual. Por vezes, esta mesma matéria vem sob a designação «processos não-morfológicos de formação de palavras» (lembrar-te-ás que estudaste já os «processos morfológicos (ou regulares) de formação de palavras», pelo que perceberás que se trata de contrastar os dois processos).

Terás de lançar na coluna à esquerda o nome dos processos e lançar na coluna à direita as palavras que te dou a seguir, quase todas retiradas do sketch «Curso de preparação para o casamento», da série Lopes da Silva (as que já estão na tabela são exemplos mais comuns):

mousse | São (< Conceição) | gravar [a eucaristia] (‘fixar sons ou imagens em disco ou fita magnética’ [< ‘esculpir com buril ou cinzel; estampar; imprimir’]) | abreijos (abraços + beijos) NCMDL (< Núcleo de Conselheiros Matrimoniais da Diocese de Lisboa) | CAAAB (pronunciado [kαab]; < Cool Até Abrir A Boca) | sofá | pumba! | chocolate

Processos

Exemplos

Extensão semântica

navegar (na net), chumbo (‘reprovação’)

 

scanear, pizza

 

portunhol, motel

 

CEE, ESJGF

 

CRE, ovni

Onomatopeia

coaxar, tiquetaque

 

zoo, nega (‘nota negativa’), otorrino

Resolve o item 3 de «Praticar», na p. 343 (dentro dos parênteses retos, o número de palavras que deves inscrever; algumas delas, porém, entram em mais do que uma categoria):

Extensão semântica

[3]

Empréstimo

[6]

Amálgama

[2]

Sigla

[2]

Acrónimo

[3]

Truncação

[4]

Onomatopeia

[2]



Os exercícios seguintes — ainda sobre processos irregulares de formação de palavras — são tirados de Nova Gramática didática do português:

1. Os exemplos listados abaixo ilustram um processo irregular de formação de palavras. Identifique-o. __________

leitor (‘aquele que lê’) > leitor (‘professor universitário’)

salvar (‘livrar de perigo’) > salvar (‘guardar’)

2. Distribua as palavras que se seguem pelo quadro abaixo.

soirée | restaurante | menu | jeep | bife | lambreta | diesel | airoso | flamenco | maestro | recuerdo | futebol | confetti | piloto | dobermann | stock | alzheimer | tapa | tablier | muesli

Empréstimos

Galicismos

 

Anglicismos

 

Italianismos

 

Espanholismos

 

Germanismos

 

3. Descubra, na sopa de letras, seis palavras formadas por amálgama. Encontrá-las-á na horizontal e na vertical.


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_____________

_____________

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4. A lista de palavras apresentada é composta por acrónimos e siglas. Classifique-as e especifique o seu significado. [Não especifiques por escrito; pensa só.]

a) PALOP — _______ || b) CD — _______ || c) PSP — ______ || d) BD —______ || e) OTAN — _______ || f) OMS — _______ || g) ONU — _____ || h) TAP — _______ || i) UE — _______ || j) PME — ______

5. Recorra ao processo de truncação para formar palavras.

a) motociclo > _____ | b) fotografia > _____ | c) exposição > _____ d) zoológico > _____ | e) quilograma > _____ | f) metropolitano > _____ g) hipermercado > ______ | h) discoteca > ______

6. Proponha uma onomatopeia para cada caso apresentado.

a) avalancha — _______ | b) mergulho — _______ | c) vidro partido — _______ | d) chuva — ______ | e) batida na porta — ______ | f) vento — ______

TPC — Dá um relance à ficha do Caderno de Atividades sobre ‘Processos irregulares de formação de palavras’ (pp. 61-62), que reproduzo, já resolvida, em Gaveta de Nuvens.

 

 

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