Monday, August 25, 2025

Aulas 1 e 2

Aula 1 (15/set [1.ª, 2.ª, 3.ª]) Muito poucas palavras de apresentação; blogue (cfr. Apresentação).

Esta folha trata de aspetos ligados às aulas de Português da tua turma ou à nossa escola em geral. Vai lendo as frases e preenchendo as palavras cruzadas.

Como é costume em palavras cruzadas, só ponho informação para o que ocupa pelo menos duas quadrículas. Nas linhas em que há mais do que uma palavra, as informações aparecem separadas por barras (||).



1. Antes de adotar o nome de um escritor nascido em 1900, e falecido às 14 horas do dia 8 de Fevereiro de 1985, a nossa escola chamava-se Escola Secundária de ______. || Em francês, para perguntarmos a idade a alguém, dizemos: «Quel ___ as-tu?».

2. Nos Lusíadas, o poeta _____ os feitos gloriosos dos portugueses (verbo «exaltar», na 3.ª pessoa do singular do Presente do Indicativo). || Abreviatura de «Senhor» (ao contrário).

3. Em Português não haverá aqueles testes (marcados antecipadamente, feitos numa aula inteira, etc.) que farás na maioria ___ outras disciplinas. «Então como é que seremos avaliados?», perguntam. Serão avaliados por tudo o que forem fazendo. || Um século antes de Jesus nascer, as moedas não tinham gravado «Séc. I ___».

4. Farei que as aulas terminem sempre à hora certa; mas, se der o ____ para a saída (que aliás não há) e estivermos ainda a falar ou a terminar algum trabalho, peço-lhes que não arrumem logo as coisas à pressa. || Abreviatura de «Senhor», em inglês.

5. A aula é uma ___ altura para mascar pastilha elástica. || Para Fernando Pessoa (aliás, para o heterónimo Alberto Caeiro), «O Tejo é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia, / Mas o Tejo não é mais belo que o ___ que corre pela minha aldeia». || A sala da ___ (sigla) da escola fica no bloco C; no mesmo piso, ao fundo, tens a biblioteca (também é possível levar livros para casa, por, salvo erro, períodos de cinco dias).

6. Aqui vai um exemplo de ____ ouvido na televisão: queixava-se Luís Filipe Vieira, quando ainda era presidente do Benfica, de que «os super-sumos já queriam arranjar novos jogadores» (a palavra correta é «suprassumo») — o atual treinador do Benfica tem um no nome. || Abreviatura de «televisão».

7. A ele recorremos quando ignoramos o significado de uma palavra (em casa, tenta ter um à mão).

8. Interjeição que exprime medo ou dor, mas não é «ai».

9. Há palavras variáveis e palavras invariáveis: «palavras», «variáveis» e «invariáveis» são ______ variáveis (mas, por exemplo, «e» é uma palavra invariável). || A partir de agora, devem trazer sempre o manual Letr__ em dia (cada um o seu, não um por carteira!); e nada de chegar à sala e dizerem que ainda têm de o ir buscar ao cacifo.

10. Infinitivo do verbo «Asilar». || Nas aulas vão sobretudo fazer tarefas para treino da leitura e da escrita, já que é ___ o principal objetivo da disciplina de Português.

A. Antónimo de «mal». || É importante que tragam sempre algumas folhas onde escrevam o que eu lhes peça, e que essas folhas possam ficar no dossiê ou serem-___ entregues; queria também que trouxessem sempre caneta, lápis, borracha. || Interjeição que significa ‘para cima’.

B. Nuno Markl, __-aluno da ESJGF, escreveu o argumento da série 1986, que se passa, em boa parte, aqui na escola e cujo enredo se inspira na experiência de Markl como aluno da então Secundária de Benfica. || Provavelmente, não te deitas a horas ____.

C. «O Epaminondas não tem jeito nenhum para o críquete: é um _____» (vegetal). || Aqui fica uma homenagem à falecida Isabel II: li há tempos A leitora incomum, de Alan Bennett, que cria uma ficção engraçada que trata do gosto de ler e da rainha, com que ___ algumas vezes. || E outra homenagem a escritor falecido há dois anos, Javier Marías, talvez o mais importante autor espanhol da atualidade: o seu primeiro livro que __ foi Vidas escritas, pequenas biografias sobre escritores a partir de retratos de cada um.

D. Na __UL (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa) têm surgido ideias interessantes acerca do que deve ser a universidade. || No sul de França, antigamente, falava-‑se a «língua d’__». || Muitas palavras que herdámos da presença dos árabes na península começam por esta sílaba.

E. Pronome pessoal inglês. || O tipo de aulas que faremos permite que, ao mesmo tempo que se treina a leitura e a escrita, eu ___ verificando o vosso aproveitamento.

F. Tudo o que fores fazendo em aula ficará guardado no teu dossiê (ou no teu ____), que escusas de trazer sempre. || Abreviatura de estação de rádio, instalada relativamente perto da área da nossa escola (são também as iniciais do heterónimo de Pessoa que Saramago fez herói de O ano da morte de Ricardo Reis).

G. Episódio trágico (na sequência de naufrágio) narrado nos Lusíadas é o de Manuel de Sousa Sepúlveda, cuja mulher, Leonor de Sá, preferiu enterrar-se no solo a ser vista ___.

H. A nossa _______ tem o nome de um poeta que foi também excelente prosador (as suas crónicas, memórias, diários são bem agradáveis, embora seja mais referido como autor das Aventuras de João Sem Medo). || Não faremos sumários, nem abriremos lições; porém, ___ quiseres consultar sumários, aulas, apresentações usadas, etc.,  vê o blogue Gaveta de Nuvens (o título é o de um livro de José Gomes Ferreira).

J. Há muitas _______. Se já tens alguma em casa, aproveita-a, que virá a ser útil. Se não tens, as sínteses no final do manual, bem como algumas reproduções de páginas de gramática que estão em Gaveta de Nuvens, serão decerto suficientes.

L. Quando ______ na aula de Língua Portuguesa, devo usar folhas com margens, porque o excelso professor que as vai ler pode querer aí corrigir alguma coisa. || ___ já completaste as palavras cruzadas, repara no desenho de Bernardo Marques, em que José Gomes Ferreira está no canto superior direito, a fumar.

TPC — Em Gaveta de Nuvens«Preceitos para o trabalho ao longo do ano».


Aula 2 (15 [1.ª], 19/fev [2.ª, 3.ª]) Assistência a trecho de episódio de Bruno Aleixo com Busto a discorrer sobre modos literários (formas naturais da literatura). Explicação acerca de modos, géneros, subgéneros.

Provavelmente, já conheces a repartição dos textos literários em (A) lírico; (B) dramático; (C) narrativo. Esta arrumação não fica muito longe da de Busto (Bruno Aleixo) — poesia; teatro; prosa —, que parece demasiado centrada no contraste entre versos e prosa.

Em termos de Modos literários, porém, devemos considerar: (A) lírico; (B) dramático; (C) narrativo.

Classifica os seguintes excertos quanto ao modo literário. (Relanceia a página em que estão, apenas para teres ideia dos textos em que se inserem os fragmentos.) Não ligues, para já, à coluna mais à direita.


Trecho

Autor

Modo

 

Fui eu, fremosa, fazer oraçom, / nom por mia alma, mais que viss’eu i / o meu amigo, e, poilo nom vi, / vedes, amigas, se Deus mi perdom, / [...] / [...] [p. 376]

 

 

 

O Page do Meestre, que estava aa porta, como lhe disserom que fosse pela vila segundo já era percebido, começou d’ir rijamente a galope em cima do cavalo em que estava, dizendo altas vozes, braadando pela rua: / — Matom o Meestre! Matom o Meestre nos Paaços da Rainha! Acorree ao Meestre que matam! [p. 380]

 

 

 

Inês — Dai-me vós cá essa chave, / e i buscar vossa vida.

Moço — Oh, que triste despedida!

Inês — Oh, que nova tão suave! / Desatado é o nó! [p. 384]

 

 

 

Este amor que vos tenho, limpo e puro / De pensamento vil nunca tocado. / Em minha tenra idade começado / Tê-lo dentro nesta alma só procuro. [p. 211]

 

 

 

De longe a ilha viram, fresca e bela, / Que Vénus pelas ondas lha levava / (Bem como o vento leva branca vela) / Pera onde a forte armada se enxergava; [p. 392]

 

 

 

Há quase duas décadas, um dos meus tios começou a enviar-me postais das suas viagens. Lembro-me especialmente de dois postais da Índia e de alguns relatos da América latina. Para a minha imaginação infantil a ideia do meu tio, ou alguém que eu conhecia intimamente , estar a caminho de Goa ou da Patagónia era o equivalente à véspera de natal, era excitante, mal podia acreditar. [p. 364]

 

 

 

 

Géneros dentro de cada modo literário

[modo narrativo:]

epopeia, romance, novela, conto, …

[modo dramático:]

tragédia, comédia, farsa, ...

[modo lírico:]

soneto, ode, canção, écloga, …

 

Os três textos que criarás podem ser fragmentos de um texto maior (como se só estivesse na página um recorte do texto completo). O tema será o mesmo nos três fragmentos. [No slide, explicarei o resto.]

Tema comum: _________.

 

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TPC — Em Gaveta de Nuvens, lê umas páginas que copiei de uma gramática sobre ‘Modos literários’ (o link ficará realçado a cor berrante).

 

 

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