Sunday, September 05, 2021

Cábula 13 (Frei Luís de Sousa)


É esta a última cábula. O Frei Luís de Sousa é dos textos mais recorrentes nos exames (arrisco que, juntamente com Fernando Pessoa — ortónimo e heterónimos — será mesmo a obra mais constante). Importa estar dentro do enredo da peça. Creio que, no vosso caso, quanto a isso não haverá problema, sobretudo se seguiram mesmo as aulas do 2.º período do ano passado a partir do momento em que foram dadas por Classroom.  Mesmo este ano, ainda revimos alguma coisa. Do que ponho a seguir, pouco interessará. Relanceiem-no, mas não se detenham demasiado na maioria dos materiais (talvez interessem apenas os esquemas e sínteses que ficam lá mais para o fim). Será mais útil ir olhar toda a peça no manual do 11.º ano?
Ponho aqui, todas juntas num único PP, as apresentações que usámos o ano passado nas várias aulas sobre Frei Luís de Sousa (que foram as dadas em casa, online). É claro que são demasiados slides, mas, quem sabe, pode algum merecer que parem para o ver melhor:
Sobre Frei Luís de Sousa e os factos históricos que inspiraram Garrett (por Helena Matos; em Histórias da História). Não sei se é lucrativo irem ouvir agora — não é mesmo, não percam tempo —, mas trata dos fundamentos históricos da intriga em torno de Manuel de Sousa Coutinho e Madalena de Vilhena. Convém, porém, não confundirem os dois planos (história; peça):
Já que referimos programa radiofónico, lembro esta criação de teatro radiofónico em que se inventa um pós-Frei Luís de Sousa, dando particular importância a Telmo: é a peça Alguém, de António Torrado. Também não é vantajoso irem agora ouvi-la.
Depois, temos as adaptações em filme ou recriações teatrais:
Frei Luís de Sousa, filme de 1950, de António Lopes Ribeiro:
Quem és tu?, de 2001, de João Botelho: aqui (em sete partes).
Madalena, peça de 2013, do grupo Ensemble:
Páginas esquemáticas tiradas de caderno apenso a Outras Expressões, 11:






Páginas esquemáticas tiradas de sebenta de exames (a de Marina Rocha, já referida):





Mais uns esquemas (do nosso manual, caderno oferecido ao aluno):


Ainda mais uns esquemas:


#
#