Tepecê de férias e algumas indicações para o 3.º período
TPC (férias) — (1) Cria um «Alfabeto
Pessoano» (se necessário, ver aqui a folha distribuída em aula);
(2) Embora tivesse dito que «lá para meio
das férias (ir vendo, por favor, o blogue), afixar[ia] um acrescento a este
tepecê, que deve[ria] consistir no anúncio da tarefa ‘grande’ que lhes pedir[ia]
para o 3.º período», afinal, para já, lembrarei apenas a urgência de tratar de
aspetos há muito recomendados (depois, não sei se ainda em férias, talvez anuncie
outros encargos para o 3.º período):
a) terminar leitura de Memorial do Convento — ainda durante o
mês abril, far-se-á testagem sobre toda a leitura do livro;
b) quem não fez, no devido tempo, tarefa
grande de Pessoa (instruções) ou análise de canção/Memorial (instruções) deve aproveitar para tratar disso,
enviando-me esses dois trabalhos muito proximamente — é um dos requisitos essenciais
para se pensar em melhorar a nota neste 3.º período;
c) quem teve notas tristonhas em
gramática deve ler agora as páginas relativas a assuntos de gramática, recomendando-se,
pelo menos, as de classificação de orações (aqui: coordenação
e subordinação) ou as de funções
sintáticas; mas também, e talvez por esta ordem de prioridade, processos
morfológicos de formação de palavras; processos
irregulares de formação de palavras; conotação,
denotação; polissemia; homonímia; hiperonímia; holonímia; meronímia; classes
de palavras; atos
ilocutórios; tipos de
texto; figuras
de estilo; tempo,
aspeto, modalidade; deíticos; coesão
referencial (anáfora, catáfora, etc.); coerência
e coesão textuais.
Outros assuntos para o 3.º período:
(i) nas tardes das terças 2 de maio (12.º 1.ª
& 12.º 5.ª) e 9 de maio (12.º 7.ª & 12.º 8.ª), haverá idas à Fundação
José Saramago (Lisboa, Campo das Cebolas), para assistência a representação de
adaptação teatral de Memorial do Convento;
(ii) ter à mão Felizmente há luar!, de Luís de Sttau Monteiro, pode vir a ser
útil, ao longo de maio (providenciarei livros para as próprias aulas, mas seria
conveniente poder ler a obra também em casa — uma reprodução completa da obra
fica aqui — ato 1, ato 2 —, embora me custe fazê-lo, por ser ilicitíssimo);
(iii) lembro a utilidade que podem ter, para
esclarecer dúvidas sobre as estrofes de Os
Lusíadas que andamos a analisar, as simplificações na edição que se
reproduz nestes linques: canto I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII, IX, X;
(iv) para o estudo de Mensagem, de Pessoa, podem ser úteis as
análises nesta edição, com comentários nas folhas pares: Mensagem.
<< Home