Planos de aulas
Aula
1 (15/set [1.ª, 2.ª, 3.ª])
(5) Muito poucas palavras de apresentação;
blogue; tepecê.
(20) Resolução de palavras cruzadas sobre
escola, aulas de Português, etc.
(15) Correção; ainda sobre programas e aula.
(Apuramento do primeiro a terminar.)
(10) Preenchimento da folha de caderneta, com
definição telegráfica.
Aula 2 (15 [1.ª], 19/fev [2.ª,
3.ª])
(5) Assistência a trecho de episódio de
Bruno Aleixo com Busto a discorrer sobre modos literários (formas naturais da
literatura).
(5) Explicação acerca de modos, géneros,
subgéneros.
(5) Preenchimento de tabela com modos (e
géneros) de textos do programa.
(5) Correção.
(20) Redação de pequenos trechos de cada um dos
três modos.
Aula
3-4 (16 [1.ª], 16 [2.ª], 18/set [3.ª])
(5) Correções do preenchimento das folhas
de caderneta.
(15) Leitura de parágrafos sobre Fernando Pessoa
(o primeiro, e muito maioritário, autor deste ano) para ajuizar da sua veracidade.
(28) Correção muito comentada, incluindo assistência
a clip de «Ao volante de um Chevrolet pela estrada de Sintra».
(2) Escrutínio (para prémio Tia Albertina.
(15) Assistência a episódio de «As minhas coisas
favoritas», de Nuno Markl, sobre 'acabar um livro' (e a mais dois ou três trechos
de outros episódios).
(25) Redação de lista de «As minhas coisas favoritas»
e de texto desenvolvido de uma dessas «As minhas coisas favoritas».
(3) Preenchimento da ficha de caderneta.
(7) Assistência a mais algum «As minhas coisas
favoritas».
Aula 5 (18 [1.ª], 19/set
[2.ª, 3.ª])
(15) Correção de textos sobre «As minhas
coisas favoritas».
(7) Assistência a sketch com palavras a colocar em tabela sobre processos irregulares
de formação de palavras («Curso de Preparação para o casamento», Lopes da Silva);
resposta.
(5) Correção da ficha.
(5) Resposta e correção do item 3 da p.
343.
(10) Resolução de itens com processos irregulares
de formação de palavras.
(7) Correção.
Aula 6-7 (22 [1.ª], 23 [2.ª], 25/set [3.ª])
(10) Correção de fragmentos sobre modos
naturais de literatura.
(5) Explicação sobre características do ortónimo.
(15) Leitura, bastante ascendente, de «A Ceifeira»
(p. 33), para completar respostas lacunares a perguntas.
(2) Audição de «Ela canta, pobre ceifeira»,
em declamação por Natália Luísa.
(10) Correção das respostas.
(2) Comentário a tira relacionável com «a dor
de pensar» (e cópia de boa resposta).
(8) Assistência a sketch com ceifeiras (série Barbosa).
(5) Assistência a clip de «Orgulho felino» (Anakim).
(20) Compreensão de «Gato que brincas na rua» (p.
32), pela redação de comparação com «Ela canta, pobre ceifeira», em cerca de cem
palavras, sendo obrigatórias citações de «Gato que brincas».
(2) Audição de «Friccionário», sobre «Pensar
cansa».
(15) Assistência a início de Ruby Sparks.
Aula 8-9 (23 [1.ª], 26/set [2.ª, 3.ª])
(10) Correção
do comentário sobre «A ceifeira»/«Gato que brincas na rua».
(10) Relance à quadra «Quase anónima sorris», também
de Pessoa, para reparar na repetição do tópico ‘felicidade implica não-conhecimento’
e na discutível coesão frásica do último verso, seguido de exercício com casos de
anteposição do pronome.
(3) Audição de «Gato que brincas na rua» (e
«A ceifeira»), declamado por João Villaret.
(5) Correção.
(15) Redação de respostas em torno de analogia
entre «Gato que brincas na rua», de Pessoa, e «Dístico», de Sebastião da Gama.
(7) Correção.
[(10) Relance aos itens de gramática na p. 34.]
(20) Redação de texto narrativo dado um início com
apontamento-recado para o «Senhor Pessoa».
(15) Assistência a trecho de Ruby Sparks.
Aula 10 (22 [2.ª, 3.ª], 25/set [1.ª])
(25) Questionário para compreensão de «De verão»,
de Cesário Verde.
(10) Redação de parte de resposta a item 7 sobre
«dor humana» em «O Sentimento dum Ocidental»
(10) Cópia (ou leitura) de solução de resposta
a item sobre Cesário Verde.
Aula 11 (29/set [1.ª, 2.ª, 3.ª])
(15) Correção de questionário sobre «De
Verão», de Cesário Verde.
(20) Leitura de textos ensaísticos na p. 37,
sobre «a dor de pensar», para escrever breve comentário com referências à letra
de «Talvez se eu dançasse».
(5) Cópia (ou leitura) de boa resposta.
(10) Classificação de funções sintáticas com
«Talvez se eu dançasse».
Aula
12 (29 [1.ª], 30/set [2.ª], 1/out [3.ª])
(15) Correção de texto narrativo começado por
recado de Adelaide a Pessoa.
(15) Correção de itens do manual sobre
gramática (p. 34, 1-4).
(10) Após assistência a sketches «Carjaquim» (Zé Carlos, 1) e «O meu filho é uma joia de moço»
(Barbosa, 6), resolução de exercício sobre processos irregulares de formação de
palavras.
(10) Correção.
Aula 13-14 (30/set
[1.ª, 2.ª], 2/out [3.ª])
(7) Explicação sobre tipos textuais.
(25) Questionário sobre carta de Fernando Pessoa
a Adolfo Casais Monteiro sobre génese dos heterónimos (pp. 52-54).
(10) Relance a texto A (p. 51) e a excerto de «Opiário»,
de Álvaro de Campos.
(3) Explicação sobre heterónimos, Campos, «fases»
de Campos.
(2) Audição de excerto de «Opiário» (por Mário
Viegas).
(5) Visionamento de clip (Wordsong) com adaptação
de «Opiário».
(3) Assistência a trecho de Conversa acabada
, de João Botelho, correspondente ao dia triunfal.
(8) Assistência a Dia Triunfal, de Rita
Nunes.
(25) Comentário-apreciação crítica sobre «Dia Triunfal».
(14) Assistência a trecho de Ruby
Sparks.
Aula
15 (1
[1.ª], 2/out [2.ª, 3.ª])
(15) Relance
a exemplares de «Fugas dos leitores» (Público).
(35) Redação
de texto de viagem, para «Fugas dos leitores».
Aula 16 (6/out [1.ª, 2.ª, 3.ª])
(15) Correção de questionário de compreensão
de carta sobre génese dos heterónimos.
(10) Explicação sobre valores aspetuais; ver
também pp. 80-81.
(15) A partir do sketch «E tudo o convento levou» (Lopes da Silva, I, 1, 4),
preenchimento de tabela sobre valores aspetuais e temporais.
(10) Correção.
Aula 17-18 (6 e 7 [1.ª], 7 [2.ª], 9/out [3.ª])
(10) Correção de apreciação crítica à curta Dia
Triunfal.
(5) Resolução de exercício de preenchimento
de lacunas com conectores sobre «O estatuto especial de Álvaro de Campos».
(5) Correção.
(10) Audição de texto de João Pedro George
sobre Campos para resolver cinco itens da p. 84; correção.
(2) Audição das três primeiras estrofes de
«Ode triunfal».
(5) Assistência, em Conversa acabada, do passo com «Ode triunfal».
(10) Preenchimento de ampliação de «Do sentir
ao dizer: a linguagem na “Ode triunfal”» com abonações do próprio texto.
(10) Correção.
(5) Visionamento de clip (Wordsong) com
adaptação de «Ode triunfal».
(25) Dada definição de «ode» e «ode» à Campos,
redação de alguns versos de uma ode a uma realidade qualquer, à maneira
futurista.
(10) Assistência a trecho de Ruby Sparks.
Aula 19-20
(7 e 9 [1.ª], 10/out [2.ª, 3.ª])
(5) Visionamento de leitura
de «Todas as cartas de amor são ridículas», de Álvaro de Campos, por Lídia
Franco.
(5) Resolução de perguntas
curtas sobre «Todas as cartas [...]»; correção.
(5) Audição de «Aniversário»
(Luís Lucas).
(15) Leitura de «Aniversário»
(p. 64), também de Álvaro de Campos, para responder a perguntas de
completamento ou de composição curta.
(10) Correções.
(5) Assistência a passos com
poemas de Álvaro de Campos declamados dentro de novela «Clone».
[(10) Melhoria da redação de
«fuga do leitor» ou de ode.]
(10) Exercício com pronomes
relativos.
(10) Assistência a trecho de Ruby
Sparks.
(5) Preenchimento de tabela
com Ruby Sparks / carta sobre heterónimos.
Aula 21 (13/out [1.ª, 2.ª, 3.ª])
(15) Explicação sobre Critérios específicos de
Português.
(30) Questionário de compreensão em torno de
texto de «O país dos teimosos» (pp. 98-99).
(5) Assistência a trecho de Ruby Sparks.
Aula
22 (13
[1.ª], 14 [2.ª], 16/out [3.ª])
(25) Assistência a começos de seis versões de Frei
Luís de Sousa; comentários.
(25) Redação de resposta a pergunta 7 sobre
início de Frei Luís de Sousa.
Aula 23-24 (14 [1.ª, 2.ª], 16/out [3.ª])
(10) Correção de odes
futuristas, vendo também trecho de Uivo.
(5) Audição de «Lisbon Revisited (1923)»
(p. 93), declamado por Joaquim de Almeida.
(3) Assistência a clip de «Lisbon Revisited
(1926)», com Paulo Pires.
(25) Resposta-comentário de comparação entre
dois poemas («Lisbon Revisited (1923)», p. 93, e «Lisbon Revisited (1926)»,
distribuído em folha).
(5) Assistência a clip de
«Olá, solidão».
(5) Assistência a clip de
«Esta velha angústia».
(20) Assistência a trecho(s)
de Último a sair, para resolver
exercícios sobre aspeto.
(25) Reescrita de «Dobrada à moda do Porto», de
Álvaro de Campos, com mudança apenas dos trechos narrativos. Audição prévia.
Aula XXV (17 [2.ª], 20/out [1.ª] )
[(15) Ainda
tempo para se concluir item 7 sobre Frei Luís de Sousa.]
(10) Relance
a questionários de Proust (de Público).
(25) Redação
de resposta própria.
[(12) Assistência
a trecho de Ruby Sparks.]
Aula 26 (20/out [1.ª, 2.ª, 3.ª])
(20) Correção de questionário
sobre «O país dos teimosos».
(20) Assistência a «O
Desensofador» (série Lopes da Silva), para fazer exercício sobre modalidade;
correção.
(10) Classificação de funções sintáticas em
«Morro na Praia».
Aula
27-28 (21 [1.ª, 2.ª], 23/out [3.ª])
(6) Ainda algumas correções do comentário
comparativo dos dois «Lisbon Revisited».
(12) Preenchimento de tabela com valor de
figuras de estilo para compreensão do texto IX de «O guardador de rebanhos», de
Alberto Caeiro (p. 56).
(2) Audição de poema IX de «O guardador de
rebanhos [Sou um guardador de rebanhos]» (Mário Viegas).
(10) Correção.
(5) Preenchimento de resposta a itens sobre
textos expositivos sobre Caeiro (p. 57); correção.
(10) Compreensão do poema II [Tudo que vejo
está nítido como um girassol]», escrevendo sínteses de máximas (ouvindo
declamação, de Sinde Filipe; vendo clip).
(5) Correção.
(4) Audição de gravações sobre «Bucólico» e
«O Primado das sensações».
(10) Audição do poema XXXIX do Guardador
e resposta às perguntas 3 e 4; correção desses e dos outros itens.
(5) Assistência a «Matarruano sonhador»
(Lopes da Silva), para notar características caeirianas.
(20) Redação de comentário em torno de Caeiro e
«Matarruano sonhador».
(10) Assistência
a trecho de Ruby Sparks.
Aula
29 (23 [1.ª], 27/out [3.ª, 2.ª])
(10) Correção de resposta a item 7 sobre cena
1 de Frei Luís de Sousa.
(10) Assistência a passo de Último a sair (traição de Débora), para
resolver exercício sobre modalidades.
(5) Correção.
(18) Assistência a trecho final de Ruby
Sparks.
(5) Preenchimento de tabela comparativa.
Aula 30-31 (27 [1.ª], 28 [2.ª], 30/out [3.ª])
(5) Correção de comentário comparativo
entre filósofo matarruano e Alberto Caeiro.
(25) Explicação sobre critérios para determinar
funções sintáticas.
(5) Assistência a «Discussão de Débora e
Luciana» (Último a sair).
(15) Resolução de exercício com classificação
de funções sintáticas.
(20) Correção.
(30) Redação de fragmentos inspirados em bandas
sonoras.
Aula
32-33 (28 [1.ª], 31/out [2.ª, 3.ª])
(10) Correção de resposta a «questionário de
Proust».
(12) Leitura de «O arroz-doce quente», de MEC,
e resolução de item de composição curta.
(5) Correção.
(3) Audição de «Vem sentar-te comigo,
Lídia, à beira do rio» (p. 68), de Ricardo Reis, declamado por Luís Lima
Barreto.
(15) Compreensão de «Vem sentar-te comigo,
Lídia, à beira do rio» (p. 68), para resposta a vários itens fechados em torno
do texto.
(8) Correção; audição de declamação por
Sinde Filipe.
(20) Assistência a Destiny (cfr.
p. 77), para relacionar, em resposta de composição curta, a curta e a ode de
Reis. [Correção.]
(12) Resposta (ou cópia?) a item de composição
curta para compreensão de poema de Sophia — «Não creias, Lídia, que nenhum
estio» —, em contraste com odes de Reis.
(10) Assistência a início de Clube dos
poetas mortos.
#
Português / 12.º 1.ª; 12.º 2.ª; 12.º 3.ª / Escola Secundária José Gomes Ferreira / 2025-2026
(O nome do blogue aproveita título de um livro do patrono da escola.)
<< Home