Monday, August 25, 2025

Planos de aulas

Aula 1 (15/set [1.ª, 2.ª, 3.ª])

(5)         Muito poucas palavras de apresentação; blogue; tepecê.

(20)      Resolução de palavras cruzadas sobre escola, aulas de Português, etc.

(15)       Correção; ainda sobre programas e aula. (Apuramento do primeiro a terminar.)

(10)       Preenchimento da folha de caderneta, com definição telegráfica.

 

Aula 2 (15 [1.ª], 19/fev [2.ª, 3.ª])

(5)         Assistência a trecho de episódio de Bruno Aleixo com Busto a discorrer sobre modos literários (formas naturais da literatura).

(5)         Explicação acerca de modos, géneros, subgéneros.

(5)         Preenchimento de tabela com modos (e géneros) de textos do programa.

(5)         Correção.

(20)      Redação de pequenos trechos de cada um dos três modos.

 

Aula 3-4 (16 [1.ª], 16 [2.ª], 18/set [3.ª])

(5)         Correções do preenchimento das folhas de caderneta.

(15)       Leitura de parágrafos sobre Fernando Pessoa (o primeiro, e muito maioritário, autor deste ano) para ajuizar da sua veracidade.

(28)      Correção muito comentada, incluindo assistência a clip de «Ao volante de um Chevrolet pela estrada de Sintra».

(2)         Escrutínio (para prémio Tia Albertina.

(15)       Assistência a episódio de «As minhas coisas favoritas», de Nuno Markl, sobre 'acabar um livro' (e a mais dois ou três trechos de outros episódios).

(25)      Redação de lista de «As minhas coisas favoritas» e de texto desenvolvido de uma dessas «As minhas coisas favoritas».

(3)         Preenchimento da ficha de caderneta.

(7)         Assistência a mais algum «As minhas coisas favoritas».

 

Aula 5 (18 [1.ª], 19/set [2.ª, 3.ª])

(15)       Correção de textos sobre «As minhas coisas favoritas».

(7)         Assistência a sketch com palavras a colocar em tabela sobre processos irregulares de formação de palavras («Curso de Preparação para o casamento», Lopes da Silva); resposta.

(5)         Correção da ficha.

(5)         Resposta e correção do item 3 da p. 343.

(10)       Resolução de itens com processos irregulares de formação de palavras.

(7)         Correção.

 

Aula 6-7 (22 [1.ª], 23 [2.ª], 25/set [3.ª])

(10)       Correção de fragmentos sobre modos naturais de literatura.

(5)         Explicação sobre características do ortónimo.

(15)       Leitura, bastante ascendente, de «A Ceifeira» (p. 33), para completar respostas lacunares a perguntas.

(2)         Audição de «Ela canta, pobre ceifeira», em declamação por Natália Luísa.

(10)       Correção das respostas.

(2)         Comentário a tira relacionável com «a dor de pensar» (e cópia de boa resposta).

(8)         Assistência a sketch com ceifeiras (série Barbosa).

(5)         Assistência a clip de «Orgulho felino» (Anakim).

(20)      Compreensão de «Gato que brincas na rua» (p. 32), pela redação de comparação com «Ela canta, pobre ceifeira», em cerca de cem palavras, sendo obrigatórias citações de «Gato que brincas».

(2)         Audição de «Friccionário», sobre «Pensar cansa».

(15)       Assistência a início de Ruby Sparks.

 

Aula 8-9 (23 [1.ª], 26/set [2.ª, 3.ª])

(10)       Correção do comentário sobre «A ceifeira»/«Gato que brincas na rua».

(10)       Relance à quadra «Quase anónima sorris», também de Pessoa, para reparar na repetição do tópico ‘felicidade implica não-conhecimento’ e na discutível coesão frásica do último verso, seguido de exercício com casos de anteposição do pronome.

(3)         Audição de «Gato que brincas na rua» (e «A ceifeira»), declamado por João Villaret.

(5)         Correção.

(15)       Redação de respostas em torno de analogia entre «Gato que brincas na rua», de Pessoa, e «Dístico», de Sebastião da Gama.

(7)         Correção.

[(10)     Relance aos itens de gramática na p. 34.]

(20)      Redação de texto narrativo dado um início com apontamento-recado para o «Senhor Pessoa».

(15)       Assistência a trecho de Ruby Sparks.

 

Aula 10 (22 [2.ª, 3.ª], 25/set [1.ª])

(25)      Questionário para compreensão de «De verão», de Cesário Verde.

(10)       Redação de parte de resposta a item 7 sobre «dor humana» em «O Sentimento dum Ocidental»

(10)       Cópia (ou leitura) de solução de resposta a item sobre Cesário Verde.

 

Aula 11 (29/set [1.ª, 2.ª, 3.ª])

(15)       Correção de questionário sobre «De Verão», de Cesário Verde.

(20)      Leitura de textos ensaísticos na p. 37, sobre «a dor de pensar», para escrever breve comentário com referências à letra de «Talvez se eu dançasse».

(5)         Cópia (ou leitura) de boa resposta.

(10)       Classificação de funções sintáticas com «Talvez se eu dançasse».

 

Aula 12 (29 [1.ª], 30/set [2.ª], 1/out [3.ª])

(15)       Correção de texto narrativo começado por recado de Adelaide a Pessoa.

(15)       Correção de itens do manual sobre gramática (p. 34, 1-4).

(10)       Após assistência a sketches «Carjaquim» (Zé Carlos, 1) e «O meu filho é uma joia de moço» (Barbosa, 6), resolução de exercício sobre processos irregulares de formação de palavras.

(10)       Correção.

 

Aula 13-14 (30/set [1.ª, 2.ª], 2/out [3.ª])

(7)         Explicação sobre tipos textuais.

(25)      Questionário sobre carta de Fernando Pessoa a Adolfo Casais Monteiro sobre génese dos heterónimos (pp. 52-54).

(10)       Relance a texto A (p. 51) e a excerto de «Opiário», de Álvaro de Campos.

(3)         Explicação sobre heterónimos, Campos, «fases» de Campos.

(2)         Audição de excerto de «Opiário» (por Mário Viegas).

(5)         Visionamento de clip (Wordsong) com adaptação de «Opiário».

(3)         Assistência a trecho de Conversa acabada , de João Botelho, correspondente ao dia triunfal.

(8)         Assistência a Dia Triunfal, de Rita Nunes.

(25)      Comentário-apreciação crítica sobre «Dia Triunfal».

(14)       Assistência a trecho de Ruby Sparks.

 

Aula 15 (1 [1.ª], 2/out [2.ª, 3.ª])

(15)       Relance a exemplares de «Fugas dos leitores» (Público).

(35)      Redação de texto de viagem, para «Fugas dos leitores».

 

Aula 16 (6/out [1.ª, 2.ª, 3.ª])

(15)       Correção de questionário de compreensão de carta sobre génese dos heterónimos.

(10)       Explicação sobre valores aspetuais; ver também pp. 80-81.

(15)       A partir do sketch «E tudo o convento levou» (Lopes da Silva, I, 1, 4), preenchimento de tabela sobre valores aspetuais e temporais.

(10)       Correção.

 

Aula 17-18 (6 e 7 [1.ª], 7 [2.ª], 9/out [3.ª])

(10)       Correção de apreciação crítica à curta Dia Triunfal.

(5)         Resolução de exercício de preenchimento de lacunas com conectores sobre «O estatuto especial de Álvaro de Campos».

(5)         Correção.

(10)       Audição de texto de João Pedro George sobre Campos para resolver cinco itens da p. 84; correção.

(2)         Audição das três primeiras estrofes de «Ode triunfal».

(5)         Assistência, em Conversa acabada, do passo com «Ode triunfal».

(10)       Preenchimento de ampliação de «Do sentir ao dizer: a linguagem na “Ode triunfal”» com abonações do próprio texto.

(10)       Correção.

(5)         Visionamento de clip (Wordsong) com adaptação de «Ode triunfal».

(25)      Dada definição de «ode» e «ode» à Campos, redação de alguns versos de uma ode a uma realidade qualquer, à maneira futurista.

(10)       Assistência a trecho de Ruby Sparks.

 

Aula 19-20 (7 e 9 [1.ª], 10/out [2.ª, 3.ª])

(5)         Visionamento de leitura de «Todas as cartas de amor são ridículas», de Álvaro de Campos, por Lídia Franco.

(5)         Resolução de perguntas curtas sobre «Todas as cartas [...]»; correção.

(5)         Audição de «Aniversário» (Luís Lucas).

(15)       Leitura de «Aniversário» (p. 64), também de Álvaro de Campos, para responder a perguntas de completamento ou de composição curta.

(10)       Correções.

(5)         Assistência a passos com poemas de Álvaro de Campos declamados dentro de novela «Clone».

[(10)     Melhoria da redação de «fuga do leitor» ou de ode.]

(10)       Exercício com pronomes relativos.

(10)       Assistência a trecho de Ruby Sparks.

(5)         Preenchimento de tabela com Ruby Sparks / carta sobre heterónimos.

 

Aula 21 (13/out [1.ª, 2.ª, 3.ª])

(15)       Explicação sobre Critérios específicos de Português.

(30)      Questionário de compreensão em torno de texto de «O país dos teimosos» (pp. 98-99).

(5)         Assistência a trecho de Ruby Sparks.

 

Aula 22 (13 [1.ª], 14 [2.ª], 16/out [3.ª])

(25)      Assistência a começos de seis versões de Frei Luís de Sousa; comentários.

(25)      Redação de resposta a pergunta 7 sobre início de Frei Luís de Sousa.

 

Aula 23-24 (14 [1.ª, 2.ª], 16/out [3.ª])

(10)       Correção de odes futuristas, vendo também trecho de Uivo.

(5)         Audição de «Lisbon Revisited (1923)» (p. 93), declamado por Joaquim de Almeida.

(3)         Assistência a clip de «Lisbon Revisited (1926)», com Paulo Pires.

(25)      Resposta-comentário de comparação entre dois poemas («Lisbon Revisited (1923)», p. 93, e «Lisbon Revisited (1926)», distribuído em folha).

(5)         Assistência a clip de «Olá, solidão».

(5)         Assistência a clip de «Esta velha angústia».

(20)      Assistência a trecho(s) de Último a sair, para resolver exercícios sobre aspeto.

(25)      Reescrita de «Dobrada à moda do Porto», de Álvaro de Campos, com mudança apenas dos trechos narrativos. Audição prévia.

 

Aula XXV (17 [2.ª], 20/out [1.ª] )

[(15)     Ainda tempo para se concluir item 7 sobre Frei Luís de Sousa.]

(10)       Relance a questionários de Proust (de Público).

(25)      Redação de resposta própria.

[(12)     Assistência a trecho de Ruby Sparks.]

 

Aula 26 (20/out [1.ª, 2.ª, 3.ª])

(20)      Correção de questionário sobre «O país dos teimosos».

(20)      Assistência a «O Desensofador» (série Lopes da Silva), para fazer exercício sobre modalidade; correção.

(10)       Classificação de funções sintáticas em «Morro na Praia».

 

Aula 27-28 (21 [1.ª, 2.ª], 23/out [3.ª])

(6)         Ainda algumas correções do comentário comparativo dos dois «Lisbon Revisited».

(12)       Preenchimento de tabela com valor de figuras de estilo para compreensão do texto IX de «O guardador de rebanhos», de Alberto Caeiro (p. 56).

(2)         Audição de poema IX de «O guardador de rebanhos [Sou um guardador de rebanhos]» (Mário Viegas).

(10)       Correção.

(5)         Preenchimento de resposta a itens sobre textos expositivos sobre Caeiro (p. 57); correção.

(10)       Compreensão do poema II [Tudo que vejo está nítido como um girassol]», escrevendo sínteses de máximas (ouvindo declamação, de Sinde Filipe; vendo clip).

(5)         Correção.

(4)         Audição de gravações sobre «Bucólico» e «O Primado das sensações».

(10)       Audição do poema XXXIX do Guardador e resposta às perguntas 3 e 4; correção desses e dos outros itens.

(5)         Assistência a «Matarruano sonhador» (Lopes da Silva), para notar características caeirianas.

(20)      Redação de comentário em torno de Caeiro e «Matarruano sonhador».

(10)       Assistência a trecho de Ruby Sparks.

 

Aula 29 (23 [1.ª], 27/out [3.ª, 2.ª])

(10)       Correção de resposta a item 7 sobre cena 1 de Frei Luís de Sousa.

(10)       Assistência a passo de Último a sair (traição de Débora), para resolver exercício sobre modalidades.

(5)         Correção.

(18)       Assistência a trecho final de Ruby Sparks.

(5)         Preenchimento de tabela comparativa.

 

Aula 30-31 (27 [1.ª], 28 [2.ª], 30/out [3.ª])

(5)         Correção de comentário comparativo entre filósofo matarruano e Alberto Caeiro.

(25)      Explicação sobre critérios para determinar funções sintáticas.

(5)         Assistência a «Discussão de Débora e Luciana» (Último a sair).

(15)       Resolução de exercício com classificação de funções sintáticas.

(20)      Correção.

(30)      Redação de fragmentos inspirados em bandas sonoras.

 

Aula 32-33 (28 [1.ª], 31/out [2.ª, 3.ª])

(10)       Correção de resposta a «questionário de Proust».

(12)       Leitura de «O arroz-doce quente», de MEC, e resolução de item de composição curta.

(5)         Correção.

(3)         Audição de «Vem sentar-te comigo, Lídia, à beira do rio» (p. 68), de Ricardo Reis, declamado por Luís Lima Barreto.

(15)       Compreensão de «Vem sentar-te comigo, Lídia, à beira do rio» (p. 68), para resposta a vários itens fechados em torno do texto.

(8)         Correção; audição de declamação por Sinde Filipe.

(20)      Assistência a Destiny (cfr. p. 77), para relacionar, em resposta de composição curta, a curta e a ode de Reis. [Correção.]

(12)       Resposta (ou cópia?) a item de composição curta para compreensão de poema de Sophia — «Não creias, Lídia, que nenhum estio» —, em contraste com odes de Reis.

(10)       Assistência a início de Clube dos poetas mortos.

 

#