Planos de aulas
Aula
1-2 (16 [3.ª], 17 [4.ª], 19/set [1.ª])
(5) Algumas indicações úteis ao trabalho ao
longo do ano.
(15) Leitura de parágrafos sobre Fernando
Pessoa (o primeiro, e muito maioritário, autor deste ano) para ajuizar da sua
veracidade.
(28) Correção muito comentada, incluindo
assistência a clip de «Ao volante de um Chevrolet pela estrada de Cintra».
(2) Escrutínio (para prémio Tia Albertina).
(15) Assistência a episódio de «As minhas
coisas favoritas», de Nuno Markl, sobre 'acabar um livro' (e a mais dois ou
três trechos de outros episódios).
(25) Redação de lista de «As minhas coisas
favoritas» e de texto desenvolvido de uma dessas «As minhas coisas favoritas».
(3) Preenchimento da ficha de caderneta.
(2) Assistência a morte de Pessoa (em Conversa
Acabada, de João Botelho).
Aula
3 (18 [3.ª], 19/set [1.ª, 4.ª])
(25) Questionário para compreensão de «De
verão», de Cesário Verde.
(15) Redação de parte de resposta a item 7
sobre «dor humana» em «O Sentimento dum Ocidental».
(10) Leitura de solução de resposta a esse item
7.
Aula 4-5 (19 [3.ª], 20/set [1.ª, 4.ª]) Correção de «As
minhas coisas favoritas».
(5) Explicação sobre características do
ortónimo.
(15) Leitura, bastante ascendente, de «A
Ceifeira» (p. 33), para completar respostas lacunares a perguntas.
(2) Audição de «Ela canta, pobre ceifeira»,
em declamação por Natália Luísa.
(10) Correção das respostas.
(5) Comentário a tira relacionável com «a
dor de pensar» (e cópia de boa resposta).
(8) Assistência a sketch com ceifeiras (série Barbosa).
(5) Assistência a clip de «Orgulho felino»
(Anakim).
(20) Compreensão de «Gato que brincas na rua»
(p. 32), pela redação de comparação com «Ela canta, pobre ceifeira», em cerca
de cem palavras, sendo obrigatórias citações de «Gato que brincas».
(2) Audição de «Fricção Científica», sobre
«Pensar cansa».
(15) Assistência a início de Ruby Sparks.
Aula 6-7 (23 [3.ª], 24 [4.ª], 26/set [1.ª])
(10) Correção do comentário sobre «A
ceifeira»/«Gato que brincas na rua».
(10) Relance à quadra «Quase anónima sorris»,
também de Pessoa, para reparar na repetição do tópico ‘felicidade implica
não-conhecimento’ e na discutível coesão frásica do último verso, seguido de
exercício com casos de anteposição do pronome.
(3) Audição de «Gato que brincas na rua» (e
«A ceifeira»), declamado por João Villaret.
(5) Correção.
(15) Redação de respostas em torno de analogia
entre «Gato que brincas na rua», de Pessoa, e «Dístico», de Sebastião da Gama.
(7) Correção.
(15) Relance aos itens de gramática na p. 34.
(20) Redação de texto narrativo dado um início
com apontamento-recado para o «Senhor Pessoa».
(15) Assistência a trecho de Ruby Sparks.
Aula 8 (24 [1.ª], 25
[3.ª], 26/set [4.ª])
(15) Correção de questionário sobre «De
Verão», de Cesário Verde.
(20) Leitura de textos ensaísticos na p. 37,
sobre «a dor de pensar», para escrever breve comentário com referências à letra
de «Talvez se eu dançasse».
(5) Cópia (ou leitura) de boa resposta.
(10) Classificação de funções sintáticas com
«Talvez se eu dançasse».
Aula 9-10 (26 [3.ª], 27/set
[1.ª, 4.ª])
(5) Correção de texto narrativo começado
por recado de Adelaide a Pessoa.
(25) Questionário sobre carta de Fernando
Pessoa a Adolfo Casais Monteiro sobre génese dos heterónimos (pp. 52-54).
(10) Relance a texto A (p. 51) e a excerto de
«Opiário», de Álvaro de Campos.
(3) Explicação sobre heterónimos, Campos,
«fases» de Campos.
(2) Audição de excerto de «Opiário» (por
Mário Viegas).
(5) Visionamento de clip (Wordsong) com
adaptação de «Opiário».
(3) Assistência a trecho de Conversa
acabada , de João Botelho, correspondente ao dia triunfal.
(8) Assistência a Dia Triunfal, de
Rita Nunes.
(25) Comentário-apreciação crítica sobre «Dia
Triunfal».
(14) Assistência a trecho de Ruby
Sparks.
Aula 11-12 (30/set [3.ª], 1 [4.ª], 3/out [1.ª])
(10) Correção de questionário de compreensão
de carta sobre génese dos heterónimos.
(5) Resolução de exercício de preenchimento
de lacunas com conectores sobre «O estatuto especial de Álvaro de Campos».
(5) Correção.
(10) Audição de texto de João Pedro George
sobre Campos para resolver cinco itens da p. 84; correção.
(2) Audição das três primeiras estrofes de
«Ode Triunfal».
(5) Assistência, em Conversa acabada, do passo com «Ode triunfal».
(10) Preenchimento de ampliação de «Do sentir
ao dizer: a linguagem na “Ode triunfal”» com abonações do próprio texto.
(5) Correção.
(5) Visionamento de clip (Wordsong) com
adaptação de «Ode triunfal».
(25) Dada definição de «ode» e «ode» à Campos,
redação de alguns versos de uma ode a uma realidade qualquer, à maneira
futurista.
(13) Assistência a trecho de Ruby Sparks.
Aula
13 (1 [1.ª], 2 [3.ª], 3/out [4.ª])
(15) Apreciação crítica de Dia Triunfal
(correção e exemplo).
(20) Exercícios de classificação de orações com
frases de «A sua tia faleceu».
(15) Exercícios de classificação de orações a
partir de conversa entre Nuno Markl e Bruno Aleixo.
Aula 14-15 (3 [3.ª], 4/out [1.ª, 4.ª])
(5) Visionamento de clip com leitura de «Todas
as cartas de amor são ridículas», de Álvaro de Campos, por Lídia Franco.
(5) Resolução de perguntas curtas sobre «Todas
as cartas [...]»; correção.
(5) Audição de «Aniversário» (Luís Lucas).
(15) Leitura de «Aniversário» (p. 64), também de
Álvaro de Campos, para responder a perguntas de completamento ou de composição curta.
(10) Correções.
(5) Assistência a passos com
poemas de Álvaro de Campos declamados dentro de novela «Clone».
(15) Melhoria da redação de ode
sensacionista iniciada na aula 11-12.
(10) Exercício com pronomes relativos.
(12) Assistência a trecho de Ruby
Sparks.
(5) Preenchimento de tabela com
Ruby Sparks / carta de Pessoa sobre heterónimos.
Aula 16-17 (7 [3.ª], 11/out [1.ª, 4.ª])
(10) Correção de odes futuristas.
(3) Assistência
a vídeo sobre exposição sobre Futurismo (cfr. p. 85).
(10) Explicação
sobre valores aspetuais; ver também pp. 80-81.
(15) A
partir do sketch «E tudo o convento levou»
(Lopes da Silva), preenchimento de tabela sobre valores aspetuais e temporais.
(10) Correção.
(5) Audição
de «Lisbon Revisited (1923)» (p. 93), declamado por Joaquim de Almeida.
(3) Assistência
a clip de «Lisbon Revisited (1926)», com Paulo Pires.
(25) Resposta-comentário
de comparação entre dois poemas («Lisbon Revisited (1923)», p. 93, e «Lisbon Revisited
(1926)», distribuído em folha).
(13) Assistência a trecho de Ruby Sparks.
(5) Classificação
de «ques» em «Olá, Solidão» (Os Quatro e Meia).
Aula
18 (8 [1.ª],
9 [3.ª], 10/out [4.ª])
(25) Assistência a começos de seis versões de Frei
Luís de Sousa; comentários.
(25) Redação de resposta a pergunta 7 sobre
início de Frei Luís de Sousa.
Aula XIX-XX (10/out [3.ª])
(10) Correção de comentário contrastivo sobre os
dois «Lisbon Revisited».
(15) Exercício sobre complemento do nome e
modificador do nome (p. 92).
(8) Assistência a passo de «Último a sair»,
para resolver tabela sobre valores aspetuais.
(10) Assistência a trechos do filme sobre
«Uivo» (longo poema de Allen Ginsberg, subsidiário da tradição de Walt Whitman,
como sucede com as odes de Campos).
(15) Relance a exemplares de «Fugas dos
leitores» (Público).
(35) Redação de texto de viagem, para «Fugas
dos leitores».
Aula 19-20 (14 [3.ª], 15/out [1.ª (só primeiros cinquenta minutos), 4.ª])
(10) Correção de crónica para «Fugas» (12.º
3.ª) ou de comentário sobre «Lisbon Revisited» (12.º 1.ª e 4.ª).
(25) Questionário de compreensão em torno de
texto de «O país dos teimosos» (pp. 98-99).
(15) Resposta a item (1.2) sobre crónica de Nuno
Markl, «Fazer anos fora das férias de verão» (p. 102); visionamento do clip e exemplo
de solução.
(5) Relance a questionários de Proust (só
na 3.ª).
(20) Assistência a trecho [final] de Ruby
Sparks.
(10) Preenchimento de tabela comparativa com
começo de Frei Luís de Sousa.
(10) Classificação de funções sintáticas em
«Morro na Praia».
Aula 21 (16 [3.ª], 17/out
[1.ª, 4.ª])
(10) Correção de texto ora entregue.
(5) Ainda o início de Frei Luís de Sousa
agora pela rádio.
(15) Fim do ato I em diferentes encenações.
(15) Resolução do desenvolvimento do item 7 da
fase especial de 2020 (em brainstorming ou por redação).
(5) Relance a soluções de exame.
Aula XXII-XXIII (17-out, só 12.º 3.ª)
(15) Assistência a clip de Capicua,
«Vayorken», para resolver questões de compreensão do oral; correção.
(5) Assistência a «tesourinho deprimente» (Diz que é uma espécie de magazine) em
torno de «p’tanto» e «‘samente» (para exercício em torno de processos
fonológicos).
(15) Preenchimento de quadro em torno de
processos fonológicos.
(15) Correção comentada.
(50) Redação de fragmentos (de prosa, poesia,
prosa poética), a partir de bandas sonoras ouvidas.
Aula 22-23 (para 12.º 1.ª e 12.º 4.ª; 18/out)
(30) Exercícios sobre Complemento do nome (p.
92).
(15) Depois de assistência a passo de Último
a sair, preenchimento de tabela com valores aspetuais.
(45) [Na turma 1.ª, em vez das duas tarefas
anteriores:] Jogo do Stop em torno de funções sintáticas.
(50) Redação de fragmentos (de prosa, poesia,
prosa poética), a partir de bandas sonoras ouvidas.
#
<< Home