Monday, September 09, 2024

Planos de aulas

Aula 1-2 (16 [3.ª], 17 [4.ª], 19/set [1.ª])

(5)         Algumas indicações úteis ao trabalho ao longo do ano.

(15)       Leitura de parágrafos sobre Fernando Pessoa (o primeiro, e muito maioritário, autor deste ano) para ajuizar da sua veracidade.

(28)      Correção muito comentada, incluindo assistência a clip de «Ao volante de um Chevrolet pela estrada de Cintra».

(2)         Escrutínio (para prémio Tia Albertina).

(15)       Assistência a episódio de «As minhas coisas favoritas», de Nuno Markl, sobre 'acabar um livro' (e a mais dois ou três trechos de outros episódios).

(25)      Redação de lista de «As minhas coisas favoritas» e de texto desenvolvido de uma dessas «As minhas coisas favoritas».

(3)         Preenchimento da ficha de caderneta.

(2)         Assistência a morte de Pessoa (em Conversa Acabada, de João Botelho).

 

Aula 3 (18 [3.ª], 19/set [1.ª, 4.ª])

(25)      Questionário para compreensão de «De verão», de Cesário Verde.

(15)       Redação de parte de resposta a item 7 sobre «dor humana» em «O Sentimento dum Ocidental».

(10)       Leitura de solução de resposta a esse item 7.

 

Aula 4-5 (19 [3.ª], 20/set [1.ª, 4.ª]) Correção de «As minhas coisas favoritas».

(5)         Explicação sobre características do ortónimo.

(15)       Leitura, bastante ascendente, de «A Ceifeira» (p. 33), para completar respostas lacunares a perguntas.

(2)         Audição de «Ela canta, pobre ceifeira», em declamação por Natália Luísa.

(10)       Correção das respostas.

(5)         Comentário a tira relacionável com «a dor de pensar» (e cópia de boa resposta).

(8)         Assistência a sketch com ceifeiras (série Barbosa).

(5)         Assistência a clip de «Orgulho felino» (Anakim).

(20)      Compreensão de «Gato que brincas na rua» (p. 32), pela redação de comparação com «Ela canta, pobre ceifeira», em cerca de cem palavras, sendo obrigatórias citações de «Gato que brincas».

(2)         Audição de «Fricção Científica», sobre «Pensar cansa».

(15)       Assistência a início de Ruby Sparks.

 

Aula 6-7 (23 [3.ª], 24 [4.ª], 26/set [1.ª])

(10)       Correção do comentário sobre «A ceifeira»/«Gato que brincas na rua».

(10)       Relance à quadra «Quase anónima sorris», também de Pessoa, para reparar na repetição do tópico ‘felicidade implica não-conhecimento’ e na discutível coesão frásica do último verso, seguido de exercício com casos de anteposição do pronome.

(3)         Audição de «Gato que brincas na rua» (e «A ceifeira»), declamado por João Villaret.

(5)         Correção.

(15)       Redação de respostas em torno de analogia entre «Gato que brincas na rua», de Pessoa, e «Dístico», de Sebastião da Gama.

(7)         Correção.

(15)       Relance aos itens de gramática na p. 34.

(20)      Redação de texto narrativo dado um início com apontamento-recado para o «Senhor Pessoa».

(15)       Assistência a trecho de Ruby Sparks.

 

Aula 8 (24 [1.ª], 25 [3.ª], 26/set [4.ª])

(15)       Correção de questionário sobre «De Verão», de Cesário Verde.

(20)      Leitura de textos ensaísticos na p. 37, sobre «a dor de pensar», para escrever breve comentário com referências à letra de «Talvez se eu dançasse».

(5)         Cópia (ou leitura) de boa resposta.

(10)       Classificação de funções sintáticas com «Talvez se eu dançasse».

 

Aula 9-10 (26 [3.ª], 27/set [1.ª, 4.ª])

(5)         Correção de texto narrativo começado por recado de Adelaide a Pessoa.

(25)      Questionário sobre carta de Fernando Pessoa a Adolfo Casais Monteiro sobre génese dos heterónimos (pp. 52-54).

(10)       Relance a texto A (p. 51) e a excerto de «Opiário», de Álvaro de Campos.

(3)         Explicação sobre heterónimos, Campos, «fases» de Campos.

(2)         Audição de excerto de «Opiário» (por Mário Viegas).

(5)         Visionamento de clip (Wordsong) com adaptação de «Opiário».

(3)         Assistência a trecho de Conversa acabada , de João Botelho, correspondente ao dia triunfal.

(8)         Assistência a Dia Triunfal, de Rita Nunes.

(25)      Comentário-apreciação crítica sobre «Dia Triunfal».

(14)       Assistência a trecho de Ruby Sparks.

 

Aula 11-12 (30/set [3.ª], 1 [4.ª], 3/out [1.ª])

(10)       Correção de questionário de compreensão de carta sobre génese dos heterónimos.

(5)         Resolução de exercício de preenchimento de lacunas com conectores sobre «O estatuto especial de Álvaro de Campos».

(5)         Correção.

(10)       Audição de texto de João Pedro George sobre Campos para resolver cinco itens da p. 84; correção.

(2)         Audição das três primeiras estrofes de «Ode Triunfal».

(5)         Assistência, em Conversa acabada, do passo com «Ode triunfal».

(10)       Preenchimento de ampliação de «Do sentir ao dizer: a linguagem na “Ode triunfal”» com abonações do próprio texto.

(5)         Correção.

(5)         Visionamento de clip (Wordsong) com adaptação de «Ode triunfal».

(25)      Dada definição de «ode» e «ode» à Campos, redação de alguns versos de uma ode a uma realidade qualquer, à maneira futurista.

(13)       Assistência a trecho de Ruby Sparks.

 

Aula 13 (1 [1.ª], 2 [3.ª], 3/out [4.ª])

(15)       Apreciação crítica de Dia Triunfal (correção e exemplo).

(20)      Exercícios de classificação de orações com frases de «A sua tia faleceu».

(15)       Exercícios de classificação de orações a partir de conversa entre Nuno Markl e Bruno Aleixo.

 

Aula 14-15 (3 [3.ª], 4/out [1.ª, 4.ª])

(5)         Visionamento de clip com leitura de «Todas as cartas de amor são ridículas», de Álvaro de Campos, por Lídia Franco.

(5)         Resolução de perguntas curtas sobre «Todas as cartas [...]»; correção.

(5)         Audição de «Aniversário» (Luís Lucas).

(15)       Leitura de «Aniversário» (p. 64), também de Álvaro de Campos, para responder a perguntas de completamento ou de composição curta.

(10)       Correções.

(5)         Assistência a passos com poemas de Álvaro de Campos declamados dentro de novela «Clone».

(15)       Melhoria da redação de ode sensacionista iniciada na aula 11-12.

(10)       Exercício com pronomes relativos.

(12)       Assistência a trecho de Ruby Sparks.

(5)         Preenchimento de tabela com Ruby Sparks / carta de Pessoa sobre heterónimos.

 

Aula 16-17 (7 [3.ª], 11/out [1.ª, 4.ª])

(10)       Correção de odes futuristas.

(3)         Assistência a vídeo sobre exposição sobre Futurismo (cfr. p. 85).

(10)       Explicação sobre valores aspetuais; ver também pp. 80-81.

(15)       A partir do sketch «E tudo o convento levou» (Lopes da Silva), preenchimento de tabela sobre valores aspetuais e temporais.

(10)       Correção.

(5)         Audição de «Lisbon Revisited (1923)» (p. 93), declamado por Joaquim de Almeida.

(3)         Assistência a clip de «Lisbon Revisited (1926)», com Paulo Pires.

(25)      Resposta-comentário de comparação entre dois poemas («Lisbon Revisited (1923)», p. 93, e «Lisbon Revisited (1926)», distribuído em folha).

(13)       Assistência a trecho de Ruby Sparks.

(5)         Classificação de «ques» em «Olá, Solidão» (Os Quatro e Meia).

 

Aula 18 (8 [1.ª], 9 [3.ª], 10/out [4.ª])

(25)      Assistência a começos de seis versões de Frei Luís de Sousa; comentários.

(25)      Redação de resposta a pergunta 7 sobre início de Frei Luís de Sousa.

 

Aula XIX-XX (10/out [3.ª])

(10)       Correção de comentário contrastivo sobre os dois «Lisbon Revisited».

(15)       Exercício sobre complemento do nome e modificador do nome (p. 92).

(8)         Assistência a passo de «Último a sair», para resolver tabela sobre valores aspetuais.

(10)       Assistência a trechos do filme sobre «Uivo» (longo poema de Allen Ginsberg, subsidiário da tradição de Walt Whitman, como sucede com as odes de Campos).

(15)       Relance a exemplares de «Fugas dos leitores» (Público).

(35)      Redação de texto de viagem, para «Fugas dos leitores».

 

Aula 19-20 (14 [3.ª], 15/out [1.ª (só primeiros cinquenta minutos), 4.ª])

(10)       Correção de crónica para «Fugas» (12.º 3.ª) ou de comentário sobre «Lisbon Revisited» (12.º 1.ª e 4.ª).

(25)      Questionário de compreensão em torno de texto de «O país dos teimosos» (pp. 98-99).

(15)       Resposta a item (1.2) sobre crónica de Nuno Markl, «Fazer anos fora das férias de verão» (p. 102); visionamento do clip e exemplo de solução.

(5)         Relance a questionários de Proust (só na 3.ª).

(20)      Assistência a trecho [final] de Ruby Sparks.

(10)       Preenchimento de tabela comparativa com começo de Frei Luís de Sousa.

(10)       Classificação de funções sintáticas em «Morro na Praia».

 

Aula 21 (16 [3.ª], 17/out [1.ª, 4.ª])

(10)       Correção de texto ora entregue.

(5)         Ainda o início de Frei Luís de Sousa agora pela rádio.

(15)       Fim do ato I em diferentes encenações.

(15)       Resolução do desenvolvimento do item 7 da fase especial de 2020 (em brainstorming ou por redação).

(5)         Relance a soluções de exame.

 

Aula XXII-XXIII (17-out, só 12.º 3.ª)

(15)       Assistência a clip de Capicua, «Vayorken», para resolver questões de compreensão do oral; correção.

(5)         Assistência a «tesourinho deprimente» (Diz que é uma espécie de magazine) em torno de «p’tanto» e «‘samente» (para exercício em torno de processos fonológicos).

(15)       Preenchimento de quadro em torno de processos fonológicos.

(15)       Correção comentada.

(50)      Redação de fragmentos (de prosa, poesia, prosa poética), a partir de bandas sonoras ouvidas.

 

Aula 22-23 (para 12.º 1.ª e 12.º 4.ª; 18/out)

(30)      Exercícios sobre Complemento do nome (p. 92).

(15)       Depois de assistência a passo de Último a sair, preenchimento de tabela com valores aspetuais.

(45)      [Na turma 1.ª, em vez das duas tarefas anteriores:] Jogo do Stop em torno de funções sintáticas.

(50)      Redação de fragmentos (de prosa, poesia, prosa poética), a partir de bandas sonoras ouvidas.

 

#