Saturday, September 07, 2024

Aula 72-73

 Aula 72-73 (20 [3.ª, aula abreviada, tendo o resto já sido feito há tempos ou sendo diluído em próximas aulas], 21 [4.ª], 23/jan [1.ª]) Correção de questionário de compreensão escrita sobre «Ulisses». Sobre Ulisses nos Lusíadas.

Lê o poema «Liberdade», de Fernando Pessoa, na p. 36 do manual. Responde ou escolhe a(s) alínea(s) certa(s).

Relanceando todo poema (e sobretudo as estrofes dos vv. 1-13 e 20-23), fica-se com a ideia de que defende {podes escolher mais do que uma alínea}

a) que há coisas mais importantes do que o trabalho intelectual.

b) a natureza, a ingenuidade, a vida simples.

c) que o trabalho dos intelectuais é importante.

d) a preguiça.

Percebe-se que os autores do manual, ao porem este texto de Pessoa a seguir a «Andorinhas», canção de Ana Moura, acharam que o poema {circunda a alínea certa}

a) defendia que não se deve ler com sacrifício.

b) se opunha ao sentido da canção.

c) falava da importância de se ler.

d) falava da natureza, como a canção.

«Livros são papéis pintados com tinta» (v. 14) pretende significar que {circunda a alínea certa}

a) os livros não são assim tão importantes.

b) os livros são fundamentais para o espírito.

c) os livros são baratos.

d) os livros são obras de arte.

No entanto, a intenção de Fernando Pessoa não era bem a que julgam os autores de Letras em dia. Vejamos como tudo se passou.

Este poema foi escrito a 16 de março de 1935. Em finais de fevereiro, Salazar — que começara por ser ministro das Finanças mas era agora chefe do governo — fizera um discurso em que dizia como os escritores se deviam comportar relativamente à política. Salazar desvalorizava a escrita e a leitura, concluindo com uma citação do escritor latino Séneca:

«Mas virá algum mal ao Mundo de se escrever menos, se se escrever e, sobretudo, se se ler melhor? Relembro a frase de Séneca: “em estantes altas até ao tecto, adornam o aposento do preguiçoso todos os arrazoados e crónicas”».

Ora, a frase «em estantes altas até ao tecto, adornam o aposento do preguiçoso todos os arrazoados [discursos] e crónicas» quer dizer que {circunda a alínea certa}

a) os livros são importantes.

b) os aposentos dos preguiçosos estão bem decorados.

c) deve ter-se muitos livros em casa.

d) os livros são coisa de preguiçosos.

Pessoa tencionava pôr no poema a mesma frase de Séneca (vê aqui o que estava no texto que Pessoa escreveu à máquina). Não o chegou a fazer, porque o poema não foi logo publicado, já que a censura não deixou, e porque o próprio poeta morreria nesse ano de 1935:



Sabendo isto — que era para aparecer no início do poema a frase de Séneca — e que Pessoa estava contra Salazar, percebemos que a verdadeira a intenção do poema «Liberdade» era afinal {circunda a alínea certa}

a) defender que há coisas mais importantes do que o trabalho intelectual.

b) defender a natureza, a ingenuidade, a vida simples.

c) troçar da posição de Salazar e defender que o trabalho dos intelectuais é importante.

d) defender a preguiça.

Na última estrofe está o que permitiu ao censor perceber que o poema era anti-salazarista e, por isso, impedir a sua publicação. A palavra dessa última estrofe que o censor identificou como alusão a Salazar terá sido ____________.

Repara agora no v. 21. É um verso que ficou célebre e que hoje todos repetimos sem nos lembrarmos de que veio deste texto. No entanto, o que Fernando Pessoa escreveu não foi exatamente o que as pessoas repetem, que costuma ser

«O melhor do mundo são as crianças.»,

mas

«Mas o melhor do mundo são crianças, / Flores, música, o luar, e o sol [...]»

A diferença de sentido das duas versões é que na verdadeira, a que Pessoa escreveu mesmo, {circunda a alínea correta}

a) «crianças» tem menos importância, por faltar o determinante «as» e, assim, ficarem as crianças no mesmo plano que «flores» e «música».

b) «crianças» tem mais importância.

 

Mais uns exercícios tirados de Alexandre Dias Pinto, Carlota Miranda, Patrícia Nunes, Caderno de Atividades. Português. 12.º ano, Carnaxide, Santillana, 2012.

Assinala a hipótese correta em cada item:

Na frase «Limpámos a casa, arrumámos os quartos e fizemos o jantar.», a oração destacada classifica-se como...

oração coordenada assindética. || oração coordenada copulativa. || oração coordenada disjuntiva. || oração coordenada conclusiva.

Na frase «Choveu tanto que o telhado da casa abateu.», a oração destacada classifica-se como...

oração subordinada substantiva completiva. || oração subordinada adjetiva relativa restritiva. || oração subordinada adverbial causal. || oração subordinada adverbial consecutiva.

Na frase «Caso o projeto seja aprovado, iniciaremos o trabalho no próximo mês.», a oração destacada classifica-se como...

oração subordinada adverbial consecutiva. || oração subordinada adverbial concessiva. || oração subordinada adverbial causal. || oração subordinada adverbial condicional.

Na frase «Os animais que nasceram recentemente no Jardim Zoológico atraíram muitos visitantes.», a oração destacada classifica-se como...

oração subordinante. || oração subordinada adjetiva relativa restritiva. || oração subordinada adjetiva relativa explicativa. || oração coordenada.

Na frase «Ele fala melhor do que escreve.», a oração destacada classifica-se como...

oração subordinada substantiva completiva. || oração subordinada adverbial concessiva. || oração subordinada adverbial consecutiva. || oração subordinada adverbial comparativa.

Na frase «Enquanto víamos o filme, comíamos pipocas.», a oração destacada dassifica-se como...

oração subordinante. || oração subordinada adverbial causal. || oração subordinada adverbial temporal. || oração subordinada adverbial concessiva.

Na frase «Este quadro é o mais bonito, portanto vou levá-lo.», a oração destacada classifica-se como...

oração coordenada explicativa. || oração subordinada adverbial causal. || oração subordinada adverbial consecutiva. || oração coordenada conclusiva.

Na frase «O livro cujo autor foi premiado está à venda nesta livraria.», a oração destacada classifica-se como...

oração subordinada adjetiva relativa explicativa. || oração subordinada adjetiva relativa restritiva. || oração subordinada substantiva relativa. || oração subordinada substantiva completiva.

Delimita e classifica as orações das frases que se seguem.

Dado que a exposição é muito interessante, amanhã visitaremos o museu.

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Ele considera que este texto é muito atual.

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Ele deparou com vários obstáculos ao longo do caminho, contudo nunca desistiu.

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Embora não o conheça pessoalmente, julgo que é um bom profissional.

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A ginasta esforçou-se tanto que conseguiu vencer a prova.

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Assim que a campainha tocou, abri a porta.

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Entrei no carro, pus a chave na ignição e liguei os faróis.

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A professora deu instruções detalhadas, a fim de que os alunos não tivessem dúvidas na realização do trabalho.

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Do Caderno de Atividades. Português. 11.º ano (Carnaxide, Santillana, 2011):

Liga as afirmações da coluna A às hipóteses da coluna B que lhes correspondam:

 

Vai até à p. 115, para leres «D. Dinis». Lembro que D. Dinis foi importante trovador — autor de cantigas de amigo e cantigas de amor — e também é conhecido por ter mandado plantar o pinhal de Leiria. Teve os cognomes de «O Lavrador» e «Rei-Poeta».

Mostra como em Mensagem se traça o perfil de D. Dinis, indicando três características do retrato que aí é feito do rei. Fundamenta essas características com citações pertinentes.

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TPC — Prepara leitura em voz alta (expressiva) destes três sonetos de Pessoa/Campos: (i) o com o teu número de pauta, (ii) o com número anterior ao teu [se o teu número for 1, prepararás o soneto 28], (iii) o com o número seguinte ao teu [se fores o 28, prepararás o soneto 1].

 

 

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