Aula 72-73
Aula 72-73 (20 [3.ª, aula abreviada, tendo o resto já sido feito há tempos ou sendo diluído em próximas aulas], 21 [4.ª], 23/jan [1.ª]) Correção de questionário de compreensão escrita sobre «Ulisses». Sobre Ulisses nos Lusíadas.
Lê o poema «Liberdade», de Fernando Pessoa, na p. 36
do manual. Responde ou escolhe a(s) alínea(s) certa(s).
Relanceando todo poema (e sobretudo as estrofes dos vv. 1-13 e
20-23), fica-se com a ideia de que defende {podes escolher mais do que uma
alínea}
a) que há coisas mais
importantes do que o trabalho intelectual.
b) a natureza, a ingenuidade, a vida simples.
c) que o trabalho dos intelectuais é importante.
d) a preguiça.
Percebe-se que os autores
do manual, ao porem este texto de Pessoa a seguir a «Andorinhas», canção de Ana
Moura, acharam que o poema {circunda a alínea certa}
a) defendia que não se
deve ler com sacrifício.
b) se opunha ao sentido da canção.
c) falava da importância de se ler.
d) falava da natureza, como a canção.
«Livros são papéis
pintados com tinta» (v. 14) pretende significar que {circunda a alínea certa}
a) os livros não são
assim tão importantes.
b) os livros são fundamentais para o espírito.
c) os livros são baratos.
d) os livros são obras de arte.
No entanto, a intenção de Fernando Pessoa não era bem a que julgam
os autores de Letras em dia. Vejamos como tudo se passou.
Este poema foi escrito a 16 de março de 1935. Em finais de fevereiro,
Salazar — que começara por ser ministro das Finanças mas era agora chefe do
governo — fizera um discurso em que dizia como os escritores se deviam
comportar relativamente à política. Salazar desvalorizava a escrita e a
leitura, concluindo com uma citação do escritor latino Séneca:
«Mas virá algum mal ao
Mundo de se escrever menos, se se escrever e, sobretudo, se se ler melhor?
Relembro a frase de Séneca: “em estantes altas até ao tecto, adornam o aposento
do preguiçoso todos os arrazoados e crónicas”».
Ora, a frase «em estantes altas até ao tecto, adornam o aposento do
preguiçoso todos os arrazoados [discursos] e crónicas» quer dizer que {circunda
a alínea certa}
a) os livros são
importantes.
b) os aposentos dos preguiçosos estão bem decorados.
c) deve ter-se muitos livros em casa.
d) os livros são coisa de preguiçosos.
Pessoa tencionava pôr no poema a mesma frase de Séneca (vê aqui o
que estava no texto que Pessoa escreveu à máquina). Não o chegou a fazer, porque o poema não foi logo publicado, já que a
censura não deixou, e porque o próprio poeta morreria nesse ano de 1935:
Sabendo isto — que era para aparecer no início do poema a frase de
Séneca — e que Pessoa estava contra Salazar, percebemos que a verdadeira a
intenção do poema «Liberdade» era afinal {circunda a alínea certa}
a) defender que há coisas
mais importantes do que o trabalho intelectual.
b) defender a natureza, a ingenuidade, a vida simples.
c) troçar da posição de Salazar e defender que o trabalho dos
intelectuais é importante.
d) defender a preguiça.
Na última estrofe está o que permitiu ao censor perceber que o
poema era anti-salazarista e, por isso, impedir a sua publicação. A palavra
dessa última estrofe que o censor identificou como alusão a Salazar terá sido
____________.
Repara agora no v. 21. É um verso que ficou célebre e que hoje
todos repetimos sem nos lembrarmos de que veio deste texto. No entanto, o que
Fernando Pessoa escreveu não foi exatamente o que as pessoas repetem, que
costuma ser
«O
melhor do mundo são as crianças.»,
mas
«Mas o
melhor do mundo são crianças, / Flores, música, o luar, e o sol [...]»
A diferença de sentido das duas versões é que na verdadeira, a que
Pessoa escreveu mesmo, {circunda a alínea correta}
a) «crianças» tem menos
importância, por faltar o determinante «as» e, assim, ficarem as crianças no
mesmo plano que «flores» e «música».
b) «crianças» tem mais importância.
Mais uns exercícios
tirados de Alexandre Dias Pinto, Carlota Miranda, Patrícia Nunes, Caderno de Atividades. Português. 12.º ano,
Carnaxide, Santillana, 2012.
Assinala a hipótese
correta em cada item:
Na frase «Limpámos a casa, arrumámos os quartos e fizemos o jantar.», a oração destacada
classifica-se como...
oração coordenada
assindética. || oração coordenada copulativa. || oração coordenada disjuntiva.
|| oração coordenada conclusiva.
Na frase «Choveu tanto que o telhado da casa abateu.», a oração destacada classifica-se como...
oração
subordinada substantiva completiva. || oração subordinada adjetiva relativa
restritiva. || oração subordinada adverbial causal. || oração subordinada
adverbial consecutiva.
Na frase «Caso o projeto seja aprovado, iniciaremos o trabalho no próximo mês.», a
oração destacada classifica-se como...
oração subordinada
adverbial consecutiva. || oração subordinada adverbial concessiva. || oração
subordinada adverbial causal. || oração subordinada adverbial condicional.
Na frase «Os animais que nasceram recentemente no Jardim Zoológico atraíram muitos visitantes.», a oração destacada classifica-se como...
oração subordinante. ||
oração subordinada adjetiva relativa restritiva. || oração subordinada adjetiva
relativa explicativa. || oração coordenada.
Na frase «Ele fala melhor do que escreve.», a oração destacada classifica-se como...
oração
subordinada substantiva completiva. || oração subordinada adverbial concessiva.
|| oração subordinada adverbial consecutiva. || oração subordinada adverbial comparativa.
Na frase «Enquanto víamos o filme, comíamos pipocas.», a oração destacada
dassifica-se como...
oração subordinante. ||
oração subordinada adverbial causal. || oração subordinada adverbial temporal.
|| oração subordinada adverbial concessiva.
Na frase «Este quadro é o
mais bonito, portanto vou levá-lo.», a oração destacada
classifica-se como...
oração coordenada
explicativa. || oração subordinada adverbial causal. || oração subordinada
adverbial consecutiva. || oração coordenada conclusiva.
Na frase «O livro cujo autor foi premiado está à venda nesta livraria.», a oração destacada
classifica-se como...
oração
subordinada adjetiva relativa explicativa. || oração subordinada adjetiva
relativa restritiva. || oração subordinada substantiva relativa. || oração
subordinada substantiva completiva.
Delimita e classifica as
orações das frases que se seguem.
Dado que a exposição é
muito interessante, amanhã visitaremos o museu.
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Ele considera que este
texto é muito atual.
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Ele deparou com vários
obstáculos ao longo do caminho, contudo nunca desistiu.
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Embora não o conheça
pessoalmente, julgo que é um bom profissional.
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A ginasta esforçou-se
tanto que conseguiu vencer a prova.
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Assim que a campainha
tocou, abri a porta.
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Entrei no carro, pus a
chave na ignição e liguei os faróis.
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A professora deu
instruções detalhadas, a fim de que os alunos não tivessem dúvidas na
realização do trabalho.
__________________________________
Do Caderno
de Atividades. Português. 11.º ano (Carnaxide, Santillana, 2011):
Liga as afirmações da
coluna A às hipóteses da coluna B que lhes correspondam:
Vai até à p. 115, para leres «D. Dinis». Lembro que D. Dinis foi
importante trovador — autor de cantigas de amigo e cantigas de amor — e também
é conhecido por ter mandado plantar o pinhal de Leiria. Teve os cognomes de «O
Lavrador» e «Rei-Poeta».
Mostra como em Mensagem
se traça o perfil de D. Dinis, indicando três características do retrato que aí
é feito do rei. Fundamenta essas características com citações pertinentes.
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TPC — Prepara leitura em voz alta (expressiva) destes três sonetos de Pessoa/Campos: (i) o com o teu número de pauta, (ii) o com número anterior ao
teu [se o teu número for 1, prepararás o soneto 28], (iii) o com o número
seguinte ao teu [se fores o 28, prepararás o soneto 1].
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