Aula 151-152
Aula 151-152 (5 [3.ª], 6/jun [1.ª,
4.ª]) Correções. Finais das ligas.
Versão
1
Correção da parte de funções
sintáticas do questionário
«Diz
o jornal que os presos foram levados primeiro para o Governo Civil» (ll.
68-69) — classifica quanto à função sintática o constituinte sublinhado:
a)
complemento direto.
«Deixo
o mundo aliviado de um enigma» (l. 90) — classifica quanto à
função sintática os dois constituintes sublinhados:
a)
complemento direto;
b)
predicativo do complemento direto.
Correção da parte de orações
do questionário
Classifica
as orações em «Vim cá / para lhe dizer / que não tornaremos a ver-nos» (l. 80):
a)
subordinante;
b)
subordinada adverbial final;
c)
subordinada substantiva completiva.
Classifica
as orações sublinhadas em «Ricardo Reis subiu o nó da gravata,
levantou-se, vestiu o casaco» (ll. 82-83):
a)
coordenada;
b)
coordenada assindética.
Classifica
as orações em «[A] leitura é a primeira virtude / que se perde» (ll. 87-88):
a)
subordinante;
b)
subordinada adjetiva relativa restritiva.
Versão 2
Correção da parte de orações
do questionário
Classifica
as orações sublinhadas em «Ricardo Reis subiu o nó da gravata,
levantou-se, vestiu o casaco» (ll. 82-83):
a)
coordenada;
b)
coordenada assindética.
Classifica
as orações em «[A] leitura é a primeira virtude / que se perde» (ll. 87-88):
a)
subordinante;
b)
subordinada adjetiva relativa restritiva.
Classifica
as orações em «Vim cá / para lhe dizer / que não tornaremos a ver-nos» (l. 80):
a)
subordinante;
b)
subordinada adverbial final;
c)
subordinada substantiva completiva.
Correção da parte de funções
sintáticas do questionário feito na última aula
«Diz
o jornal que os presos foram levados primeiro para o Governo Civil» (ll.
68-69) — classifica quanto à função sintática o constituinte sublinhado:
a)
complemento direto.
«Deixo
o mundo aliviado de um enigma» (l. 90) — classifica quanto à
função sintática os dois constituintes sublinhados:
a)
complemento direto;
b)
predicativo do complemento direto.
2.º semestre — alguns focos do ensino e da avaliação
(que, porém,
não devem ser vistos como parcelas para se chegar a uma média)
Leitura |
||
Aula |
Questionário de compreensão de crónica de
Capicua (aula 87-88) |
|
Questionário de compreensão
do início do conto «Sempre é uma companhia» (aula 97-98) |
||
Questionário sobre a
apreciação crítica «Um filme em forma de O’Neill» (aula 111-112) |
||
Questionário com escolha de
sinónimos sobre texto sobre rémora (aula 122-123) |
||
Questionário sobre discurso
de Saramago («Eis o espetáculo do mundo») (aula 125-126) |
||
Questionário sobre últimas
páginas de O Ano da Morte de Ricardo Reis (aula 150) |
||
Observação direta da eficiência a resolver as
tarefas com textos em todas as aulas |
||
Escrita |
||
Aula |
Comparação de «O Infante» com a campanha
«Portugal sou eu» (aula 82-83) |
|
Comparação de «Gisela» com Farsa de Inês
Pereira (aula 95-96) |
||
Comparação entre trailer de Sonho
de Wadjda e «Sempre é uma companhia» (aula 99-100) |
||
Sinopse para DVD com «Do alvoroço que foi na cidade
[...]» (aula 104-105 ou 106-107) |
||
Criação de títulos para contos lidos (aula
106-107 ou 109-110) |
||
Apreciação crítica da campanha do Pingo Doce
«Químicos» (aula 114-115) |
||
Redação de argumentos sobre «redes sociais»
(aula 87-88) |
||
Comentário a «Albertina» e criação de frases
O’Neillianas (aula 109-110) |
||
Comentário em torno de «desimportantizar» a
poesia e O’Neill (aula 119-120) |
||
Comentário em torno de «tempo e Pessoa» [só na
turma 1.ª] (aula 70-71) |
||
Discursos interiores no jantar de Marcenda (aula
130) |
||
Redação de texto com catorze títulos de Saramago
(aula 136-137) |
||
Exposição (parte C) sobre Lídia/Mariana e
Marcenda/Teresa (aula 136-137) |
||
Comentário a trechos intertextuais de
heterónimos em O Ano da Morte (aula 143-144) |
||
Exposição (parte C) sobre percursos de Cesário e
de Reis (aula 140 ou 141-142) |
||
Apreciação crítica a paratexto de O Ano da
Morte... (aula 131-132 ou 133-134) |
||
1.ª versão de texto sobre «Ética no desporto e
na vida» (aula 85-86) |
||
Casa |
2.ª e 3.ª versões do anterior (tepecês de aulas
87-88 e 90-91) |
|
Comentário a Frei Luís de
Sousa e canção (tepecê da aula 137-138) |
||
Reformulação do anterior (tepecê de aula
143-144) |
||
Oral
+ Educação literária |
||
Casa Aula |
Leituras expressivas da fase de grupos da Liga
dos Campeões (passim) |
|
Leituras em voz alta da fase a eliminar das
Ligas (passim) |
||
Recitação de sonetos de Camões (aula 148-150 ou
151-152) |
||
Vídeo (ou escrito) para Olimpíadas da Cultura
Clássica [voluntário] (tepecê 119-120) |
||
Leitura de «Sempre é uma companhia», pedido para
leitura em casa (tepecê de 85-86) |
||
Leituras de livros (ao longo do semestre) |
||
Gramática |
||
(Casa) Aula |
Atos de fala exemplificados num dado tema (aula
125-126) |
|
Miscelânea de itens de exame em torno de funções
sintáticas (aula 134) |
||
Miscelânea de itens de exame em torno de orações
(aula 143-144) |
||
Criação de texto segundo
matriz sintática, dada uma imagem de Pessoa (aula 146-147) |
||
Questionário sobre conclusão de O Ano... incluindo orações e
funções sintáticas (aula 150) |
||
Assiduidade,
pontualidade, material |
Antes
dos exames
— Durante a semana que vem tentarei pôr no blogue o que pense ser útil para
exame (mas já lá estão Cábulas para exame, que, embora feitas há quatro
anos, estão relativamente atuais).
Mas devem ir aproveitando
para, com o que têm (manuais dos três anos, folhas nossas, o que já está no
blogue), relembrar ou melhorar matérias.
E esclarecerei prontamente
dúvidas que me ponham por mail (luisprista@netcabo.pt).
#
<< Home