Friday, September 06, 2024

Aula 151-152

Aula 151-152 (5 [3.ª], 6/jun [1.ª, 4.ª]) Correções. Finais das ligas.

Versão 1

Correção da parte de funções sintáticas do questionário

«Diz o jornal que os presos foram levados primeiro para o Governo Civil» (ll. 68-69) — classifica quanto à função sintática o constituinte sublinhado:

a) complemento direto.

«Deixo o mundo aliviado de um enigma» (l. 90) — classifica quanto à função sintática os dois constituintes sublinhados:

a) complemento direto;

b) predicativo do complemento direto.

Correção da parte de orações do questionário

Classifica as orações em «Vim cá / para lhe dizer / que não tornaremos a ver-nos» (l. 80):

a) subordinante;

b) subordinada adverbial final;

c) subordinada substantiva completiva.

Classifica as orações sublinhadas em «Ricardo Reis subiu o nó da gravata, levantou-se, vestiu o casaco» (ll. 82-83):

a) coordenada;

b) coordenada assindética.

Classifica as orações em «[A] leitura é a primeira virtude / que se perde» (ll. 87-88):

a) subordinante;

b) subordinada adjetiva relativa restritiva.

Versão 2

Correção da parte de orações do questionário

Classifica as orações sublinhadas em «Ricardo Reis subiu o nó da gravata, levantou-se, vestiu o casaco» (ll. 82-83):

a) coordenada;

b) coordenada assindética.

Classifica as orações em «[A] leitura é a primeira virtude / que se perde» (ll. 87-88):

a) subordinante;

b) subordinada adjetiva relativa restritiva.

Classifica as orações em «Vim cá / para lhe dizer / que não tornaremos a ver-nos» (l. 80):

a) subordinante;

b) subordinada adverbial final;

c) subordinada substantiva completiva.

Correção da parte de funções sintáticas do questionário feito na última aula

«Diz o jornal que os presos foram levados primeiro para o Governo Civil» (ll. 68-69) — classifica quanto à função sintática o constituinte sublinhado:

a) complemento direto.

«Deixo o mundo aliviado de um enigma» (l. 90) — classifica quanto à função sintática os dois constituintes sublinhados:

a) complemento direto;

b) predicativo do complemento direto.

2.º semestre — alguns focos do ensino e da avaliação
(que, porém, não devem ser vistos como parcelas para se chegar a uma média)


Leitura

Aula

Questionário de compreensão de crónica de Capicua (aula 87-88)

 

Questionário de compreensão do início do conto «Sempre é uma companhia» (aula 97-98)

Questionário sobre a apreciação crítica «Um filme em forma de O’Neill» (aula 111-112)

Questionário com escolha de sinónimos sobre texto sobre rémora (aula 122-123)

Questionário sobre discurso de Saramago («Eis o espetáculo do mundo») (aula 125-126)

Questionário sobre últimas páginas de O Ano da Morte de Ricardo Reis (aula 150)

Observação direta da eficiência a resolver as tarefas com textos em todas as aulas

Escrita

Aula

Comparação de «O Infante» com a campanha «Portugal sou eu» (aula 82-83)

 

Comparação de «Gisela» com Farsa de Inês Pereira (aula 95-96)

Comparação entre trailer de Sonho de Wadjda e «Sempre é uma companhia» (aula 99-100)

Sinopse para DVD com «Do alvoroço que foi na cidade [...]» (aula 104-105 ou 106-107)

Criação de títulos para contos lidos (aula 106-107 ou 109-110)

Apreciação crítica da campanha do Pingo Doce «Químicos» (aula 114-115)

Redação de argumentos sobre «redes sociais» (aula 87-88)

Comentário a «Albertina» e criação de frases O’Neillianas (aula 109-110)

Comentário em torno de «desimportantizar» a poesia e O’Neill (aula 119-120)

Comentário em torno de «tempo e Pessoa» [só na turma 1.ª] (aula 70-71)

Discursos interiores no jantar de Marcenda (aula 130)

Redação de texto com catorze títulos de Saramago (aula 136-137)

Exposição (parte C) sobre Lídia/Mariana e Marcenda/Teresa (aula 136-137)

Comentário a trechos intertextuais de heterónimos em O Ano da Morte (aula 143-144)

Exposição (parte C) sobre percursos de Cesário e de Reis (aula 140 ou 141-142)

Apreciação crítica a paratexto de O Ano da Morte... (aula 131-132 ou 133-134)

1.ª versão de texto sobre «Ética no desporto e na vida» (aula 85-86)

Casa

2.ª e 3.ª versões do anterior (tepecês de aulas 87-88 e 90-91)

Comentário a Frei Luís de Sousa e canção (tepecê da aula 137-138)

Reformulação do anterior (tepecê de aula 143-144)

Oral + Educação literária

Casa

Aula

Leituras expressivas da fase de grupos da Liga dos Campeões (passim)

 

Leituras em voz alta da fase a eliminar das Ligas (passim)

Recitação de sonetos de Camões (aula 148-150 ou 151-152)

Vídeo (ou escrito) para Olimpíadas da Cultura Clássica [voluntário] (tepecê 119-120)

Leitura de «Sempre é uma companhia», pedido para leitura em casa (tepecê de 85-86)

Leituras de livros (ao longo do semestre)

Gramática

(Casa)

Aula

Atos de fala exemplificados num dado tema (aula 125-126)

 

Miscelânea de itens de exame em torno de funções sintáticas (aula 134)

Miscelânea de itens de exame em torno de orações (aula 143-144)

Criação de texto segundo matriz sintática, dada uma imagem de Pessoa (aula 146-147)

Questionário sobre conclusão de O Ano... incluindo orações e funções sintáticas (aula 150)

Assiduidade, pontualidade, material

Antes dos exames — Durante a semana que vem tentarei pôr no blogue o que pense ser útil para exame (mas já lá estão Cábulas para exame, que, embora feitas há quatro anos, estão relativamente atuais).

Mas devem ir aproveitando para, com o que têm (manuais dos três anos, folhas nossas, o que já está no blogue), relembrar ou melhorar matérias.

E esclarecerei prontamente dúvidas que me ponham por mail (luisprista@netcabo.pt).

 

 

#