Aula 73-74
Aula 73-74 (28 [3.ª, 1.ª], 29/fev [4.ª], 1/mar [5.ª])
Correção de trabalho em aula sobre título.
Na p. 107, vê a crónica de
Miguel Esteves Cardoso «Portugal: o melhor país do mundo para
portugueses e estrangeiros». Na margem direita identifica-se a estrutura
argumentativa deste «artigo de opinião». Destacam-se a tese — ‘ser português é
ser capaz de pensar que Portugal é o pior país do mundo’ —, os argumentos que a
fundamentam (e, mais ou menos, os exemplos que lustram cada argumento).
Explica os seguintes
trechos (em que se procura tornar o discurso leve, brincalhão). No fundo, irás
explicar de que decorre o efeito de quase-ironia:
[ll. 1-2:] «tão poucas palavras,
tanto verbo querer» — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
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[ll. 12-14:] «os políticos não
conseguiram até hoje arranjar maneira de vendê-las ou estragá-las de uma vez
por todas» — . . . . . . . . . . . . . .
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[ll. 27-29:] Portugal não é mau, porque «[é] de longe o
país com mais pessoas portuguesas e mais coisas portuguesas» — Assume-se como
mérito do país o que é uma condição obrigatória, faz-se uma tautologia: haver
em Portugal portugueses.
[l. 31:] «Não, não é um paraíso. É
um país» — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
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Responde aos itens 1 a 3
da p. 108:
1. ___
2. ___
3. ___
Na
p. 149, resolve os itens de Gramática (1 a 4):
1.
_________________
2.
_________________
3.
_________________
4.
_________________.
Depois de ouvirmos o começo de episódio de A Alma e a Gente (de José Hermano Saraiva, que, por vezes, é um
pouco ligeiro), completa a tabela.
O que se tem considerado factual |
A
Alma e a Gente (José Hermano Saraiva) |
Frei Luís de Sousa (Garrett) |
Manuel de Sousa Coutinho |
______ de Sousa Coutinho |
_____ de Sousa Coutinho |
Antes do casamento, teve
vida agitada (esteve preso, conheceu Miguel Cervantes). |
Antes do casamento, teve
vida galante, agitada, aventureira, um tanto irresponsável (esteve preso,
conheceu Miguel Cervantes; teria sido negociante; andou até pela ____). |
Nada nos é dito, mas não
se adivinha passado irresponsável e, muito menos, ao serviço dos Filipes. |
Prestara serviços a Filipe
II de Espanha; depois, terá cargos oficiais. |
É caracterizado como
ferozmente ____; decerto não aceitaria cargos. |
|
Casa-se com Madalena. |
Casa-se, por ___, com
Madalena. |
Casa-se, por amor, com
Madalena. |
Filha de Manuel e
Madalena chama-se Ana de Noronha. |
Filha de Manuel e
Madalena tem o apelido ____. |
Filha de Manuel e
Madalena chama-se ___ de Noronha. |
Depois da morte da filha,
torna-se religioso (como Frei Luís de Sousa) e dedica-se à escrita. |
A certa altura,
desgostoso, torna-se religioso (como ___) e dedica-‑se à escrita. |
Por o seu casamento não ser legí-timo porque ____
estava vivo, torna-se religioso (como Frei Luís de Sousa) e dedica-se à
escrita. |
Classifica as orações sublinhadas:
Amar pelos dois
(Luísa Sobral; interpret.: Salvador Sobral)
Se
um dia alguém perguntar por mim, ___________
Diz
que vivi para te amar. ____
____________
Antes
de ti, só existi
Cansado
e sem nada para dar.
Meu
bem, ouve as minhas preces:
Peço que
regresses, que me voltes a querer.
____ _________
Eu
sei que não se ama sozinho,
Talvez
devagarinho possas voltar a aprender.
Meu
bem, ouve as minhas preces:
Peço
que regresses, que me voltes a querer.
Eu sei que não se
ama sozinho, _______ __________
Talvez
devagarinho possas voltar a aprender.
Se
o teu coração não quiser ceder, ______________
[Se]
Não sentir paixão, [Se] não quiser sofrer
Sem
fazer planos do que virá depois,
O meu coração pode amar pelos dois.
_____________
Aproxima o «Ninguém» do
padeiro da crónica de Rubem Braga e o «Ninguém» do Romeiro de Frei Luís de
Sousa.
Rubem Braga, «O Padeiro», Desculpem
tocar no assunto. Crónicas escolhidas, Lisboa, Tinta-da-china, 2023, pp.
143-144:
O
padeiro
Levanto cedo, faço minhas
abluções, ponho a chaleira no fogo para fazer café e abro a porta do
apartamento — mas não encontro o pão costumeiro. No mesmo instante me lembro de
ter lido alguma coisa nos jornais da véspera sobre a «greve do pão dormido». De
resto não é bem uma greve, é um lockout, greve dos patrões, que suspenderam o trabalho noturno; acham que obrigando o povo a tomar seu café da
manhã com pão dormido conseguirão não sei bem o que do governo.
Está bem. Tomo o meu café
com pão dormido, que não é tão ruim assim. E enquanto tomo café vou me
lembrando de um homem modesto que conheci antigamente. Quando vinha deixar o
pão à porta do apartamento ele apertava a campainha, mas, para não incomodar os
moradores, avisava gritando:
— Não é ninguém, é o
padeiro!
Interroguei-o uma vez: como tivera a ideia de gritar
aquilo?
«Então você não é
ninguém?»
Ele abriu um sorriso
largo. Explicou que aprendera aquilo de ouvido. Muitas vezes lhe acontecera
bater à campainha de uma casa e ser atendido por uma empregada ou outra pessoa
qualquer, e ouvir uma voz que vinha lá de dentro perguntando quem era; e ouvir
a pessoa que o atendera dizer para dentro: «não é ninguém, não senhora, é o
padeiro.» Assim ficara sabendo que não era ninguém...
Ele me contou isso sem mágoa nenhuma, e se despediu ainda sorrindo. Eu não quis detê-lo para explicar que estava falando com um colega, ainda que menos importante. Naquele tempo eu também, como os padeiros, fazia o trabalho noturno. Era pela madrugada que deixava a redação de jornal, quase sempre depois de uma passagem pela oficina — e muitas vezes saía já levando na mão um dos primeiros exemplares rodados, o jornal ainda quentinho da máquina, como pão saído do forno.
Ah, eu era rapaz, eu era rapaz naquele tempo! E às vezes me julgava importante porque no jornal que levava para casa, além de reportagens ou notas que eu escrevera sem assinar, ia uma crônica ou artigo com o meu nome. O jornal e o pão estariam bem cedinho na porta de cada lar; e dentro do meu coração eu recebi a lição de humildade daquele homem entre todos útil e entre todos alegre; «não é ninguém, é o padeiro!»
E
assobiava pelas escadas.
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Tese — ‘Portugal é o pior país
do mundo’.
Argumento 1 — . . . . . . . . . . . .
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Exemplo(s) — . . . . . . . . . . . .
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Argumento 2 — . . . . . . . . . . . .
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Exemplo(s) — . . . . . . . . . . . .
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TPC — Escreve os dois
argumentos e respetivos exemplos para a tese ‘Portugal é o pior país do mundo’
(usa a folha da aula).
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