Saturday, September 09, 2023

Aula 73-74

Aula 73-74 (28 [3.ª, 1.ª], 29/fev [4.ª], 1/mar [5.ª]) Correção de trabalho em aula sobre título.

Na p. 107, vê a crónica de Miguel Esteves Cardoso «Portugal: o melhor país do mundo para portugueses e estrangeiros». Na margem direita identifica-se a estrutura argumentativa deste «artigo de opinião». Destacam-se a tese — ‘ser português é ser capaz de pensar que Portugal é o pior país do mundo’ —, os argumentos que a fundamentam (e, mais ou menos, os exemplos que lustram cada argumento).

Explica os seguintes trechos (em que se procura tornar o discurso leve, brincalhão). No fundo, irás explicar de que decorre o efeito de quase-ironia:

[ll. 1-2:] «tão poucas palavras, tanto verbo querer» — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . ..

[ll. 12-14:] «os políticos não conseguiram até hoje arranjar maneira de vendê-las ou estragá-las de uma vez por todas» —  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . ..

[ll. 27-29:]  Portugal não é mau, porque «[é] de longe o país com mais pessoas portuguesas e mais coisas portuguesas» — Assume-se como mérito do país o que é uma condição obrigatória, faz-se uma tautologia: haver em Portugal portugueses.

[l. 31:] «Não, não é um paraíso. É um país» — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Responde aos itens 1 a 3 da p. 108:

1. ___

2. ___

3. ___

Na p. 149, resolve os itens de Gramática (1 a 4):

1. _________________

2. _________________

3. _________________

4. _________________.

Depois de ouvirmos o começo  de episódio de A Alma e a Gente (de José Hermano Saraiva, que, por vezes, é um pouco ligeiro), completa a tabela.

O que se tem considerado factual

A Alma e a Gente

(José Hermano Saraiva)

Frei Luís de Sousa 

(Garrett)

Manuel de Sousa Coutinho

______ de Sousa Coutinho

_____ de Sousa Coutinho

Antes do casamento, teve vida agitada (esteve preso, conheceu Miguel Cervantes).

Antes do casamento, teve vida galante, agitada, aventureira, um tanto irresponsável (esteve preso, conheceu Miguel Cervantes; teria sido negociante; andou até pela ____).

Nada nos é dito, mas não se adivinha passado irresponsável e, muito menos, ao serviço dos Filipes.

Prestara serviços a Filipe II de Espanha; depois, terá cargos oficiais.

É caracterizado como ferozmente ____; decerto não aceitaria cargos.

Casa-se com Madalena.

Casa-se, por ___, com Madalena.

Casa-se, por amor, com Madalena.

Filha de Manuel e Madalena chama-se Ana de Noronha.

Filha de Manuel e Madalena tem o apelido ____.

Filha de Manuel e Madalena chama-se ___ de Noronha.

Depois da morte da filha, torna-se religioso (como Frei Luís de Sousa) e dedica-se à escrita.

A certa altura, desgostoso, torna-se religioso (como ___) e dedica-‑se à escrita.

Por o seu casamento não ser legí-timo porque ____ estava vivo, torna-se religioso (como Frei Luís de Sousa) e dedica-se à escrita.

Classifica as orações sublinhadas:

Amar pelos dois

(Luísa Sobral; interpret.: Salvador Sobral)

 

Se um dia alguém perguntar por mim,     ___________

Diz que vivi para te amar.     ____     ____________

Antes de ti, só existi

Cansado e sem nada para dar.

 

Meu bem, ouve as minhas preces:

Peço que regresses, que me voltes a querer.    ____    _________

Eu sei que não se ama sozinho,

Talvez devagarinho possas voltar a aprender.

 

Meu bem, ouve as minhas preces:

Peço que regresses, que me voltes a querer.

Eu sei que não se ama sozinho,    _______    __________

Talvez devagarinho possas voltar a aprender.

 

Se o teu coração não quiser ceder,    ______________

[Se] Não sentir paixão, [Se] não quiser sofrer

Sem fazer planos do que virá depois,

O meu coração pode amar pelos dois.    _____________

 

Aproxima o «Ninguém» do padeiro da crónica de Rubem Braga e o «Ninguém» do Romeiro de Frei Luís de Sousa.

Rubem Braga, «O Padeiro», Desculpem tocar no assunto. Crónicas escolhidas, Lisboa, Tinta-da-china, 2023, pp. 143-144:

O padeiro

Levanto cedo, faço minhas abluções, ponho a chaleira no fogo para fazer café e abro a porta do apartamento — mas não encontro o pão costumeiro. No mesmo instante me lembro de ter lido alguma coisa nos jornais da véspera sobre a «greve do pão dormido». De resto não é bem uma greve, é um lockout, greve dos patrões, que suspenderam o trabalho noturno; acham que obrigando o povo a tomar seu café da manhã com pão dor­mido conseguirão não sei bem o que do governo.

Está bem. Tomo o meu café com pão dormido, que não é tão ruim assim. E enquanto tomo café vou me lembrando de um homem modesto que conheci antigamente. Quando vinha deixar o pão à porta do apartamento ele apertava a campainha, mas, para não incomodar os moradores, avisava gritando:

— Não é ninguém, é o padeiro!

Interroguei-o uma vez: como tivera a ideia de gritar aquilo?

«Então você não é ninguém?»

Ele abriu um sorriso largo. Explicou que aprendera aquilo de ouvido. Muitas vezes lhe acontecera bater à campainha de uma casa e ser atendido por uma empregada ou outra pessoa qualquer, e ouvir uma voz que vinha lá de dentro perguntando quem era; e ouvir a pessoa que o atendera dizer para dentro: «não é ninguém, não senhora, é o padeiro.» Assim ficara sabendo que não era ninguém...

Ele me contou isso sem mágoa nenhuma, e se despediu ainda sorrindo. Eu não quis detê-lo para explicar que estava falando com um colega, ainda que menos importante. Naquele tempo eu também, como os padeiros, fazia o trabalho noturno. Era pela madrugada que deixava a redação de jornal, quase sempre depois de uma passagem pela oficina — e mui­tas vezes saía já levando na mão um dos primeiros exempla­res rodados, o jornal ainda quentinho da máquina, como pão saído do forno.

Ah, eu era rapaz, eu era rapaz naquele tempo! E às vezes me julgava importante porque no jornal que levava para casa, além de reportagens ou notas que eu escrevera sem assinar, ia uma crônica ou artigo com o meu nome. O jornal e o pão estariam bem cedinho na porta de cada lar; e dentro do meu coração eu recebi a lição de humildade daquele homem entre todos útil e entre todos alegre; «não é ninguém, é o padeiro!»

E assobiava pelas escadas.

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Tese — ‘Portugal é o pior país do mundo’.

Argumento 1 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Exemplo(s) — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Argumento 2 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Exemplo(s) — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

TPC — Escreve os dois argumentos e respetivos exemplos para a tese ‘Portugal é o pior país do mundo’ (usa a folha da aula).

 

 

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