Saturday, September 09, 2023

Aula 77-78

Aula 77-78 (6 [3.ª, 1.ª], 7 [4.ª], 8/mar [5.ª]) Correção do questionário de compreensão sobre «Introdução» de Amor de Perdição (ver Apresentação).

Na p. 172 temos o começo do cap. I de Amor de Perdição. O narrador traça a biografia de Domingos Botelho, o pai do herói do livro, Simão Botelho. Embora verosímeis, são parágrafos levemente irónicos, quase caricaturais. Domingos Botelho tem características de personagem original, castiça.

Focando-te nos três primeiros parágrafos, cria biografia de personagem ficcionada (mas verosímil) suscetível de caricatura, nascida no séc. XX. Mantém três parágrafos. Predominarão: no 1.º parágrafo — nomes, casamento, dados do cônjuge e de ascendentes; no 2.º parágrafo — namoro, retrato um pouco caricatural; no 3.º parágrafo — vocação (especialidade). Mantém também, grosso modo, o sistema de coesão temporal.

Não se devem repetir expressões do original (o vosso texto pode, e deve, ser paralelo, equivalente, mas sem usar as mesmas frases).

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Faz corresponder expressões (1-6) e processos de coesão (a-f):

1. = ___; 2. = ___; 3. = ___; 4. = ___; 5. = ___; 6. = ___.

1. "A dama do paço não foi ditosa com o marido. Molestavam-na saudades da corte"

2. "A dama do paço não foi ditosa com o marido. Molestavam-na saudades da corte"

3. "A dama do paço não foi ditosa com o marido. (...) Este desgostoso viver, porém, não empeceu que se reproduzissem em dois filhos e três meninas."

4. "Molestavam-na saudades da corte"

5. "Este desgostoso viver, porém, não empeceu que se reproduzissem em dois filhos e três meninas."

6. "Este desgostoso viver, porém, não empeceu que se reproduzissem em dois filhos e três meninas. O mais velho era Manuel, o segundo Simão; das meninas uma era Maria"

a. coesão lexical (por reiteração).

b. coesão lexical (por sinonímia).

c. coesão referencial.

d. coesão frásica (por concordância).

e. coesão interfrásica.

f. coesão temporal (por ordenação correla­tiva dos tempos verbais).

 

Sorteio da Liga dos Campeões

               Pote 1 — os que, o ano passado, chegaram aos quartos de final da Liga dos Campeões.

Turma 1              Laura, Matilde Ch., Cecília, Margarida, Bea, Miguel, Neves, Cristian

Turma 3              Helena, Carlos, Letícia, Leonor, Ribeiro, Eduardo, Joana, Rodrigo

Turma 4             Gonçalo, Lourenço, Marta, Margarida R., Afonso, Joana C., Ranya, Joana B.

Turma 5              Matias, Giuliana, Frederico, José, Rosa, Tiago M., Miguel, Salvador

 

               Pote 2 — os que, o ano passado, chegaram aos oitavos de final da Liga dos Campeões.

Turma 1              Alice, Bia, Constança, Joana, João, Leonor, Inês

Turma 3              Mariana, Gonçalo, Bia B., Tiago N., Ana, Artur, Carolina, Henrique

Turma 4             Margarida N., Santiago, Sofia, Miguel, Carolina, Leonor Maria, Mariana A., Francisco

Turma 5              Gonçalo S., Rafaela, André, Rita, Leonor, Ana, Rodrigo

 

               Pote 3 — os que, o ano passado, chegaram aos quartos de final da Liga Europa.

Turma 1              Matilde S., Mada, Tiago, Duarte, Clara

Turma 3              Bea, António, Carol, Afonso, Anna, Marta, André

Turma 4             Martim, André, Mariana R., Sarah, Manuel, Rafa, Leonor

Turma 5              Duarte, Tomás, Tiago C., Matilde, Luna, João

 

               Pote 4 — os que não estão nas condições definidas antes.

Turma 1              Anastacia, Jair, André, Rodrigo

Turma 3              Tiago E., D. Augusto, Diogo

Turma 4             João, Eliana

Turma 5              Guilherme, Gonçalo F., Leo

Liga dos Campeões — constituição dos grupos

Grupo A

Grupo B

Grupo C

Grupo D

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Posteriormente, a classificação resultará das pontuações de vários «jogos» (leituras). Serão apurados para a fase final da Liga dos Campeões os quatro primeiros de cada grupo, seguindo-se eliminatórias (A1 × B4; B1 × A4; ...). Restantes clubes (alunos) ficam apurados para a Liga Europa, nesta se incorporando também os eliminados nos oitavos da Champions.

 

Classifica as orações sublinhadas:

Balada Astral (Miguel Araújo)

Quando Deus pôs o mundo    Subordinada __________

E o céu a girar,

Bem lá no fundo    Subordinante

Sabia que, por aquele andar,    Subordinada __________

Eu te havia de encontrar.

 

Minha mãe, no segundo _________

Em que aceitou dançar,    Subordinada adjetiva _________

Foi na cantiga

Dos astros a conspirar

E do seu cósmico vagar.

 

Mandaram teu pai

Sorrir para a tua mãe,

Para que tu    Subordinada ___________

Existisses também.

 

Era um dia bonito

E, na altura, eu também,

O infinito

Ainda se lembrava bem

Do seu cósmico refém.

 

E eu, que pensava

Que ia só comprar pão,    Subordinada __________

E tu, que pensavas

Que ias só passear o cão,

A salvo da conspiração,

 

Cruzámos caminhos,    Coordenada

Tropeçámos no olhar    Coordenada __________

E o pão, nesse dia,    Coordenada __________

Ficou por comprar.

 

Ensarilharam-se as trelas dos cães,

Os astros, os signos,

Os desígnios, as constelações,

As estrelas, os trilhos,

E as tralhas dos dois.

TPC — Prepara leitura em voz alta, expressiva, de seis dos doze sonetos de Antero de Quental (cfr. folha que distribuí e que deves passar a trazer sempre). Se o teu número na turma é par, prepararás os sonetos pares (2, 4, 6, 8, 10, 12); se tiveres número ímpar, ensaiarás os textos 1, 3, 5, 7, 9, 11.

 

 

#