Aula 77-78
Aula 77-78 (6 [3.ª, 1.ª], 7 [4.ª], 8/mar [5.ª]) Correção
do questionário de compreensão sobre «Introdução» de Amor de Perdição (ver
Apresentação).
Na p. 172 temos o começo do cap. I de Amor de Perdição. O narrador traça a biografia de Domingos Botelho, o pai do
herói do livro, Simão Botelho. Embora verosímeis, são parágrafos levemente
irónicos, quase caricaturais. Domingos Botelho tem características de
personagem original, castiça.
Focando-te nos três primeiros parágrafos, cria biografia de
personagem ficcionada (mas verosímil) suscetível de caricatura, nascida no séc.
XX. Mantém três parágrafos. Predominarão: no 1.º parágrafo — nomes,
casamento, dados do cônjuge e de ascendentes; no
2.º parágrafo — namoro, retrato um pouco caricatural; no 3.º parágrafo —
vocação (especialidade). Mantém também, grosso modo, o sistema de coesão
temporal.
Não se devem repetir expressões do original (o vosso texto
pode, e deve, ser paralelo, equivalente, mas sem usar as mesmas frases).
. . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Faz corresponder expressões (1-6) e processos de
coesão (a-f):
1. = ___; 2. = ___; 3. = ___; 4. = ___; 5. = ___; 6. = ___.
1. "A dama do
paço não foi ditosa com o marido. Molestavam-na saudades
da corte"
2. "A dama do paço
não foi ditosa com o marido. Molestavam-na saudades da corte"
3. "A dama do
paço não foi ditosa com o marido. (...) Este desgostoso viver, porém,
não empeceu que se reproduzissem em dois filhos e três meninas."
4. "Molestavam-na
saudades da corte"
5. "Este desgostoso
viver, porém, não empeceu que se reproduzissem em
dois filhos e três meninas."
6. "Este desgostoso
viver, porém, não empeceu que se reproduzissem em dois filhos e três meninas.
O mais velho era Manuel, o segundo Simão; das meninas uma era
Maria"
a. coesão lexical (por
reiteração).
b. coesão lexical (por
sinonímia).
c. coesão referencial.
d. coesão frásica (por
concordância).
e. coesão interfrásica.
f. coesão temporal (por
ordenação correlativa dos tempos verbais).
Sorteio
da Liga dos Campeões
Pote 1 — os que, o ano passado,
chegaram aos quartos de final da Liga dos Campeões.
Turma 1 Laura,
Matilde Ch., Cecília, Margarida, Bea, Miguel, Neves, Cristian
Turma 3 Helena, Carlos, Letícia, Leonor,
Ribeiro, Eduardo, Joana, Rodrigo
Turma 4 Gonçalo, Lourenço, Marta, Margarida
R., Afonso, Joana C., Ranya, Joana B.
Turma 5 Matias, Giuliana, Frederico, José,
Rosa, Tiago M., Miguel, Salvador
Pote 2 — os que, o ano passado,
chegaram aos oitavos de final da Liga dos Campeões.
Turma 1 Alice, Bia, Constança, Joana,
João, Leonor, Inês
Turma 3 Mariana, Gonçalo, Bia B., Tiago
N., Ana, Artur, Carolina, Henrique
Turma 4 Margarida
N., Santiago, Sofia, Miguel, Carolina, Leonor Maria, Mariana A., Francisco
Turma 5 Gonçalo S., Rafaela, André, Rita,
Leonor, Ana, Rodrigo
Pote 3 — os que, o ano passado,
chegaram aos quartos de final da Liga Europa.
Turma 1 Matilde S., Mada, Tiago, Duarte,
Clara
Turma 3 Bea,
António, Carol, Afonso, Anna, Marta, André
Turma 4 Martim,
André, Mariana R., Sarah, Manuel, Rafa, Leonor
Turma 5 Duarte, Tomás, Tiago C., Matilde,
Luna, João
Pote 4 — os que não estão nas condições
definidas antes.
Turma 1 Anastacia,
Jair, André, Rodrigo
Turma 3 Tiago
E., D. Augusto, Diogo
Turma 4 João,
Eliana
Turma 5 Guilherme, Gonçalo F., Leo
Liga dos Campeões —
constituição dos grupos
Grupo A |
Grupo B |
Grupo C |
Grupo D |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Posteriormente, a classificação resultará das pontuações de
vários «jogos» (leituras). Serão apurados para a fase final da Liga dos
Campeões os quatro primeiros de cada grupo, seguindo-se eliminatórias (A1 × B4;
B1 × A4; ...). Restantes clubes (alunos) ficam apurados para a Liga Europa,
nesta se incorporando também os eliminados nos oitavos da Champions.
Classifica
as orações sublinhadas:
Balada
Astral (Miguel Araújo)
Quando Deus pôs o mundo Subordinada __________
E o céu a girar,
Bem
lá no fundo
Subordinante
Sabia que,
por aquele andar, Subordinada
__________
Eu te havia de encontrar.
Minha
mãe, no segundo
_________
Em que aceitou dançar,
Subordinada adjetiva _________
Foi
na cantiga
Dos
astros a conspirar
E
do seu cósmico vagar.
Mandaram
teu pai
Sorrir
para a tua mãe,
Para
que tu Subordinada ___________
Existisses
também.
Era
um dia bonito
E,
na altura, eu também,
O
infinito
Ainda
se lembrava bem
Do
seu cósmico refém.
E
eu, que pensava
Que
ia só comprar pão,
Subordinada __________
E
tu, que pensavas
Que
ias só passear o cão,
A
salvo da conspiração,
Cruzámos
caminhos, Coordenada
Tropeçámos no olhar
Coordenada __________
E o pão, nesse dia,
Coordenada __________
Ficou por comprar.
Ensarilharam-se
as trelas dos cães,
Os
astros, os signos,
Os
desígnios, as constelações,
As
estrelas, os trilhos,
E
as tralhas dos dois.
TPC — Prepara leitura em voz
alta, expressiva, de seis dos doze sonetos de Antero de Quental (cfr.
folha que distribuí e que deves passar a trazer sempre). Se o teu número
na turma é par, prepararás os sonetos pares (2, 4, 6, 8, 10, 12); se tiveres
número ímpar, ensaiarás os textos 1, 3, 5, 7, 9, 11.
#
<< Home