Aula 71-72
Aula 71-72 (26 [3.ª, 5.ª], 27/fev [1.ª, 4.ª]) Depois de, na
p. 77, leres os trechos D e E, resolve o item 5:
5. [Circunda a expressão
certa:] O facto de Frei Luís de
Sousa se inspirar numa figura real / fictícia cuja história
era conhecida na época de Garrett levou o autor a explorar o desenlace /
as categorias dramáticas da peça.
Depois de leres a «Memória
ao Conservatório Real» (pp. 78-79), resolve 6 e 7:
6. ____________.
7. [Põe à frente T
ou D:]
assunto e figuras nacionais (ll. 2-4, 12-13) | ___
recurso à prosa (ll. 23-27) | ___
patriotismo (personificado em Manuel e presente
nas crenças sebastianistas de Maria e Telmo) | ___
reduzido número de personagens, e de elevado
estatuto social (ll. 37-39) | ___
desenlace trágico (catástrofe) (ll. 6-10) | ___
simplicidade da ação (ll. 5, 36-39) | ___
intenção pedagógica (instruir o povo) | ___
união temática entre o passado e o presente | ___
sentimentalismo exacerbado (de Madalena) | ___
escasso recurso a expedientes melodramáticos (ll.
39-41) | ___
Na p. 80, podes relancear
o que se diz sobre drama
romântico; e, nas pp. 151 e 152, o que se diz sobre tragédia.
Visto o sketch (série Lopes da Silva), completa
com drama (2), tragédia (2), gravidade, fatalidade, elevado, temor, Destino.
A peça Macbeth, de William Shakespeare, é uma
tragédia, escrita nos inícios do século XVII.
O sketch «William Shakespeare’s MacDonald»
aproveita alguns dos seus motivos (as personagens de alta estirpe, Macbeth e
Lady Macbeth, tornadas MacDonald e Lady MacDonald; as bruxas; as profecias),
mas altera elementos importantes da intriga. Essas reformulações fazem perigar
o tom _______ que é de regra nas tragédias. O tópico dos «hambúrgueres», a
convocação do campo lexical da alimentação (quer da comida rápida quer dos
pratos tradicionais), uma interrupção das bruxas para perguntarem «como é que
vai o nosso Benfica?», o registo popular-familiar aqui e ali («bom
dinheirinho», «chicha», «o um-dois-três», «saudinha») contradizem a _______
habitual na tragédia. A tragédia deve ser suscetível de suscitar,
simultaneamente, compaixão e ______, o que é contrariado pelos temas desta
falsa obra de Shakespeare.
Para o seu Frei Luís de Sousa, Almeida Garrett
preferiu a etiqueta «_______», porque pretendia, aproveitando embora um clima
idêntico ao de uma ________, poder incumprir algumas das regras típicas daquele
género teatral (sobretudo em aspetos formais — a unidade do espaço e do tempo,
a escrita em verso). Dirá o autor que o Frei
Luís de Sousa, quanto à índole, seria uma _______; quanto à forma, um _______.
No sketch é quase ao contrário: os aspetos formais (de toilette,
digamos) da tragédia parecem mais preservados; é o conteúdo que é sobretudo
pervertido). O desfecho — que, numa tragédia, é sempre carregado de _______,
imposto pelo _______, pelo Fatum — é
que também não se concretiza, como conclui a putativa rainha do MacDonald: «Que
raio de mariquinhas me saíste!».
Nas pp. 142-143, dá um
relance aos esquemas que te recordarão as várias «coesões». Resolve Praticar
(fim da p. 143), escrevendo aqui, por extenso, o tipo de coesão pertinente:
(A) «Tinha um pressentimento do que havia de acontecer...
parecia-me que não podia deixar de suceder...» (ll. 27-28) | _____
(B) «Vou saber novas certas dele, no fim de vinte anos de o
julgarem todos perdido» (ll. 31-32) | ______
(C) «E que pedisse por ele! ou por outrem, porque não me há
de ouvir Deus, se lhe peço a vida de um inocente?» (ll. 45-46) | _____
(D) «E quem te disse que ele o era?» (l. 47) | _____
(E) «– Há de me pesar da vossa vida? [...] – E porque não,
se já me pesa a mim dela, se tanto me pesa ela a mim?» (ll.
65-66) | _____
(F) «E contudo, vinte anos de ausência e de conversação de novos
amigos fazem esquecer tanto os velhos!» (ll. 69-70) | _____
(G) «E é verdade isso? É verdade que por toda a
parte me procuraram, que por toda a parte… ela mandou mensageiros,
dinheiro?» (ll. 81-82)» | ______
(H) «Senhor, senhor, não tenteis a fidelidade do vosso servo!»
(l. 90) | ______
Na p. 146,
resolve os dois itens de gramática (ainda sobre coesão textual):
1. ________
2. ________
Depois de revermos curto trecho de série biográfica sobre Garrett (cerca dos minutos 13-16), completa:
Frei Luís de
Sousa (Almeida Garrett) |
Birdman, ou a inesperada virtude da
ignorância (Alejandro Iñárritu) |
Peça, escrita por
Almeida Garrett, aproveita história, em parte, ______ e já abordada por
outros autores. |
Peça dentro do filme é
adaptação — do próprio Riggan? — de obra de _______, De que falamos quando falamos de amor. |
Garrett preocupou-se
muito com a boa receção da peça: fez ele próprio uma primeira leitura da peça
no Conservatório, em 1843, acompanhada de um texto teórico («Memória ao ______
Real»). No mesmo ano fez ainda outra leitura mais familiar. |
Riggan Thomson
preocupa-se com o sucesso da peça, que vê como redentora, a forma de deixar
de ser identificado apenas com o ator de Birdman.
Nas leituras do original entre atores, aconselha, vigia; ansioso, acaba por
______ um dos atores que considerava inábil. |
Na primeira representação, ainda em 1843, no
teatro da Quinta do Pinheiro (o atual Teatro Tália) e em contexto quase
familiar, Garrett representou o papel de _______ (e terá sido decerto também
o encenador). |
O herói do filme desempenha um papel na peça e é
também o _______, mas logo nas primeiras representações (ensaios ainda
perante público: ensaios gerais, ante-estreias) é desautorizado pelo ator que
contratara. |
A segunda representação foi no Teatro do ______
(por profissionais), em 1847, e em 1850 a peça subiu ao palco do Teatro
Nacional. |
Todo o filme se passa num teatro da ______,
vista como o desafio máximo na carreira dos atores e na avaliação do sucesso
de uma peça. |
Tese — Frei Luís de
Sousa é uma obra moderna.
Argumento 1 — . . . . . .
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Exemplo 1 — . . . . . . .
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Exemplo 2 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
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Tese — Frei Luís de Sousa é uma obra
moderna. (ou Frei Luís de Sousa é uma obra ultrapassada.)
Argumento 2 (ou 1) — . . .
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Exemplo 1 — . . . . . . .
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Exemplo 2 — . . . . . . .
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TPC — Se ainda for caso
disso, envia a passagem a limpo de texto sobre ética no desporto.
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