Saturday, September 09, 2023

Aula 1-2

Aula 1-2 (15 [5.ª], 18 [3.ª], 19/set [4.ª, 1.ª]) Começámos por explicar os elementos que escolhera para representar cada os escritor no slide inicial da apresentação. Houve também referência à recente polémica da estátua de Camilo no largo da Cadeira da Relação no Porto. Viu-se esta reportagem («vox populi»). 

Os parágrafos que se seguem tratam dos autores de que este ano mais falaremos: o Padre António Vieira, Almeida Garrett, Camilo Castelo Branco, Eça de Queirós, Antero de Quental, Cesário Verde.

Deves assinalar a veracidade (V) ou falsidade (F) das frases. Algumas escondem subtis impossibilidades, anacronias; mas também é preciso ter em conta que, muitas vezes, os escritores são efetivamente excêntricos.

António Vieira (1608-1697)

O Padre António Vieira atravessou o Atlântico sete vezes, tendo morrido na Baía.

Nas suas atividades evangelizadoras dos índios, no Brasil, os jesuítas — a Companhia de Jesus, a que pertencia o Padre Vieira — usavam a variante sul-americana do português.

Para assistir aos sermões do Padre António Vieira, ia-se de madrugada à igreja, a fim de reservar o lugar. Havia até quem acampasse à frente da igreja, nos dias anteriores.

Um dos mais famosos sermões de Vieira, o «Sermão de Santo António [aos Peixes]», foi proferido no Oceanário de Lisboa, em frente às carpas e aos atuns.

Almeida Garrett (1799-1854)

Careca, Garrett usava uma peruca, mas tinha o cuidado especial de que o seu cabelo parecesse natural e, por isso, ia trocando de cabeleira periodicamente, simulando o crescimento natural do cabelo.

Garrett usava um espartilho, para parecer ter a cintura muito fina, e um sutiã, para parecer ter um peito bem proporcionado.

Aos vinte e tal anos, Garrett namorou uma rapariga de onze.

Garrett tinha pernas — ou parte das pernas — postiças, mas movia-se com assinalável elegância.

Frei Luís de Sousa, de Almeida Garrett, é uma peça que, fantasiando-os, se inspirou em factos da vida do escritor cujo nome Garrett pôs no título, Manuel de Sousa Coutinho (1555-1632).

A primeira representação de Frei Luís de Sousa foi feita no Jardim Zoológico de Lisboa, perto da zona dos elefantes.

Camilo Castelo Branco (1825-1890)

Quando, por crime de adultério, esteve preso na cadeia da Relação do Porto, Camilo saía, por exemplo, para ir jantar fora ou para levar a consertar os sapatos da amante.

Para poder usufruir da herança do filho, Camilo teve de fingir não ser ele seu descendente.

Eça de Queirós (1845-1900)

Eça de Queirós, aclamado em Vila do Conde como natural desta cidade, nasceu na Póvoa de Varzim.

Ramalho Ortigão (1836-1915) — coautor, com Eça, do Mistério da Estrada de Sintra — foi professor do amigo, quando este tinha cerca de dez anos.

Na Relíquia, romance de Eça de Queirós, o protagonista tem o azar de fazer uma troca na prenda que queria oferecer à sua tia beata (cuja fortuna queria herdar): em vez de uma relíquia da Terra Santa embalou a camisa de dormir da mulher com quem estivera.

Em Os Maias há pelo menos quinze refeições completas, algumas narradas em três páginas mas outras em vinte e seis.

Dois dos romances de Eça aproveitam situações de incesto. Em A Tragédia da Rua das Flores, o incesto envolve mãe e filho; em Os Maias, o incesto é entre irmãos.

Antero de Quental (1842-1891)

Antero só ingeria alimentos uma vez por dia.

No relatório científico sobre as doenças de Antero («Nosografia de Antero», por Sousa Martins), diz-se que sofria de efodiofobia (‘medo de preparar ou expedir malas de viagem’), doença que teria contribuído para o seu suicídio.

Antero suicidou-se com dois tiros na cabeça (entre o primeiro tiro e o segundo mediou cerca de um minuto).

Cesário Verde (1855-1886)

Em casa dos pais de Cesário Verde, aos serões, saboreavam-se doçarias de cocó.

Na loja de ferragens, negócio da família, Cesário Verde, vestido de azul, tinha à venda camisolas de algodão e chinelas de tranças. Chegou a vender calda de tomate.

Cesário Verde, já muito doente, esteve, a conselho do médico-santo Sousa Martins, a aproveitar os ares do campo em Caneças e, depois, no Lumiar, onde aliás morreria.

 

A propósito de dialetos:

 

[Com as folhas de caderneta:] No retângulo ao canto superior direito, cria definição telegráfica, em acróstico, com o teu nome (aquele por que serão chamados em aula), com verbo + advérbio (cfr. exemplo com Camilo):

Cegar angustiadamente

Amar sempre

Morar longe (da cidade)

Injuriar desbragadamente (nas polémicas)

Ler compulsivamente

Ostracizar repetidamente

No retângulo ao centro, cria uma ou duas quadras...

em heptassílabos (redondilha maior);

rima cruzada (A-B-C-B);

que aluda ao próprio autor (espécie de autorretrato).

TPC — Em Gaveta de Nuvens‘Preceitos para o trabalho ao longo do ano’.

 

 

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