Aula 69-70
Aula 69-70 (21 [3.ª, 1.ª], 22 [4.ª], 23/fev [5.ª]) Correção de
questionário de compreensão feito na última aula (ver Apresentação).
Nas cenas VII e VIII (pp. 144-145) do ato III, a atitude de Madalena contrasta com a de outras personagens,
a cujos argumentos acabará por se render já na cena IX (pp. 145-146). Explica esta evolução.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . .
[solução possível: Madalena, que não
identificara o Romeiro com o antigo marido, ainda se procura convencer com a
possibilidade de a notícia assim trazida não ser verdadeira. Ao contrário,
Manuel, ciente dos factos, acolhe a mulher com frieza, o que a admira. Jorge,
que já dissuadira Telmo de avançar com a estratégia combinada com o Romeiro, também
chama à razão a cunhada. Manuel sintetiza (não sem ter de se conter no desejo
de dar um último abraço a Madalena): as mortalhas de religiosos são o que lhes
resta. Este percurso de Madalena, da ilusão que lhe permitiam as dúvidas até à
resignação, por se confrontar com a decisão já tomada pelos outros, torna-se
mais dramático.]
Comprova a adequação do
estado de espírito de Maria através dos recursos estilísticos na fala, na cena XI, das linhas 23-43 (p. 148).
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . .
[solução possível: O estado de prostração e
agonia de Maria é bem vincado pela abundância de exclamações, repetições,
interrogações retóricas, pausas, frases suspensas, vocativos.]
Comenta o simbolismo do
cenário do ato III (cfr. p. 131).
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . .
[solução possível: O cenário do ato III,
embora represente ainda uma parte do palácio de D. João de Portugal, é agora,
mais do que apenas sombrio e fechado, subitamente despojado e nu («sem ornato
algum»). O espaço, se antes favorecera a angústia, o medo, adequa-se agora à
derrota, à prostração. Elementos decorativos característicos dos ambientes
religiosos (ciriais, cruz, hábito, etc.) justificam-se por o palácio comunicar
com a capela dos dominicanos e antecipam o destino dos protagonistas, a
renúncia à vida secular.]
Qual é o verdadeiro herói
da peça? [Fulano é a personagem mais admirável + Argumento]
. . . . . . . . . . . . é
a personagem mais admirável, porque . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Em função disso, a peça deveria
intitular-se . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Frei Luís de Sousa |
Entre Irmãos |
Madalena debate-se entre dúvidas, entrevê
possibilidades de solução benigna, apela aos outros, estranha reações frias.
(Nem ______ nem Jorge a esclarecem ou ajudam muito.) |
Sam vive em conflito interior, mostra-se
esquivo, agride-se e agride os outros, porque pretende desabafar. (Só ______
percebe que ele tem alguma pena a remir.) |
Final é trágico (quando Madalena hesita, e _____
e João combinam estratégia salvadora, os irmãos Manuel e ______ impedem uma
solução contemporizadora). |
Final só por pouco não é trágico (na cena do
desespero-quase-suicídio de ______, ação do irmão _______ é crucial para se poder
evitar desfecho mortal). |
Expiação da culpa é obtida por ingresso na vida
_______ e por _______ de Maria. |
Expiação da culpa é obtida pelo _______ e pela
_______ a Grace. |
Final é relativamente fechado, embora haja pontos
por esclarecer (destino de João). Abre-se para os protagonistas um novo ciclo,
puramente religioso (mas essa já não é a história contada no drama — mesmo
se, historicamente, quase só agora comece o escritor ________). |
Final é _______. (Não fica claro o desfecho.
Supõe-se para breve a recuperação da felicidade anterior da família?) |
TPC — [Questionários sobre
funções sintáticas e sobre outros assuntos de gramática são ainda para ser
feitos por quem não os fez no 1.º semestre.]
#
<< Home