Saturday, September 09, 2023

Aula 69-70

Aula 69-70 (21 [3.ª, 1.ª], 22 [4.ª], 23/fev [5.ª]) Correção de questionário de compreensão feito na última aula (ver Apresentação).

Nas cenas VII e VIII (pp. 144-145) do ato III, a atitude de Madalena contrasta com a de outras personagens, a cujos argumentos acabará por se render já na cena IX (pp. 145-146). Explica esta evolução.

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[solução possível: Madalena, que não identificara o Romeiro com o antigo marido, ainda se procura convencer com a possibilidade de a notícia assim trazida não ser verdadeira. Ao contrário, Manuel, ciente dos factos, acolhe a mulher com frieza, o que a admira. Jorge, que já dissuadira Telmo de avançar com a estratégia combinada com o Romeiro, também chama à razão a cunhada. Manuel sintetiza (não sem ter de se conter no desejo de dar um último abraço a Madalena): as mortalhas de religiosos são o que lhes resta. Este percurso de Madalena, da ilusão que lhe permitiam as dúvidas até à resignação, por se confrontar com a decisão já tomada pelos outros, torna-se mais dramático.]

Comprova a adequação do estado de espírito de Maria através dos recursos estilísticos na fala, na cena XI, das linhas 23-43 (p. 148).

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[solução possível: O estado de prostração e agonia de Maria é bem vincado pela abundância de exclamações, repetições, interrogações retóricas, pausas, frases suspensas, vocativos.]

Comenta o simbolismo do cenário do ato III (cfr. p. 131).

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[solução possível: O cenário do ato III, embora represente ainda uma parte do palácio de D. João de Portugal, é agora, mais do que apenas sombrio e fechado, subitamente despojado e nu («sem ornato algum»). O espaço, se antes favorecera a angústia, o medo, adequa-se agora à derrota, à prostração. Elementos decorativos característicos dos ambientes religiosos (ciriais, cruz, hábito, etc.) justificam-se por o palácio comunicar com a capela dos dominicanos e antecipam o destino dos protagonistas, a renúncia à vida secular.]

Qual é o verdadeiro herói da peça? [Fulano é a personagem mais admirável + Argumento]

. . . . . . . . . . . . é a personagem mais admirável, porque . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Em função disso, a peça deveria intitular-se . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Frei Luís de Sousa

Entre Irmãos

Madalena debate-se entre dúvidas, entrevê possibilidades de solução benigna, apela aos outros, estranha reações frias. (Nem ______ nem Jorge a esclarecem ou ajudam muito.)

Sam vive em conflito interior, mostra-se esquivo, agride-se e agride os outros, porque pretende desabafar. (Só ______ percebe que ele tem alguma pena a remir.)

Final é trágico (quando Madalena hesita, e _____ e João combinam estratégia salvadora, os irmãos Manuel e ______ impedem uma solução contemporizadora).

Final só por pouco não é trágico (na cena do desespero-quase-suicídio de ______, ação do irmão _______ é crucial para se poder evitar desfecho mortal).

Expiação da culpa é obtida por ingresso na vida _______ e por _______ de Maria.

Expiação da culpa é obtida pelo _______ e pela _______ a Grace.

Final é relativamente fechado, embora haja pontos por esclarecer (destino de João). Abre-se para os protagonistas um novo ciclo, puramente religioso (mas essa já não é a história contada no drama — mesmo se, historicamente, quase só agora comece o escritor ________).

Final é _______. (Não fica claro o desfecho. Supõe-se para breve a recuperação da felicidade anterior da família?)

TPC [Questionários sobre funções sintáticas e sobre outros assuntos de gramática são ainda para ser feitos por quem não os fez no 1.º semestre.]

 

 

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