Aula 15-16
Aula 15-16 (11 [1.ª], 16 [5.ª, 3.ª],
17/out [4.ª]) Correção de «Questionários de Proust». Apresentação do quadro de
capítulos do «Sermão» (cfr. Apresentação).
Audição de crónica radiofónica
(«Lugares comuns», Antena 1) sobre «Ser o sal da terra».
[linhas 1-12] Cristo diz
serem os pregadores o _______. Tal como o sal preserva (os alimentos), os
pregadores deviam impedir a ________. Mas, se há tantos ________, como se
justifica que haja tanta corrupção? Várias hipóteses (e bifurcadas): ou os
pregadores não pregam a ______ ou os _______ não a querem; ou os pregadores não
fazem o que _______ e os seus ouvintes preferem imitá-los nas _______ e não nas
palavras; ou os pregadores pensam mais neles do que em ________ ou os ouvintes,
em vez de seguirem os preceitos da religião, preferem reger-se pela sua _______
imediata.
[ll. 13-21] Então, o que se há de fazer aos _______, que não evitam
a corrupção, e aos ouvintes, que não se deixam _______? Como disse Cristo, se
os pregadores não cumprem bem, pelas palavras ou pelos _______, o melhor será
_______.
[ll. 22-39] E que se há de fazer aos _______? Santo António, perante
um público que não lhe ligava, abandonou-o e foi pregar aos _______.
[ll. 40-50] Retomando o ‘conceito predicável’: Santo António foi até
mais do que «sal da terra», foi também «sal do _____», já que pregou a _______.
Mas o autor não quer relatar o que se passou com Santo António, antes acha que,
nos dias dos santos — lembremos: era dia 13 de junho, dia de Santo António —,
se deve é ______-los.
[ll. 51-55] Por isso, o orador,
o Padre António Vieira, vai também _______ aos peixes; para tanto, invoca _______,
cuja etimologia, supostamente, se ligaria ao mar (na verdade, esta etimologia é
falsa).
Se houver tempo, resolve os pontos de gramática da p.
29:
1.
1. = ___; 2. = ___; 3. = ___; 4. = ___; 5. = ___.
2. = ___.
3. = ___.
4. = ___.
Resolve a correspondência entre recursos estilísticos e estes passos:
a. «Muitas
vezes vos tenho pregado nesta Igreja, e noutras, de manhã, e de tarde, de dia,
e de noite, sempre com doutrina muito clara, muito sólida, muito verdadeira»
(ll. 46-48)
b. «os Pregadores dizem uma
coisa e fazem outra» (ll. 8-9)
c. «sois o sal da terra» (l.
1)
d. «Começam a ferver as
ondas» (l. 37)
e. «qual será, ou qual pode
ser a causa desta corrupção» (ll. 4-5)
f. «António pregava, e eles
ouviam» (l. 39)
g. «Vós» (l. 1)
h. «Ou é porque o sal não
salga [...]. Ou é porque o sal não salga» (ll. 5-6)
i. «começam a concorrer os
peixes, os grandes, os maiores, os pequenos» (ll. 3-38)
1. Interrogação
retórica = ___
2. Apóstrofe = ___
3. Personificação = ___
4. Gradação = ___
5. Anáfora = ___
6. Enumeração = ___
7. Antítese = ___
8. Alegoria = ___
9. Metáfora = __
[Exercício tirado de Palavras
11, Porto, Areal, 2016]
Transcrevo o grupo III do exame nacional de
Português de 2023 (1.ª fase):
«Nunca tantos de nós dirigiram o olhar
maioritariamente para baixo. Um olhar focado em pequenos ecrãs que operamos com
as nossas mãos e que nos tornam por vezes cada vez mais isolados. Num mundo que
é cada vez mais global, mas por vezes tão conectadamente desconectado.»
David Sobral, Qual É o Nosso Lugar no Universo?, Lisboa,
Planeta, 2022, p. 21.
Num texto de opinião
bem estruturado, com um mínimo de duzentas e um máximo de trezentas e cinquenta
palavras, defenda uma perspetiva pessoal sobre a posição assumida por David
Sobral quanto ao impacto da tecnologia nas relações humanas.
No seu texto:
− explicite, de forma clara e pertinente, o seu
ponto de vista, fundamentando-o em dois argumentos, cada um deles
ilustrado com um exemplo significativo;
− formule uma conclusão adequada à argumentação
desenvolvida;
− utilize um discurso valorativo (juízo de valor
explícito ou implícito).
Nos grupos III de exame, costumam sair ora textos
de opinião ora apreciações críticas. Tentemos agora escrever uma apreciação
crítica. Lê o que é pedido na p. 44 do manual, no ponto 1 de «Escrita». (Vê
também o enquadrado rosa.)
Dou-te os começos da
introdução e da conclusão e uma parte final do desenvolvimento.
O cartoon de Vasco Gargalo . . . . . . . . . . . . . . .
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Este cartoon permite fazer uma ponte para o
capítulo IV do Sermão de Santo António, na medida em que a
situação representada revela que os mais frágeis são constantemente explorados
pelos mais poderosos e que as desigualdades e a exploração do homem pelo homem
continuam nos dias de hoje, apesar do progresso da civilização, em tantas
outras áreas.
Assim, com esta imagem e com a sua simbologia, .
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TPC — Relanceia o glossário de termos sobre o sermão que
pus em Gaveta de Nuvens («alegoria»,
«conceito predicável», «exórdio»). Também aconselho muito que vás passando os
olhos pelos excertos ensaísticos nas imediações das páginas que estivermos a ler
em aula.
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