Thursday, September 07, 2023

Aula 105-106

Aula 105-106 (8 [3.ª, 1.ª], 9 [4.ª], 10/mai [5.ª]) Relativamente ao texto da p. 311 («Cidade mulher da minha carestia de vida»), completa esta resposta ao item 1.1:

Ponto de vista (ou Tese):

as difíceis condições de _________________ em Lisboa constituem ______ oportunidades para os portugueses.

Argumentos:

______________ das rendas em Lisboa permite concluir que «somos mais ricos do que pensávamos » (ll. 6-7) e possuímos casas mais valiosas do que outros europeus;

encontrar rendas mais acessíveis em Barcelona __________ os lisboetas, que evitam o trânsito matinal, passam a ser detentores de uma casa no estrangeiro e podem fazer compras num mercado com uma taxa de IVA inferior à nacional.

Contra-argumento (antecipado pelos adeptos do «derrotismo nacional»):

«a taxa de esforço para pagar o arrendamento de uma casa em Lisboa é superior à de outras cidades europeias » (ll. 3-4).

Resolve toda a parte de Gramática na p. 305:

1.

A = ___ | B = ___ | C = ___ | D = ___ | E = ___

2.

a = ___________________________

b = ___________________________

c = ___________________________

d = ___________________________

e = ___________________________

3. = ____

4.

a = ___________ | b = ____________

Resolve o item 4. da p. 310:

A consciência social manifesta-se na poesia de Cesário Verde em passagens reveladoras dos seus sentimentos face a situações e personagens.

Assim, através da _________ (a) concretizada na forma verbal «Inflama-se» (v. 28), referente a «um palácio», o sujeito poético insinua _________ (b) das classes mais abastadas e intensifica os contrastes sociais.

No verso 35, o recurso à ________ (c) sugere a consternação do sujeito poético perante as mulheres conotadas com a riqueza e com a artificialidade, sentimento distinto da ________ (d) que revela em relação às mulheres simples e trabalhadoras.

Vai lendo as pp. 318-319, com a parte IV de «O Sentimento dum Ocidental». Introduz uma quadra que se integrasse no clima desta parte IV. Usa o esquema rimático de todas as estrofes do longo poema (ABBA) e a mesma métrica (o primeiro verso é sempre um decassílabo; os restantes são dodecassilábicos).

[estrofe criada entraria entre os atuais v. ___ e v. ___]

               ___________________________

________________________________

________________________________

________________________________

Se te despachares cedo, cria ainda outro quarteto.

[estrofe criada entraria entre os atuais v. ___ e v. ___]

               ___________________________

________________________________

________________________________

________________________________

Ou outro ainda.

[estrofe criada entraria entre os atuais v. ___ e v. ___]

               ___________________________

________________________________

________________________________

________________________________

Classifica as orações em que já fui dividindo algumas das frases que ouvimos em «Curso de Literatura para Porteiras» (série Lopes da Silva):

Se não me engano,

Subordinada adverbial condicional

esta é a nossa terceira aula do novo curso de literatura para porteiras.

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Em certa medida, este romance é como uma reflexão sobre as relações da beleza com a corrupção.

Frase simples

 

Eu não tenho pena nenhuma dela,

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porque a Madame Bovary, […], tem de se dar ao respeito,

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se quer ser respeitada.

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O Sr. Carlos é um bocado chocho,

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mas é bom homem.

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Da Damaia sou eu

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e não sou tão badalhoca.

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Ó Dona Fernanda, como sabe

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que, para a semana, vamos dar Os Maias?

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E agora saiu uma,

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que é a Colóquio-Letras Mais Atrevida,

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que traz todas as posições

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que ela fez com o irmão.

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Classifica os segmentos sublinhados em termos aspetuais, temporais, modais.

Pensamos no futuro amanhã

(interpret.: Ana Bacalhau | letra e música: João Só)

O sonho vulgar

De um futuro invulgar

De olhos fixos no teto

De um quarto secreto

A arrumar as estrelas

Em mapas e tabelas

Como se alguém pudesse contê-las,

Vamos conquistando o nosso canto no espaço   valor aspetual: _________

No vaivém de um gesto

Na incerteza de um abraço

 

Nada de novo debaixo do céu

A não ser tu, a não ser eu

Nada de novo no ecrã

Pensamos no futuro, amanhã   valor temporal: ________

Pensamos no futuro, amanhã

 

Tens a vida toda pela frente   valor modal: _________ (certeza)

Diz toda a gente

Mas é agora que se torce o futuro   valor temporal: _________

Metido no escuro

Andas a ver mosquitos na outra banda   valor aspetual: _________

Diz quem pode, diz quem manda   valor modal: ________ (permissão)

 

Vamos conquistando o nosso porto inseguro   valor temporal: ________

O nosso universo

Para lá do muro

 

Nada de novo debaixo do céu

A não ser tu, a não ser eu

Nada de novo no ecrã

Pensamos no futuro, amanhã   valor modal: _________ (obrigação)

TPC — Vê as instruções da ‘Tarefa sobre obra de Eça’, que porei em Gaveta de Nuvens nos próximos dias. Mais tarde farei a chamada para Classroom, mas convém ir já pensando no assunto. (E, se não o fizeste, vai concluindo leitura de Os Maias / A Ilustre Casa de Ramires.)

 

 

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