Tuesday, September 06, 2022

Aula 117-118

Aula 117-118 (16 [5.ª, 4.ª], 20/mai [3.ª, 1.ª]) Devolução de soneto antónimo de «Erros meus, má fortuna, amor ardente», já anotado ou corrigido.

Nas pp. 264-266, lê o final do canto V, as estâncias 92-100, já depois de o Gama terminar o seu longuíssimo discurso ao Rei de Melinde. Ao mesmo tempo, completa as paráfrases de cada estância (tirei-as da edição de Campos Monteiro). Por vezes, as palavras em falta na «tradução» são idênticas às de Camões, outras vezes correspondem a atualização do vocabulário ou descodificação de alguma figura de estilo. O itálico marca os acrescentos (feitos para facilitarem a compreensão).

92         Quão doce não é o louvor e a justa glória dos nossos feitos, quando os vemos ____________! Todo o homem de nobres sentimentos se esforça por _______ ou igualar em fama os antepassados ilustres. As emulações produzidas pela história dos outros dão lugar, muitas vezes, a gloriosos feitos. A quem se propõe à __________ de obras valiosas, muito o incita e estimula o louvor alheio.

93          Alexandre Magno tinha em menos apreço os feitos gloriosos de Aquiles na _______ que os maviosos versos do seu cantor. Só a estes encarecia e fazia jus. Os famosos troféus de Milcíades tiravam o sono ao _________ Temístocles, que afirmava nada lhe ser tão agradável como as vozes que _________ as suas façanhas.

94          Vasco da Gama esforçou-se por mostrar que essas expedições navais exalçadas por todo mundo não _________ tamanha glória e fama como a sua, que assombrou o _____ e a terra. Sim, mas Octaviano Augusto, que tanto prezou e recompensou, com dádivas, mercês, favores e honrarias o poeta Vergílio, foi quem fez ecoar o nome de Eneias e alastrar a ________ de Roma.

95          A terra portuguesa produz também Cipiões, Césares, Alexandres e ________; mas não lhes concede, a esses heróis, aqueles dotes cuja falta os torna rudes e incultos. Octaviano, entre as mais angustiosas conjunturas, compunha ________ eruditos e formosos. Fúlvia poderia confirmar este asserto, quando António a trocou por _________.

96         Júlio César subjugou toda a Gália, e os trabalhos da guerra não o impediram de cultivar as letras; antes, sustentando numa mão a _______ e noutra a lança, conseguiu ________ a eloquência do Cícero. De Cipião Emiliano sabemos nós que tinha grande prática de literatura teatral. E Alexandre Magno lia as obras de Homero tanto a miúdo que nunca lhe saíam da ________ do leito.

97          Enfim, não houve general romano, grego, ou mesmo bárbaro, que não fosse ao mesmo tempo ilustrado e _________; só entre os portugueses não acontece assim. Não o digo sem vergonha; porque o motivo de não serem muitos heróis portugueses cantados em _________ é não serem os versos apreciados por eles, pois que quem desconhece a arte poética não pode _________.

98         Por isso, e não por falta de inspiração, não há também em Portugal Vergílios nem ________; nem haverá, se este costume persistir, pios Eneias ou bravos _________. E ainda o pior de tudo é que o destino fez os nossos guerreiros tão soberbos e tão bruscos, tão ________ e tão apoucados de inteligência, que pouco ou nada se importam com isso.

99         Pode o nosso Gama ________ às Musas portuguesas o intenso amor da pátria que as levou a dar aos seus descendentes fama e nomeada, cantando os seus gloriosos e ________ trabalhos; visto que nem ele, nem quem da sua geração usa o seu nome, usufrui tanto a amizade de Calíope, ou das ninfas do Tejo, que estas se dignassem abandonar as telas de oiro para o _________.

100       Porque o único estímulo e o único propósito das Tágides gentis são o ______ fraternal que elas dedicam aos portugueses e o desinteressado prazer de dar a todos os seus feitos militares o louvor que estes merecem. Não obstante, ninguém deixe de ter a alma sempre disposta para os ________ empreendimentos; pois que por esta, ou por qualquer outra forma, nunca _________ o seu prémio nem o seu valor.

Podendo socorrer-te dos valores modais (modalidade) apontados na p. 277, preenche a coluna à direita. De qualquer modo, os termos a usar serão:

epistémica (valor de certeza) || epistémica (valor de probabilidade) || deôntica (valor de obrigação) || deôntica (valor de permissão) || apreciativa.

Frase de Último a sair, passo de traição de Débora

Modalidade (valor de ...)

Pões-me creme? [Débora para Bruno]

deôntica (valor de obrigação)

Podes pôr-me creme, faz favor. [Débora para Bruno]

 

Posso. [Bruno para Débora]

 

Então não posso. [Bruno para Débora]

 

As tuas mãos são uma coisa, Bruno! [Débora para Bruno]

 

São super-fortes! [Débora para Bruno]

 

Eu até me estou a sentir mal. [Bruno para Débora]

 

O Unas é que devia estar a fazer isto... [Bruno]

 

Não te preocupes. [Débora para Bruno]

 

O quintal ainda não é aí. [Débora para Bruno]

 

E o vizinho não tem de saber de nada. [Débora para Bruno]

 

Se calhar, posso espalhar por mais sítios? [Bruno para Débora]

 

Claro. [Débora para Bruno]

 

É isso. [Débora para Bruno]

 

Está ótimo! [Débora para Bruno]

 

Tens uma melga aqui. [Unas para Débora]

 

Posso matá-la? [Unas para Débora]

 

Granda melga! Bem! [Bruno para Unas]

 

[...] quando podes ter o original [Bruno para Débora]

 

Se calhar, até quero o original. [Débora para Bruno]

 

Tipo duas melgas que voavam mais ou menos assim. [Bruno]

 

Unas, isso é aquela conversa que não interessa a ninguém. [Débora]

 

Recorda as estâncias 1 a 3 dos Lusíadas (p. 248), que constituem a Proposição. Pensa agora num assunto a que pudesses consagrar um poema épico (ou a paródia de um poema épico), para, de seguida, escreveres a proposição dessa epopeia.

Assumimos que as estâncias serão oitavas, como as de Os Lusíadas, e adotaremos o mesmo esquema rimático — A-B-A-B-A-B-C-C —, embora este esquema não impeça, naturalmente, que as exatas rimas sejam diferentes de estrofe para estrofe. Quanto à métrica, deves tentar que os versos sejam, aproximadamente, decassilábicos. (Faremos uma proposição com duas estrofes apenas. Os Lusíadas têm mais uma terceira oitava em que ainda se apresenta o assunto da epopeia.)

[Assunto do poema épico, ou herói-cómico, seria: _______________]

Canto I

1.

As ______ e os ________ assinalados (A)

_____________________________ (B)

_____________________________ (A)

_____________________________ (B)

_____________________________ (A)

_____________________________ (B)

_____________________________ (C)

_____________________________ (C)

2.

_____________________________ (D)

_____________________________ (E)

_____________________________ (D)

_____________________________ (E)

_____________________________ (D)

_____________________________ (E)

Cantando espalharei por toda a parte, (F)

Se a tanto me ajudar o engenho e a arte. (F)

TPC — Prepara as leituras em voz alta de estâncias de Lusíadas segundo a tabela em baixo. No blogue, tentarei deixar leitura minha, só para advertir dificuldades (mas sem investir na interpretação, o que, porém, vocês devem fazer). Também no blogue está parte de uma edição de Os Lusíadas com explicações/traduções estrofe a estrofe, que talvez lhes possa ser útil no caso de querem compreender bem o passo em causa. (Na Liga Europa, se o jogo que indico em certas turmas não se pode realizar, o clube sobrante não tem de preparar a leitura.)

Liga dos Campeões, oitavos de final

A1 vs. B4             p. 248, I, 1-3; p. 250, I, 4-5; p. 252, I, 6

C1 vs. D4            p. 252, I, 7-12

B1 vs. A4             p. 253, I, 13-18

D1 vs. C4            p. 262, I, 105-106; pp. 264-265, V, 90, 92-94

A2 vs. B3            pp. 265-266, V, 95-100

C2 vs. D3            p. 269-270, VII, 78-83

B2 vs. A3            pp. 270-271, VII, 84-87; p. 274, VIII, 96-97

D2 vs. C3            p. 275, VIII, 98-99; pp. 279-280, IX, 88-91

Liga Europa, pré-eliminatórias

A8 vs. D7            p. 280, IX, 92-95

A6 vs. B7            pp. 283, X, 145-148

C6 vs. D7 ou α   pp. 284-285, X, 149-153

B6 vs. A7            p. 285, X, 154-156; p. 255, IX, 52

D6 vs. C7 ou β   pp. 255-256, IX, 53, 66-68

Esta fase das duas ligas deve começar na terça, 23 (10.º 4.ª e 10.º 5.ª), e na sexta, 26 (10.º 1.ª e 10.º 3.ª).

 

 

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