Tuesday, September 06, 2022

Aula 131-132

Aula 131-132 (12 [5.ª, 1.ª, 3.ª], 14/jun [4.ª]) Explicação de quase nada do trabalho de gramática. Finais das duas ligas de leitura em voz alta.

Poemas de Fernando Pessoa (nascido a 13 de junho de 1888) para as finais

Liga Europa:

Liberdade

(falta uma citação de Séneca)

Ai que prazer

Não cumprir um dever,

Ter um livro para ler

E não o fazer!

Ler é maçada,

Estudar é nada.

O sol doura

Sem literatura.

O rio corre, bem ou mal,

Sem edição original.

E a brisa, essa,

De tão naturalmente matinal,

Como tem tempo não tem pressa.

 

Livros são papéis pintados com tinta.

Estudar é uma coisa em que está indistinta

A distinção entre nada e coisa nenhuma.

 

Quanto é melhor, quando há bruma,

Esperar por D. Sebastião,

Quer venha ou não!

 

Grande é a poesia, a bondade e as danças...

Mas o melhor do mundo são crianças,

Flores, música, o luar, e o sol, que peca

Só quando, em vez de criar, seca.

 

O mais do que isto

É Jesus Cristo,

Que não sabia nada de finanças

Nem consta que tivesse biblioteca...

 

Liga dos Campeões:

Saudade dada

Em horas inda louras, lindas

Clorindas e Belindas, brandas,

Brincam no tempo das berlindas,

As vindas vendo das varandas.

De onde ouvem vir a rir as vindas

Fitam a fio as frias bandas.

 

Mas em torno à tarde se entorna

A atordoar o ar que arde

Que a eterna tarde já não torna!

E em tom de atoarda todo o alarde

Do adornado ardor transtorna

No ar de torpor da tarda tarde.

 

E há nevoentos desencantos

Dos encantos dos pensamentos

Nos santos lentos dos recantos

Dos bentos cantos dos conventos...

Prantos de intentos, lentos, tantos

Que encantam os atentos ventos.

Informações várias (em torno do ano e da avaliação). Assistência a segunda parte de Uivo e, ao mesmo tempo, conversas com cada aluno.

2.º semestre — alguns focos do ensino e da avaliação (que, porém, não devem ser vistos como parcelas para se chegar a uma média)


Leitura

Aula

Questionário sobre dois depoimentos acerca da Farsa de Inês Pereira (aula 69-70)

 

Questionário sobre excerto 4 de Farsa (aula 83-84)

Questionário sobre apreciação crítica a Billie Eilish nas pp. 340-341 (aula 93-94)

Questionário sobre «Lá vai ela, formosa e segura. Scooters [...]» (aula 105-106)

Questionário sobre dois depoimentos acerca dos Lusíadas (aula 121-122)

Observação direta da eficiência a resolver as tarefas com textos em todas as aulas

 

Escrita

]Aula

Comentário a contrastar Farsa e letra de canção de Bárbara Tinoco (aula 77-78)

 

Redação sobre palavra de estimação (aula 81-82)

Resumo de excerto 5 de Farsa (aula 85-86)

Criação de sinopse para um peça com provérbio escolhido em livros (aula 87-88)

Criação de slogans publicitários (aula 88-89) [exceto 10.º 3.ª]

Comentário em torno de Inês Pereira enquanto personagem dinâmica (aula 95-96)

Crónica de crítica gastronómica segundo o modelo das de MEC (aula 93-94)

Sobre processos de cómico em exemplares de Inimigo Público (aula 91-92)

Texto segundo matriz de «Descalça vai para a fonte» (aula 103-104)

Criação de verbete para palavra inventada (aula 111-112)

Criação de soneto antónimo de «Erros meus, má fortuna, amor ardente» (aula 113-114)

Texto argumentativo sobre «bicho da terra tão pequeno» (aula 115-116)

Criação de «Proposição» para epopeia imaginada (aula 117-118)

* Texto de opinião sobre lugar ideal, «Ilha dos amores» (aula 123-124) [exceto 10.º 4.º e 5.ª]

Texto em prosa começado por «Quanto é que falta» (aula 125-126)

* Reportagem em direto do cerco de Lisboa (aula 65-66) [só no 10.º 4.ª]

Observação direta da capacidade de aproveitar as várias etapas da redação

Casa

Texto sobre «A ética no desporto e na vida» (tepecê da aula 75-76)

Reformulação do texto anterior (tepecê da aula 77-78)

Reformulação de palavra de estimação (tepecê da aula 84-85)

Guião para anúncio publicitário (tepecê da aula 89-90)

* Acróstico sobre Crónica de D. João I (tepecê da aula 67-68) [exceto no 10.º 5.ª]

Acróstico sobre Farsa de Inês Pereira (tepecê da aula 97-98)

Relato de viagem para «Fuga do leitor» (tepecê da aula 109-110)

Reformulação do anterior (tepecê da aula 111-112)

Compreensão do oral e Expressão oral (& Educação literária)

Casa

Aula

Leitura em voz alta para determinação de potes da Champions (aulas 95-96 e 97-98)

 

Leituras em voz alta da fase de grupos e fases subsequentes (aulas 103-104 e ss.)

Casa

Leitura de livros (ao longo do semestre)

* Gravação, com imagem fixa, sobre leituras [só para quem não fizera no 1.º semestre]

Aula

Observação direta da atitude de procurar ouvir os outros com atenção (sem falar para o lado)

Gramática

Aula

Questionário sobre alguns conteúdos mais abordados (aula 99-100)

 

Questionário sobre alguns conteúdos mais abordados (aula 129-130)

Observação direta da atenção nos momentos em que se trata de ouvir explicações de conteúdos

 

 

#