Aula 79R-79
Aula
79R-79 (2 [1.ª], 3/fev [3.ª]) Correção de resposta sobre «D. Dinis» (Mensagem).
O cartoon
que está projetado, do caricaturista António, tem a legenda «Henrique, o
lançador de caravelas». Interpreta-o, partindo da polissemia explorada na sua
legenda.
R.: O cartoon apresenta o Infante D. Henrique . . . . .
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Agora, já sobre o poema «O Infante»
(p. 106), de Mensagem, de Fernando
Pessoa, responde aos seguintes itens:
Justifica o facto de o primeiro texto da
segunda parte de Mensagem ser
dedicado ao Infante D. Henrique.
R.: O Infante D. Henrique foi o
impulsionador das descobertas marítimas portuguesas. A ele cabe o papel de
protagonista primeiro da «Possessio Maris» (Posse do Mar).
O v. 1 sintetiza o entendimento da ação dos
heróis de Mensagem como uma teofania,
isto é, uma revelação divina. Explica, relacionando o verso com o resto da estrofe.
R.: . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
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Refere o efeito de sentido produzido com o complexo
verbal «foste desvendando».
R.: O complexo verbal apresenta a ação como
uma . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
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. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Menciona outro recurso estilístico que, na
segunda estrofe, contribua para o mesmo efeito.
R.: A atuação do Infante D. Henrique é
descrita através de uma ____________: é crescente e universal. Começou por
desvendar «ilhas(s)»
e
«continente(s)», chegando ao
«fim do mundo» e dando assim a
conhecer «a terra inteira».
Explicita o sentido dos dois últimos versos
da composição.
R.: Nos dois últimos versos, . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
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. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Comenta o valor expressivo da utilização da
segunda pessoa ao longo do poema.
R.: Com o uso da segunda pessoa, . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
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. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Relativamente a «Horizonte»
(p. 107), ordena as frases que se seguem, de modo a resumires o assunto do
poema. Nota que cada frase corresponde a uma estrofe.
a. Descrição de um mundo novo, através da
visão paradisíaca de um espaço até então desconhecido.
b. Interpretação simbólica do horizonte,
enquanto representação da ambição e do que nela existe de expetativa.
c. Evocação da viagem dos navegadores pelo
desconhecido e a consequente descoberta de novas terras e aquisição de novos
conhecimentos.
R.: a = ___; b =
___; c = ___.
Depois de relanceares o poema «Sagres», de Miguel Torga, na p.
191, indica o quarteto que tem mais evidentes relações intertextuais com «O
Infante», de Pessoa.
R.: É a ______________ quadra.
Depois de ouvires
«Fiscal das danças ridículas» (série Lopes da Silva), preenche a coluna do
meio, relativa ao ato ilocutório (assertivo, expressivo, diretivo, compromissivo, declarativo):
Passo de «Fiscal
das danças ridículas» ou de separadores |
Ato ilocutório |
Descrição útil para
tipificar ato |
[Incorreu na prática de danças ridículas.] Vai ter de abandonar
o estabelecimento. |
|
Frase deôntica dita por um «fiscal de danças ridículas». |
Vi-o a efetuar uma espécie de um comboiinho. |
|
Relato, relativamente a que o enunciador se responsabiliza, de
um acontecimento anterior. |
O que é que eu fiz? |
|
Interrogação dirigida ao fiscal. |
Não posso pactuar com comboiinhos! |
|
Frase na 1.ª pessoa, dita com ênfase, com indignação. |
Não vou fechar os olhos a uma situação como a que o vi fazer. |
|
Frase com complexo verbal (ir
+ infinitivo do verbo principal) com valor de futuro próximo. |
Não perca a atualização das notícias sobre a seleção nacional. |
|
Frase com uso do conjuntivo, correspondente a
imperativo negativo. |
Ao contrário do que fora anunciado, Paulo Ferreira não jantou o
prato de peixe. |
|
Informação, relato de uma circunstância, negando-se informação
anterior. |
Vamos ter oportunidade de ouvir uma
entrevista com Dona Maria da Conceição Ferradinha, uma alentejana que viu o
autocarro da seleção duas vezes. |
|
Frase com complexo verbal (ir
+ infinitivo de verbo principal) com valor de futuro próximo. |
Ui, tantos episódios! |
|
Frase exclamativa, com algum teor descritivo, mas sobretudo
admirativa. |
Agora é calcar! |
|
Frase de teor apelativo, ainda que sem uso de modo imperativo. |
Eu estou a perder a cabeça! |
|
Descrição de estado de espírito, sublinhada com nervosismo
evidente. |
Itens de exame em torno de atos ilocutórios
[2014, 1.ª fase]
2.3. Classifique
o ato ilocutório presente em «Como um dia veremos.» (linha 29). [É por isso que, para além do culto que a obra de
Eça legitimamente merece, por mérito próprio e grandeza genuína, se deve
reconhecer, para sermos justos, que muita da admiração totalitária que Eça
desencadeia nasce porventura duma espécie de preguiça e lentidão em entender,
ainda nos nossos dias, a linguagem diferente daqueles que lhe sucederam. O que
não parece vir a propósito, embora venha. Como um dia veremos.]
R.:
__________
[2013, 1.ª fase]
1.7. Na frase «E, após isso, ninguém lerá uma só palavra posta por mim
num pedaço de papel.» (linhas 9 e 10), o autor realiza um ato ilocutório
(A) compromissivo. | (B) declarativo. | (C) expressivo. | (D)
diretivo.
[2013, 2.ª fase]
2.2. Classifique o ato
ilocutório presente em «A sua poesia ainda tem segredos para si?» (linha 21).
R.: ___________
Classifica as orações
sublinhadas:
Ouvi dizer (Ornatos Violeta)
Ouvi dizer ________
Que o
nosso amor acabou,
Subordinada ___________
Pois eu
não tive a noção do seu fim. Coordenada ___________
Pelo que
eu já tentei,
Eu não
vou vê-lo em mim,
Se eu não
tive a noção __________
De ver
nascer o homem.
E, ao
que eu vejo, tudo foi para ti Subordinada
adverbial __________
Uma
estúpida canção que só eu ouvi, Subordinada
_________
E eu
fiquei com tanto para dar,
Que agora
não vais achar nada bem Subordinada adverbial ________
Que eu
pague a conta em raiva.
E, pudesse
eu pagar de outra forma, ... Subordinada
adverbial ________
E,
pudesse eu pagar de outra forma, ...
E,
pudesse eu pagar de outra forma, ...
Ouvi
dizer
Que o
mundo acaba amanhã.
Subordinada _________
Eu tinha
tantos planos para depois,
Fui eu quem
virou as páginas Subordinada
_________
Na pressa
de chegar até nós
Sem tirar
das palavras seu cruel sentido.
Sobre a
razão estar cega
Resta-me
apenas uma razão,
Um dia
vais ser tu
E um
homem como tu,
Como eu
não fui.
Um dia
vou-te ouvir dizer
E,
pudesse eu pagar de outra forma, ...
E,
pudesse eu…
Sei que um dia vais
dizer...
E,
pudesse eu pagar de outra forma, ...
E,
pudesse eu…
A cidade está deserta __________
E alguém escreveu o teu
nome em toda a parte, Coordenada _________
Nas casas, nos carros, nas
pontes, nas ruas,
Em todo o lado essa palavra
Repetida ao expoente da
loucura,
Ora amarga ora doce,
Para
nos lembrar
que o amor é uma doença, Subordinada
adverbial __________
Quando nele julgamos ver a
nossa cura. Subordinada adverbial ________
TPC — A exemplo do que tenho vindo a fazer
nestas últimas aulas, porei em Gaveta de
Nuvens mais uma ficha do Caderno de
atividades, já resolvida, em torno de mecanismos de coesão (desta vez,
coesão temporal). Deves ir lendo estas fichas. Lembro que está em curso
trabalho «grande» em torno de poema de Pessoa. Por favor, se não o fizeste
ainda, lê as instruções com cuidado e cumpre o prazo indicado.
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