Wednesday, September 08, 2021

Aula 79R-79

Aula 79R-79 (2 [1.ª], 3/fev [3.ª]) Correção de resposta sobre «D. Dinis» (Mensagem).

O cartoon que está projetado, do caricaturista António, tem a legenda «Henrique, o lançador de caravelas». Interpreta-o, partindo da polissemia explorada na sua legenda.



R.: O cartoon apresenta o Infante D. Henrique . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Agora, já sobre o poema «O Infante» (p. 106), de Mensagem, de Fernando Pessoa, responde aos seguintes itens:

Justifica o facto de o primeiro texto da segunda parte de Mensagem ser dedicado ao Infante D. Henrique.

R.: O Infante D. Henrique foi o impulsionador das descobertas marítimas portuguesas. A ele cabe o papel de protagonista primeiro da «Possessio Maris» (Posse do Mar).

O v. 1 sintetiza o entendimento da ação dos heróis de Mensagem como uma teofania, isto é, uma revelação divina. Explica, relacionando o verso com o resto da estrofe.

R.: . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Refere o efeito de sentido produzido com o complexo verbal «foste desvendando».

R.: O complexo verbal apresenta a ação como uma . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Menciona outro recurso estilístico que, na segunda estrofe, contribua para o mesmo efeito.

R.: A atuação do Infante D. Henrique é descrita através de uma ____________: é crescente e universal. Começou por desvendar «ilhas(s)» e «continente(s)», chegando ao «fim do mundo» e dando assim a conhecer «a terra inteira».

Explicita o sentido dos dois últimos versos da composição.

R.: Nos dois últimos versos, . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Comenta o valor expressivo da utilização da segunda pessoa ao longo do poema.

R.: Com o uso da segunda pessoa, . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Relativamente a «Horizonte» (p. 107), ordena as frases que se seguem, de modo a resumires o assunto do poema. Nota que cada frase corresponde a uma estrofe.

a. Descrição de um mundo novo, através da visão paradisíaca de um espaço até então desconhecido.

b. Interpretação simbólica do horizonte, enquanto representação da ambição e do que nela existe de expetativa.

c. Evocação da viagem dos navegadores pelo desconhecido e a consequente descoberta de novas terras e aquisição de novos conhecimentos.

R.:        a = ___; b = ___; c = ___.

Depois de relanceares o poema «Sagres», de Miguel Torga, na p. 191, indica o quarteto que tem mais evidentes relações intertextuais com «O Infante», de Pessoa.

R.: É a ______________ quadra.

Depois de ouvires «Fiscal das danças ridículas» (série Lopes da Silva), preenche a coluna do meio, relativa ao ato ilocutório (assertivo, expressivo, diretivo, compromissivo, declarativo):

Passo de «Fiscal das danças ridículas» ou de separadores

Ato ilocutório

Descrição útil para tipificar ato

[Incorreu na prática de danças ridículas.] Vai ter de abandonar o estabelecimento.

 

Frase deôntica dita por um «fiscal de danças ridículas».

Vi-o a efetuar uma espécie de um comboiinho.

 

Relato, relativamente a que o enunciador se responsabiliza, de um acontecimento anterior.

O que é que eu fiz?

 

Interrogação dirigida ao fiscal.

Não posso pactuar com comboiinhos!

 

Frase na 1.ª pessoa, dita com ênfase, com indignação.

Não vou fechar os olhos a uma situação como a que o vi fazer.

 

Frase com complexo verbal (ir + infinitivo do verbo principal) com valor de futuro próximo.

Não perca a atualização das notícias sobre a seleção nacional.

 

Frase com uso do conjuntivo, correspondente a imperativo negativo.

Ao contrário do que fora anunciado, Paulo Ferreira não jantou o prato de peixe.

 

Informação, relato de uma circunstância, negando-se informação anterior.

Vamos ter oportunidade de ouvir uma entrevista com Dona Maria da Conceição Ferradinha, uma alentejana que viu o autocarro da seleção duas vezes.

 

Frase com complexo verbal (ir + infinitivo de verbo principal) com valor de futuro próximo.

Ui, tantos episódios!

 

Frase exclamativa, com algum teor descritivo, mas sobretudo admirativa.

Agora é calcar!

 

Frase de teor apelativo, ainda que sem uso de modo imperativo.

Eu estou a perder a cabeça!

 

Descrição de estado de espírito, sublinhada com nervosismo evidente.

Itens de exame em torno de atos ilocutórios

[2014, 1.ª fase]

2.3. Classifique o ato ilocutório presente em «Como um dia veremos.» (linha 29). [É por isso que, para além do culto que a obra de Eça legitimamente merece, por mérito próprio e grandeza genuína, se deve reconhecer, para sermos justos, que muita da admiração totalitária que Eça desencadeia nasce porventura duma espécie de preguiça e lentidão em entender, ainda nos nossos dias, a linguagem diferente daqueles que lhe sucederam. O que não parece vir a propósito, embora venha. Como um dia veremos.]

R.: __________

[2013, 1.ª fase]

1.7. Na frase «E, após isso, ninguém lerá uma só palavra posta por mim num pedaço de papel.» (linhas 9 e 10), o autor realiza um ato ilocutório

(A) compromissivo. | (B) declarativo. | (C) expressivo. | (D) diretivo.

[2013, 2.ª fase]

2.2. Classifique o ato ilocutório presente em «A sua poesia ainda tem segredos para si?» (linha 21).

R.: ___________

Classifica as orações sublinhadas:

Ouvi dizer (Ornatos Violeta)

Ouvi dizer   ________

Que o nosso amor acabou,   Subordinada ___________

Pois eu não tive a noção do seu fim.   Coordenada ___________

Pelo que eu já tentei,

Eu não vou vê-lo em mim,

Se eu não tive a noção   __________

De ver nascer o homem.

 

E, ao que eu vejo, tudo foi para ti   Subordinada adverbial __________

Uma estúpida canção que só eu ouvi,   Subordinada _________

E eu fiquei com tanto para dar,

Que agora não vais achar nada bem   Subordinada adverbial ________

Que eu pague a conta em raiva.

 

E, pudesse eu pagar de outra forma, ...   Subordinada adverbial ________

E, pudesse eu pagar de outra forma, ...

E, pudesse eu pagar de outra forma, ...

 

Ouvi dizer

Que o mundo acaba amanhã.  Subordinada _________

Eu tinha tantos planos para depois,

Fui eu quem virou as páginas   Subordinada _________

Na pressa de chegar até nós

Sem tirar das palavras seu cruel sentido.

 

Sobre a razão estar cega

Resta-me apenas uma razão,

Um dia vais ser tu

E um homem como tu,

Como eu não fui.

Um dia vou-te ouvir dizer

 

E, pudesse eu pagar de outra forma, ...

E, pudesse eu…

 

Sei que um dia vais dizer...

 

E, pudesse eu pagar de outra forma, ...

E, pudesse eu…

 

A cidade está deserta   __________

E alguém escreveu o teu nome em toda a parte,   Coordenada _________

Nas casas, nos carros, nas pontes, nas ruas,

Em todo o lado essa palavra

Repetida ao expoente da loucura,

Ora amarga ora doce,

Para nos lembrar que o amor é uma doença,   Subordinada adverbial __________

Quando nele julgamos ver a nossa cura.   Subordinada adverbial ________

TPC — A exemplo do que tenho vindo a fazer nestas últimas aulas, porei em Gaveta de Nuvens mais uma ficha do Caderno de atividades, já resolvida, em torno de mecanismos de coesão (desta vez, coesão temporal). Deves ir lendo estas fichas. Lembro que está em curso trabalho «grande» em torno de poema de Pessoa. Por favor, se não o fizeste ainda, lê as instruções com cuidado e cumpre o prazo indicado.

 

 

#