Sunday, September 05, 2021

Aula 160-161

Aula 160-161 (7/jun [1.ª, 3.ª]) Entregas, últimas correções.

Finais das duas Ligas

Poemas de Fernando Pessoa para as finais

Para a Liga Europa [campeões: Maria (12.º 1.ª); João C. (12.º 3.ª); vice-campeões: Tomás (12.º 1.ª); Margarida S. (12.º 3.ª)]:

 

Liberdade

(falta uma citação de Séneca)

Ai que prazer

Não cumprir um dever,

Ter um livro para ler

E não o fazer!

Ler é maçada,

Estudar é nada.

O sol doura

Sem literatura.

O rio corre, bem ou mal,

Sem edição original.

E a brisa, essa,

De tão naturalmente matinal,

Como tem tempo não tem pressa.

 

Livros são papéis pintados com tinta.

Estudar é uma coisa em que está indistinta

A distinção entre nada e coisa nenhuma.

 

Quanto é melhor, quando há bruma,

Esperar por D. Sebastião,

Quer venha ou não!

 

Grande é a poesia, a bondade e as danças...

Mas o melhor do mundo são crianças,

Flores, música, o luar, e o sol, que peca

Só quando, em vez de criar, seca.

 

O mais do que isto

É Jesus Cristo,

Que não sabia nada de finanças

Nem consta que tivesse biblioteca...

 

Para a Liga dos Campeões [campeões: Ricardo N. (12.º 1.ª); Inês G. (12.º 3.ª); vice-campeões: Nuno (12.º 1.ª); Henrique (12.º 3.ª)]:

 

Saudade dada

 

Em horas inda louras, lindas

Clorindas e Belindas, brandas,

Brincam no tempo das berlindas,

As vindas vendo das varandas.

De onde ouvem vir a rir as vindas

Fitam a fio as frias bandas.

 

Mas em torno à tarde se entorna

A atordoar o ar que arde

Que a eterna tarde já não torna!

E em tom de atoarda todo o alarde

Do adornado ardor transtorna

No ar de torpor da tarda tarde.

 

E há nevoentos desencantos

Dos encantos dos pensamentos

Nos santos lentos dos recantos

Dos bentos cantos dos conventos...

Prantos de intentos, lentos, tantos

Que encantam os atentos ventos.

 

Último trecho deCantar 2

Frei Luís de Sousa, atos II e III

Nas tragédias, costuma acontecer os protagonistas desafiarem o _____. O coala Buster Moon assegura ao lobo Crystal que Clay Calloway entrará no espetáculo. Essa _____ foi a sua híbris (húbris ou hybris).

Nas _____, costuma acontecer os protagonistas desafiarem o destino. O casal Coutinho casou sem poder ter a certeza absoluta de que D. João de Portugal morrera. Essa _____ foi a sua híbris (húbris ou hybris).

A angústia que se segue à hybris só terminará com o regresso de Clay. Inicialmente, porém, tudo corre mal: Clay trata mal Crawley; ____ percebe que Moon o enganara; o cantor-eremita não cede aos argumentos de Ash e Moon.

A angústia, mais evidente em Madalena, só terminaria se houvesse prova da morte de ____. Ora, é verdade que o tinham procurado muito sem o encontrar, mas, vinte um anos depois, ainda faltava a tal prova.

Entretanto, a trupe ficara a ensaiar em Redshore City, enquanto Moon e Ash viajavam até à mansão de ____. O ambiente nos ensaios é de trabalho quase militar, sob a coordenação firme de Miss Crawley, que não se coíbe de repreender Porsha.

Entretanto, a família vai a Lisboa (agradecer; ver a tia Joana de Castro), ficando em Almada Madalena e o cunhado (frei ____). É um dia fatal (sexta-feira; aniversário de Alcácer Quibir; aniversário do primeiro casamento de Madalena; aniversário ainda da primeira vez que Madalena vira Manuel).

Ash pede para ficar a tentar convencer Clay enquanto Moon regressa aos ____.

Ash anuncia a Moon que Clay aceitou participar no espétaculo e ele mesmo lho confirma.

Madalena pede a Miranda que fique no cais enquanto a família não regressar de Lisboa.

Miranda anuncia a Madalena que um _____ pede para ser recebido e só com ela falará.

O medo de Moon atinge o ponto máximo quando é chamado à presença de _____, que lhe diz estar informado de que não há ligação de Clay ao grupo de Buster, o ameaça ferozmente e se apresta a atirá-lo do alto do edifício (o que só não sucede por o lobo ser chamado a uma _____, ficando Moon, provisioriamente, encarcerado numa divisão).

O sofrimento de Madalena (pathos) vai atingir o seu ponto máximo (clímax) quase no final do ato II, quando se dá o reconhecimento (anagnórise), pelo romeiro, da figura de ______ entre os retratos (Madalena não chega a perceber que o romeiro é o próprio João; Jorge é que o adivinha: «Romeiro, romeiro, quem és tu?»/«_____!».)

Como se trata de uma comédia, o que parecia catastrófico vai ser resolvido, superando-se os obstáculos que vão aparecendo (as dificuldades de ____ com a dança são resolvidas com a ajuda de uma dançarina de rua; a boa imitação de um beijo por _____ vai ser conseguida através da presença de um elefante por quem se apaixonara; _____ saltará a fim de salvar Moon; Clay, depois de hesitar em cima da hora, acaba mesmo por reaparecer).

Como se trata de uma tragédia, a catástrofe vai implicar o fim da família, ainda que haja algumas tentativas de que o desfecho seja diferente (_____, ignorando quem é o romeiro, estranha que não se encare outra solução, o que aliás é secamente rejeitado por Manuel; João de Portugal pede a _____, que quase não o reconhecera, que diga ser ele um impostor; e, já na penúltima cena, ____ insurge-se contra a inflexibilidade dos pais).

Tudo é um grande êxito. Todos se redimem, incluindo a mimada ____, o vaidoso Darius. Só o lobo mau Crystal fica sozinho na própria sala em que decorrera o espetáculo, até ser mandado prender pela cadela vira-casacas ____.

Tudo já está determinado pelo destino. Para se redimirem, Madalena e _____ separam-se, abandonando a vida secular. _____ morre («de vergonha») na própria igreja em que os pais se estão a ordenar.

 

Até 15 de junho: Concurso literário José Gomes Ferreira (entrega na BE).

 

[A todos:] que lhes corra tudo muito bem, agora e pela vida fora. Não queremos cá Pessoas, nem Campos, nem Reis, nem mesmo o ingénuo do Caeiro ou o estoico do Ivan Locke. Uma mistura do mais feliz de Gunter, Moon, Ash, e os outros a vosso gosto, é o meu voto. Enfim, tendencialmente personificados.

 

[Aos que vão a exame de Português:] irei pondo em Gaveta de Nuvens — no final da página de entrada — «cábulas» para exames (mistura de conselhos práticos e alguma revisão do que me parece merecedor do nosso foco); serão «posts» que procurarão cobrir o que é mais útil tratar.

Será para ser lido mas irei pondo também apresentações comentadas oralmente, para não ser muito cansativo). Em cada dia até ao exame tentarei ir pondo alguma coisa. Mas há matérias que são mais estudáveis por iniciativa vossa. Para já, sugiro:

 

Ter convosco os três manuais (10.º ano; 11.º ano, 12.º ano).

Ler de novo um dos contos que estão no manual na unidade 2:

o de Maria Judite de Carvalho — «George» (pp. 150-155) —,

o de Manuel da Fonseca — «Sempre é uma companhia» (pp. 136-142) —,

ou o de Mário de Carvalho — «Famílias desavindas» (pp. 163-165).

Procurar, relativamente a esse conto (basta um) ficar com a capacidade de o recontar, analisar estruturalmente.

Rever um dos poetas estudados (Miguel Torga; Eugénio de Andrade; Ana Luísa Amaral; as sínteses sobre cada um estão nas pp. 194, 207, 225). Perceber algumas das características recorrentes da sua poesia.

Reler capítulos 1 (introdução) e 5 (repreensões a quatro peixes em particular) do «Sermão de Santo António». Compreender toda a estrutura do sermão.

Responderei a qualquer dúvida no próprio dia: luisprista@netcabo.pt.

Se vir que vale a pena pôr materiais via Classroom, enviarei para os que me dizem ir (ou poder ir) a exame; porém, em princípio preferirei ir deixando as tais cábulas no blogue, sem estar a ser intromissivo.

3.º período — alguns focos do ensino e da avaliação (que, porém, não devem ser vistos como parcelas para se chegar a uma média)


Leitura

Aula

Questionário sobre «A Partida», trecho de O ano da morte… (aula 153-154)

 

Procura em livros de frases aforísticas relacionáveis com O ano da morte… (aula 141-142)

Observação direta da eficiência a resolver as tarefas com textos em todas as aulas

Escrita

Aula

Redação descritiva, com chegada a uma cidade (aula 129-130)

 

Comentário sobre Marcenda e ideologia de odes de Reis (aula 131-132)

Comentário comparativo entre passo de Último a sair e O ano da morte… (aula139-140)

Exposição de uma parte C de exame, sobre história em O ano da morte… (aula 143-144)

Comentário sobre amor em O ano da morte… a partir de quadro de Magritte (aula 148-149)

Comentário a soneto de Fernando Pessoa ou Álvaro de Campos (aula 158-159)

Casa

Redação de texto de opinião de grupo III de exame (tepecê de 138R-138)

Criação de versos pastiches de cada Pessoa a partir de Sleepwalk (tepecê de CXLI-CXLII)

Apreciação crítica a «A Engomadeira», de Almada Negreiros (tepecê de 153-154)

Oral + Educação literária

Casa

Aula

Leituras expressivas de sonetos de Camões (a partir do tepecê da aula 129-130)

 

Leituras expressivas de sonetos de Antero [e Sena] (a partir do tepecê da aula 141-142)

Recitação de sonetos de Pessoa (a partir do tepecê da aula 153-154)

Gramática

(Casa)

Aula

[Questionário sobre «A Partida», trecho de O ano da morte… (aula 153-154)]

 

Criação de texto segundo matriz sintática, dada uma imagem de Pessoa (aula 145-146)

Observação direta da atenção nos momentos em que se trata de ouvir explicações de conteúdos

Assiduidade, pontualidade, material

 

 

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