Sunday, September 05, 2021

Cábula 8 (o grupo III)

Vê esta explicação

Tirado de Palavras 12 (na verdade, as imagens que mais interessarão talvez sejam as relativas ao texto de opinião e à apreciação crítica); mas é importante corrigir os limites de palavras — atualmente: entre 200 e 350 palavras, para todos os géneros (excetuada a síntese):






Ainda de um outro manual já antigo:


Tirado de Marina Rocha, Exame Português 12.º ano, s.l., Leya, 2019 (mas vejam antes pelas Provas-modelo 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, — na Cábula 3 — onde há mais exemplos e onde aparecem as soluções propostas):

Copio também uma resposta a um Grupo III (com texto de opinião), em que ficam claros os quatro parágrafos que defendi e, no segundo e no terceiro, cada um dos argumentos e o respetivo exemplo:

 

O futuro da humanidade é indissociável do progresso científico e tecnológico, mas, tal como no passado, não deixará de implicar a valorização das artes, enquanto dimensão fundamental de uma formação de base humanista.

Na verdade, o conhecimento científico e tecnológico desenvolve-se a um ritmo intenso, o que nos coloca enormes desafios, entre os quais a urgência da construção de uma sociedade centrada na pessoa e na dignidade humana como valores fundamentais. Deste modo, a interseção da arte e da tecnologia é um assunto cada vez mais mobilizador e o caso da Royal College of Arts, uma das melhores universidades de design do mundo, torna-se emblemático. Esta instituição anunciou recentemente um plano que aposta no potencial de jovens profissionais que consigam misturar soluções tecnológicas e criatividade artística.

Podemos, sem dúvida, questionar: a tecnologia será capaz de eliminar as mais belas expressões de arte? Creio que a resposta será negativa porque a humanidade nunca perderá valores essenciais como a sensibilidade e a criatividade. Pelo contrário, a tecnologia, cada vez mais veloz e ousada, abre enormes perspetivas para profundas mudanças na literatura, na música, nas artes plásticas, na arquitetura. Lembremo-nos da importância da tecnologia durante a pandemia na transmissão de vários eventos artísticos online, como, por exemplo, os vários concertos em streaming disponibilizados pela Casa da Música, no Porto.

Em suma, a tecnologia e a ciência têm vindo a transformar profundamente o homem e o mundo como os conhecíamos, mas também têm contribuído para o desenvolvimento de ideias e de projetos que visam a promoção do desenvolvimento da sensibilidade estética e artística em diferentes suportes tecnológicos.

[266 palavras; resposta modelo roubada a uma sebenta da Areal Editores]