Aula 153-154
Aula
153-154 (27/mai [1.ª, 3.ª]) Por favor, usa o manual apenas nas pp.
288-290, as relativas ao texto «A partida», um excerto de O Ano da Morte
de Ricardo Reis, de José
Saramago. Tentei pôr aqui itens à grupo II de exame (compreensão de
texto; compreensão de texto com gramática leve; uns itens de gramática mais
ativos) e controlar alguma coisa da leitura da obra.
O «jardim» que é referido na l. 1 é o
a) da Celeste.
b) do Adamastor.
c) da Estrela.
d) do Hotel Bragança.
O constituinte «ao jardim» (l. 1)
desempenha a função sintática de
a) complemento do nome.
b) modificador do grupo verbal.
c) complemento indireto.
d) complemento oblíquo.
Em «morar aqui perto» (ll. 1-2) — sobretudo
se assumirmos que é frase pensada mais pelo protagonista do que pelo narrador
—, «aqui» é uma marca deítica
a) temporal.
b) espacial.
c) pessoal.
d) pessoal e espacial.
O irmão de Lídia, Daniel, era
a) da Armada e seguidor do Estado Novo.
b) da PVDE e seguidor do Estado Novo.
c) marinheiro e contra a situação política
vigente.
d) da Marinha e sem convicções políticas.
«foi atingido» (ll. 11-12) tem valor
aspetual
a) imperfetivo.
b) iterativo.
c) perfetivo.
d) genérico.
Quem batia palmas (l. 12) fá-lo-ia por
a) estar a favor do regime político.
b) ser contra o regime político.
c) entusiasmo infantil de quem segue um
despique a que é indiferente.
d) má interpretação do que acontecia.
«os velhos» (l. 13) são
a) vizinhos de Reis que habitualmente liam
jornais.
b) os professores, nomeadamente o de
Português.
c) Ricardo Reis e Fernando Pessoa.
d) grupo de habitantes do bairro atraídos
pelo que acontecia.
«tudo isto» (l. 16) é
a) predicativo do sujeito.
b) sujeito.
c) complemento direto.
d) predicativo do complemento direto.
O forte de Almada disparava (l. 25)
a) ao serviço dos espanhóis.
b) pelo lado dos revoltosos.
c) contra os amotinados.
d) a favor dos franquistas.
O «senhor doutor» (l. 39) é
a) Fernando Pessoa.
b) um médico.
c) um brasileiro.
d) um cocó com estudos.
«Não vás ao mar Tonho» (l. 46) recupera
a) momento passado no Dona Maria.
b) conversa havida numa deambulação por
Lisboa.
c) canção que Marcenda costumava cantar.
d) canção que Lídia costumava cantar.
«vespertinos» [= ‘jornais da tarde’] (l.
73), «jornal» (74), «títulos de primeira página» (74-75), «notícia» (75),
«página central dupla» (75) «outros títulos» (75-76) concorrem para a coesão
a) referencial.
b) temporal.
c) lexical.
d) interfrásica.
«parado no meio da rua» (ll. 77-78)
desempenha a função sintática de
a) complemento direto.
b) predicativo do sujeito.
c) modificador restritivo do nome.
d) modificador do grupo verbal.
As palavras sublinhadas em «Lídia andará
à procura do irmão, ou está em casa da mãe, chorando ambas o grande e
irreparável desgosto» (ll. 85-86) conferem à passagem
a) nexo explicativo.
b) sentido de posterioridade.
c) aceção de alternativa.
d) conotação de tristeza.
O quarto referido na l. 92 é o
a) de Lídia.
b) do Alto de Santa Catarina.
c) de Reis, no Hotel Bragança.
d) de Fernando Pessoa.
«nos» (l. 100) é
a) complemento indireto.
b) complemento direto.
c) sujeito.
d) complemento oblíquo.
«só tinha para uns meses» (l. 101)
reporta-se a
a) tempo de Reis em Lisboa.
b) vida póstuma de Pessoa.
c) gravidez de Lídia.
d) garrafas de aguardente do poeta.
«The god of the
labyrinth» (ll. 103-104) era livro
a) de Jorge Luis Borges.
b) escrito por personagem de conto de
Pessoa.
c) escrito, supostamente, por Herbert
Quain.
d) escrito por heterónimo de Pessoa.
O verbo auxiliar do complexo verbal «Devia
ficar» (l. 105) tem valor
a) temporal de anterioridade.
b) modal deôntico.
c) modal epistémico.
d) modal apreciativo.
«Vamos» (l. 115), dito por Pessoa e replicado logo
por Reis, vale como expressão deítica
a) pessoal.
b) temporal e espacial.
c) pessoal, temporal, espacial.
d) temporal.
«Diz o jornal que os presos foram levados
primeiro para o Governo Civil» (ll. 83-84) — classifica quanto à função
sintática o constituinte sublinhado:
a) ________.
«Deixo o mundo aliviado de um enigma»
(ll. 112-113) — classifica quanto à função sintática os dois constituintes
sublinhados:
a) ________;
b) ________.
Classifica as orações em «Vim cá / para lhe dizer
/ que não tornaremos a ver-nos» (ll. 99-100):
a) ________;
b) ________;
c) ________.
Classifica as orações sublinhadas em «Ricardo
Reis subiu o nó da gravata, levantou-se, vestiu o casaco» (ll.
102-103):
a) ________;
b) ________.
Classifica as orações em «[A] leitura é a primeira
virtude / que se perde» (ll. 109-110):
a) ________;
b) ________.
Eis o grupo III da 2.ª fase do exame nacional do
ano passado (2021). Como se vê, tratou-se de uma apreciação crítica (e não de
texto de opinião, o outro formato comum):
Grupo III
Num texto bem estruturado, com um mínimo de
duzentas e um máximo de trezentas e cinquenta palavras, faça a apreciação
crítica da pintura A Engomadeira, da autoria de José de Almada
Negreiros.
O seu texto deve incluir:
– a descrição da imagem apresentada,
destacando elementos significativos da sua composição;
–
um comentário crítico, fundamentando a sua apreciação em, pelo menos, três
aspetos relevantes e utilizando um discurso valorativo.
José de Almada Negreiros, A
Engomadeira, 1938, in www.gulbenkian.pt (consultado em outubro de 2020).
Redige a apreciação crítica pedida numa das
provas do ano passado, mas fazendo que cada período comece com letra de três
nomes teus. No slide dou exemplo como seria com LUIS ANTONIO PRISTA. No
primeiro parágrafo usaria L, U, I, S como iniciais de cada período. No segundo
parágrafo, haveria A, N, T, O, N, I, O. No terceiro, e último, ...
Logo ao primeiro relance, a pintura de Almada surpreende pela geometria. Uma gaiola ao canto superior esquerdo é rigorosamente cúbica. Inesperadas, pela sua perfeição retangular, surgem três frestas de janela. Sobre o ferro a carvão, a engomadeira debruça-se com ombros e braços (e cabelo desgrenhado) a constituírem um ângulo agudo, agudíssimo.
A um olhar mais atento, não escapam as cores. Na verdade, predominam verdes […]
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Classifica as
orações.
«A Terra Gira» (Os Quatro e Meia)
Eu não sei ________
Nem
como nem quando aqui cheguei. Substantiva(s) (coordenadas entre si)
Sem saber,
Dou por mim a viver a
correr.
E o mundo segue
Sem olhar para nós.
Queremos tudo, __________
Mas
vivemos tudo a sós. Coordenada
________
A terra gira em
contramão,
Ficamos tontos sem
direção,
Corremos
até nos faltar o ar Coordenada
_________
E a vida vai ficando
para depois
E continuamos os dois a
sonhar. Coordenada
_________
Mal me vi
No caminho até chegar
aqui,
Sem contar
Corro às cegas
Sem saber onde chegar.
E o mundo segue
Sem olhar para nós.
Queremos tudo,
Mas vivemos tudo a sós.
A terra gira em
contramão, ___________
Ficamos
tontos sem direção, ____________
Corremos até nos faltar
o ar
E a vida vai ficando
para depois ___________
E continuamos os dois a
sonhar.
E a terra gira em
contramão,
Ficamos tontos sem
direção,
Corremos até nos faltar
o ar
E a vida vai ficando
para depois
E continuamos os dois a
sonhar.
Bis
E,
mal nos encostamos aos lençóis Subordinada
adverbial __________
Com a lua iluminando
este T2,
Num
instante adormecemos os dois, __________ (e Coordenada)
Mas
logo chega a hora de acordar. __________
TPC — [para os dos quartos de final de LE e de LC:]
prepara leitura de Cesário Verde; [para todos:] completa a apreciação a
«A Engomadeira» começada em aula; [para todos, mas só para sexta:]
prepara recitação de poema que indicar (aqui).
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